Last updated on 24/03/2020
O que fazer em meio a caos da epidemia de COVID-19 (corona vírus)? Devemos usar de fé de que nada vai nos contaminar e sair pelas ruas, ou seria pecado agir com “medo” ficando em casa? Qual versículo bíblico poderia dar base para ficar em casa de quarentena em meio a este tempo de pandemia? Vamos aprender um pouco com a praga descrita em Êxodo 12.
É verdade que temos muitos versículos sobre a proteção de Deus em meio a estes tempos de crise, o Salmo 91, por exemplo, é certamente o mais usado.
Passagens bíblicas como essa nos levam a crer que Deus nos protegerá e que nenhum mal, como a COVID-19 e dentre outros que já aterrorizaram a humanidade, nos atingirá.
As recomendações do governo, porém, em meio a este caos, é que todos fiquem em casa de quarentena para que seja evitada a proliferação deste vírus, além de toda higienização necessária como lavar bem as mãos com sabão e complementar com álcool gel, os objetos e todas as demais orientações que vemos nos noticiários.
Em meio a tanta confusão, muitos crentes julgam que aderir à quarentena proposta pelo governo seria falta de fé na proteção divina, o que fazer então?
Quero os fazer lembrar das ordenanças de Deus aos israelitas no Egito nos versículos de Êxodo 12, quando foram avisados que a praga ia passar.
Leia atentamente estes versículos de Êxodo capítulo 12:
3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: No décimo dia deste mês, tomará cada homem para si um cordeiro, segundo a casa de seus pais, um cordeiro para cada casa.
4 E se a família for muito pequena para um cordeiro, que ele e seu vizinho mais próximo o tomem segundo o número de almas. Cada homem conforme o seu comer fará a conta para o cordeiro.
5 Vosso cordeiro será sem defeito, um macho de um ano. Vós o tomareis das ovelhas ou das cabras.
6 E o guardareis até o décimo quarto dia do mesmo mês; e toda a assembleia da congregação de Israel o matará à tarde.
7 E tomarão do sangue, e o colocarão nas duas ombreiras e na verga da porta das casas em que o comerem.13 E o sangue vos será um sinal sobre as casas em que estiverdes. E quando eu vir o sangue, passarei sobre vós, e a praga não estará sobre vós para vos destruir, quando eu ferir a terra do Egito.
14 E este dia vos será por memorial, e fareis dele uma festa ao SENHOR por todas as vossas gerações: fareis dele uma festa por ordenança eterna.21 Então Moisés chamou todos os anciãos de Israel, e lhes disse: Escolhei e tomai um cordeiro segundo vossas famílias, e matai a Páscoa.
22 E tomareis um molho de hissopo, e o molhareis no sangue que está na bacia, e passareis na verga e nas duas ombreiras da porta, com o sangue que está na bacia. E nenhum de vós sairá pela porta da sua casa até a manhã.
23 Porque o SENHOR passará para ferir os egípcios. E quando ele vir o sangue na verga e nas duas ombreiras, o SENHOR passará sobre a porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas para vos ferir.
24 E observareis isto por ordenança para ti e para os teus filhos para sempre.
Os versículos mencionados acima, obviamente, não tem nada a ver com a COVID-19 (corona vírus), mas umas lições importantes podemos extrair deste episódio, continue lendo.
Vemos claramente neste momento que Deus estava testando a obediência de seu povo em seguir suas orientações e ficar dentro de casa, sem dar uma de curioso desafiando a Ele com uma suposta fé que nada ia acontecer de mal a si caso saísse.
A ordem era clara: ficar dentro de casa enquanto a praga passava.
Lembremo-nos que “obedecer é melhor do que sacrificar” (1 Sam.15:22).
Portanto, eu julgo que neste momento de crise seria melhor para a igreja cristã obedecer e cooperar com o governo em suas orientações, afinal eles são constituídos para nosso próprio bem (ou é o que todos deveriam ser, vide Romanos 13:3,4).
Mas sabemos que a realidade não tem sido essa em alguns casos, pois há líderes que desafiam as orientações do ministério da saúde e do governo, e continuam com suas reuniões normalmente.
Eles alegam que os fiéis devem continuar indo na igreja sem medo algum.
Somos crentes só quando frequentamos o templo? 🙄
Se estes homens que estão permanecendo com suas igrejas abertas durante a epidemia estão fazendo as coisas certas, alegando fé em Deus que nada atingirá a eles, eu penso que sua suposta fé e oração deveriam fazer que a misericórdia divina alcançasse também os italianos, os espanhóis, os americanos e demais países que tem sofrido muito com a pandemia do corona vírus.
Porém a falta de resultado de sua fajuta fé e oração é a prova de que eles estão agindo por egoísmo, e digo mais, estão agindo também por conveniência, se é que me entende…
É triste ter que escrever frases como essas dos parágrafos acima, porque parece que uns irmãos se colocam contra os outros, e não há unidade. Porém devo informar que eu não estou associado a nenhum falso profeta, charlatão ou àqueles que são prepotentes, parciais com a verdade da palavra de Deus e/ou manipuladores da fé.
O versículo do Salmo 91:10 pode se referir também à praga da COVID-19?
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. (Salmos 91:10 ACF)
Eu tenho visto alguns irmãos usando deste versículo para se referir ao novo corona vírus e à quarentena, eles afirmam o seguinte: “praga alguma chegará à tua tenda, então fique dentro dela!”
É claro que o Salmo 91:10 não quer dizer especificamente que devemos “ficar dentro da tenda” em momentos de epidemia como da COVID-19, mas a aplicação sugerida é boa, visto que precisamos cooperar com o governo para o bem de toda sociedade, evitando o contágio da doença.
Quem sabe o próprio Deus não está provando os governantes através dessa praga, pois nós estamos vendo o quanto eles estão se desdobrando para atender as necessidades da população em meio a este caos, desembolsando muito dinheiro para investir em equipamentos e suprimentos diversos para a população, e agora pelo que vemos até mesmo o dinheiro recuperado da corrupção está sendo investido na saúde do povo.
Infelizmente foi necessário chegar a este estremo de contágio da COVID-19 pelo mundo inteiro e pelo Brasil para o governo se mobilizar mais.
Sabemos que já haviam várias faltas no sistema de saúde antes que deveriam ser supridas 🙁
mas em fim estão se mobilizando.
Por isso devemos nos manter em oração constante, cada um corrigindo a si mesmo e fazendo a sua parte, suplicando a misericórdia do SENHOR, para que venha sarar a nossa terra (leia 2 Crônicas 7:13-14), além de orar pelos milhares de médicos que pelo mundo estão colocando sua própria vida em risco para cuidar de pessoas que nem ao menos conhecem, por lealdade à sua profissão, seu país, e também amor pela vida.
E assim como em Êxodo 12:4 vemos um exemplo de solidariedade e fraternidade, também devemos ser solidários e promover a solidariedade para com nossos semelhantes, porque neste tempo vimos, infelizmente, muitas pessoas sendo egoístas comprando os produtos de proteção e higiene aos montes para si, além dos medicamentos, sem pensar no próximo.
Não sejamos insensatos, desafiando a Deus com uma suposta fé e não cooperando com as medidas protetivas, que são para o bem de todos.
Portanto, vede prudentemente como andais, não como tolos, mas como sábios … Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. (Efésios 5:15,17 BKJ)
Este é o momento da igreja de Cristo mostrar que realmente é o sal da terra e a luz deste mundo, cada um fazendo sua parte de acordo com suas possibilidades.
E você, como acha que os cristãos deveriam agir neste momento de pandemia da COVID-19? Compartilhe conosco nos comentários aqui no final da página.
26 Comments
Parabéns pelo estudo, pensei sobre este texto de q devemos obedecer e vejo cristãos desafiando neste momento de pandemia…
Muito bom parabéns 👏👏 pelo lição…
os crentes que se acha imune tinha acompanhar esses estudo
Simplesmente maravilhosa a palavra.
Olá, existem igrejas sérias e abertas, produtos da fé, que não trabalham pelo dinheiro e sim por vidas restauradas; como uma que frequento por exemplo. E mais, o governo tem sido acusado de fraude na compra de produtos para a saúde e resiste ao medicamento já provado hidróxidocloroquina em centenas de pessoas, de custo baixo e agora quer lançar um novo medicamento custo alto, para poder Super faturar. Deus nos diz para obedecer às autoridades, mas não diz para matarmos(Ex.20) e nao quer que nos curvemos a nenhum deus criado pelos homens, donde o próprio governador quer que sigamos à risca os seus desmandos desonestos, querendo nos afastar de nosso ganha pão, sendo ele um dos responsáveis pela propagação do vírus, qdo na liberação do carnaval. A doença chegou Brasil em janeiro e todos sabiam.
Concordo com você. Parabéns por nos ajudar a entender claramente que está mesmo a Resposta para Tudo na Bibila. Muito boas palavras 👏
Questão simples de obediência.. .manter se em casa em oração, jejum e comunhão com Deus e com os irmãos.. .sem.murmuracao ou contendas.
A paz do Senhor
Texto coerente.
Aqui em Bruxelas estamos em casa.
Deus abencoe
Muito coerente suas palavras, ontem mesmo eu e meu marido conversávamos sobre como o governo encontrou recurso para a saúde de repente, não poderia ter feito isso muito antes. Só quando as coisas complicam que eles resolvem tomar medidas, em fim. E vc falou exatamente o que penso. Ótima matéria, parabéns e cheguei até vcs por estar procurando sobre o tema pois eu corro de religiosidade e não de Deus e muitos não me entendem.
Faz muito bem em correr da religiosidade Keila, infelizmente muitos irmãos estão mergulhados nela e nem percebem, obrigado por comentar.
Quando Deus falou para ficar em casa ele falou somente com o povo dele, não com os ímpios e nesse caso que estamos vivendo o fica em casa foi para ambos, ,mais para atender as necessidades as pessoas podem sair de casa , mais se arriscar para suas necessidades espirituais Deus não cuida de vc , como e isso da para explicar, não é risco ir ao banco, aos mercados, os idosos tomar vacinas. Deus liberou para fazer tudo isso , só não liberou o povo dele para se reunir, interessante ele está mais preocupado com nossa vida carnal do que espiritual?
Deus tem uma igreja em casa casa.