Press "Enter" to skip to content

O que é a santificação e como vive uma pessoa santificada

Last updated on 14/08/2021

Este estudo sobre a santificação, a lei do pecado e a lei do espírito de vida (Romanos capítulos 6, 7 e 8) mostrará na prática o que é viver em santidade, isto é, uma pessoa santificada, e como se libertar do pecado!

Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.

O conflito contra o pecado em Romanos 7.

Na carta aos romanos, Paulo mostra o conflito do pecado contra a Lei de Deus (Torá) no interior do ser humano.

Paulo mostra a impossibilidade do ser humano por si mesmo libertar-se de seus pecados, mas mostra como o mover santo de Deus é capaz de realizar a obra de santificação na vida do crente mediante o sacrifício do Senhor na cruz por nós!

"Porque a Lei do Espírito de vida que está em Jesus Cristo te livrou da lei do pecado e da morte. 
Assim que, porquanto a lei era incapaz por causa da fraqueza da carne, Deus enviou o seu Filho em semelhança de carne de pecado por causa do pecado, para que Ele condenasse o pecado em sua carne, para que a justiça da lei tivesse cumprimento em nós, que não andamos conforme a carne, mas conforme o Espírito."
(Romanos 8:2-4 Bíblia Peshitta BV Books)

Ou seja, essas palavras de Paulo mostram que nossa carne estava tão enfraquecida pelos nossos pecados, que estávamos impossibilitados de obedecermos aos ensinamentos e ordenanças de Deus em sua palavra.

Todos os seres humanos estão sob a condição de pecadores contra Deus, necessitando serem redimidos de suas culpas e faltas contra Ele (Rm 3:23).

A Torá, que é o ensino do próprio Criador, foi dada para nos instruir com relação ao pecado, e refreá-lo; mas como lido acima, devido nossa fraqueza por causa do pecado, não conseguimos obedecê-la, e por isso nos tornamos mais inclinados ao mal do que ao bem (cf. Rm 7:7-25).

O pecado se aproveita do mandamento da Lei de Deus para provocar mais ainda o ser humano e dominá-lo, induzindo-o ao erro (Rm 7:8-13).

Por isso, o homem é incapaz de obedecer a palavra de Deus por seus próprios esforços humanos (Rm 7:14-20). O apóstolo deixa claro que os mandamentos do Criador são bons, no entanto, nosso pecado e fraqueza humana nos impedem de obedecê-los (Rm 7:12,13).

Como será possível então o homem se libertar do pecado e viver na santificação, isto é, obediência e consagração a Deus?

É o conflito em que Paulo se acha quando se vê escravo do pecado, não tendo nem mesmo domínio sobre o que faz (Rm 7:14).

Paulo questiona-se, se vê aprisionado e prestes a encarar a morte, mas ao mesmo tempo glorifica a Deus, pois sabe quem é capaz de libertá-lo (Rm 7:24-25).

Enquanto a Torá mostra o que é pecado e orienta o homem a não praticá-lo, o Senhor é o único que pode tirar o pecado de dentro do ser humano, veja isso claramente no versículo abaixo:

No dia seguinte João viu a Jesus que vinha a ele, e declarou:
- Eis aqui o Cordeiro de Deus que leva o pecado do mundo.
(João 1:29 Bíblia Peshitta BV Books)

A morte do Senhor é a nossa morte para o pecado, e sua ressurreição é nossa nova vida justificada para com Deus! (Rm 6:3-11);

"Porque sabemos que nosso velho homem foi crucificado juntamente com Ele, para que o corpo de pecado seja inutilizado para que não mais sirvamos ao pecado; porque o que morreu tornou-se livre do pecado.
Desta maneira, também vós, considerai a vós mesmos que estais mortos para o pecado, mas vivos para Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
Não reine, pois, o pecado em vosso corpo mortal de modo que o obedeçais em seus apetites perversos, nem disporeis vossos membros para serem instrumento de iniquidade para o pecado, mas preparai-vos perante Deus como homens que estão vivos dentre os mortos, e sejam vossos membros instrumentos para a justiça de Deus."
(Romanos 6:6-7,11-13 Bíblia Peshitta BV Books)

Exemplos de uma vida que passa pela santificação.

Para mostrar melhor na prática o que é uma pessoa que é santificada pelo mover de Deus, vamos destacar situações vivenciadas em nossa realidade.

  • Se um homem era violento e batia em sua esposa em casa, isto não acontecerá mais, pois, sendo santificado pelo mover santo, o pecado não terá mais domínio sobre ele, desde que este se disponha para Deus o santificar (Rm 6:13);
  • Se um homem gostava de se embriagar, não se importando com o dinheiro que estava desperdiçando ou o modo com o qual estava tratando sua família depois de bêbado, ele não terá mais prazer em viver assim, pois a santificação causada pelo mover de Deus mediante a morte de Seu Filho eliminará tais paixões de seu coração! (Rm 6:11,12);
  • Se um jovem antes era viciado em pornografia e masturbação, ele não terá mais prazer nisso e considerará essa prática como um lixo, pois o próprio mover de Deus o levará à santificação agora! (Rm 8:5);
  • Se um homem antes aproveitava cada oportunidade para roubar um produto da empresa em que trabalha, ou, escondido, roubar o dinheiro de seu patrão, ele não terá mais prazer nisso, e se arrependerá, pois a santificação o levará detestar este pecado (Rm 6:22).
liberto da escravidão do pecado, quebrando algemas e adorando a Deus

Por fim, a santificação deve continuar acontecendo na vida do crente!

"Irmãos meus, agora somos devedores, não da carne para andarmos conforme a carne, porque se vós viverdes conforme a carne, morrereis, mas se pelo Espírito fizerdes morrer a maneira de viver da carne, sereis salvos."
(Romanos 8:12,13 Bíblia Peshitta BV Books)

A santificação é um ato contínuo na vida do fiel, que sempre estará em desenvolvimento. Sabemos que não alcançaremos a perfeição com este corpo de pecado, mas a vontade de Deus é que nos santifiquemos sempre! (cf. 1 Pe 1:14-16)

Santidade não tem a ver só com ficar guardando um monte de regras e costumes.

Dedicar-se à santificação, isto é, à consagração a Deus, não tem a ver só com mudar sua aparência de vida, como só usar saias longas e calças compridas, ser contra tatuagem, não assistir filmes da Disney, não ir à praia, não usar maquiagem, etc.

Viver em santidade não quer dizer que tenho que me afastar das pessoas e viver num rigoroso sistema de oração e jejum. Tudo isso é praticamente buscar justificação própria, pelos próprios atos, e isto não agrada a Deus (veja Lucas 18:9-14).

A santificação tem a ver com abrir o coração para Deus trabalhar nele continuamente, e se permitir tirar tudo que é mau nele. Lembre-se das palavras que o Senhor disse:

"O que sai do homem, isso é o que contamina o homem, porque do interior, do coração dos homens, provêm os maus pensamentos, o adultério, a fornicação, o roubo, o homicídio, a cobiça, a maldade, o engano, a lascívia, o olho invejoso, a blasfêmia, a soberba e a insensatez."
(Marcos 7:20-22 Bíblia Peshitta BV Books)

Se abrirmos o nosso coração para Deus, confessando-lhe os nossos pecados com arrependimento, então as coisas boas de Deus serão plantadas dentro de nós e inevitavelmente refletirão em nosso exterior com naturalidade (cf. Tg 1:21,22; 1 Jo 3:9).

Características de um estilo de vida santo:

  • Uma moça que tem um coração santificado, por exemplo, não procurará seduzir homens que não lhe pertence, nem se vestirá de modo sensual para atrair homens diversos (cf. Pv 11:22; 31:10; 1 Pe 3:3-5);
  • Uma mulher repudiará todo tipo de maledicência, fofoca e comentários negativos sobre a vida dos outros (Col. 3:8);
  • Um homem será sincero no relacionamento com sua esposa e se dedicará a ela, sendo atraído unicamente por seu amor (Pv 5:18,19);
  • Um patrão não enganará seus funcionários ou clientes em busca de lucros desonestos para sua empresa (Col. 4:1);
  • O filho santificado pelo Senhor não fará coisas escondidas de seus pais, como pegar seu dinheiro para gastar em coisas más e em vícios, ver algo inadequado na internet ou se misturar com pessoas ruins para fazer o que não convém (cf. Pv 1:10-19);
  • e assim por diante.

Você sabe de mais características das pessoas santificadas, ou tem um testemunho pessoal da transformação que a palavra do Senhor causou em seu modo de viver? Compartilhe com outros leitores nos comentários mais abaixo.

Você também pode ler outras obras sobre santificação para se esclarecer ainda mais.

Veja algumas recomendações:

Como Acontece a Santificação? por David Powlison, editora Fiel.

Compartilhe essa página:

5 Comments

  1. Leticia Thais Stelmak Leticia Thais Stelmak

    Mensagem muito boa! Realmente a melhor coisa que aconteceu na minha vida até hoje foi me firmar com Jesus e receber a sua presença. O resultado disso foi o abandono do pecado e não ver mais o prazer em comete-lo mais.

  2. Jardete Jardete

    Eu gosto muito desses ensinamentos da palavra de Deus !!

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Bíblia se Ensina

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading