Se você é professor da EBD, saiba que algumas de suas responsabilidades se assemelham às de um pastor, conheça-as aqui e pratique-as!
Neste pequeno estudo bíblico você aprenderá 3 responsabilidades que o professor da EBD tem para com seus alunos, que se assemelham a algumas das principais responsabilidades de um pastor para com a igreja.
Estas responsabilidades estão nos versículos abaixo, leia:
Tenham cuidado, pois, de vós mesmos, e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para alimentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue.
Porque eu sei que, após a minha partida, lobos vorazes entrarão no meio de vós, não poupando o rebanho.
E também dentre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após eles. (Atos 20:28-30 KJF)
#1 Apascentar (liderar/guiar) o rebanho de Deus.
Em Atos 20:28 o apóstolo Paulo orienta aos líderes da igreja de Éfeso que levem a sério seu ministério e sua vida cristã, para assim então cuidar também da igreja a qual o Espírito Santo lhes confiou.
A expressão “Tenham cuidado, pois, de vós mesmos” envolve muitas coisas, pois Paulo sabia que um líder deve liderar pelo seu bom exemplo de sua vida.
Os pastores de Éfeso deveriam conservar sua vida pura e santa, a fim de que os demais irmãos seguissem seu exemplo de fé e cristianismo (Hb 13:7).
A mesma coisa Paulo orientou ao jovem pastor Tito, em Tito 2:7-8, veja:
Em todas as coisas, te dá por exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,
linguagem sã, que não pode ser condenada, para que os que são de oposição possam ser envergonhados, não tendo nenhum mal que dizer de vós. (Tito 2:7-8 KJF)
Da mesma forma, o professor da EBD deve ser um cristão que tem um bom exemplo de vida, para que os alunos sejam inspirados a terem uma vida cristã reta e íntegra para com Deus.
Veja no versículo abaixo a responsabilidade que está sobre a vida dos pastores e sobre a nossa, nós que somos professores da EBD:
Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. (Hebreus 13:7 ACF)
Da mesma forma que o pastor ensina a Palavra, o professor da EBD também.
Seus alunos estão te observando, muitos querendo ter boas expectativas de uma pessoa de firme exemplo cristão, portanto tome posse desta bênção que é ser professor da EBD e dedique sua vida inteiramente a isto! (Rm 12:7)
Leia também 1 Timóteo 3: 7.
#2 O professor da EBD também alimenta a igreja de Cristo com a Palavra.
Praticamente, o principal trabalho do pastor é alimentar a igreja com a Palavra de Deus orientando, ensinando, corrigindo, trazendo mais conhecimentos, amadurecendo, treinando novos obreiros, etc.
O professor da EBD também tem essa função durante suas aulas, quando os irmãos precisarem de sua ajuda fora das aulas e em outros trabalhos de ensino da Palavra.
Você que também é professor deve se utilizar de diversos recursos a fim de esclarecer a Palavra para os alunos.
Incentive-os à leitura diária da Bíblia, esclareça-lhes as histórias bíblicas, responda as perguntas e lance desafios bíblicos de acordo com o tema das lições, e também use recursos visuais como vídeos, imagens em datashow ou impressas, áudio e etc.
Eu mesmo lembro que uma certa vez lecionei sobre o sonho que Nabucodonosor teve com uma estátua. Eu procurei um desenho dela pela internet e o imprimi para que os alunos vissem em classe, e assim a lição tornou-se mais marcante e esclarecedora.
Também lembro que, ao iniciar o tema sobre “terceirização da salvação“, na EBD, eu trouxe logo no início da aula a imagem que você vê abaixo.
Deixei ela por um tempo no televisor enquanto dava a introdução ao assunto da aula, deixando os alunos curiosos do motivo porque a imagem estaria ali. Depois tipifiquei a imagem com o tema abordado e com várias situações de nossa atualidade.
Os alunos aprendem melhor tendo a visualização de uma cena do que quando ficamos tentando montar uma imagem na mente deles.
Também é interessante falar de assuntos da atualidade e de assuntos com os quais eles se identificam no seu dia a dia, dessa forma eles guardarão melhor a lição trazida no estudo.
Por estes e mais outros motivos, faça uso de todos os recursos possíveis durante suas aulas, tudo com o intuito de esclarecer o ensino da Palavra de Deus, assim como Cristo fazia pregando suas parábolas comparando coisas espirituais com costumes daquela época em que vivia.
#3 O professor da EBD também deve cuidar de seu “rebanho de alunos”.
Em Atos 20:29, Paulo adverte aos bispos que depois de sua partida “lobos ferozes”, isto é, falsos obreiros penetrariam no meio da igreja com intenções malignas, querendo “devorar o rebanho”.
Ele também adverte em Atos 20:30 que até mesmo do meio dos irmãos se levantariam alguns ensinando falsas doutrinas e distorcendo a verdade a fim de atrair os discípulos.
Os pastores deveriam ficar atentos a isso e cuidar da igreja para que tais males fossem combatidos. Da mesma forma o professor deve cuidar de seu rebanho de alunos.
Fique atento quando alguém faltar às aulas mais de duas vezes consecutivas, envie mensagens aos alunos, ligue e até visite-os.
Se algum aluno está sendo enganado por uma falsa doutrina, ou tem uma errada interpretação de um texto bíblico, oriente-o com zelo, mansidão e temor de Deus (2 Tm 2:24-25).
O professor da escola bíblica dominical também deve encorajar seus alunos que estão desanimados ou fracos na fé e até mesmo visitar os doentes junto com outros irmãos da igreja.
Decore e tente praticar este ditado que é realmente verdadeiro: “um professor visitador gera alunos frequentadores”.
Capacite-se mais! Participe de um treinamento para professores da EBD.
Eu gosto de afirmar que um professor da escola dominical maduro gera alunos maduros, e um professor apegado a Deus inspira e motiva os alunos a serem assim também.
“apegue-se firmemente à fiel Palavra, da forma como foi ministrada, a fim de que seja capaz tanto de encorajar os crentes na sã doutrina quanto de convencer os que se opõem a ela.” (Tito 1:9 KJA)
Como eu também sou professor da EBD, eu me preocupo com a qualidade do ensino da Palavra nas igrejas, e por isso escrevi uma série de dicas exclusivas para professores da EBD.
Você pode recebê-las em seu e-mail clicando aqui.
E se você realmente leva a sério seu ministério de professor da EBD, provavelmente já procurou na internet por um curso para professores da escola dominical a fim aperfeiçoar mais o seu chamado.
Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. (2 Pedro 1:10 ACF)
Nosso parceiro, a Universidade da Bíblia, facilitou muito nossa procura.
Conheça o curso Formação de professores e líderes para Escola Bíblica Dominical clicando aqui.
Consolide e amadureça este chamado de Deus em sua vida e aprenda muito com este curso.
Ao final dele você também receberá um certificado, carteirinha e histórico escolar.
A dedicação é a palavra chave que move um professor, pois como diz o apóstolo Paulo, se seu dom é ensinar, haja dedicação ao ensino! (Romanos 12:7 ACF)
Mas se por acaso você for professor do ministério infantil, clique aqui e entre para nosso programa de capacitação você também.
Se este estudo foi edificante para você, compartilhe-o com sua igreja também, seus pastores ou professores. Deus abençoe sua vida!
Este estudo para professores de escola dominical é uma paráfrase de um trecho do capítulo 7 do livro O que todo professor da escola dominical deve saber de Elmer L. Towns (clique aqui para comprar este livro).
8 Comments
[…] Dicas para professores de Bíblia. […]
Muito obrigado servo de Deus com este grande ajuda. Deus te abençoa.
Obrigada por esse texto!
Que Deus em sua infinita bondade continue te abençoando!
Amém Janini, Deus abençoe você! 🙂
Parabens querido irmão pelo belo estudo. Sou pastor da Pib do Rocha em São Gonçalo. Esse estudo me edificou bastante e estarei repassando para os meus professores da ebd. Deus abençoe sua vida.
Meu caro pastor Lusitano Couto, louvo a Deus por este conteúdo ter lhe edificado e por ajudar também aos seus irmãos professores os quais o receberão de tuas mãos, isto só prova que nosso Pai tem muitos filhos em muitos lugares e todos estão empenhados numa mesma missão, a de Cristo! Um abraço 🙂
Muito bom esse estudo, por que abrange o cristão a se dedicar a santa palavra de Deus. Parabens a todos por esse estudo.
Amém irmão Francisco, muito obrigado por seu comentário, Deus continue o abençoando 🙂