O capítulo 24 de Deuteronômio começa abrindo com um assunto que tem sido polêmico ao longo da história: o divórcio na Bíblia! Afinal de contas, ele é permitido ou não? Quem pode se divorciar e quem não pode? Uma pessoa divorciada pode se casar de novo? Embora seja um tema complexo que envolve a necessidade de se investigar cada caso em particular, tentaremos elucidar isso com simplicidade neste estudo bíblico aqui.
Mês: outubro 2022
O texto de Deuteronômio 15:12-18 nos revela algumas coisas interessantes a respeito da escravidão entre os israelitas antigos. Pois quando ouvimos falar nessa palavra (escravidão) geralmente pensamos em seres humanos sofrendo maus tratos, injustiças e sendo submetidos a trabalhos forçados. No entanto, a escravidão na Bíblia não é bem assim, pois em Israel o escravo tinha direitos!
A Lei do Talião, em que se deve pagar um crime/prejuízo com a “mesma moeda”, encontra-se na Bíblia em Êxodo 21:24, Levítico 24:20 e Deuteronômio 19:21. Ali nós lemos a famosa frase: “olho por olho, dente por dente”. Mas, originalmente, a lei aparece no código babilônico de Hamurabi (datado de 1770 AEC), que antecede a Lei de Moisés algumas centenas de anos (a Torá é dada no Sinai em 1446). Tendo isso em vista, será mesmo que Moisés plagiou o código de Hamurabi?
“Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos 15 dias deste sétimo mês será a festa de Sucót [cabanas], por sete dias, ao Eterno.” (BHSefer Levítico 23:34, também em Deuteronômio 16:13). O Festival de Sukkot começa no dia 15 do mês de Tishrei, o quinto dia após o Yom Kippur. É uma transição bastante drástica, de um dos feriados mais solenes do nosso ano para um dos mais alegres. Sukkot é tão alegre que é comumente referido na oração e literatura judaica como Z’man Simchateinu (זְמַן שִׂמְחָתֵנוּ), a Temporada de nossa Alegria.
É comum ouvir falar de um Deus “irritado” do Antigo Testamento contra um Deus “amoroso” do Novo Testamento. Alguns apontam para a história do dilúvio como um exemplo da ira de Deus nas Escrituras de Israel. Mas é verdade que Deus estava irado antes do dilúvio, ou precisamos ler o texto hebraico mais de perto?