Quando você vê uma aliança de casamento consegue encontrar o local onde ela foi ligada? Certamente não! Deus odeia o divórcio porque ele cria essa ruptura, dando fim à aliança de casamento.
Deus odeia o divórcio porque ele “apaga a luz no fim do túnel” para o casamento, que alimenta a esperança e que traria um tempo de cura e restauração.
É bem verdade que nossa sociedade atual vê o divórcio como uma conquista, um alívio alcançado pelos já muito estressados com uma relação desgastada e escravizante.
Isto acontece porque a sociedade atual não está vendo mais o casamento como um princípio vindo diretamente de Deus, uma bênção dada por Ele! (Pv 18:22; 19:14; 31:10-12)
Quando Adão viu sua esposa pela primeira vez, por exemplo, alegrou-se muito, e uniu-se a ela com amor (Gn 2:22-24). Assim é o casamento da forma que Deus criou, uma fonte transbordante de alegria! (Gn 24:67; Gn 29:18,20; Mt 19:4-6).
Mas Deus odeia o divórcio porque ele promove a infidelidade e aplaude a separação!
Será que este alto índice de divórcios atualmente não é sinal de que muitos casais estão começando da forma errada?
Pois para manter as aparências, os véus das noivas estão cada vez mais longos, entretanto os casamentos cada vez mais curtos.
Isto sinaliza que muitos estão considerando o casamento (ou a cerimônia do casamento) um mero sonho fantasioso.
É de se surpreender que em alguns países já há mais divórcios do que casamentos, enquanto que no Brasil há anos é popular um (maldito) ditado, que diz: “casar pra quê? Dá maior trabalho pra separar depois.” 🙄
Muitas pessoas estão casando-se sem reflexão, e divorciando-se por qualquer razão.
Muitos casamentos que começaram com juras de amor e sonhos de felicidade, infelizmente terminam com um divórcio traumatizante.
Isto também é um sinal de que durante o namoro os casais não estão sendo sinceros um com o outro, não estão vivendo de forma natural essa fase de conhecimento, mas estão alimentando aparências falsas, achando que na convivência no lar não haverá problemas.
Deus odeia o divórcio, a quebra de aliança do casamento, também porque mais feridos que os cônjuges ficam os filhos!
Os cônjuges podem até separarem-se um do outro, mas não há divórcio entre pais e filhos, pelo menos não sentimental.
Os filhos certamente são as maiores vítimas de um divórcio, e muitas vezes é por causa unicamente deles que um casal continua junto, pois sua relação mesmo já foi completamente por água abaixo.
Mas quando ambos já não veem mais esperanças e em fim divorciam-se, então multiplicam-se os sofrimentos dos filhos.
Deus odeia o divórcio porque ele é a apostasia do amor!
O divórcio é a quebra da aliança, que demonstra o fracasso do casamento.
Deus criou e instituiu o casamento, e não o divórcio! (Mt 19:4-6) Por isso essa história de que Deus odeia o divorcio mas ama o divorciado é desculpa para alimentar o egoísmo e justificar o que Deus abomina!
Entretanto, em certa fase da história, Deus permitiu o divórcio, mas não ordenou-o! (Mt 19:7-9)
Deus permitiu o divórcio em certa fase por causa da dureza do coração do ser humano, e também por causa da violência praticada contra as mulheres, por isso Ele repreendeu, através do profeta Malaquias, os homens que cultivavam ocultamente a violência contra suas esposas em suas casas, dizendo:
Pois o Senhor, o Deus de Israel, diz que ele odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o Senhor dos Exércitos… (Malaquias 2:16a KJF)
Portanto o perdão é melhor do que o divórcio; é o arrependimento que trará vida, e não a separação.
O perdão para quem tem sofrido; o arrependimento, conserto/correção para quem tem feito o cônjuge sofrer.
Não existem pessoas perfeitas, portanto não há casamentos perfeitos também.
Todo casamento exige investimento e também renúncia, e todos os casais devem estar cientes disso durante o namoro, e assim investirem sua vida um no outro durante o casamento, querendo fazer bem ao outro, mesmo quando tiverem que renunciar algo, pois essa é a natureza do amor!
Maridos, amai vossa esposa, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela. (Efésios 5:25 KJF)
Como somos pessoas imperfeitas, todo casamento exige também paciência e perdão, além de reconhecermos quando estamos errados, e apenas procurarmos nos consertar, sem querer ficar justificando-se e colocando a culpa no outro.
As crises podem ser vencidas e as limitações superadas, porque o amor vence todas as dificuldades!
“[o amor] Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (1 Coríntios 13:7 ACF)
Se você quer libertar seu casamento de tudo que o tem prejudicado, se quer restaurar o amor em tua vida conjugal, então deve refletir em sua própria conduta e procurar corrigir-se antes, para então conseguir consertar sua relação (lembra do que fez o marido no filme A Prova de Fogo?).
O seu casamento é a melhor coisa que você pode investir em toda sua vida, porque Deus odeia o divórcio, que deixará sabores amargos para o resto de sua vida 🙁
Elabore um momento de paz, reconciliação e diálogo com seu cônjuge, e juntos conheçam o programa do Luciano Feu, que tem ajudado a restaurar centenas de casamentos e recuperado a harmonia de muitas famílias.
Se você tem um testemunho de restauração em seu casamento, que tal compartilhar com outros leitores nos comentários aqui no final desta reflexão?
Deus abençoe e fortaleça todos os casamentos!
Este estudo foi inspirado no livro Gotas de Alegria para a Alma, de Hernandes Dias Lopes, pág. 220.
9 Comments
Olá A paz do Senhor , sou casada a 37 anos ,meu esposo me traiu contra pessoa e nos separamos ficou separado de mim uns três anos . Eu sempre orei e pedia a Deus a restauração do meu casamento esperei no Senhor meu esposo voltou para mim ,mas não mudou ,sempre usou drogas cachaça,minha filha também é Cristã e infelizmente ela assistiu toda está fúria em meu casamento . E nesta separação que Ele me largou minha filha se apegou muito em mim . Meu esposo voltou a nos maltratar por conta da bebida das drogas .Minha filha fala em sair de casa por ver o pai dessa maneira tenho 30 no evangelho meu esposo aceitou a Jesus mas se desviou .Estou nesta guerra a anos 😭Ele minha filha estão brigando muito ela mandou o pai para fora de casa .Ele mora ao lado da minha casa estamos separados de corpos mas a anos não por causa de mim a separação de corpos Ele me repudia sempre .Ele já foi embora por conta de brigas com a minha filha por causa dos mal tratos que ele nos dá .Agora até Eu gostaria muito que Ele fosse embora de uma vez por todas 😭 não suporto está situação não sei mas o que fazer 😭.E hoje dia 9 de agosto de dois mil e vinte três estou vivendo este pesadelo de novo 😭E Deus me deu para mim ir para a bíblia e sabe a onde caiu a mensagem em Malaquias 2:14-16 .Sou pela misericórdia do Senhor uma missionária e dirigente de uma congregação . Satanás está pelejando para acabar de novo com o meu casamento e parar meu ministério . Não sou feliz mas no meu casamento tentei entregar a direção da igreja ao meu pastor e meu pastor não quer .Deus usou um presbitério para mim que aí de mim se Eu largasse do arado 😭Eu acho que por mas que nós oramos jejuamos 😭tem que ver uma aceitação do meu esposo em relação ao casamento com as coisas de Deus 😭Ele alega que minha filha é que está fazendo a separação de nós dois .Minha filha está ficando abalada com tudo isso é conhecedora da palavra mas tem hora que entra na carne está uma situação insustentável o meu casamento 😭😭😭por favor me ajudem 😭😭😭
Eremita, é muito difícil dar conselhos numa situação dessa sem ter um contato mais aproximado. Será que seu esposo não se tornou dependente químico e precisa de tratamentos médicos também para isso? Espero que não. Mas certamente deve partir uma mudança dele, e você continuar vendo no que pode ajudá-lo, se seus comportamentos e a maneira que trata ele o ajudam, o incentivam a vencer os vícios e tudo mais.
Deus é contigo minha irmã espere mais um pouco e a vitória virá aguarde não se desespere confie em Deus e ore continuamente por seu esposo não deixe jamais de fazer a obra do senhor pois é assim que desprezamos o diabo mostrando no amor para com a obra do senhor mesmo diante de todas as adversidades
Oi , então eu creio que Deus restaura casamentos e ponto sem nenhuma dúvida, pois tem que a ver perdão verdadeiramente e o perdoado tbm tem que se arrepender de verdade , independente do que foi feito, aí sim Deus vai restaurar ,agora tem pessoa que fala que perdoa,mais não perdoa e ainda traí pra descontar ,a outra fala que se arrependeu e não se arrepende eu conheço muitos casais q estavam com o casamento morto a ponto de se divorciar ,mais resolveram buscar juntos a restauração não foi fácil mais venceram e hoje ajudam a restaurar casamentos e tbm conheço casais que se divorciaram por muitos motivos, traição , violência etc.. que só um lutou para restaurar e acabou ,que hoje se casaram novamente e fazem juntos a obra de Deus e vejo Deus no relacionamento deles , ninguém pode ficar em um relacionamento abusivo de maltrato , violências e traiçoes só pelo fato de agradar líder ou família , tenho certeza que Deus não está se agradando ,n sou afavor do divórcio ,mais tem casos e casos .
Se Deus não aceita o divórcio com fica a situação de quem divórcio.
Oi Cida. O único pecado que não tem perdão é o insulto contra a presença santa de Deus (mencionada como “blasfêmia contra o Espírito Santo” nas bíblias cristãs).
Gabriel
Concordo
Me explica como uma pessoa que se divorciou pode ser perdoada (o) ?
Creio que o divórcio é cometer um pecado
Pois o próprio Deus diz que Ele odeia
Oi Anderson. O divórcio não é um pecado sem perdão. Embora Deus odeie o divórcio Ele perdoa. É claro que essa experiência do divórcio é muito ruim para a pessoa. Na Torá o divórcio foi permitido em situações insustentáveis (Mt 19)
Cida, dentro de tudo que ja estudei na bíblia, a pessoa que divorciou deve lutar pela restauração do casameno. Deus é Deus de familia, casamento, ele vai restaurar seu casamento.