O que a Bíblia diz sobre suicídio e o que Jesus pensa de você

A Bíblia menciona seis pessoas específicas que cometeram suicídio: Abimeleque (Juízes 9:54), Saul (1 Samuel 31:4), o escudeiro de Saul (1 Samuel 31:4-6), Aitofel (2 Samuel 17:23), Zinri (1 Reis 16:18) e Judas (Mateus 27:5).

Cinco deles eram homens pecadores e perversos (não se sabe o suficiente sobre o escudeiro de Saul para fazer um julgamento a respeito de seu caráter).

Alguns consideram Sansão um exemplo de suicídio (Juízes 16:26-31), mas o seu objetivo era matar os filisteus e não a si mesmo.

A Bíblia enxerga o suicídio da mesma forma que assassinato, pois isso é exatamente o que é – auto-assassinato. Cabe a Deus decidir quando e como uma pessoa deva morrer.

De acordo com a Bíblia, o suicídio não é o que determina se uma pessoa ganha ou não acesso ao céu. Se um descrente cometer suicídio, ele não fez nada mais do que “acelerar” a sua jornada para o lago de fogo.

Entretanto, no fim das contas, a pessoa que cometeu suicídio estará no inferno por ter rejeitado a salvação através de Cristo, não por ter cometido suicídio.

O que a Bíblia diz sobre um cristão que comete suicídio?

A Bíblia ensina que podemos ter a garantia da vida eterna a partir do momento em que verdadeiramente crermos em Cristo (João 3:16).

Segundo a Bíblia, os cristãos podem saber que possuem a vida eterna sem qualquer dúvida (1 João 5:13).

Acredito que não cabe a nós julgarmos se, em um momento de crise e fraqueza espiritual, um cristão sincero cometer suicídio, será salvo ou não. Acredito que tal conhecimento não chega ao nosso alcance, mas só ao de Deus, pois Ele vê o que nós não vemos, pois Ele vê o coração, é misericordioso também.

No entanto, o suicídio ainda é um grave pecado contra Deus.

Segundo a Bíblia, o suicídio é assassinato; é sempre errado.

Os cristãos são chamados a viver suas vidas para Deus e a decisão de quando morrer pertence a Deus e somente a Ele.

Embora não esteja descrevendo o suicídio, 1 Coríntios 3:15 é provavelmente uma boa descrição do que acontece com um Cristão que comete suicídio (eu diria que dependendo da situação, como eu disse antes, fica difícil julgarmos, pois só Deus conhece os corações).

Eu não sei se você que está lendo essa mensagem aqui no site agora está apenas lendo-a por curiosidade, porque quer conhecer o que a Bíblia diz sobre suicídio, se você conhece alguém que está pensando em cometer suicídio ou se até mesmo você está pensando em comete-lo.

Independente do motivo de estar lendo este estudo, pare para pensar um pouco no seguinte: quando Deus te viu lá do céu, viu uma jóia preciosa! E para resgatar essa jóia Deus entregou Seu próprio Filho para dar a vida por você, veja no versículo abaixo:

Novamente, o reino do céu é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem achou e escondeu; e, para sua alegria, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. (Mateus 13:44 KJF)

Talvez nem nós mesmos possamos nos ver assim como tanto valor, mas Deus viu! Justamente por isso enviou Jesus, Seu Filho, e por meio do derramamento do sangue dele na cruz nos comprou para vivermos para a glória de Deus!

Porque fostes comprados por um preço; portanto, glorificai a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais são de Deus. (1 Coríntios 6:20 KJF)

Da mesma forma, sabemos que Deus amou o mundo de tal maneira, que entregou Seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna! (Jo 3:16)

Logo, se Deus amou você e eu assim de tal maneira, você deve se amar também e valorizar a sua própria vida, rendendo-a ao senhorio de Cristo Jesus!

Por mais difícil que seja essa luta, o Pai certamente quer te ajudar a vence-la, confie teu caminho a Ele, ouça-o, e permita-se ser ajudado por pessoas que te amam e querem seu bem também!

Ore a Deus, leia a Bíblia e procure alguém para conversar e desabafar, conforme a Bíblia orienta no texto abaixo:

Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que possais ser curados. A oração eficaz e fervorosa de um homem justo vale muito. (Tiago 5:16 KJF)

Eu tenho certeza que você não quer se livrar da sua vida, mas dos problemas que estão acontecendo nela, portanto saiba que a vitória que vence o mundo é a nossa fé (1 Jo 5:4), e tem vezes que é preciso pedir ajuda pra poder continuar, então peça!

Entenda que quem quer tirar a tua vida e te destruir é o diabo, mas não considere ser a única pessoa que sofre ou a que mais está sofrendo no mundo, alimentando assim o desejo de tirar a tua própria vida, continue lendo o texto abaixo:

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que ele vos exalte no tempo certo. Lançando sobre ele todo vosso cuidado, porque ele cuida de vós.

Sede sóbrios, sede vigilantes; porque o vosso adversário, o diabo, anda em derredor, como um leão que ruge, buscando a quem possa devorar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

Mas que o Deus de toda a graça, que nos chamou para sua eterna glória por Cristo Jesus, depois de terdes sofrido um pouco, vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça.

Espero que essa mensagem tenha te fortalecido caso estivesse pensando no suicídio, e se você não estava pensando, mas leu essa mensagem até aqui, compartilhe-a para que mais vidas possam ser tocadas pela mensagem e obra de Cristo Jesus.

Participe do Whatsapp do blog Bíblia se Ensina para receber mais mensagens bíblicas e continuar se fortalecendo.

Estudos bíblicos pelo Whatsapp - blog Bíblia se Ensina - Gabriel Filgueiras

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

6 comentários em “O que a Bíblia diz sobre suicídio e o que Jesus pensa de você”

  1. Foi Deus te usando com essa mensagem sou cristã e terei suicídio agora fico me condenando! Mas com essa mensagem vi que tenho mais uma chance! So nao entendo porque minha amiga e irmã da igreja me abandonou depois que fiz isso!

    1. Minha cara irmã Eliane, louvo a Deus por ter te ajudado com este conteúdo. Jesus veio para nos dar vida, e vida com abundância, e também para destruir as obras do diabo, precisamos render e confiar nossas vidas a Ele. Deus é bom!
      Peço que tente não alimentar rancores de sua amiga, todos cometemos falhas e só acho que ela mal estava consciente do que fazia ao te abandonar, Tenho um versículo para você refletir ainda: “Portanto, visto que nós também estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos de lado todo o peso, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a corrida que está proposta diante de nós. Olhando para Jesus, o autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe foi proposto, suportou a cruz, desprezando a desonra, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, a fim de que não fiqueis exaustos e desencorajados em vossos espíritos.” (KJFiel Hb 12:1-3)
      Deus nos abençoe, um abraço.

  2. Para mim tem sido muito proveitosos estes estudos, pois nos esclarece muitas indagações e nos ajuda a crescer na graça e conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.Deus possa ricamente abençoa-los lhes concedendo ricamente sabedoria e graça.A paz do Senhor!

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.