4 Motivos porque os jovens não estão vencendo o maligno (o 4º é urgente)

Triste, jovens não estão vencendo o maligno

“Eu vos escrevo, jovens, porque vencestes o maligno… Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes e a palavra de Deus habita em vós, e vencestes o Maligno.” Isso é o que está registrado em 1 João 2 versículos 13 e 14 na Bíblia Sagrada. Entretanto, diante do desenfreado cenário de violência, vícios, drogas e imoralidades praticadas por muitos dos jovens atualmente, fazemo-nos a seguinte pergunta: Por que os jovens não estão vencendo o maligno?

Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.

Isto é, se a Bíblia Sagrada diz que os jovens são fortes e já venceram o maligno, o que está acontecendo com nossa juventude atual, que tem cada vez mais sucumbido à malignidade, violência, desonestidade, preguiça, vagabundagem, criminalidade, libertinagem, vícios, etc.?

Este estudo bíblico direcionado aos jovens nos ajudará a entender um pouco disso.

Obviamente são dezenas, ou até centenas de motivos porque os jovens não estão vencendo o maligno, não daria para eu descrever cada um detalhadamente aqui, mas baseado no Salmo 1:1 descreverei os principais, que trazem outros consigo.

1) Os jovens não estão vencendo o maligno porque estão dando ouvidos e seguindo as pessoas erradas!

"Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios..."
(Salmos 1:1 NAA)

Os jovens não estão vencendo o maligno porque estão desviando os seus ouvidos de ouvirem a Palavra de Deus, e estão emprestando-os a pessoas ímpias, tolas e insensatas, que não tem nada de valor para ensinar.

Nós já começamos errados na vida se não pedimos conselhos para tomar decisões, ou antes de elaborar nossos projetos.

O caminho do insensato parece reto aos seus olhos, mas o sábio ouve os conselhos.
(Provérbios 12:15 NAA)

Porém, na tentativa de acertar, muitas vezes procuramos alguém que nos ouça em busca de sua opinião, conselho ou instrução. Mas erraremos se pedirmos o conselho de ímpios, pessoas que realmente não tem uma boa sabedoria para nos orientar e que só tem o mal em seus pensamentos.

Veja como exemplo Amnon, filho do rei Davi. Ele sentia atração sexual viciante por sua própria irmã, Tamar. Ele tinha ainda como amigo Jonadabe, um jovem ardiloso.

Em certo momento, angustiado de desejos por sua irmã, Amnon abriu seu coração para seu amigo Jonadabe, e ele o aconselhou a forjar uma cena falsa para assim conseguir estuprar sua própria irmã, o que ele fez (2Sm 13:1-19).

Amnon seguiu/andou no conselho de um ímpio!

Nós, jovens, erramos por não abrirmos nosso coração com alguém em diálogo em busca de solucionar nossos conflitos interiores. Porém, erramos pior ainda quando o abrimos com as pessoas erradas! (cf. Luc. 6:39)

Os jovens não estão vencendo o maligno porque estão se abrindo com as pessoas erradas, dando ouvidos a elas e seguindo o conselho dos ímpios!

2) Os jovens não têm vencido o maligno porque tem se colocado no caminho de homens pecadores.

"Bem aventurado é aquele... que não se detém no caminho dos pecadores..."

O jovem que se coloca no caminho de homens pecadores para consentir em suas más obras e hábitos, jamais vencerá o maligno!

Homens pecadores são aqueles planejam e praticam o mal, são desobedientes e rebeldes. Eles nem sequer temem a Deus!

O apóstolo Paulo prevê, pela inspiração divina, as características de tais pecadores que surgiriam em nossos dias. Isso está registrado em 2 Timóteo 3, como se segue:

"Porém sabe isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; 
porque haverá homens amantes de si mesmos, amantes do dinheiro, jactanciosos, altivos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, caluniadores, escravos das concupiscências, cruéis, inimigos do bem, traidores, desenfreados, arrogantes, amantes dos prazeres mais do que do amor a Deus, que terão aparência de reverência a Deus, mas estarão distantes do poder de Deus. 
Aos que são assim, aparta-os de ti...
(2 Timóteo 3:1-5 Bíblia Peshitta BV Books)

Como um jovem poderá vencer o maligno, se colocar-se no caminho de pessoas como essas descritas acima, alimentando-se de seus maus hábitos?

Um jovem jamais vencerá o maligno ser for amigo e companheiro de tais pecadores, que não estão nem um pouco interessados em discernir o seu próprio caminho e vencer o maligno.

Quais têm sido as suas companhias cotidianas?

O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem eles sabem em que tropeçam.
(Provérbios 4:19 NAA)

3) Os jovens não estão vencendo o maligno porque não estão levando sua própria conduta a sério!

"Bem aventurado é aquele que ... não se assenta na roda dos escarnecedores.

Os escarnecedores (ou zombadores) não estão nem aí para corrigirem sua própria conduta, não respeitam nada nem ninguém, não tem compromisso com a vida, nem projetos e sonhos para o futuro. Eles só querem rir e “se divertir”, não ligando a mínima se estão ofendendo alguém, tratando com desprezo, ridicularizando ou insultando. Eles não temem a Deus também.

Diz o insensato no seu coração: “Não há Deus".
(Salmo 53:1 NAA)

Os escarnecedores são os jovens libertinos, lascivos, que vivem atrás de zoeira, farra, “pegação“, noitada, bebedeira e coisas semelhantes. São desenfreados e não ligam para as consequências de seus atos. Além disso, muitos são ladrões, e vivem à espreita para fazer o mal a alguém. A Bíblia recomenda manter nossos passos longe de pessoas assim!

Meu filho, se os pecadores quiserem seduzir você, não consinta.
Talvez eles digam: “Venha conosco! Vamos preparar uma emboscada para matar alguém; vamos espreitar os inocentes, ainda que sem motivo.
Vamos engoli-los vivos, como o mundo dos mortos, e inteiros, como os que descem ao abismo.
Acharemos todo tipo de bens preciosos; encheremos a nossa casa de despojos.
Junte-se a nós! Teremos todos uma só bolsa.”
Meu filho, não se ponha a caminho com eles; fique com os seus pés longe das suas veredas!
(Provérbios 1:10-15 NAA)

Muitos jovens não estão vencendo o maligno porque estão se assentando em tal cadeira dos escarnecedores, as vezes até achando a conduta dos tais divertida, livre de regras supostamente chatas. Mas há um fim desastroso para os que assim se comportam (Pv 13:13; 1Co 15:33).

"Portanto, despojemo-nos das obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz; conduzamo-nos como de dia, não em licenciosidades, nem em embriaguez, nem em leito impuro, nem em invejas, nem em contendas."
(Romanos 13:12b-13 Bíblia Peshitta BV Books)

4) Os jovens não estão vencendo o maligno porque tem se esquecido ou desprezado a palavra de Deus!

"Pelo contrário, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite."
(Salmos 1:2 NAA)

Como vimos nos tópicos anteriores, é necessário que o jovem evite más companhias, é necessário que ele ouça e peça conselhos às pessoas certas, assim como não se deixe influenciar pela conduta de pessoas ruins.

Os jovens precisam perceber o que tem entrado neles que tem servido de má influência, e precisam evitar isso, como o próprio Jó fazia, por exemplo (Jó 1:1).

Jó era um homem rico, tinha vários empregados. Geralmente os homens ricos vivem cercados por muitas pessoas. Jó possivelmente observava a conduta de outros homens ricos como ele e via neles injustiça, desonestidade, roubo, etc. No entanto, Jó não se permitia contaminar com nada do que via de perto!

"Você reparou no meu servo Jó? Não há ninguém como ele na terra. Ele é um homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal."
(Jó 1:8b NAA)

Da mesma forma deve ser o jovem, que dentro de seu convívio tem várias pessoas ruins e de má influência, mas ele não deve deixar se contaminar por nada (cf. 1Co 6:12; Tg 1:27; Hb 12:1).

Mas como é possível, com tanta má influência ao redor, os jovens conservarem suas vidas na pureza e integridade? A Bíblia responde:

De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.
(Salmos 119:9 NAA)

A palavra de Deus deve ser o nosso guia, pois ela é quem ilumina o nosso caminho e nos faz perceber o que é das trevas (Sl 119:105). Além disso, ela é quem deve orientar os nossos passos!

"Orienta teus caminhos para o Eterno, confia nele e Ele agirá."
(Salmo 37:5 Bíblia Hebraica Sefer)

Depois que o estudo e a meditação na palavra de Deus tornarem-se o seu prazer, e você passar a gostar de lê-la e estudá-la continuamente, veja como você será capaz de viver:

Ele é como árvore plantada junto a uma corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido.
(Salmo 1:3 NAA)

Veja no próximo tópico como adquirir o hábito de estudar a Bíblia Sagrada.

Os jovens são sim capazes de vencer o maligno! Entenda como.

Apesar de todos os contras expostos acima, a Bíblia declara que os jovens são fortes, eles tem motivação e entusiasmo. Portanto, se cuidarmos de aprender a palavra de Deus e praticá-la, seremos capazes de vencer o maligno! (Luc. 6:47-49; Pv 20:29)

Meditar na Palavra de Deus dia e noite, conforme no Salmo 1:2, é igual a perseverar em estudá-la e praticá-la! 💡

3 Passos por onde o jovem deve começar a vencer o maligno:

  1. Você precisará mudar suas amizades se por acaso elas estiverem encaixadas no grupo de pessoas dos 3 primeiros tópicos deste estudo (Pv 13:20);
  2. Abra o seu coração para Deus e clame a Ele, declarando o quanto você quer nascer de novo e mudar sua conduta para agradá-lo! (Jr 33:3; Jo 3:3; Rm 6:4);
  3. Ame a palavra de Deus, leia-a, estude-a, pense nela; deseje aprendê-la continuamente! (Sl 119:1-2; Jo 14:21).

Se você leu este estudo até aqui, não deixe que essas palavras fiquem só nessa página da internet, mas continue abrindo seu coração para Deus e Sua Palavra! (Sl 37:30,31; 119:11; Pv 23:26; Ef 5:18)

Você pode se inscrever na lista de leitores do Blog Bíblia se Ensina para aprender um pouco como desenvolver o hábito de estudar a Bíblia.

aprenda como desenvolver o hábito de ler a bíblia

Compartilhe nos comentários aqui no final da página outros motivos por que os jovens não estão vencendo o maligno, ou se você já venceu o maligno, diga-nos como para edificar a vida de outros jovens também.

Este louvor também pode te encorajar mais.

Talvez você também queira conhecer este recurso:

curso formação de líderes para o ministério de jovens e adolescentes

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

2 comentários em “4 Motivos porque os jovens não estão vencendo o maligno (o 4º é urgente)”

  1. Maravilhoso esse estudo, eu sempre desfruto muito de todos que consigo ler…
    De todas as coisas que influenciam nossos jovens para o mal, eu tenho observado duas muito perigosas: 1°internet algo que é para ser usado com sabedoria, mas sabemos que muitos usam para o mal,É 2° os próprios pais , vejo muitos jovens cristãos repetindo exatamente os mesmos erros cruéis de seus pais usando o nome de Deus…

    1. Oi irmã Miria, excelentes observações.
      Sobre a internet: “Para os puros, todas as coisas são puras, mas para os contaminados e infiéis, nada é puro; antes, até sua mente e consciência estão contaminadas.” (Tito 1:15 KJF)
      Sobre o exemplo dos pais acho que quem quer realmente ter um coração voltado para Deus vai aprender até com os maus exemplos a como acertar no caminho, agora quem quer viver na libertinagem e numa vida dissoluta vai arrumar tudo que é desculpa para se desviar do bom caminho mesmo.
      Que Deus tenha misericórdia de nós e nos oriente em tudo.
      Um abraço obrigado por comentar.

Os comentários estão desativados.