Ovelha gera ovelha: verdade e perigo deste falso versículo

Em qual versículo e onde está escrito na Bíblia “ovelha gera ovelha”? A resposta é: lugar nenhum!

Desde que entrou no meio evangélico a frase popular “ovelha gera ovelha” está cada vez mais falada, por isso os preguiçosos na leitura da Bíblia acabam acreditando que isso seja um versículo mesmo. Mas o que há por trás disso?

Mas qual seria o problema em usar este ditado popular num sentido figurado, já que dá a entender que um crente deve evangelizar um não-crente, e assim tornar dele uma ovelha também, isto é, um discípulo de Cristo?

ovelha gera ovelha, ditado popular não é versículo

Podemos perfeitamente aceitar a aplicação dessa frase na nossa vida cotidiana, quando isso motiva os cristãos a evangelizarem e conquistarem mais pessoas para o reino de Deus.

O fruto do justo é árvore da vida, e o que ganha almas é sábio. (Provérbios 11:30 KJF)

Afinal de contas, o Mestre entregou a missão de evangelizar e fazer novos discípulos a todos os filhos de Deus, veja o que Ele disse após sua ressurreição:

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações […] assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. (Mateus 28:19a; João 20:21 ACF)

Neste sentido, dizer que “ovelha gera ovelha” é totalmente aceitável.

Sabemos que esta frase não é um versículo bíblico, entretanto não vejo motivo de implicância se usada com a aplicação acima, pois dessa forma se um cristão não está trazendo outras pessoas para o Bom Pastor, tal frase pode fazer pensar no que está acontecendo de errado que não está cumprindo sua missão.

Qual é o perigo por trás da frase “ovelha gera ovelha”?

Eu pessoalmente já vi pessoas usarem esta frase popular para descomprometer-se com a pregação da Palavra de Deus aos não crentes.

Alguém pode usá-la também para ficar só na igreja aproveitando-se de benefícios e do salário que a mesma lhe paga, lançando sobre os ombros dos membros da igreja a responsabilidade de fazer novos discípulos.

Eu já ouvi pessoalmente acrescentarem a este ditado popular, “ovelha gera ovelha, pastor apascenta.”

Quando uma pessoa utiliza isto com artimanha, querendo descomprometer-se da missão que foi dada a cada crente pelo Mestre, então está perto de agir como os líderes religiosos a quem o Senhor repreendeu, veja:

Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e os fariseus.

Tudo, pois, o que vos disserem, isso observai e fazei; porém não façais segundo as suas obras, porque eles dizem, e não fazem.

Porque eles atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem nos ombros dos homens; mas eles nem com seu dedo querem movê-los.

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos de homens mortos e de toda a impureza.

Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade. (Mateus 23:1-4,27-28 KJF)

Descompromisso com a evangelização é o maior perigo quando certos pastores usam a frase “ovelha gera ovelha, pastor apascenta”.

Os tais que agem assim enganam apenas a si mesmos, pois ao mesmo tempo que nosso Senhor diz ser o Bom Pastor, que dá a vida pelas suas ovelhas e as apascenta, em Mateus 13, Ele chama a si mesmo de “o semeador”, isto é, aquele que vai caminhando e pregando a Palavra de Deus às pessoas que ainda não tinham seu conhecimento.

Além disso, o próprio Mestre afirmou em certa vez que Ele não tinha nem onde reclinar sua cabeça na hora de dormir, e como constatamos lendo a própria história do Senhor, Ele disse isso em referência ao fato de sair pregando em vários lugares a mensagem do reino de Deus.

Por isso, Cristo tanto apascentava suas ovelhas como ia em busca de mais outras ovelhas também para agregar ao seu rebanho, e para isto Ele designou seus obreiros, todos com diferentes funções e ministérios, para somar pessoas ao reino de Deus e torná-las em discípulos, seguidores de Deus.

A missão de evangelizar é de todos os crentes, de uma forma ou de outra, com frequência natural durante seu cotidiano ou em momentos de evangelismo com a igreja, todos devemos evangelizar, desde o pastor ao porteiro da igreja, pois este é um chamado universal!

Não se permita cometer erros grotescos e perigosos em sua vida cristã, como por exemplo achar que um ditado popular é um versículo bíblico, e assim praticar algo errado!

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

11 comentários em “Ovelha gera ovelha: verdade e perigo deste falso versículo”

  1. estudo para afagar o ego e algumas ovelhas que já foram contaminadas por uma massagem diabólica que querem denegrir a imagem dos servos de Deus. Não vejo em que esse tipo de mensagem edifica o povo de Deus. Ao contrário, serve para validar setas de satanás contra homens e mulheres que estão na frente da batalha.

  2. paz do Senhor Jesus Cristo.Gostei muito da explicação. Deus abençoe todos os irmãos.

  3. bom dia, sou pastor da Comunidade Ev. internacional ministério sonda-me, e acredito que ovelhas geram ovelhas, e o pastor as nutre com a palavra de Deus( a bíblia) ,faço ar livres e continuo evangelizando, e a prova deste texto: É Jacó, Gen. 30:32 Jacó era pastor de ovelhas e viu por muito tempo ovelhas se reproduzindo dai, sai o texto ovelha geram ovelhas, a pergunta é:sera que você evangeliza ou só fica metendo o malho nos pastores e diz eu sou estudante da bíblia sagrada,pois a bíblia foi introduzida para examinar e fazer o ide de Jesus.
    também sou professor de teologia, bacharel em teologia etc…
    mais não deixo de ir para ruas evangelizar e fazer o ide de Jesus…
    pare de usar a palavra de Deus para arrumar desculpas,para suas fraquezas.

    1. Oi pastor Anderson, obrigado por seu comentário. A intenção do texto não é “atacar” os sinceros, mas antes denunciar as falsidades dos falsos, desculpe se pareceu de outra forma para você que é um obreiro sincero. Vou revisar este texto assim que eu puder, todavia eu sempre publicarei algo contra as falsidades dos falsos profetas que (infelizmente) não são poucos, mais uma vez perdoe se o texto não cumpriu com um bom propósito. Abraço.

    2. Outra coisa importante é a seguinte, depende do que você se refere com “evangelizar”. Por evangelizar muitos crentes entendem que é aquele momento em que saímos nas ruas com panfletos nas mãos dando eles às pessoas e dizendo “Jesus te ama, venha visitar minha igreja domingo”; ou momentos em que pregamos nos alto falantes pelas ruas. São formas de evangelismo, porém não considero as únicas, eu vejo o evangelismo também como uma espécie de “estilo de vida”, quando compartilhamos da palavra do Cristo com as pessoas durante nosso dia a dia, neste caso não há como contar as vezes que “evangelizei”. Entretanto, este post não é para ser um debate de um irmão contra o outro, mas de visualizar a verdade acerca dos obreiros que são falsos. Nós que falamos de Cristo com sinceridade e verdade, na presença de Deus, não devemos nos opor um contra o outro ou se ofender se a nossa consciência está em paz com nossas obras e conduta.

  4. Maravilhoso estudo! O Pastor antes de tudo é servo, é ovelha também e está a serviço do Reino. O Senhor Jesus nos deixou um belo exemplo quando lavou os pés dos discípulos e em sua palavra ele diz que quiser ser o maior tem que ser o menor no Reino dos céus. Então fazer discípulos é para todos q foram chamados.

  5. O maior pastor que andou na terra foi Jesus, e Ele evangelizou e ganhou ovelhas por toda aquela região em que viveu, então por que os pastires de hoje não podem ganhar ovelhas, só os membros da igreja tem essa obrigação? Isso para mim se chama negligência e para mim estes só querem comer a gordura das ovelhas e passar bem. Pastor dirigente também tem obrigação de ganhar almas, o “ide por todo mundo ” nao exime ninguém é para todos.

  6. Ovelha gera ovelha, segundo a ordem da natureza e o Pastor não gera ovelha, a sua função é apascentá-las, como também é capaz de dar a sua vida em prol da vida para defende-las e salvá-las, por esta razão Jesus se considerava o Bom Pastor, por ser capaz de dar a sua vida em prol da vida das ovelhas, e todo o Pastor capaz de fazer isso se torna um Bom Pastor.

    1. Jesus foi e é o maior ganhador de almas ele deu exemplo para que nós também fizéssemos como ele dizer que pastor só apascenta as ovelhas e negligência de muitos que arrumam desculpas para ficar dentro da sua bolha espiritual entre aspas .Jesus gerou muitas ovelhas e através dessas ovelhas elas tem pregado que Jesus além de ser Pastor e apascentador ele também pregado ou seja ele trabalha. Não foi ele mesmo que disse que o pai trabalha até agora. Todos devem trabalhar seja pastor obreiro ou não temos o dever de semear a palavra de Deus. Um abraço Deus abençoe

  7. Perfeito ESTUDO Gabriel Guedes…muitos pastores se aproveitam disso ficam acomodados não evangelizam é joga a culpa NA ovelha com obrigação dizendo que só a ovelha quê têm ganhar alma enquanto ELE fica comendo a lá das ovelhas

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.