4 Conselhos para você sair da zona de conforto (antes que ela te arruíne)

Sair da zona de conforto é uma atitude que você deve tomar ainda hoje! Do contrário, ela arruinará o teu futuro e de tua família também.

Muitas pessoas querem alcançar o sucesso, mas não entenderam ainda que sair da zona de conforto é obrigatoriamente necessário para isso, ou não querem abrir mão dela.

Certamente Deus tem sonhos grandes para tua vida, mas se você não se dispor a sair da zona de conforto em que está agora, eles simplesmente não cairão do céu!

Tente responder essas perguntas: 

  • Você já viu alguém resolver suas crises, problemas e conflitos sem enfrentar com coragem os desafios?
  • Já viu alguém cumprir o chamado de Deus pra si sem obedecer as ordens divinas?
  • Já viu alguém prosperar com honestidade sem muito trabalhar?
  • Já viu alguém crescer profissionalmente sem o devido estudo e dedicação?
  • Ficar inteligente sem ler, estudar e pesquisar?

Por exemplo, Abraão alcançaria a promessa de Deus para seus descendentes se continuasse habitando com seus pais? (Gn 17:1-2)

Moisés libertaria os hebreus sem sair da zona de conforto em Midiã, se encorajando (finalmente) para ir falar com os israelitas e o faraó? (Êx 4:18)

O ser humano seria salvo se o Senhor não descesse do céu para isso? (Rm 5:8)

Paulo faria novos discípulos, fundaria igrejas e formaria novos obreiros se não enfrentasse seus desafios e fizesse viagens missionárias? (Fp 3:12-14; 2 Co 11:23-29)

Acredito que todas as respostas que você deu para as perguntas acima foram NÃO, não é verdade?!

Então você também precisa ser uma pessoa de iniciativa para sair da zona de conforto!

Mas afinal, o que é a zona de conforto?

Em poucas palavras: a zona de conforto é o estado em que a pessoa vive acomodada, não avalia a sua vida em busca de tomar iniciativas para mudanças e melhorias, ou vive dizendo “do jeito que esta tá bom, vou empurrando com a barriga”, etc.

1) Para sair da zona de conforto, primeiro de tudo: Analise onde você está!

Não há como sair da zona de conforto sem definir suas metas e decidir o que você quer para o futuro, mas para isso você precisa avaliar onde está hoje, onde quer chegar e como vai chegar lá.

Acomodou-se no seu emprego durante anos e não se preocupa em ter um futuro ainda melhor? Vive com certas dívidas durante muito tempo e do mesmo jeito tem feito novas? Está sofrendo há um tempo por algo ou alguém e isso trava certas áreas da tua vida, tirando-lhe a concentração?

Se algum destes é o teu caso, é o momento de avaliar-se e começar a tomar iniciativas para mudanças!

Alcançaremos coisas novas que sonhamos fazendo sempre as mesmas coisas que estamos “acomodados” a fazer?

É urgente você analisar o quanto antes onde está e entender porque está sempre na mesma situação.

Sente-se, comece a pensar e reflita: Já alcancei o conforto de vida que sempre sonhei na condição em que estou hoje? As coisas estão fluindo na minha vida do jeito que eu quero? Ou a preguiça tem me impedido de melhorar e me prendido nessa vida de apertos que levo hoje?

Lembra o que os provérbios de Salomão falam sobre a preguiça?

“O preguiçoso morre de tanto desejar e de nunca pôr as mãos no trabalho. O dia inteiro ele deseja mais e mais, enquanto o justo reparte sem cessar” (Provérbios 21:25,26).

Portanto, se até hoje você tem sido preguiçoso para aprender algo novo, expulse essa preguiça de si e jogue-a para longe de uma vez por todas!

Avalie o que é necessário começar a fazer para sair da zona de conforto em que vive corra em busca disso!

“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.” ( Mateus 7:7 NVI)

Acredite, a sua maior inimiga para sair da zona de conforto são as desculpas: “Ah, mas isso é muito difícil”“Não consigo, não tenho dinheiro”“Eu até gostaria, mas estou muito velho(a) para isso”“eu não sei fazer isso”“eu até queria fazer isso, mas to sem tempo nenhum”, etc.

Deus gosta de pessoas dispostas, e se aborrece com aquelas que ficam colocando desculpas em tudo o tempo todo.

Se você ler Êxodo capítulos 3 e 4 verá no diálogo de Deus com Moisés que, depois de tantas desculpas, a ira do Senhor acaba acendendo-se contra Moisés (Êx 4:10-14).

Até quando ficará arrumando desculpas, não cumprindo seus compromissos ou fugindo de suas responsabilidades na vida espiritual, profissional, financeira ou sentimental?

Da mesma forma aconteceu com o profeta Jeremias. A palavra do Senhor veio a ele, dizendo: “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações” (Jr 1:4,5).

Mas o profeta se desculpou: “Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem” (v.6).

E qual foi a resposta do Senhor? “Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo, diz o Senhor.” (v.7,8).

Por isso, seja uma pessoa de iniciativas e largue a preguiça, Deus vai te ajudar ao ver você sair da zona de conforto!

“Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te dará a luz.” (Efésios 5:14)

2) Sair da zona de conforto exigirá enfrentar aquilo que está te prendendo!

enfrente o que está te prendendo

Se alguém varrer a casa e jogar a sujeira toda para debaixo do tapete, o que vai acontecer depois de varrer muitas vezes? O problema será resolvido? A sujeira vai sair dali? É óbvio que não!

Assim também ninguém consegue sair da zona de conforto fazendo sempre as mesmas coisas. Estude o que fazer e enfrente seus medos!

Ficar imaginando, com medo, o que as pessoas vão falar caso você venha a falhar em sua nova tentativa de acertar, não é a coisa certa onde deve colocar seu foco. Antes, preocupe-se com o que Deus pensa a seu respeito, mantenha seu foco nisso!

Veja o que disse o apóstolo Paulo pensando neste assunto.

“Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo” (Gálatas 1.10).

Se você manter seu foco somente na opinião dos outros, vai ter sérios problemas quando tentar cumprir a vontade de Deus para a tua vida.

Pense por um instante, qual era a opinião de Pedro a respeito do que Jesus falava que sofreria nas mãos dos líderes religiosos, o que era sua missão?

Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: “Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá! ” (Mateus 16:22)

Mas o Mestre, não perdendo de foco a sua missão, respondeu:

Jesus virou-se e disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”. (Mateus 16:23)

Logo, deixe de se preocupar tanto com a opinião crítica e acomodada dos outros, ore a Deus e movimente-se, confia nele!

3) Esqueça tudo que ficou para trás, isso vai travar a tua mente!

pare de olhar para o seu passado

Quer mesmo sair da zona de conforto? Então não limite o teu presente e nem o teu futuro por causa de acontecimentos passados!

Quantas pessoas há travadas na vida hoje em dia porque estão com suas mentes presas a acontecimentos que já passaram, só vivem olhando para o “retrovisor” de suas vidas.

Lembra quando os israelitas estavam para conquistar a terra prometida, pelo poder de Deus?

Doze homens foram espiar a terra, e veja como ficaram se lamentando e se queixando aquelas pessoas que tinham sua mente presa no passado.

Naquela noite toda a comunidade começou a chorar em alta voz. Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: “Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto!

Por que o Senhor está nos trazendo para esta terra? Só para nos deixar cair à espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão tomados como despojo de guerra. Não seria melhor voltar para o Egito? ” (Números 14:1-3)

O final dessa história você já sabe. Somente Josué e Calebe, que tinham suas mentes focadas no alvo e confiavam em Deus, entraram na terra prometida e receberam suas bênçãos!

Não importa as coisas ruins que você viveu até agora, olhe para frente e motive-se, acredite que você pode e invista em si mesmo para isso, com a ajuda de Deus.

Pare de olhar para o passado agora mesmo, acredite e avance, confie que o melhor de Deus ainda está por vir.

Se você é uma das pessoas que vivem se escondendo por causa dos erros e pecados que cometeu no passado, leia e pratique Provérbios 28:13, depois confie na Palavra do SENHOR, que diz: “Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados” (Isaías 43:25).

Se o próprio Deus disse não lembrar-se mais de seus pecados, se assim você se arrepender deles, os confessar e os abandonar, por que ainda ficar revivendo o passado e paralisando tua vida?

Quem vive jogando seus pecados na cara não é Deus, mas sim o diabo, e se você tem praticado a Palavra de Deus eu tenho uma notícia para você esquecer isso, seguir em frente e se animar, veja:

E o Deus de paz esmagará em breve a Satanás debaixo de vossos pés. (Romanos 16:20)

4) Mantenha-se motivado quando finalmente sair da zona de conforto!

motivação ao longo da caminhada

O que te dá motivação todos os dias para vencer cada batalha da vida?

Você precisa ter isso bem definido e usar isso como uma arma contra os momentos de desânimo, dificuldade ou cansaço.

O que mais te motiva a seguir em frente e alcançar seus objetivos? É a sua família? Seus amigos? Sua fé em Jesus Cristo, nosso Senhor?

Analise se a condição em que está agora é realmente a que você quer para a tua vida e para as pessoas que ama, e use sua motivação para sair da zona de conforto e começar a lutar com todo vigor e sem desistir!

Depois de tudo isso você não pode deixar duas coisas, que são muito importantes manter ao longo da caminhada: disposição e alegria!

Veja o que diz Provérbios 17:22.

“O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.”

Não permita que a tua motivação e força de vontade sejam vencidas pelas dificuldades do dia a dia, pois elas surgirão, em medida maior ou menor; lembra o que Neemias disse diante do grande desafio de enfrentar seus oponentes e reconstruir os muros de Jerusalém?

não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força. (Neemias 8:10)

Lembre-se também do que o Senhor disse, e coloque em prática.

no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33)

Por isso, mantenha-se motivado e alegre ao longo da caminhada, e lembre-se destes versículos principalmente nos momentos em que o desânimo tentar te parar!

“Ore como se tudo dependesse de Deus; trabalhe como se tudo dependesse de você.” (Burilli Tiago – equipe Universalidade da Bíblia)

Como posso começar a sair da zona de conforto?

Se quer sair da zona de conforto na vida espiritual/cristã, leia 7 atitudes que agradam a Deus (clique para ler).

Se quer sair da zona de conforto na obra de Deus, leia 5 Conselhos para fazer a obra de Deus com excelência.

Entretanto, as áreas em que as pessoas mais se encontram na zona de conforto é a profissional e financeira, porém mesmo estando acomodados todos querem ter sucesso nestas áreas da vida, já reparou isso?

Se são nestas áreas que você também se encontra na zona de conforto, se a falta de emprego te desmotiva mais ainda a vencer na vida, então tente começar lendo o Guia do Empreendedorismo Digital, um e-book que irá te ensinar como trabalhar por sua própria conta com aquilo que você gosta e sabe fazer de melhor!

guia do empreendedorismo digital ebook gratuito

Se este artigo te motivou a abandonar sua zona de conforto de uma vez por todas, então compartilhe!

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

10 comentários em “4 Conselhos para você sair da zona de conforto (antes que ela te arruíne)”

  1. Eu sou pastor da Assembleia de Deus (Belém) e não recebo pagamentos e trabalho e vivo bem

  2. Excelente texto e muito verdadeiro. Como sair de uma situação fazendo sempre as mesmas coisas. Usou os versículos com muita propriedade, Parabéns!

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.