Last updated on 09/04/2021
Você sabia que Deus está procurando verdadeiros adoradores? É isso mesmo! Não foi nossa, mas foi dEle a iniciativa de se aproximar de nós! Leia o que Jesus disse em João 4:23: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais para adorá-lo.”
Verdadeiros adoradores na Bíblia são homens realmente inspiradores, e Jó foi simplesmente um dos mais incríveis exemplos que podemos encontrar, pois com suas atitudes ele adorou a Deus em uma situação de extrema dificuldade.
Este homem foi grandemente provado por Deus, mas mostrou como ser um verdadeiro adorador diante de todas as calamidades que passou. Ele entregou todo seu ser ao ETERNO, e no final foi agradecido e muito abençoado (Jó 42:12-17).
Portanto, neste estudo bíblico, vamos aprender como ser um verdadeiro adorador, à exemplo de como Jó foi um.
Se você tem procurado como adorar a Deus em espírito e em verdade, aprenda com o exemplo de Jó as 7 atitudes de um verdadeiro adorador.
1) Um verdadeiro adorador vive sempre em integridade!
De todas as características de um verdadeiro adorador, esta é uma das mais fortes. Ele vive sempre em integridade e não se deixa corromper com as coisas ruins deste mundo (Jó 1:1).
A palavra “íntegro” significa: honesto; qualidade de quem não se deixa corromper; que age com honestidade. Fonte: Dicionário Online de Português
Os íntegros tem ao menos três características essenciaIs:
- São verdadeiramente sábios e protegidos por Deus (Prov. 2:7);
- Vivem seguros e com a consciência tranquila (Prov. 10:9);
- Até seus filhos são abençoados por causa de sua integridade (Prov. 20:7).
Portanto, se somos verdadeiros adoradores, logo somos íntegros também!
2) Os verdadeiros adoradores purificam o ambiente em que vivem!
"Terminados os dias de festa, Jó os mandava chamar para purificá-los, de manhã cedo ele oferecia um holocausto para cada um, pois dizia: "Talvez meus filhos tenham cometido pecado, maldizendo a Deus em seu coração..." (Jó 1:5a)
Jó não queria que seus filhos conservassem pecado contra Deus em seus corações. Portanto, quando terminava o período de banquetes que eles faziam entre si, Jó levantava-se de madrugada e reunia seus filhos para buscarem a Deus juntos e arrependerem-se de seus pecados.
Com isso vemos que Jó deu um verdadeiro exemplo sobre o que é um adorador. Mesmo que seus filhos pecassem várias vezes, ele lutava contra o pecado e purificava a todos para Deus.
Assim os verdadeiros adoradores purificam seus corações diante de Deus também!
Além disso, um adorador de verdade não é egoísta e não preocupa-se somente consigo, mas leva as pessoas a aproximarem-se de Deus também, da mesma forma que Jó levava seus filhos a isso.
A melhor forma de você também levar outras pessoas a adorarem a Deus contigo é dedicando-se ao teu chamado!
"Segundo o dom que cada um recebeu de Deus, sirva com ele a seus companheiros como bons administradores da graça multiforme de Deus." (1 Pedro 4:10)
Esses programas podem te ajudar a se capacitar mais e estudar a Bíblia focado(a) em seu chamado.
- Chamado pastoral;
- Pregador da Palavra;
- Professor da escola bíblica;
- Ministério infantil;
- Ministério feminino;
- Líder de jovens;
- Louvor e adoração;
- Ministério de intercessão;
- Outro;
3) Os verdadeiros adoradores ocupam seu tempo com as coisas de Deus constantemente!
"Essa era a prática constante de Jó." (Jó 1:5b)
O que é adorar a Deus de verdade se não dedicar tempo em conhecê-lo e caminhar na presença dEle, santificando-se e consagrando-se para agradá-lo?
Mesmo tendo muitos bens e riquezas, empregados, filhos e muitas outras coisas para organizar, Jó separava tempo para buscar a Deus. Ele não abria mão disso!
Sabemos que nossa vida hoje em dia é muito corrida e cheia de tarefas, mal temos tempo para perguntar aos nossos amigos como eles estão, não é verdade?!
Mas tempo é questão de prioridade. Ou seja, o que tem prioridade na sua vida é o que faz primeiro, e Jesus nos disse algo muito importante a respeito das nossas prioridades: “Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mat. 6:33)
Os verdadeiros adoradores organizam seu tempo para investir suas próprias vidas no reino de Deus como uma prioridade!
4) O próprio Deus dá testemunho do verdadeiro adorador.
Deus está à procura de verdadeiros adoradores e quando os encontra, os conhece muito bem. Veja o testemunho que o próprio Deus dá de Jó:
Iahweh disse a Satã: - Reparaste no meu servo Jó? Na terra não há outro igual: é um homem íntegro e reto, que teme a Deus e se afasta do mal. (Jó 1:8 Bíblia de Jerusalém)
Da mesma forma, Deus deu testemunho a respeito do Senhor Jesus a fim de protegê-lo das falsas acusações e armadilhas dos judeus que eram hipócritas (João 5:37).
Este testemunho se deu através dos profetas que escreveram sobre Jesus, e também através de João o imersor, que falou muitas coisas a respeito dele (João 10:41).
Se você é um verdadeiro adorador, Deus dará testemunho a seu respeito no tempo certo. Basta viver, de fato, como um adorador de verdade: com integridade para com Ele e as pessoas, caminhando em Sua presença, obedecendo Sua palavra e realizando Sua obra.
"Sim, Iahweh conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perece." (Salmo 1:6 Bíblia de Jerusalém)
5) Um adorador de verdade reconhece que tudo que possui vem de Deus e que Ele está acima de todas as coisas.
Os verdadeiros adoradores de Deus não se apegam com exagero a nada deste mundo.
Se você quer mesmo saber como adorar a Deus em espírito e em verdade, não torne de seus bens materiais uma idolatria, fazendo que eles ocupem demais o seu tempo e tirem o senhorio absoluto de DEUS de sua vida (Mc 10:24; Mt 6:24; Ef 5:5).
Veja no versículo abaixo como Jó teve um verdadeiro espírito de adorador, e reconheceu que tudo que possuía vinha de Deus. Ele reconheceu ainda que o Criador estava acima de todas as coisas, sendo Ele mesmo seu bem mais precioso:
Então Jó se levantou, rasgou seu manto, rapou sua cabeça, caiu por terra, inclinou-se no chão e disse: - Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei para lá. Iahweh o deu, Iahweh o tirou, bendito seja o nome de Iahweh. (Jó 1:20,21 Bíblia de Jerusalém)
6) Os verdadeiros adoradores mantém sua integridade para com Deus mesmo nas situações mais adversas.
Mesmo quando as pessoas ao seu redor já abandonaram a Deus, os verdadeiros adoradores continuam com sua postura de integridade e não abandonam o Todo Poderoso.
Sua mulher disse-lhe: - Persistes ainda em tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre duma vez! Ele respondeu: - Falas como uma idiota: se recebemos de Deus os bens, não deveríamos receber também os males? Apesar de tudo isso, Jó não cometeu pecado com seus lábios. (Jó 2:9,10 Bíblia de Jerusalém)
Atitude de verdadeiro adorador parecida com esta tiveram os três amigos de Daniel: Ananias, Misael e Azarias, pois quando foram ordenados a idolatrar uma estátua levantada pelo rei Nabucodonosor não abriram mão de que Yahweh era seu único Deus (Daniel 3:4-18).
Se você ler a passagem de Daniel citada acima, ou se já conhece a história, saberá que, mesmo que houvessem outros judeus naquela cena, os três amigos de Daniel não se prostraram para adorar a estátua do rei pagão. Eles, pois, decidiram (incondicionalmente) adorar em espírito e em verdade ao Único e Verdadeiro Deus de Israel!
Os verdadeiros adoradores, portanto, reconhecem que DEUS é Senhor sobre todas as coisas e que, independente da situação, tem um propósito determinado para seus escolhidos (Jó 19:25).
7) Um verdadeiro adorador sente as dores de seu próximo como se fossem suas, por isso sofre junto com ele.
Este é o último exemplo deste estudo bíblico, mas não tirado da pessoa de Jó, porém de seus amigos.
Veja que atitude tiveram eles antes de lhe falarem qualquer coisa sobre o sofrimento que ele estava vivendo:
"Quando levantaram os olhos, e certa distância, não o reconheceram mais. Levantando a voz, romperam em prantos; rasgaram seus mantos e, a seguir, espalharam pó sobre a cabeça. Sentaram-se no chão ao lado dele, sete dias e sete noites, sem dizer-lhe uma palavra, vendo como era atroz seu sofrimento." (Jó 2:12,13)
Veja a postura dos amigos de Jó, como se uniram a ele, ao seu sofrimento, e sentiram suas dores como se fossem suas próprias dores.
Eles agiram com empatia, conforme nos foi recomendado pelos próprios apóstolos do Senhor (At 20:35; Rm 12:15; 1 Pe 5:8,9).
Se não participarmos dos sofrimentos de nossos irmãos que convivem conosco, como poderemos participar dos sofrimentos do Senhor? (Rom 8:17; 2 Tim. 1:8; 2:3; Gál. 6:2)
Portanto, os verdadeiros adoradores participam dos sofrimentos do Mestre também, assim como sofrem com seus irmãos.
Você conhece algum outro versículo que descreva atitudes de verdadeiros adoradores de Deus ou tem um testemunho para contar com base nas situações expostas aqui? Compartilhe conosco nos comentários aqui no final do estudo!
Confira ainda estes livros sobre adoração a Deus:
- O que Aconteceu com a Adoração? de A. W. Tozer.
- Voltando à Essência da Adoração, de Lucas Farias.
- Verdadeiros Adoradores – Buscando o que Deus Valoriza, por Bob Kaullin.
Ouça ainda este louvor para te inspirar ainda mais:
43 Comments
Muito bom meu amado ,gostei da atitude de número 7 , não que as outras não foram boas ,mais a 7 comove , é o que acontece ainda no meio do povo de Deus
Muito Obrigada por esse estudo meu irmão. Que Deus continue te abençoando…e te capacitando a cada dia mais.
Peço oração pela restituição da minha família. (VALDUILSON, ISABELLI VICTÓRIA E EU LUCINÊS)
Pois como vivíamos num relacionamento ilícito e após compreender o propósito de Deus em minha vida, precisei me separar, pois o meu marido não quis casar.
Apesar de ver o sofrimento da minha filhinha de apenas 6 anos e de ainda o amá-lo, nada se compara a Liberdade que hoje eu tenho para Adorar à Deus!
Faz 3 anos que eu ESCOLHO A DEUS TODOS OS DIAS…
ALELUIAS!!!
Deus abomina os idolatras. E tudo que vemos é a mais pura e simples idolatria. Todos esses louvores nada mais são do que pura idolatria. E já vou adiantando que o futuro dos idolatras, segundo Javé, é péssimo. Então, veja se todos os seus esforços na direção de ”ser um adorador” na verdade está te levando pra longe, muito longe de Javé.
Parabens homem de Deus,excelente estudo!