Comércio na igreja? diabo, a fonte lucrativa da igreja!

Como entender Lucas 19:45? Até que ponto o comércio na igreja é permissível/tolerável? O “mercado gospel” é realmente lícito? Entenda por qual motivo Jesus teve uma atitude inusitada!

E, estando próxima a páscoa dos judeus, Jesus subiu para Jerusalém.

E encontrou no templo aqueles que vendem bois, ovelhas e pombas, e os cambistas assentados; e, tendo feito ele um chicote de pequenas cordas, expulsou todos do templo, e as ovelhas e os bois;

e derramou o dinheiro dos cambistas, e derrubou as mesas, e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de comércio. (João 2:13-16 KJF)

Hoje em dia tornou-se comum o comércio na igreja. Produtos como rifas, camisas, CD’s e livros, os famosos bazares, e não podemos esquecer da cantina.

Todos são formas de comércio nas igrejas, mas até onde vai a permissão de Deus para tal trabalho?

A palavra de Deus é clara, o que mantém a casa do Senhor é a contribuição voluntária dos irmãos (Êx 35:5), e é claro que devido a mentalidade de muitos essa área tem sido prejudicada.

Fazendo uma análise do texto de João 2.14-17, observamos que Jesus os expulsou por causa do zelo que Ele tinha para com o templo de Deus.

Os cambistas que ali estavam visavam a grande população que ia para se aglomerar devido a páscoa, eles tinha a intenção de tirar proveito financeiro disso.

o que era o cambista na história
Trocador judeu, antes de 1910, a Tunísia. imagem ilustrativa.

Jesus mostra que o comércio da igreja não o afetava, pois Ele era um comerciante carpinteiro. Tendo em vista que com a morte de José ele assumiu a responsabilidade da família, sendo ele o primogênito (Jo 19:26,27).

O que afetou a Cristo foi que a celebração da páscoa estava próxima e os cambistas estavam visando apenas o seu ganho. Assim eles estavam adorando a outro deus.

Nenhum homem pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mateus 6:24 KJF)


Na Bíblia Mamom significa dinheiro.

Mamom, deus do dinheiro, deus das riquezas na bíblia, o dinheiro como deus do ser humano - mateus 6 24
Ilustração de Mamon, de Collin de Plancy

Jesus falou sobre os perigos de tornar a riqueza em um ídolo, em vez de ter o coração dedicado a Deus.

Mamom representa o domínio do dinheiro sobre a vida da pessoa.

A palavra Mamom vem do aramaico e significa “dinheiro” ou “riqueza”. Não era uma pessoa nem um espírito.

Jesus usou a palavra Mamom para mostrar como a riqueza pode se tornar o senhor de nossas vidas.

O dinheiro escraviza quem se dedica a ele.

Não podemos servir fielmente a Deus e também ao dinheiro. Somente um dos dois pode reinar no coração. (fonte: Respostas.com.br)

Quer entender a Bíblia Sagrada mais à fundo? Faça parte da escola bíblica virtual que está ajudando servos de Deus a entenderem a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, capítulo por capítulo!

portal de assinatura bíblico conheça sua bíblia de capa a capa - entenda sua bíblia de gênesis a apocalipse, capítulo por capítulo através de vídeo aulas explicativas.

Um comércio visando o bem de todos e da igreja, para a arrecadação de fundos para uma obra, não seria um problema para Deus, como muitos dizem.

Para Deus o amor ao dinheiro e a ganância para seu próprio proveito é pecado.

Você já viu aquele pregador que no final anuncia a venda do seu trabalho? Já se perguntou se é correto?

Pois é, esta forma de comércio na igreja é permitida pelo Senhor!

Assim também ordenou o Senhor aos que pregam o evangelho, que vivam do evangelho. (1 Coríntios 9:14 KJF)

pregador da palavra, anunciando o evangelho

Você já se deparou com pregadores que cobram para pregar, e cobram valores absurdos, e já se perguntou se é correto? Eu lhe digo que NÃO É.

E, enquanto forem, pregai, dizendo: O reino do céu tem-se aproximado.

Curai os enfermos, purificai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. (Mateus 10:7-8 KJF)

O Senhor ordenou para que vivamos do evangelho e não do anúncio da sua palavra, o apóstolo Paulo enfatiza que o anúncio é uma obrigação/necessidade (1 Co 9:16).

O que seria da “igreja” sem o diabo? 👿

É uma pergunta que gerou em mim a busca de uma resposta, você já pensou nisso?

Hoje vemos muitas igrejas usando o diabo como sua fonte lucrativa, propagando verdadeiros shows, indo de entrevistas às chamadas nova unção, uma verdadeira apostasia.

  • Travesseiro do sonho profético,
  • Meia ungida,
  • Copo d’água,
  • Tijolo da prosperidade,
  • Manto sagrado,
  • Lenço ungido, etc.

São tantas crendices que dificulta distinguir, não é verdade?

bíblia, dinheiro, comércio na igreja, mamom, salário pastoral

Mas também houve falsos profetas entre o povo, assim como entre vós haverá também falsos mestres, que introduzirão encobertamente heresias condenáveis, e até mesmo negando o Senhor que os comprou, trazendo sobre si repentina destruição.

E muitos seguirão as suas maneiras perniciosas, pelas quais o caminho da verdade será blasfemado.

E através da cobiça, eles, com falsas palavras, farão mercadoria de você; sobre os quais o julgamento não tardará, e a sua perdição não adormece. (2 Pedro 2:1-3 KJF)


Estude a Palavra de Deus com mais profundidade para não ser enganado por ventos e doutrina!

Inscreva-se gratuitamente no programa Teologia para todos e comece a receber mensagens bíblicas edificantes no seu e-mail, além de conhecer materiais e programas de estudo bíblico que te farão crescer no conhecimento e entendimento.

curso de teologia - programa teologia para todos - universalidade da bíblia

Hoje os falsos mestres usam a Palavra como uma apólice de seguro, colocando os fiéis com medo do diabo.

Assegurando assim que sendo eles grandes doadores, ofertando tudo o que tem ficarão seguros.

comércio na igreja, comércio da palavra de Deus - 2 Pedro 2:1, 2, 3

São falsos mestres com a intenção de propagar o medo, lucrar com o comércio na igreja e se tornar assim controladores de mentes!

Não é de hoje que isso acontece, podemos ver na palavra de Deus pessoas que usaram o diabo para seu lucro, em Atos 16:16-19 temos o exemplo de como isso é lucrativo.

Muitas igrejas estão lotadas devido a isto, e para essas igrejas direciono a minha pergunta: o que seria da “igreja” sem o diabo?

“O conhecimento nos livra dos falsos mestres”!

e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32)

Você conhece práticas de pastores falsos que fazem comércio ilícito na igreja de Deus? Compartilhe conosco no comentários aqui no final da página.

Compartilhe esse estudo para que o conhecimento da verdade, à luz da Bíblia, chegue a todos!

E se desejar, conheça ainda o Manual das Questões Difíceis e Polêmicas da Bíblia, uma ferramenta de estudo bíblico indispensável para obreiros que estão ensinando/pregando a Palavra de Deus e/ou evangelizando.

Manual das questões difíceis e polêmicas da Bíblia - nova(2)
Compartilhe isso:

27 comentários em “Comércio na igreja? diabo, a fonte lucrativa da igreja!”

  1. Há uma grande diferença, de evangélicos que vendes artigos evangélico para sobreviver, como vender bíblias, cds, harpas cristã etc … Diferentes Dos mercenários que comercializar cobrando por milagres, dizer revelações falsas, cobra para pregar a palavra de Deus Por dinheiro!
    Que passam dos limites, como a gente ver na igreja mundial e na universal etc… que sufoca as pessoas com tantos pedidos de dinheiro até atravéz de votos

  2. Há uma grande diferença, de evangélicos que vendes artigos evangélico para sobreviver, como vender bíblias, cds, harpas cristã etc … Diferentes Dos mercenários que comercializar cobrando por milagres, dizer revelações falsas, para pregar a palavra de Deus Por dinheiro!
    Que passam dos limites, como a gente ver na igreja mundial e na universal etc… que sufoca as pessoas com tantos pedidos de dinheiro até atravéz de votos, esse são roubadores como diz em 1 coríntios 6:10 não herdará o reino de Deus!

  3. É correto líderes que estão à frente da igreja ser direcionado para trabalho na igreja sem preparo por exemplo amasiado ou mesmo até sem o ensino bíblico não levar a palavra pela Bíblia e sim por estudos com versículos separados por algo feito pela igreja lembrando que no culto tem a pregação com a Bíblia

  4. Tirou minhas dúvidas eu agradeço, na minha igreja o pastor está distribuindo sal ungido pras pessoas fazerem uso isso não está certo né pq a fé não se materializa

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.