A esmagadora maioria das traduções bíblicas cristãs (para não dizer todas) traduzem o versículo de João 20:28 da seguinte forma: “E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!” (Almeida Corrigida Fiel). Entretanto, alguns versículos antes deste, o próprio Jesus alega que o Pai é o Deus dele, nas seguintes palavras: “… Vai para meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus” (v. 17). Ora, se Jesus alega ter um Deus, o Pai, como poderia ser ele o próprio Deus? Teria realmente Tomé o chamado Jesus de o Deus Todo Poderoso?
Mês: agosto 2022
Bnei Noach (do hebraico בני נח, “Filhos de Noé“) é um termo utilizado no judaísmo para designar não-judeus de crença monoteísta que tenham aderido aos princípios estabelecidos nas Sete Leis de Noé.
Essa é uma das dúvidas que muitos crentes chegam a certo momento da caminhada: Afinal de contas, um cristão pode comer carne de porco ou não? Seria pecado? Isso irrita a Deus? O que o “novo testamento” bíblico fala a respeito disso? É necessário ao cristão cumprir a Lei “de Moisés” também? Tentaremos elucidar isso neste estudo bíblico.
Queremos conhecer melhor o nosso Criador. Mas quem somos nós para falar a respeito Dele, não é mesmo?! Quem é Deus para você? Aliás, Deus existe mesmo? Talvez se perguntássemos a cada pessoa ouviríamos das respostas mais belas às mais impressionantes. Mas a verdade é que podemos conhecê-lo até mesmo sem a necessidade de uma Bíblia, e isso mostraremos na própria Bíblia. Contudo, o mesmo livro afirma que só conhecemos Dele aquilo que Ele permitiu-se conhecer, ou o que se revelou.