Anjo da guarda existe? Ele se acampa ao nosso redor para nos livrar?

estudo bíblico explica se existe mesmo anjo da guarda na bíblia

Eu confesso que hesitei um pouco a escrever acerca deste assunto, pois infelizmente muitos crentes caem em diversas ilusões quando o assunto é sobre anjos (Col. 2:18). Além disso, se os anjos são ordenados pelo Senhor a nos proteger, o que acontece quando não somos protegidos? Cada caso é um caso e é difícil falar a respeito de cada situação em particular. Só Deus sabe de tudo, por isso eu quase não escrevi sobre isso. Porém se há algo escrito na Bíblia, ou se as pessoas estão se perguntando sobre o assunto, não podemos simplesmente ignorar por causa de opiniões subjetivas. Então vamos tentar explicar se existe mesmo anjo da guarda e o que eles fazem.

“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.”

(Salmo 91:11)
estudo bíblico explica se existe mesmo anjo da guarda
Foto por Anastasia Zhenina em Pexels.com

Cada crente tem um anjo da guarda particular?

A Bíblia não afirma diretamente que existe um anjo da guarda para cada crente, mas ela nos traz uma série de funções que os anjos exercem ao nosso favor. É óbvio que não percebemos do modo que a nossa imaginação e os quadros pintados retratam. Porém vamos explicar mais um pouco.

Uma das funções dos anjos é cuidar dos crentes (Heb. 1:13,14). Mesmo que não haja indícios de que se atribua um “anjo da guarda” a cada crente, existem exemplos de anjos guardiões na Bíblia (1 Rs 19:5; Dan. 6:22; Mat. 18:10; Luc. 16:22; Atos 12:7).

Os anjos são mensageiros de Deus (Mat. 2:13; Atos 27:23-24; Apo. 22:6). Na verdade, essa é a tradução correta para a palavra “malak”, que aparece nas Escrituras hebraicas.

Geralmente eles não são visíveis, exceto em ocasiões especiais (Núm. 22:31; Luc 2:9). Os mensageiros celestiais muitas vezes se manifestam com aparências humanas, então mal percebemos (Atos 1:10,11; Heb. 13:2).

O inimigo citou os versículos 11 e 12 do Salmo 91 quando tentou ao Senhor (Mat. 4:6). O Senhor, por sua vez, o resistiu pelo conhecimento que previamente tinha das Escrituras. Leia Mateus 4:4,7,10.

Depois da tentação, portanto, os mensageiros celestiais confortaram ao Senhor (Mat. 4:11; Mar. 1:13).

(Obs.: Caso você queira memorizar as Escrituras Sagradas semelhante ao Senhor, talvez o programa de memorização bíblica da Universalidade da Bíblia te ajude com isso. Conheça aqui.

Não devemos adorar os anjos.

Hoje em dia há alguns louvores que invocam o nome de anjos (mensageiros celestiais) na Bíblia, pedindo que façam coisas a favor dos crentes. No entanto, o que a Bíblia nos ensina é que a nossa adoração deve ser devotada somente a Deus. Pois os anjos, como nós, são servos Dele.

E eu, João, vi estas coisas e as ouvi. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me para adorar diante dos pés do anjo que me mostrou estas coisas.
Então, ele me disse: Atenta para que tu não faças isso; porque eu sou teu conservo, e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.

(Apocalipse 22:9 BKJ)

Conforta saber que Deus nos vê até em tempos de grande estresse e temor, e Seus mensageiros, de uma forma ou de outra, percebendo nós ou não, estão nos servindo em diversas situações. Por isso, não nos convém cair em fanatismos, ilusões ou forçar visões extraordinárias. Deixemos a cargo de Deus dar ordem aos seus mensageiros celestiais nos momentos propícios para que nos sirvam, enquanto nós servimos a Ele. Nós não temos controle de quando isso pode acontecer, mas o Senhor vela por nós.

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.