Press "Enter" to skip to content

4 Atitudes de arrependimento em 2º Crônicas 7:14

Last updated on 04/04/2021

Como saber se houve arrependimento de verdade? Quais são os sinais de arrependimento? Como demonstrar arrependimento sincero? O que causa isso? Que atitudes de arrependimento vão demonstrar que estou sendo sincero? Essas perguntas são recorrentes para quem quer se aproximar de Deus de verdade. Este breve estudo bíblico sobre arrependimento explicará de forma simples.

O arrependimento é simplesmente o tema mais importante e frequente nas mensagens bíblicas. Na verdade este é o principal tema que o Senhor Jesus pregava. Ele dizia:

Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

(Mateus 4:17)

Mas o arrependimento não é uma mensagem nova, muito menos exclusiva do Novo Testamento bíblico. Antes mesmo do Senhor Jesus pregar o arrependimento, João o imersor chamava o povo a se arrepender (Mat. 3:1-2,8,11), assim como os profetas do Antigo Testamento (Jer. 8:6).

O arrependimento é a porta de entrada para a reconciliação com Deus (2 Cor. 5:18-20). De fato, sem o arrependimento dos pecados, nem sequer há comunhão com Deus! (Isa. 59:1-2)

4 atitudes de arrependimento no versículo de 2º Crônicas 7:14.

Você muito provavelmente sabe este versículo de cor.

Ele diz:

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” (ACF)

No capítulo 6, Salomão pediu a Deus que tomasse provisões para o povo quando este pecasse (ver 2º Crôn. 6:19-42).

Deus respondeu com quatro condições para o perdão:

  1. humilhar-se e admitir os pecados,
  2. orar a Deus pedindo perdão,
  3. procurar Deus continuamente e
  4. voltar-se dos maus hábitos.
Menino com a Bíblia nas mãos orando a Deus

O rei Salomão suplicou a Deus que quando o seu povo o desobedecesse e fosse levado cativo para outra nação, que Ele lhes ouvisse ao se arrependerem, e que os restaurasse (2 Crôn. 6:36-39).

O povo de Israel foi levado cativo no decorrer dos séculos 7 e 6 A.E.C.

Mas os servos do SENHOR, depois, lembraram-se que Ele seria misericordioso para restaurar seu povo e perdoar os seus pecados. Então, demonstrando arrependimento genuíno, oraram a Ele pedindo perdão (Dan. 9:3-19; Nee. 1:5-11).

Mas como se arrepender de verdade?

O arrependimento brota em nosso coração quando ouvimos, conhecemos e compreendemos a palavra de Deus (Rom. 10:17).

O que é o arrependimento senão a transgressão contra a palavra de Deus?

No século 6 A.E.C., quando o povo de Israel estava cativo em outros países e sua cidade, Jerusalém, estava em ruínas, Daniel e Neemias oraram a Deus confessando os pecados de todo o povo. Porém veja o que eles mais destacam ser este pecado:

Pecamos, e cometemos iniquidades, e procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos; Sim, todo o Israel transgrediu a tua lei, desviando-se para não obedecer à tua voz; por isso a maldição e o juramento, que estão escritos na lei de Moisés, servo de Deus, se derramaram sobre nós; porque pecamos contra ele.

(Daniel 9:5,11)

Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado.
De todo nos corrompemos contra ti, e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a Moisés, teu servo.

(Neemias 1:6,7)

Portanto, como se arrepender dos pecados verdadeiramente, senão voltando-se para o conhecimento da palavra de Deus, e praticando-a?!

Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

(Salmos 119:9,11)
estudo bíblico explica exemplos do apóstolo Paulo com características dos verdadeiros pastores

O verdadeiro arrependimento é algo mais que palavras, é uma mudança de conduta!

Seja que pequemos individualmente, como grupo, ou como nação, o seguir estes passos listados acima nos levará ao perdão. Deus responderá suas orações sinceras!

“Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.”

(Isaías 57:15)
orando de joelhos clamando a Deus

Os sinais de um verdadeiro arrependimento não são coisas exteriores exageradas, mas um sentimento que acontece dentro do coração. Não precisa se expressar de modo extravagante para as pessoas, mas antes abrir o coração para Deus transformá-lo!

“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.”

(Salmo 51:17)

Saiba mais sobre atitudes de arrependimento verdadeiro.

A obra O que É Arrependimento? – Volume 17. Série Questões Cruciais, do R. C. Sproul, embora simples, aborda de modo profundo e prático este tema. Se possível, leia.

Compartilhe este estudo!

Compartilhe essa página:

3 Comments

  1. Juliana Rodrigues Juliana Rodrigues

    Obrigada por esses ensinamentos e por e esse estudo! Que Deus continue te abençoando e lhe dando sabedoria.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Bíblia se Ensina

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading