Antes de você conhecer os atributos do amor conjugal, precisa conhecer as características que há na essência do amor, pois precisará delas dentro de si para que comece a exercitar o amor para com seu cônjuge.
Sem amor, é praticamente vã a nossa vida!
O amor é a maior das virtudes cristãs, de tal maneira que sem ele outras virtudes se tornam insignificantes!
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
(1 Coríntios 13:2,3 ACF)
O amor é o resumo de toda a lei; onde há amor, não há sacrifícios para se cumprir a lei de Deus.
Por isto: Tu não cometerás adultério, não assassinarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás;
e, se há algum outro mandamento, tudo se resume nesta palavra: Tu amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
(Romanos 13:9 KJF)
Em comparação a outras grandes virtudes cristãs, o amor se sobressai!
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. (1 Coríntios 13:13 ACF)
Quem realmente se converteu a Deus demonstra isso através do amor!
Por isso, eu te digo: Os pecados dela, que são muitos, lhe são perdoados, porque ela muito amou; mas a quem pouco é perdoado, pouco ama. (Lucas 7:47 KJF)
O amor é o que realmente evidencia que a fé não é só uma imaginação humana sem fundamento ou razão, mas é ele quem demonstra que a fé é algo real, por meio da prática do próprio amor em uma vida transformada.
Quais são os principais atributos do amor conjugal?
Salomão fala sobre os 4 principais atributos do amor em Cânticos 8:6,7.
Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme;
as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas.As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.
(Cânticos 8:6,7 ACF)
#1 O primeiro dos atributos do amor é a inviolabilidade.
Quando Salomão exclama “Põe-me como selo sobre o teu coração”, está fazendo referência à qualidade do amor, à sua pureza e legitimidade; assim como um documento que tem o selo do rei é reconhecido autenticamente como vindo do próprio rei.
Já que Salomão era rei em Israel ele sabia muito bem que sem o selo do rei um documento não seria aceito como vindo dele, ou seja, era algo falso.
Assim como o selo real não pode ser violado, assim também é o amor entre um casal, pois os atributos do amor conjugal devem conter em sua essência a pureza, deve ser legítimo apenas dentre o casal, sincero, assim como deve ter uma qualidade agradável!
Para saber como melhorar a qualidade do seu amor para com seu cônjuge, leia o estudo 5 princípios bíblicos para se ter um casamento feliz.
#2 O segundo dos principais atributos do amor conjugal é o seu caráter sacrificial.
A declaração “o amor é mais forte do que a morte” é sinônimo de quem ama se doa, se entrega, se sacrifica pela pessoa amada.
Quem ama de verdade não teme enfrentar até mesmo a morte para proteger e/ou salvar a quem ama.
Nosso Senhor Jesus Cristo demonstrou um grande amor para conosco, não só por meio de suas palavras, mas muito mais por meio de suas atitudes, ações e principalmente seu sacrifício vicário na cruz do calvário!
Da mesma forma devem os cônjuges amarem um ao outro, pois o auto sacrifício para beneficiar a pessoa amada também é um dos grandes atributos do amor conjugal (Ef 5:25-29).
O marido que ama a esposa a si mesmo se ama; e este amor leva-o não só a dedicar-se por ela, mas também a dar a sua vida por ela, tudo exatamente como Cristo fez pela igreja (nós), e a igreja retribui o devido amor a Cristo, assim como a mulher ao seu marido (Pv 31:10-12).
#3 Indestrutibilidade também deve ser um dos indispensáveis atributos do amor conjugal verdadeiro!
“Muitas águas não podem apagar o amor, nem podem as inundações afogá-lo…” (Cânticos 8:7a KJF)
Muitos jovens casam-se hoje em dia visualizando somente os momentos bons do casamento, mas os tempos de “inundações” chegam para todos.
E são estes momentos que vão mostrar o verdadeiro amor, são estes momentos que tornarão o amor conjugal um verdadeiro guerreiro, que em vez de desanimar e afastar os cônjuges, aproxima-os mais ainda, tornando-os perseverantes em seu relacionamento!
Há quem diga que “não é amor até a primeira crise; não é amor até a primeira doença.”
As lutas da vida, em vez de enfraquecerem o amor, o tornam ainda mais sólido e profundo!
Elas são necessárias para amadurecer o caráter do amor conjugal, e torná-lo mais maduro e mais íntimo; por isso que a indestrutibilidade é um dos indispensáveis atributos do amor conjugal.
#4 O amor é insubornável!
ainda se um homem desse todos os bens de sua casa pelo amor, seria totalmente desprezado. (Cânticos 8:7 KJF)
Muitas pessoas tentam comprar o amor de outras através de dinheiro ou de bens materiais, mas se enganam, pois com isso, tudo que podem comprar, é sua falsidade!
O amor não está à venda para ninguém, e nenhum dos bens materiais do mundo pode ser comparado ao seu valor! (1 Pe 1:18,19)
O amor é íntegro, e por isso não pode sofrer suborno!
A hipocrisia sim é encontrada na vitrine de vários corações, mas o amor é sincero e não está à venda!
Este certamente é um dos mais sublimes atributos do amor conjugal, pois quem ama de verdade, não trata seu cônjuge (ou qualquer outra pessoa) com interesses em vantagens imediatas, pois o verdadeiro amor não se deixa seduzir por supostos favores.
Quer continuar aprendendo mais sobre os atributos do amor conjugal e restaurar toda a essência do amor em seu casamento?
O programa Liberte e Restaure seu Casamento, promovido pela Universidade da Bíblia, traz todas as características fundamentais para um relacionamento feliz e duradouro no casamento, ajudando o casal a identificar todas as “escórias” que sufocam sua felicidade.
Quais dos atributos do amor conjugal mais tocou a sua vida e qual você está precisando colocar em prática no seu casamento?
Compartilhe seu testemunho nos comentários aqui abaixo (se puder) para edificar a vida de outros leitores, e destaque também outro atributo do amor conjugal, caso saiba!
Este estudo bíblico foi inspirado no livro Gotas de Alegria para a Alma, de Hernandes Dias Lopes, página 113.
5 Comments
O verdadeiro amor eu já sei onde estar na ora que vc perde. E que fazer tudo diferente as vezes é muito tarde quando a pessoa e orgulhosa e não que mais aceita
Estamos casados a 39 anos,passamos por desertos,tempestades ,terriveis ,vendavais,mas continuamos um segurando a mão do outro,qndo pensamos que seria o fim,qndo estavamos enfraquecidos ai é que ficamos fortes,hoje podemos dizer que estamos vivendo o amor pleno,cumplicidade,com.panherismo ,amizade e muito carinho,graças a Deus!
Irmã Lourdes muito obrigado por compartilhar aqui seu testemunho, é interessante ver através das suas palavras que as situações difíceis farão amadurecer o amor e torná-lo ainda mais gostoso do que já foi no princípio, a essência é essa!
Um abraço 🙂
Esse texto é perfeito para nós que trabalhamos na pastoral familiar nos ajuda a orientar e também sermos orientados com essas sábias palavras.
Oi Raimundo, que bênção, sinta-se à vontade para usar o texto na sua igreja. Deus abençoe todos vocês.