Essa é a dúvida que não quer calar, da qual muitos incrédulos e críticos se aproveitam para ridicularizar e pôr incredulidade ao texto bíblico, afinal de contas, quem escreveu Gênesis? Foi realmente Moisés ou o livro foi inspirado nos mitos da Babilônia, depois do exílio e cativeiro de 70 anos?
Muitos questionam quem escreveu Gênesis porque o livro não especifica exatamente quem tenha sido o seu autor. Ainda outros acreditam que o livro de Gênesis tenha sido escrito por vários autores durante o longo dos anos.
Tradicionalmente, desde tempos pré-cristãos, acredita-se que quem escreveu Gênesis foi Moisés, porém alguns não acreditam que tenha sido ele o autor deste livro porque os eventos nele aconteceram muito antes da época em que foi escrito.
Além disso, há uma narrativa falando sobre a monarquia israelita, ou seja, de reis israelitas (36:31).
E estes são os reis que reinaram na terra de Edom, antes que reinasse algum rei sobre os filhos de Israel. (36:31 KJF)
Então fica a pergunta: Como Moisés poderia ter falado sobre “reis israelitas” se estes só vieram a existir mais de 400 anos depois dele? (1 Rs 6:1)
Entretanto, em Gênesis 17:15-16 o próprio DEUS já afirma a Abraão que surgiriam reis de sua descendência, assim como fala o mesmo para Jacó em 35:11. Além disso, o próprio Moisés em Deuteronômio 17:14-15 já havia predito, por revelação divina, exatamente o que aconteceu em 1 Samuel 8, que foi o pedido de um rei humano sobre os israelitas, como era com as outras nações.
Logo, tendo Moisés conhecimento de que haveriam reis futuramente em Israel (pois o próprio DEUS havia afirmado), ele poderia escrever com toda segurança “E estes são os reis que reinaram na terra de Edom, antes que reinasse rei algum sobre os filhos de Israel.”
Analisando por este ponto de vista, não haveria mais nenhuma razão determinante para negar que Moisés foi quem escreveu Gênesis.
Além disso, Eusébio de Cesareia (265 – 339 d.C.), no primeiro parágrafo do capítulo 6 de sua obra História Eclesiástica, afirma que Moisés foi quem registrou a profecia de Gênesis 49:10. Com isto notamos que havia concordância entre os pais da igreja de que Moisés foi o autor do livro de Gênesis (ou pelo menos do trecho em questão e dentre outros trechos).
O trecho do livro diz:
A profecia registrada por Moisés recebeu seu cumprimento, a saber: “Um príncipe não faltará de Judá, nem um legislador de sua descendência, até que venha aquele para o qual está reservado.”
Mas é interessante pensar: Como Moisés poderia ter tido conhecimento destas coisas que aconteceram cerca de 400 anos antes dele?
Ora, é evidente que Moisés foi um escritor e um historiador também, pois diversos versículos bíblicos confirmam que ele foi o escritor de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio (Êx 24:4; Js 8:35; 23:6; 1 Rs 2:3; 2 Cr 23:18; Dn 9:11; Ml 4:4; Mc 12:19; Rm 10:5; Hb 10:28).
Como ele estava rodeado de hebreus no tempo do Êxodo, não é difícil de imaginar que ele informou-se com estes a respeito da história de seus antepassados.
Além disso, o próprio DEUS poderia revelar fatos do livro de Gênesis a Moisés, assim como deu a ele as leis para Seu povo e ordenou-o que as escrevesse (Êx 17:14), além de registros históricos também.
Algumas controvérsias levantadas por certas pessoas afirmam que as narrativas do início do livro de Gênesis são parecidas com as histórias/mitos dos babilônicos.
Por este motivo citado acima, há pessoas que insistem em dizer que quem escreveu o livro de Gênesis viveu no período do cativeiro babilônico, seja durante ou depois dele, pois após tomar conhecimento dos mitos babilônicos teria inspirado-se neles para escrever o Gênesis.
De fato, algumas histórias são parecidas.
Com esta narrativa muitas pessoas desacreditam na história da Bíblia contida no livro de Gênesis, e muitos, por consequência, desacreditam em todo o restante da Bíblia (querem ser incrédulos mesmo, só conseguiram uma desculpa pra isso).
Ora, quem é o opositor do reino de DEUS que quer colocar a Bíblia em descrédito? Satanás, lógico! Ele é um imitador nato, um enganador de primeira! (2 Co 11:14,15)
Portanto, não é de se admirar que histórias semelhantes às bíblicas sejam construídas justamente para confundir a mente das pessoas e tirar-lhes a fé (talvez isso se assemelhe um pouco com uma parte da parábola do semeador, concernente à semente que caiu na beira do caminho, que os passarinhos pousaram e comeram, representando satanás que tira a palavra de DEUS do coração de certas pessoas para que elas não creiam – veja Mateus 13:3-4,19).
Eu prefiro acreditar nas palavras de Jesus Cristo do que em incrédulos! E Jesus confirmou em várias de suas falas a confiabilidade no livro do Gênesis! (Leia Mt 19:4-5 por exemplo).
A Bíblia registra que, durante o tempo em que Moisés viveu na família egípcia, ele se tornou um homem culto, poderia até ter se tornado um escritor/historiador, pois aprendeu com a sabedoria dos egípcios e como um príncipe dentre eles (Atos 7:22-23).
A Bíblia também registra em várias passagens após o Êxodo que Moisés era um grande escritor (Êx 17:14; 24:4; Dt 31:9; Lc 20:28; Jo 1:45). A Bíblia registra em Deuteronômio 2:9-12; 31:24-25 e 32:7-18 que Moisés era habilidoso como escritor e historiador.
O estilo de escrita do livro de Gênesis e dos outros 4 livros do Pentateuco é parecido e, portanto, sugere que tenham sido escritos por um mesmo autor.
Além disso, os autores judeus e os discípulos do Novo Testamento concordam que Moisés tenha sido o escritor de todo o Pentateuco (também chamado de “Lei”) (veja João 1:17,45).
Dois sinais de que foi Moisés quem escreveu o livro de Gênesis.
2) A lei do shabat (sétimo dia).
A narrativa que ele faz de que DEUS abençoou o sétimo dia, pois nele descansou/cessou de todo seu trabalho da criação.
O descanso no sétimo dia só foi vigorado como lei à partir de Moisés (Leia Dt. 5:1-3).
Como foi Moisés quem recebeu do próprio DEUS os mandamentos, incluindo, claro, o descanso do sétimo dia (Êx 20:8-11), então a maneira como ele fez a narrativa da conclusão da criação, no Gênesis, pode ter sido influenciada por isso (Gên. 2:1-3).
Podemos imaginar que Moisés queria sinalizar aos israelitas que DEUS havia abençoado o sétimo dia para descanso desde o tempo da criação, e confirmou isso como pacto com os israelitas, através de Moisés.
2) A lei do levirato.
Em Deuteronômio 25:5-10 Moisés escreve aos israelitas a lei do levirato, que dá a um homem o dever de casar-se com a viúva de seu próprio irmão (falecido) caso este não tenha tido filhos homens para dar continuidade à sua descendência.
Em Marcos 12:19 é confirmado, pela boca dos saduceus, que esta lei foi escrita por Moisés. Acontece que a lei do levirato, antes de ser uma lei, já era um costume dentre os israelitas, de acordo com Gênesis 38:8. Isto nos dá mais uma indicação que Moisés tomou conhecimento dos costumes israelitas antigos e recebeu de DEUS a ordem de escrever isso como lei.
Tradutores da Bíblia também sugerem que o estilo de escrita hebraica do livro de Gênesis é parecido com os outros quatro livros da Torá (certamente) escritos por Moisés.
Entretanto, versículos como 14:14 sugerem que o texto do livro de Gênesis passou por algumas revisões posteriores ao tempo de Moisés, pois a cidade de Dã, neste versículo em questão, só foi receber este nome no tempo dos Juízes (Jz 18:29), antes seu nome era Laís.
Sendo assim, até o texto de 36:31 pode ser considerado um texto revisado no tempo dos reis de Israel (provavelmente no tempo do rei Davi ou Salomão, onde havia mais sabedoria e conhecimento, além de uma cidade fixa para os judeus, um palácio real e, posteriormente, um templo, onde os documentos históricos poderiam ter sido armazenados (2 Cr 34:14-15).
Se foi no tempo de Davi, então profetas historiadores como Gade e Natã são boas sugestões de autoria de alguns relatos, além do profeta Samuel também (1 Cr 29:29).
Analisando por este ponto de vista, podemos ainda alimentar a ideia de alguns estudiosos que afirmam ter sido o livro do Gênesis escrito por autores diferentes ao longo do tempo, o conteúdo então foi sendo compilado pouco a pouco de relatos e de outros documentos históricos menores em um único volume.
Logo, se você tinha alguma dúvida com relação a quem escreveu Gênesis e à confiabilidade neste livro, note então que todos os autores sugeridos eram homens de Deus, portanto não há motivos para duvidar, jogue fora todas as superstições que afirmam ter sido o livro de Gênesis imitado dos mitos babilônicos, isso é, certamente, satanás querendo causar engano e descrédito na palavra de Deus para retirar das pessoas a salvação.
Mas então por que Moisés não escreveu de uma vez no início do livro de Gênesis, ou em qualquer outro lugar do livro, que ele foi o autor?
Muito provavelmente porque isto não era necessário naquele momento e nem nos anos seguintes, visto que o mesmo Moisés tinha a mera intenção de registrar para os hebreus que conviviam com ele após o êxodo (ou pelo menos para o restante a descendência dos hebreus) a história de seus antepassados e o poder criativo do DEUS ao qual eles estavam, agora, servindo.
Esta “dúvida” fica para nós hoje apenas, que vivemos mais de 3 milênios depois da data em que Moisés escreveu o Gênesis. As gerações que vieram depois de Moisés e Josué e até o tempo dos reis de Israel, não tinham essa dúvida com relação a quem tenha sido o autor do livro do Gênesis e confiavam em seus relatos com toda naturalidade.
Continue estudando a história da Bíblia. Leia outros materiais relacionados a este estudo:
- Curso avançado do livro de Gênesis, da Universalidade da Bíblia.
- [Artigo] Como estudar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse com entendimento.
- Gênesis 1 & 2. A Mão de Deus na Criação, por Adauto J. B. Lourenço.
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