Dar frutos para Deus: Como fazer isso na prática?

um cacho de uvas na mão simbolizando como dar frutos para Deus

O que a Bíblia diz sobre dar frutos? O que Jesus nos fala sobre isso? Quais são os frutos que Deus quer de nós e como produzir bons e agradáveis frutos a Ele? O que Jesus quis dizer com dar muito fruto? O que é isso na prática? Vamos tentar esclarecer, explicar e tomar direção neste simples estudo bíblico.

Baixe este estudo bíblico em PDF para impressão aqui.

Os discípulos devem dar bons frutos para o Senhor.

Toda pessoa que teme a Deus e quer seguir ao seu Messias foi chamada para dar frutos continuamente.

Vocês não me escolheram, eu os escolhi e os comissionei a ir e dar fruto, fruto que permaneça …

João 15:16a

É certo que foi o próprio Senhor que escolheu seus doze discípulos, com quem ele falava na cena do versículo bíblico acima (Mc 3:13-19).

Mas ele esclarece que os escolheu para que dessem frutos, e estes frutos não deveriam acabar, mas sim permanecer! Ou seja, seus feitos para Deus deveriam se perpetuar até para depois da morte deles, para as próximas gerações. E não foi isso que aconteceu? Até hoje lemos e aprendemos muito com o exemplo de vida e os ensinamentos dos discípulos do Senhor.

Da mesma forma somos nós. Já imaginou como sua reputação vai se perpetuar para as próximas gerações? Você pode agora, por exemplo, imaginar algum bom exemplo de vida que seus avós deram ou estejam dando, e que isto ficará na sua memória para sempre, servindo-lhe de inspiração?

Quais são os frutos que você transmitirá para a sua e para a próxima geração? Isso dependerá dos frutos que estamos dando para Deus agora!

Mas o que significa dar bons frutos na prática?

Dar bons frutos para Deus significa, basicamente, ser praticante de boas obras, além de conservar um caráter humano íntegro e agradável a Ele. Sobre este último, veja Miqueias 6:8.

De ambos os casos, temos nosso mestre Jesus/Yeshua como o maior exemplo. Ele tanto foi obediente a Deus (Hb 5:7-9), como foi praticante das boas obras que Deus requer de todo ser humano. Ao dar bons frutos, nosso Mestre fez o seguinte:

Nós fomos chamados a fazer as mesmas coisas!

Porque somos feitos por Deus, criados em união com o Messias Yeshua para a vida de boas ações já preparadas por Deus para serem realizadas por nós.

Efésios 2:10 BJC

Reflita também em Mt 25:32-40.

Dada essa introdução ao assunto, vamos verificar agora mais alguns conselhos práticos e rápidos que nos esclarecerão melhor como dar estes frutos para Deus, pois antes precisamos ajustar nossa vida para isso.

1. Para dar frutos, o retorno para Deus é indispensável!

E tudo procede de Deus, que por meio do Messias nos reconciliou consigo e nos outorgou a obra da reconciliação
– Deus, no Messias, estava reconciliando a humanidade consigo, sem lhe imputar os pecados, e nos confiando a mensagem da reconciliação.
Portanto, somos embaixadores do Messias;
de fato, Deus chama à reconciliação por nosso intermédio. Nossa tarefa é dizer, por ordem do Messias: “Reconciliem-se com Deus!”

2ª Coríntios 5:18-20 BJC

Ora, estamos falando de dar frutos para Deus, ou seja, realizar boas obras, para as quais o próprio Deus nos chamou, e com isso glorificá-lo perante o mundo. Jesus disse: “nisto é glorificado meu Pai, que vocês dêem muito fruto” (João 15:8). Mas como dar bons frutos para alguém com quem não estamos bem?

A primeira mensagem que Jesus pregou em seu ministério foi justamente esta: “Retornem [para Deus]!”, que foi traduzido como “arrependam-se” nas bíblias comuns (Mt 4:12-13,17). E depois, Saul (Paulo) começa a dizer para seus leitores, “reconciliem-se com Deus!”. Ou seja, ambas são a mesma mensagem com palavras diferentes.

Certamente que todos nós temos que passar por tal experiência antes de começar a dar frutos para Deus, pois do contrário, não estaremos dando frutos para Ele na verdade, senão para nosso próprio ego.

Retornar para Deus implica em deixarmos as paixões viciantes dessa vida e voltarmo-nos para a palavra divina, obedecendo seus princípios.

A questão é, já nos reconciliamos com Deus?

Reflita também em Efésios 2:1-5.

2. Com o retorno para Deus vem a santificação!

Quando a gente se reconcilia com Deus, naturalmente não ficamos mais confortáveis com a prática do pecado que antes tínhamos prazer (vide 1 Jo 3:4-6).

Devido a esse processo, agora a pessoa que verdadeiramente voltou-se para o Criador desenvolve, naturalmente, o desejo de ajustar sua vida de tal modo que O agrade. Então, com isso, vem o estudo da Palavra Divina, que levará o temente a Deus a conhecer as leis e princípios do seu Criador, nos quais agora andará.

A santificação é justamente esse processo de praticar os mandamentos divinos. Ser santo é ser separado ou consagrado para alguém ou para uma determinada finalidade. A santidade, isto é, a obediência aos mandamentos divinos, é o que define nossa identidade como pertencendo a Deus.

Para provar que a santidade está diretamente relacionada à prática dos mandamentos de Deus, podemos ler o seguinte versículo no livro de Levítico:

E vos santificareis e sereis santos, pois Eu sou o Eterno, vosso Deus! E guardareis os Meus estatutos, e os fareis; Eu sou o Eterno, vosso santificador!

Levítico 10:7-8 Bíblia Hebraica Sêfer

Portanto, como é possível dar frutos para Deus sem antes estar, gradativamente, cumprindo as exigências Dele? Obedecendo-o por amor e deliberadamente aproximando-se do Criador, através da maneira que Ele determinou que fosse?

Muitas pessoas querem provar para os outros que são algo ou que fazem coisas extraordinárias. Mas antes devemos provar para nós mesmos que estamos realmente nos voltando para Deus, e os frutos disso serão naturalmente percebidos depois.

Reflita também em Gálatas 5:24 e 1 João 3:9.

3. O estudo da Bíblia é indispensável para dar os frutos corretos!

Como insinuamos no tópico anterior, para sabermos quais são os frutos que realmente agradam a Deus, e os praticarmos, sendo assim santificados, necessitamos de estudo persistente das Escrituras Sagradas.

Mas o seu prazer está na lei do Eterno, e na sua lei medita de dia e noite.
E ele [o justo] será como a árvore plantada junto a rios de água, que geram seu fruto em sua estação;
sua folha também não murchará; e tudo aquilo que ele faça, prosperará.

Salmo 1:2-3

Você já conhecia este Salmo, estou certo?! Então você percebeu que o crente só passa a dar frutos bons e prósperos depois que adquire o hábito de estudar a palavra do Eterno continuamente?

Mais adiante, Jesus também relaciona o dar fruto com ter introduzida em si a palavra dele, que é a interpretação correta das palavras de Deus. Leia João 15:3-5.

Logo, é impossível ser um crente frutífero sem a meditação e o aprendizado da palavra divina, ou seja, sem estudo bíblico!

E para meditarmos e aprendermos a Palavra de Deus diariamente, precisamos gostar de estudar as Escrituras Sagradas. Muitas pessoas ainda têm dificuldade de desenvolver o hábito de estudar a Bíblia porque não gostam, ou gostam pouco, de estudá-la. E qualquer um que tem que fazer coisas que não gosta, não faz de boa vontade e não quer repetir isso, não é mesmo?!

Portanto, prostre-se a Deus em oração e peça a Ele para lhe dar o prazer interior de estudar Sua Lei! Peça que Ele lhe ensine como adquirir isso.

Talvez o nosso estudo abordando os benefícios do hábito de estudar a Bíblia te estimule um pouco, salve-o para leitura posterior.

Mas, uma dica simples é selecionar horários do seu dia em que você pode pausar tudo que está fazendo para se dedicar, ao menos por alguns minutos, exclusivamente à leitura da Lei do Eterno.

Se você não sabe o que ler, pode acompanhar a leitura das porções semanais das Escrituras Sagradas. Visite nossa página no Projeto Bíblico Ezra e saiba como.

Memorizar a Bíblia também lhe trará muito benefício nessa questão. Pois o próprio Salmo acima afirma que o justo deve não só ter prazer na Lei do Eterno, mas também meditar nela todo o dia! E para isso é preciso no mínimo memorizar alguns versículos.

São os versículos bíblicos memorizados que te proporcionarão preparo melhor para vivenciar diversas situações com sabedoria e verdadeira instrução. Veja o exemplo do Senhor nisso em Mt 4:3-11.

Receba dicas de memorização da Bíblia em seu e-mail através do programa de memorização da Universalidade da Bíblia.

programa de memorização bíblica via e-mail

4. Os dons espirituais também são uma forma de frutificar para Deus.

De uma forma ou de outra, cada pessoa que se aproxima do Salvador é chamada para fazer a obra de Deus. Acontece que algumas terão mais popularidade/visibilidade que outras, mas isso não diminui a importância de ninguém (cf. 1 Co 12:18-22).

Os dons espirituais também são uma forma de dar frutos para Deus. E, na prática, eles tem a ver mais com a vida dos outros do que com a daquele que o possui. Ou seja, um dom espiritual, apesar de preencher de sentido a vida de quem o tem, é utilizado em serviço ou benefício da vida do próximo, e com apenas um versículo podemos confirmar isso na Bíblia.

… assim também vocês, porque [são] zelosos dos dons [provenientes] da inspiração, procurem obtê-los para a edificação da congregação.

1ª Coríntios 14:12, traduzido por nós do texto aramaico

Você já sabe qual é o seu dom? Se não, então faça uma leitura nos textos de Romanos 12:6-8, 1ª Coríntios 12:7-10, Efésios 4:11 e peça ao Pai para lhe revelar em quais áreas você é útil para dar frutos para Ele em Sua obra.

Depois de descobrir qual o dom que a inspiração do Santo em você lhe proporcionou, então dedique-se para aperfeiçoá-lo.

Abaixo você pode conferir algumas maneiras de se capacitar mais.

E para concluir este tópico, não poderia deixar de dar um aviso importante: Para dar frutos para Deus corretamente neste setor, precisamos entender que os dons que recebemos da inspiração santa são para servir aos propósitos divinos, e não para nossa auto-propaganda, exibição ou fama. Os dons são para servir a Deus e aos irmãos!

Nisto é glorificado meu Pai, que vocês deem muito fruto, e assim serão meus discípulos … Portanto, quer comam ou bebam, ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

João 15:8 e 1ª Coríntios 10:31.

Este conteúdo lhe foi útil? Você gostaria que outras pessoas também fossem esclarecidas neste assunto? Então compartilhe este estudo bíblico com elas!

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

19 comentários em “Dar frutos para Deus: Como fazer isso na prática?”

  1. Dentre todos os estudos que procurei aqui encontrei o mais completo. A palavra de Deus é poderosa e bem explicada edifica ainda mais.
    Deus abençoe Você e te ilumine cada vez mais.

  2. este estudo e um balsamo para a alma, obrigado por compartilhar conosco. Eu preciso me aprofundar em Cristo e produzir muitos frutos para gloria dele. esse estudo me auxilio muito; vejo que o o irmão e um exímio conhecedor da palavra de Deus, Tenho uma duvida gostaria que o irmão me esclarecesse se for possível; Os frutos mencionados por Jesus Cristo no evangelho de Joao em 15:3-5 e o mesmo frutos do Espirito mencionado por Paulo em Gl 5:23

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.