Dicas para o professor da escola bíblica

estudo bíblico com dicas para o professor da escola bíblica (dominical - ebd- ou não); homem ensinando a bíblia sagrada

Geralmente, quando se recebe o convite para ser professor da escola bíblica (dominical – ebd – ou não), as pessoas ficam perdidas e sem saber por onde começar. Mas dar aula numa escola bíblica é mais do que abrir a boca em palavras que apresentam alguns conhecimentos bíblicos e versículos decorados, é dar aula com a vida! Por isso, essas dicas para o professor da escola bíblica ajudarão a guiar-se por este excelente caminho.

Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.

O professor (ou professora), na verdade, é como o líder de um pequeno rebanho. Por isso ele(a) precisa valorizar mais do que o momento em que está só em casa preparando seu conhecimento para transmitir durante a aula, seja no domingo ou outro dia qualquer. Ele(a) precisa ter interação com seus alunos e considerá-los como seu pequeno rebanho, a quem ele(a) está alimentando com conhecimento e ajudando a despertar seus potenciais.

Dicas para o professor da escola bíblica se sair bem:

professor ensinando a bíblia sagrada ilustração

1) Cuide de si mesmo(a), leia 1 Tim. 4:14-16; Atos 20:28. Um(a) professor(a) estressado(a), cheio(a) de dúvidas com relação à sua própria fé dificilmente conseguirá se sair bem. Você não deve ter só momentos de bom ensino e não saber mais como se sairá na próxima aula, mas deve, com sua própria vida, respirar o ensino. Portanto, cuide de ter o seu coração saudável para com Deus e transbordando vida da palavra do Senhor para com os irmãos (cf. Prov. 4:20-26).

2) Uma vez bem, importe-se com os outros e compartilhe com eles o que você tem de saudável, que é seu exemplo de vida e o conhecimento da palavra de Deus. Portanto, fique atento(a) a essas dicas:

a) Não negligencie o ensino às crianças: Mat. 18:2-6.
b) Não deixe de ensinar e corrigir aos jovens: Prov. 1:1-4; 1 Tim. 5:1b,2b; Tt 2:6; 1 Jo 2:14b.
c) Compartilhe seu ensino com os casais também: 1 Cor. 7:32-35.
d) Cuide dos(as) viúvos(as) e dos carentes: 1 Tim. 5:3,16; Tg 1:27;
e) Finalmente, aconselhe os idosos e ajude-os a permanecerem sãos na fé: Tt 2:1-3; 1 Tim. 5:1a.

Por fim, como ensinar bem na escola bíblica?

pregador da palavra de Deus explicando a bíblia

Mantenha-se fiel na transmissão do ensino bíblico da maneira que ele foi dado nas Escrituras Sagradas (cf. Mat. 5:19; 1 Cor. 3:10-11). É claro que isso exigirá de você dedicação, oração, submissão a Deus e muita pesquisa para tirar suas dúvidas e assim conseguir transmitir os ensinamentos da Bíblia Sagrada com fidelidade, autoridade, pureza e integridade. A dedicação ao ensino, isto é, a aprender mais e se corrigir para ensinar melhor e corretamente, é elemento indispensável ao professor da escola bíblica (vide Rom. 12:7b).

Por isso, você precisa ter em mãos materiais para se instruir no aprendizado e ensino da palavra de Deus. Assim sendo, use desde bíblias de estudo com recursos de mapas, ilustrações, gráficos, etc., a dicionários bíblicos. Além disso, enquanto prepara suas lições, procure ouvir outros ensinadores também a respeito do assunto. E em especial, torne cada vez mais indispensáveis e frequentes a consulta por significados e explicações no idioma original das Escrituras Sagradas, o hebraico, conheça também a Bíblia Peshitta, um texto escrito no idioma em que o Senhor pregou sua mensagem. Pois essas coisas te levarão a ensinar com mais assertividade (corrigindo a si mesmo(a) antes) e limpará sua mente de vários ensinos distorcidos correntes ao longo das eras e em nosso tempo.

Além do mais, como já dissemos no início deste texto com dicas para professores da escola bíblica que ele(a) deve ensinar também com a própria vida, então dê a si mesmo(a) como exemplo de boa conduta aos irmãos (1 Tim. 4:12; Tt 2:7-8).

Também é indispensável manter a humildade e sobriedade de mente (Rom. 12:3), além da boa consciência diante de Deus e da comunidade (1 Tim. 1:18,19).

Finalmente, a autoconfiança é um elemento que você precisa ter para se manter seguro(a) de seu ensino e ter a certeza de que não falará nada que não provenha da palavra de Deus aos seus ouvintes. Essa combinação de humildade e autoconfiança te fará progredir cada vez mais, e do jeito certo. Isso foi o que o próprio educador Paulo de Tarso orientou seu filho na fé, Timóteo. Por isso, leia abaixo as palavras dele e apegue-se a isso também:

[...] Ocupa-te na leitura, na intercessão e no ensino.
Não negligencie o dom que está em ti [...]
Reflete nestas coisas, e ocupa-te nelas, para que a todos seja manifesto que estás progredindo.
Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino, e persiste nisto, porque fazendo isto te salvarás tu e os que te escutam.
(1 Timóteo 4:13-16 Bíblia Peshitta BV Books)

Gostou dessas dicas para professores de escola bíblica? Diga nos comentários como isso te ajudou e compartilhe outras dicas também, se tiver.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.