Sair da zona de conforto é uma atitude que você deve tomar ainda hoje! Do contrário, ela arruinará o teu futuro e de tua família também.
Muitas pessoas querem alcançar o sucesso, mas não entenderam ainda que sair da zona de conforto é obrigatoriamente necessário para isso, ou não querem abrir mão dela.
Certamente Deus tem sonhos grandes para tua vida, mas se você não se dispor a sair da zona de conforto em que está agora, eles simplesmente não cairão do céu!
Tente responder essas perguntas:
- Você já viu alguém resolver suas crises, problemas e conflitos sem enfrentar com coragem os desafios?
- Já viu alguém cumprir o chamado de Deus pra si sem obedecer as ordens divinas?
- Já viu alguém prosperar com honestidade sem muito trabalhar?
- Já viu alguém crescer profissionalmente sem o devido estudo e dedicação?
- Ficar inteligente sem ler, estudar e pesquisar?
Por exemplo, Abraão alcançaria a promessa de Deus para seus descendentes se continuasse habitando com seus pais? (Gn 17:1-2)
Moisés libertaria os hebreus sem sair da zona de conforto em Midiã, se encorajando (finalmente) para ir falar com os israelitas e o faraó? (Êx 4:18)
O ser humano seria salvo se o Senhor não descesse do céu para isso? (Rm 5:8)
Paulo faria novos discípulos, fundaria igrejas e formaria novos obreiros se não enfrentasse seus desafios e fizesse viagens missionárias? (Fp 3:12-14; 2 Co 11:23-29)
Acredito que todas as respostas que você deu para as perguntas acima foram NÃO, não é verdade?!
Então você também precisa ser uma pessoa de iniciativa para sair da zona de conforto!
Mas afinal, o que é a zona de conforto?
Em poucas palavras: a zona de conforto é o estado em que a pessoa vive acomodada, não avalia a sua vida em busca de tomar iniciativas para mudanças e melhorias, ou vive dizendo “do jeito que esta tá bom, vou empurrando com a barriga”, etc.
1) Para sair da zona de conforto, primeiro de tudo: Analise onde você está!
Não há como sair da zona de conforto sem definir suas metas e decidir o que você quer para o futuro, mas para isso você precisa avaliar onde está hoje, onde quer chegar e como vai chegar lá.
Acomodou-se no seu emprego durante anos e não se preocupa em ter um futuro ainda melhor? Vive com certas dívidas durante muito tempo e do mesmo jeito tem feito novas? Está sofrendo há um tempo por algo ou alguém e isso trava certas áreas da tua vida, tirando-lhe a concentração?
Se algum destes é o teu caso, é o momento de avaliar-se e começar a tomar iniciativas para mudanças!
Alcançaremos coisas novas que sonhamos fazendo sempre as mesmas coisas que estamos “acomodados” a fazer?
É urgente você analisar o quanto antes onde está e entender porque está sempre na mesma situação.
Sente-se, comece a pensar e reflita: Já alcancei o conforto de vida que sempre sonhei na condição em que estou hoje? As coisas estão fluindo na minha vida do jeito que eu quero? Ou a preguiça tem me impedido de melhorar e me prendido nessa vida de apertos que levo hoje?
Lembra o que os provérbios de Salomão falam sobre a preguiça?
“O preguiçoso morre de tanto desejar e de nunca pôr as mãos no trabalho. O dia inteiro ele deseja mais e mais, enquanto o justo reparte sem cessar” (Provérbios 21:25,26).
Portanto, se até hoje você tem sido preguiçoso para aprender algo novo, expulse essa preguiça de si e jogue-a para longe de uma vez por todas!
Avalie o que é necessário começar a fazer para sair da zona de conforto em que vive corra em busca disso!
“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.” ( Mateus 7:7 NVI)
Acredite, a sua maior inimiga para sair da zona de conforto são as desculpas: “Ah, mas isso é muito difícil”; “Não consigo, não tenho dinheiro”; “Eu até gostaria, mas estou muito velho(a) para isso”, “eu não sei fazer isso”, “eu até queria fazer isso, mas to sem tempo nenhum”, etc.
Deus gosta de pessoas dispostas, e se aborrece com aquelas que ficam colocando desculpas em tudo o tempo todo.
Se você ler Êxodo capítulos 3 e 4 verá no diálogo de Deus com Moisés que, depois de tantas desculpas, a ira do Senhor acaba acendendo-se contra Moisés (Êx 4:10-14).
Até quando ficará arrumando desculpas, não cumprindo seus compromissos ou fugindo de suas responsabilidades na vida espiritual, profissional, financeira ou sentimental?
Da mesma forma aconteceu com o profeta Jeremias. A palavra do Senhor veio a ele, dizendo: “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações” (Jr 1:4,5).
Mas o profeta se desculpou: “Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem” (v.6).
E qual foi a resposta do Senhor? “Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo, diz o Senhor.” (v.7,8).
Por isso, seja uma pessoa de iniciativas e largue a preguiça, Deus vai te ajudar ao ver você sair da zona de conforto!
“Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te dará a luz.” (Efésios 5:14)
2) Sair da zona de conforto exigirá enfrentar aquilo que está te prendendo!

Se alguém varrer a casa e jogar a sujeira toda para debaixo do tapete, o que vai acontecer depois de varrer muitas vezes? O problema será resolvido? A sujeira vai sair dali? É óbvio que não!
Assim também ninguém consegue sair da zona de conforto fazendo sempre as mesmas coisas. Estude o que fazer e enfrente seus medos!
Ficar imaginando, com medo, o que as pessoas vão falar caso você venha a falhar em sua nova tentativa de acertar, não é a coisa certa onde deve colocar seu foco. Antes, preocupe-se com o que Deus pensa a seu respeito, mantenha seu foco nisso!
Veja o que disse o apóstolo Paulo pensando neste assunto.
“Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo” (Gálatas 1.10).
Se você manter seu foco somente na opinião dos outros, vai ter sérios problemas quando tentar cumprir a vontade de Deus para a tua vida.
Pense por um instante, qual era a opinião de Pedro a respeito do que Jesus falava que sofreria nas mãos dos líderes religiosos, o que era sua missão?
Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: “Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá! ” (Mateus 16:22)
Mas o Mestre, não perdendo de foco a sua missão, respondeu:
Jesus virou-se e disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”. (Mateus 16:23)
Logo, deixe de se preocupar tanto com a opinião crítica e acomodada dos outros, ore a Deus e movimente-se, confia nele!
3) Esqueça tudo que ficou para trás, isso vai travar a tua mente!

Quer mesmo sair da zona de conforto? Então não limite o teu presente e nem o teu futuro por causa de acontecimentos passados!
Quantas pessoas há travadas na vida hoje em dia porque estão com suas mentes presas a acontecimentos que já passaram, só vivem olhando para o “retrovisor” de suas vidas.
Lembra quando os israelitas estavam para conquistar a terra prometida, pelo poder de Deus?
Doze homens foram espiar a terra, e veja como ficaram se lamentando e se queixando aquelas pessoas que tinham sua mente presa no passado.
Naquela noite toda a comunidade começou a chorar em alta voz. Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: “Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto!
Por que o Senhor está nos trazendo para esta terra? Só para nos deixar cair à espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão tomados como despojo de guerra. Não seria melhor voltar para o Egito? ” (Números 14:1-3)
O final dessa história você já sabe. Somente Josué e Calebe, que tinham suas mentes focadas no alvo e confiavam em Deus, entraram na terra prometida e receberam suas bênçãos!
Não importa as coisas ruins que você viveu até agora, olhe para frente e motive-se, acredite que você pode e invista em si mesmo para isso, com a ajuda de Deus.
Pare de olhar para o passado agora mesmo, acredite e avance, confie que o melhor de Deus ainda está por vir.
Se você é uma das pessoas que vivem se escondendo por causa dos erros e pecados que cometeu no passado, leia e pratique Provérbios 28:13, depois confie na Palavra do SENHOR, que diz: “Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados” (Isaías 43:25).
Se o próprio Deus disse não lembrar-se mais de seus pecados, se assim você se arrepender deles, os confessar e os abandonar, por que ainda ficar revivendo o passado e paralisando tua vida?
Quem vive jogando seus pecados na cara não é Deus, mas sim o diabo, e se você tem praticado a Palavra de Deus eu tenho uma notícia para você esquecer isso, seguir em frente e se animar, veja:
E o Deus de paz esmagará em breve a Satanás debaixo de vossos pés. (Romanos 16:20)
4) Mantenha-se motivado quando finalmente sair da zona de conforto!

O que te dá motivação todos os dias para vencer cada batalha da vida?
Você precisa ter isso bem definido e usar isso como uma arma contra os momentos de desânimo, dificuldade ou cansaço.
O que mais te motiva a seguir em frente e alcançar seus objetivos? É a sua família? Seus amigos? Sua fé em Jesus Cristo, nosso Senhor?
Analise se a condição em que está agora é realmente a que você quer para a tua vida e para as pessoas que ama, e use sua motivação para sair da zona de conforto e começar a lutar com todo vigor e sem desistir!
Depois de tudo isso você não pode deixar duas coisas, que são muito importantes manter ao longo da caminhada: disposição e alegria!
Veja o que diz Provérbios 17:22.
“O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.”
Não permita que a tua motivação e força de vontade sejam vencidas pelas dificuldades do dia a dia, pois elas surgirão, em medida maior ou menor; lembra o que Neemias disse diante do grande desafio de enfrentar seus oponentes e reconstruir os muros de Jerusalém?
não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força. (Neemias 8:10)
Lembre-se também do que o Senhor disse, e coloque em prática.
no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33)
Por isso, mantenha-se motivado e alegre ao longo da caminhada, e lembre-se destes versículos principalmente nos momentos em que o desânimo tentar te parar!
“Ore como se tudo dependesse de Deus; trabalhe como se tudo dependesse de você.” (Burilli Tiago – equipe Universalidade da Bíblia)
Como posso começar a sair da zona de conforto?
Se quer sair da zona de conforto na vida espiritual/cristã, leia 7 atitudes que agradam a Deus (clique para ler).
Se quer sair da zona de conforto na obra de Deus, leia 5 Conselhos para fazer a obra de Deus com excelência.
Entretanto, as áreas em que as pessoas mais se encontram na zona de conforto é a profissional e financeira, porém mesmo estando acomodados todos querem ter sucesso nestas áreas da vida, já reparou isso?
Se são nestas áreas que você também se encontra na zona de conforto, se a falta de emprego te desmotiva mais ainda a vencer na vida, então tente começar lendo o Guia do Empreendedorismo Digital, um e-book que irá te ensinar como trabalhar por sua própria conta com aquilo que você gosta e sabe fazer de melhor!
Se este artigo te motivou a abandonar sua zona de conforto de uma vez por todas, então compartilhe!
10 Comments
Eu sou pastor da Assembleia de Deus (Belém) e não recebo pagamentos e trabalho e vivo bem
Q top …Deus abençoe vc
Muito obrigada pelo texto, edficou bastante a minha vida. Cumprimentos de Moçambique
Que benção! 🙂
Um abraço a todos os irmãos de Moçambique!
Estou muito feliz em ter conhecido esse site!!
Aleluia!
Obrigado 🙂
Que o Senhor Jesus continue te abençoando Yumi.
Artigo maravilhoso!!! Chegou numa boa hora. Amei!!! Obrigada!!!
Obrigado por comentar Stela, Deus abençoe você!
Excelente texto e muito verdadeiro. Como sair de uma situação fazendo sempre as mesmas coisas. Usou os versículos com muita propriedade, Parabéns!
Amém Cristina, Deus seja louvado!
Um abraço 🙂