5 Manifestações da ira de Deus (a 4 é muito atual)

furacão, raios, tempestades, manifestações da ira de Deus

Pregamos muito, de fato, sobre o amor e a graça de Deus, tanto que parece não o identificarmos mais como um justo juiz, se não um pai liberal que permite a cada um viver do modo que julga correto, só porque os ama. Porém as manifestações da ira de Deus contra a impiedade dos homens aconteceram ao longo da história, e hoje estão prenunciando a ira vindoura.

João Batista já pregava dizendo:

Mas ele vendo muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Ó geração de víboras, quem vos advertiu para fugir da ira vindoura? (Mat. 3:7 BKJF)

E ainda:

“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; e aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” (João 3:36)

Os apóstolos da mesma forma:

Mortificai, portanto, os vossos membros que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; (Col. 3:5-6 BKJF)

Portanto, as manifestações da ira de Deus é um tema para darmos pouca importância? Acredito que não!

1) Pragas ou doenças.

O SENHOR as vezes nos coloca em certas situações para nos provar e nos fazer entender o que Ele quer nos transmitir através dessa situação, por mais difícil que seja (leia Deut. 8:2).

O que nos cabe em cada uma dessas provações é manter a fé (confiança) em Deus e entender o que Ele quer nos ensinar através daquilo, que no final das contas vai cooperar para o nosso bem maior (Deut. 8:3)

Por isso o apóstolo Paulo nos deixa uma boa lição, dizendo:

Portanto, vede prudentemente como andais, não como tolos, mas como sábios … Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. (Efésios 5:15,17 BKJF)

Mas quando o povo não entende a vontade de seu Senhor e acaba por ficar se queixando em vez de ter fé e paciência, e ainda rebela-se contra Ele, então a ira de Deus os disciplinará.

Umas das manifestações da ira de Deus aconteceu em certa ocasião com os israelitas no deserto.

O povo troca a fé pelas contestações e começa a se queixar contra Deus, veja o episódio:

E eles partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, para rodearem a terra de Edom; e a alma do povo ficou muito desencorajada por causa do caminho.
E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos trouxestes do Egito, para que morrêssemos neste deserto? Porque aqui não há nem pão nem água; e este pão leve traz repugnância à nossa alma.
E o SENHOR enviou serpentes ardentes entre o povo, que morderam o povo, e grande parte do povo de Israel morreu.
E o povo veio a Moisés e disse: Pecamos, porque falamos contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR, para que tire de nós estas serpentes; e Moisés orou pelo povo. (Números 21:4-7 BKJF)

Essa é uma das manifestações da ira de Deus através de pragas contra o seu próprio povo, com intenção de disciplinar os rebeldes e incrédulos que se apresentam como bodes, e não ovelhas.

Mas também temos outros exemplos das manifestações da ira de Deus através de pragas, dessa vez contra os não crentes.

Os egípcios, nos primeiros 40 anos de vida de Moisés, pelo menos, mantinham os hebreus sob serviços escravos, além de matar seus bebês meninos devido seu crescimento populacional no país.

A resposta de Deus quanto a isso, depois do clamor de seu povo, foram várias pragas, inclusive com enfermidade, como é o caso da praga das úlceras (Êx 9:8-11).

2) “Acidentes”.

O que era pra ser um acidente, acabou cumprindo a ira de Deus sobre o rei israelita mais idólatra já registrado na história (1 Rs 16:30-33).

Mesmo tendo ido disfarçado para uma certa guerra, a fim de se safar, o rei Acabe leva uma flechada ao acaso e morre no mesmo dia, como Deus havia predito por meio do profeta (leia 1 Reis 22:17,30-36).

Por isso, as vezes, para cumprir sua palavra e/ou manifestar sua ira em determinada situação, Deus usa até mesmo de acidentes.

Porém é importante ressaltar neste ponto que a ira de Deus não é uma ira qualquer, como de um ser humano que fica ofendido com o outro e quer vingar-se dele. Mas a ira de Deus é justa e santa, para executar justiça sobre toda impiedade e maldade.

Porque a ira de Deus é revelada do céu contra toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. (Romanos 1:18 BKJF)

Deus julga os justos, e Deus está irritado com os perversos todos os dias. (Salmo 7:11)

Entretanto, eu preciso afirmar, não podemos tomar isso como regra, existem acidentes, talvez a maioria, que acontecem por motivos naturais e/ou falhas e faltas humanas. O próprio Senhor menciona um acidente na Bíblia, que foi a queda da torre de Siloé, causando 18 mortes (Lc 13:4).

3) Catástrofes naturais.

As cidades de Sodoma e Gomorra eternizaram o exemplo para esse tipo de manifestações da ira de Deus.

E o SENHOR disse: Porque o clamor de Sodoma e Gomorra é grande, e porque o seu pecado é muito grave … Então, o SENHOR fez chover sobre Sodoma e sobre Gomorra enxofre e fogo do SENHOR desde o céu. E ele derrubou aquelas cidades, e toda a planície, e todos os habitantes das cidades, e o que crescia sobre a terra. (Gênesis 18:20; 19:23-24 BKJF)

Um artigo publicado pela Isto é aborda uma descoberta arqueológica das ruínas da cidade de Sodoma, encontrada exatamente no local indicado na Bíblia Sagrada.

descoberta arqueológica das ruínas cidade de Sodoma

De acordo com a equipe de arqueólogos, Sodoma foi destruída pelo impacto de um meteorito similar ao que atingiu Tunguska, na Sibéria, em 1908. O cataclismo pode ter sido a origem dos relatos bíblicos.

A pesquisa aponta que as paredes da cidade foram destroçadas e que o solo foi desnudado por 500 km quadrados.

Todavia, é importante enfatizar que isto não é uma regra, ou seja, nem sempre uma catástrofe natural indica que seria ela uma das manifestações da ira de Deus.

De alguns anos até hoje, por exemplo, o planeta tem sofrido de algumas catástrofes devido o aquecimento global, fruto da ação humana desenfreada sobre a natureza, embora tais consequências tenham sido preditas na Bíblia Sagrada também.

e haverá em vários lugares, grandes terremotos, e fomes, e pestilências; haverá fenômenos atemorizantes e grandes sinais haverá do céu … E haverá sinais no sol, e na lua, e nas estrelas, e sobre a terra, aflição das nações, com perplexidade; o mar e as ondas bramindo; (Lc 21:11,25 BKJF)

4) Abandono. Romanos 1:18-32.

Acredito que poucos pensam no “abandono” como uma das manifestações da ira de Deus sobre a impiedade dos homens, porém isso é a coisa mais real, e digo ainda que uma das mais presentes em nossa atualidade também.

porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem foram agradecidos, mas se tornaram vãos em suas imaginações, e o seu coração insensato se obscureceu.
Professando-se sábios, tornaram-se loucos.

E mudaram a glória do Deus incorruptível por uma imagem feita à semelhança do homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
Portanto, Deus também os entregou à imundície por meio das luxúrias de seus próprios corações, para desonrarem seus próprios corpos entre si;
os quais mudaram a verdade de Deus em mentira, e adoraram e serviram mais à criatura do que ao Criador, que é abençoado para sempre. Amém.

Por esta causa Deus os entregou às afeições vis, porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, para aquele que é contrário à natureza.
E, semelhantemente também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua luxúria uns para com os outros, homens com homens, praticando o que é indecente, e recebendo em si mesmos a recompensa adequada do seu erro.
E, como eles não se importaram em reter Deus em seu conhecimento, Deus os entregou a uma mente reprovada, para fazerem estas coisas que não convêm; (Romanos 1:21-28 BKJF)

5) A guerra também é uma das manifestações da ira de Deus contra os pecadores impenitentes.

O cativeiro babilônico sem dúvida alguma foi uma das maiores manifestações da ira divina contra as iniquidades e idolatrias em que seu próprio povo havia mergulhado, desprezando completamente a Deus e à sua palavra.

Porém, é importante ressaltar que, por ser justo e misericordioso, Deus não envia o furor de sua ira sem antes dar muitas advertências aos homens.

Após diversos avisos e após ter enviado vários profetas ao longo dos anos, querendo advertir ao seu povo dos séculos 8 a 6 a.C. (pelo menos), o SENHOR então derrama sobre eles o furor de sua ira.

Além disso, todos os chefes dos sacerdotes, e o povo, transgrediram muitíssimo segundo todas as abominações dos pagãos; e poluíram a casa do SENHOR, a qual ele havia consagrado em Jerusalém.
E o SENHOR Deus dos seus pais, falou-lhes por meio dos seus mensageiros, levantando-se cedo para lhes falar; porque teve compaixão do seu povo, e do seu local de habitação.
Eles, porém, zombaram dos mensageiros de Deus, e desprezaram as suas palavras, e abusaram dos seus profetas, até que a ira do SENHOR se levantou contra o seu povo, até que não houve mais remédio. (2 Crônicas 36:14-16 BKJF)

As catástrofes que aconteceram depois deste episódio você pode conferir lendo todo o capítulo 36 de 2 Crônicas.

As manifestações da ira de Deus nos dias atuais.

Curiosamente o texto de Sofonias 1:14-18 parece ter uma ligação com o atentado terrorista que sofreram as Torres gêmeas de 2001, nos EUA.

Algumas características deste texto bíblico são parecidas com os acontecimentos daquele dia, entre as quais destaco algumas abaixo:

O homem poderoso clamará ali amargamente”:

O presidente dos EUA é líder da nação mais influente do planeta em nosso século, porém mesmo ele sentiu amargura de espírito ao ver tamanha destruição com quase 3000 mortos em um só dia, sem contar milhões de dólares em prejuízos.

Aquele dia será um dia de ira, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação”:

O que mais vimos neste dia foi o desespero das pessoas perdidas, correndo de um lado para outro, sendo surpreendidas por duas aeronaves sendo lançadas contra as torres.

Um bombeiro de Nova Iorque solicita mais dez socorristas para trabalharem junto aos escombros do World Trade Center.
Um bombeiro de Nova Iorque solicita mais dez socorristas para trabalharem junto aos escombros do World Trade Center.

“dia de trevas e de escuridão, um dia de nuvens e de densas trevas“:

Alguns dos ocupantes de cada torre, e que estavam acima do ponto de impacto, subiram em direção ao teto, na esperança de um resgate por helicóptero, mas as portas de acesso ao telhado estavam bloqueadas.

Não existia qualquer plano de resgate de helicóptero e, em 11 de setembro, a fumaça e calor intenso teria impedido tais aeronaves de realizarem salvamentos.

“Um dia de trombeta e de alarme contra as cidades fortificadas, e contra as altas torres.”:

Trombeta indica guerra, o que foi a motivação do atentado terrorista, além do que aconteceu após este.

“Cidades fortificadas” me lembra Nova Iorque, conhecida como a capital do mundo.

“Torres altas” você já sabe, e pode conferir na foto abaixo:

“E trarei angústia sobre os homens, que andarão como homens cegos, porque eles pecaram contra o SENHOR; e o seu sangue se derramará como pó, e a sua carne como esterco.”:

Muitas pessoas estavam nas torres e infelizmente ficaram presas dentro delas no momento dos atentados.

Quando estas desabaram, a descrição é como no trecho destacado acima, “seu sangue se derramará como pó” [a poeira das torres caindo]. Depois as dragas tinham que tirar os escombros que ainda tinham corpos não encontrados, à semelhança de uma pá usada para retirar o esterco de um animal do chão.

Não estou querendo aqui fazer nenhum tipo de comparação e nem insinuando nada, longe de mim tal coisa, pois só quem teve seus parentes mortos naquele dia talvez ainda tentem descrever a dor que sentem e o terror que viveram os que estavam próximos ao local.

Nem ao menos estou afirmando que o texto de Sofonias está falando diretamente do dia deste atentado, ou que o atentado aconteceu porque Deus estava derramando sua ira contra nossos amigos americanos, eu não tenho o poder nem o conhecimento de cada situação ou da vida de cada um em particular para julgar que um ou outro fosse digno de sofrer tal morte.

As vezes inocentes sofrem devido o pecado e o erro de outros, principalmente de lideranças, isto é um fato na Bíblia e ao longo da história (1 Rs 12:28-30; 2 Rs 3:1-2).

Neste ponto só estou mostrando a similaridade de alguns trechos deste texto bíblico com os acontecimentos do 11 de setembro de 2001, nada além disso. Amo a nação americana e não sou nenhum juiz para afirmar isso ou aquilo.

As vezes Deus manifesta sua ira para disciplinar o seu povo, como foi o caso gravíssimo das iniquidades dos israelitas antes do exílio babilônico.

E tua irmã mais velha é Samaria, ela e suas filhas, que habitam à esquerda; e a tua irmã mais nova, que habita à direita, é Sodoma e suas filhas.
Todavia, não tens andado segundo seus caminhos, nem fazes segundo as suas abominações; mas como se isto fora uma coisa muito pequena, foste mais corrompida do que elas, em todos os teus caminhos.
Como eu vivo, diz o Senhor DEUS, não fez Sodoma, tua irmã, nem ela, nem suas filhas, como tu tens feito, tu e tuas filhas.
Eis que esta foi a iniquidade de tua irmã, Sodoma: orgulho, plenitude de pão, e abundância de ociosidade estavam nela e em suas filhas; nem fortaleceu a mão do pobre e necessitado.
E foram arrogantes, e cometeram abominação diante de mim; portanto, eu os levei embora ao ver isto. (Ezequiel 16:46-50 BKJF)

Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, ainda que não fossem deuses? Todavia o meu povo trocou a sua glória por aquilo que é de nenhum proveito. (Jeremias 2:11 ACF)

Muitas pessoas estão julgando que o corona vírus, por exemplo, é algo do inimigo, pois estão decretando que não haja culto nas igrejas para evitar que cresça o contágio da doença.

Ora, somos cristãos só dentro do templo? Podemos adorar ao Senhor somente no templo? Mas é neste momento que cada um avaliará a si mesmo se é cristão de verdade ou se estava vivendo só de aparências!

Deus envia diversos avisos, e as vezes por anos, antes que envie a disciplina (2 Cr 36:15). E Ele envia também pragas para corrigir seu povo e a humanidade, por mais difícil que seja essa realidade, é a verdade (2 Cr 7:13).

Eusébio de Cesareia, em seu livro História Eclesiástica, chega a afirmar a permissão de Deus quanto a uma terrível perseguição contra a igreja cristã de seu tempo (séc. 3), devido a conduta imoral e corrupta dos crentes, e isto me parece muito similar a vários casos que eu já vi em nosso país, pelo menos.

O trecho diz:

Mas quando, em razão da excessiva liberdade, nos afundamos em negligência e preguiça, com um invejando e injuriando o outro de diversas maneiras, e estávamos como que a ponto de tomar armas uns contra os outros, e estávamos atacando uns aos outros com palavras, como que com aguilhões e esporas, os prelados invectivando contra prelados, e pessoas rebelando-se umas contra as outras, e a hipocrisia e a dissimulação havia crescido ao extremo da malignidade, então o julgamento divino, que em geral procede com mão leniente, começou a afligir seu episcopado com visitações suaves e brandas, enquanto as multidões ainda se aglomeravam na igreja; tendo começado a perseguição com aqueles irmãos que estavam no exército.

Mas como que destituídos de toda sensibilidade, não fomos diligentes nas medidas para apaziguar e propiciar a Deidade. Alguns, de fato, como ateus, entendendo que nossa situação não era considerada nem observada por uma providência, amontoamos uma perversidade sobre outra, uma desgraça sobre outra.

Mas alguns que pareciam nossos pastores, deixando a lei da piedade, inflamavam-se uns contra os outros com contendas mútuas, só acumulando discussões e ameaças, rivalidade, hostilidade e ódio uns pelos outros, ansiosos apenas por confirmar o governo como um tipo de soberania para si próprios.

Então, como diz Jeremias, “o Senhor em sua ira escureceu a filha de Sião e derrubou do céu à terra a glória e Israel. Também não se lembrou do seu escabelo no dia de sua ira. Mas o Senhor também esmagou toda a beleza de Israel e rasgou todos os seus muros.”

Não estou afirmando que Deus tenha enviado o corona vírus, ou outras pragas que já assolaram a humanidade décadas atrás, ainda piores do que a COVID-19, talvez só Ele saiba disso, mas é um caso a ser pensado.

Este vídeo publicado pelo Kennedy William, um dos escritores aqui do blog, mostra algumas dessas pragas mais antigas:

https://youtu.be/XMlItus2cS0

Enquanto isso a solução é a seguinte:

se o meu povo, que é chamado pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e voltar dos seus caminhos iníquos; então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (2 Cr. 7:14 BKJF)

Mas fazer isso de verdade.

Vós ainda não resististes até ao sangue, lutando contra o pecado.
E vos esquecestes da exortação que vos fala, como a filhos: Filho meu, não desprezes o castigo do Senhor, e não desfaleças quando fores repreendido por ele.

Pois aquele a quem o Senhor ama também castiga, e açoita a cada filho que recebe.
Se suportais o castigo, Deus vos trata como filhos; pois, qual é o filho a quem o pai não castigue?
Mas se ficais sem castigo, do qual todos são feitos participantes, então sois bastardos, e não filhos. (Hebreus 12:4-8 BKJF)


Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

2 comentários em “5 Manifestações da ira de Deus (a 4 é muito atual)”

  1. A paz.baseado nesse compêndio a qual retrata A Ira de Deus.Segundo o Evangelho dos discípulos em particular João o evangelista.A graça de Deus manifesta no filho retrata um amor pela humanidade ,porém a ira permanece,mas o triunfo na cruz foi ortogado ao filho julgar as nações com vara de Ferro.Sendo assim o próprio Cristo manifestará a ira do pai,na sua glorioso vinda.ESteve é o Evangelho do reino de Deus. ..

  2. Realidades reais homem de Deus , só a misericórdia do Senhor para essa realidade que o mundo atravessa!

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.