Press "Enter" to skip to content

Mente vazia oficina do diabo: como não ter uma?

Last updated on 24/05/2024

O que quer dizer o ditado mente vazia oficina do diabo? Existe algum versículo na Bíblia a respeito disso ou está escrito nela? O que os Provérbios de Salomão falam sobre este tipo de mente? O que é, qual significado, o que causa uma mente vazia e como não ter uma? O versículo de Romanos 1:21 tem a ver com isso?

Baixe este estudo bíblico em PDF para impressão aqui.

Este ditado popular se encontra em algum versículo da Bíblia?

Alguns ditados populares são interessantes porque se parecem com lições de vida trazidas em alguns versículos bíblicos. Alguns deles até trazem certas expressões encontradas em nossas traduções da Bíblia Sagrada, e por isso faz até o público não leitor das Escrituras pensar que tal frase está de fato escrita na Bíblia.

Na verdade, estes ditados trazem verdadeiras lições de vida, e todos deveríamos dar mais ouvidos a eles de alguma forma.

Por exemplo, o que leva uma pessoa a encontrar um jogo de desafios na internet e, para cumprir um destes desafios, se enforca? O que leva outra pessoa a adentrar para um grupo que trama levar armas para uma escola e tirar a vida de pessoas inocentes? Não seria porque uma mente não está sendo preenchida com coisas boas e saudáveis? Nestes casos, não está este tipo de pessoa emprestando sua cabeça para que sua mente vazia se torne uma oficina do diabo?

E quantas coisas mais poderíamos citar aqui que descreveriam uma mente vazia que vive na busca de aventuras insanas, nocivas e tolas?

A Bíblia não tem nenhum versículo específico que diga exatamente “mente vazia oficina do diabo”, embora a palavra “diabo” seja naturalmente considerada bíblica. Mas há alguns outros versos que nos levam a entender que o adversário trabalha na cabeça (mente) de pessoas que não fazem questão de cuidar de sua mentalidade.

Assim, se alguém entregar ao mal uma mente vazia, esta, por sua vez, se tornará oficina dele! Então a mente não estará mais vazia, mas ocupada com coisas ruins em vez disso (veja Mateus 12: 43-45).

Como que uma mente vazia pode se tornar uma oficina do diabo?

Quando vocês ficarem irados, não pequem.
Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não deem lugar ao diabo.

Efésios 4:26,27

Está claro nos versículos acima que o inimigo, chamado “diabo”, trabalha com as ferramentas que damos a ele. No caso destes versículos, a alimentação da ira. Ou seja, quando alguém, de alguma forma, alimenta a ira em seu coração, o adversário lança tentações para aquela pessoa fazer uma besteira. Não foi assim no caso de Caim e seu irmão Abel? Veja Gênesis 4:3-8.

Caim esvaziou sua mente do que era correto e bom e, tendo-a deixado vazia e assim sendo alimentada pela ira, esta ira deu lugar ao mal, que culminou na trama do assassinato de seu irmão.

Mas, naturalmente, Caim já tinha uma mente vazia, ou seja, não preenchida com coisas boas, antes destes acontecimentos, pois do contrário não teria levado uma má oferta a Deus. E por não ter alimentado sua mente com coisas boas no decorrer de sua vida, chegou o momento em que ele emprestou sua mente vazia para ser oficina do diabo.

Quantas pessoas não agem assim hoje em dia também? Elas não se preocupam como deveriam com o conteúdo que estão levando para sua mente no decorrer de seus dias, vivem de afazeres inúteis e não se importam tanto com o trabalho ou os estudos. De repente, em certa ocasião, elas reagem a uma situação de modo insensato, pois não estavam preparadas para lidar com aquilo; além de terem causado uma situação desfavorável para si, não estavam preparadas para reagir a ela, não tinham a capacidade nem de reconhecer seus erros e se corrigir.

Portanto, uma mente vazia se torna oficina do diabo quando, estando ela vazia, não buscamos alimentá-la com coisas boas.

Ninguém vive o tempo todo sem pensar em nada.

Ninguém fica com a mente vazia por muito tempo; ninguém fica sem pensar em nada, pois uma pessoa tende a ocupar sua mente com coisas boas ou com coisas más.

O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o que é bom, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o que é mau;

Lucas 6:46a

Muitas pessoas hoje em dia estão deixando fugir a atenção à saúde de sua mente, a alimentam de qualquer forma, sendo impulsionadas por seus desejos mais insanos. Elas se alimentam de qualquer conteúdo que vem à sua frente sem refletir nas consequências daquilo, dando valor à “sensação do momento”. Também não são moderadas.

Talvez você já tenha ouvido falar de jogos como “baleia azul“, que nem me convém fazer comentários aqui, ou o “desafio das selfies“, que estimula as pessoas a tirarem fotos de si mesmas em locais ou situações de grande risco de vida.

O que leva uma pessoa a aceitar tais desafios e prejudicar a si mesma, em certos casos colocando em risco a própria vida, a troco de nada? Seria apenas pela sensação de estar encarando um desafio perigoso? Não seria isso proveniente de uma mente vazia?

Até quando vocês, ingênuos, amarão a ingenuidade? E vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando odiarão o conhecimento?

Provérbios 1:22

É claro que tais más atitudes podem ser impulsionadas por outros motivos, como brigas na família, depressão, falta de contato social etc. Mas a consumação do ato em si, no final das contas, está relacionado ao fato de uma pessoa não ocupar seus pensamentos com coisas boas.

Mente vazia oficina do diabo busca pelos extremos, e assim encontra a destruição!

Infelizmente, desde 2002, tem crescido a taxa de suicídio entre jovens de 15 a 29 anos, e a necessidade de tratamentos psicológicos tem aumentado em grandes escalas nos últimos anos. Fontes: BBC e Fiocruz.

A mente vazia é oficina do diabo, mas ela não fica vazia por muito tempo!

Quando uma mente não é preenchida com coisas boas, ou seja, quando uma pessoa não ocupa seu tempo com o que lhe trará benefícios, pode se encontrar com a solidão da navegação pela internet, o vício em bebidas ou em drogas, por exemplo, ou alimentar uma cobiça má de alguma forma.

No que pensava Eva, a título de exemplo, quando sofreu sua tentação no início de tudo? O que ela andava fazendo no decorrer de sua vida?

Por causa da cobiça de alcançar certo “status”, ela acabou trazendo para si, no final das contas, a morte, mas não sem antes acumular vários prejuízos à vida; veja Gênesis 3:1-16.

E no que pensava Adão quando deu ouvidos à sua mulher e fez o que lhe era proibido juntamente com ela? Por acaso a consequência de seu erro também não veio devido a sua cobiça?

Embora tivessem memorizadas as palavras de Deus, cobiçaram um status que não poderiam alcançar, pois foram impulsionados por seu ego e pelo desejo de ter mais poder, embora muito já tivesse sido entregue a eles (vide Gn 1:27-28).

Com tudo isso, ambos atraíram para si a morte! Cf. Gn 3:17-19.

Quantos são os jovens que também se lembram do conselho de seus pais, ou de palavras bíblicas que ouviram em certos momentos, mas devido sua cobiça acabam fazendo besteiras na vida? Quantos são os adultos que sabem que certos atos serão punidos pela lei ou terão duras consequências, porém, devido seu ego e desejo, mesmo assim os praticam?

A cobiça e o ego são sempre alimentados por uma parte do ser que se encontra, aparentemente, não preenchida, não completa. Dessa forma, essa parte vazia da mente se torna uma oficina para o diabo, a fim de fazer coisas más e com isso destruir a vida.

O emissário Saul (“apóstolo Paulo”) escreveu várias coisas interessantes e sábias a respeito do uso da mente. Uma delas está no versículo de Filipenses 4:8, vamos conferir:

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

Muito provavelmente o ditado “mente vazia é oficina do diabo” não existia na época de Saul (Paulo); quem sabe algum parecido existisse.

Mas o que é certo é que ele bem sabia que as coisas que ocupam a nossa mente modificam nossos hábitos e determinam nossas práticas de vida, por isso ele se preocupava com a mentalidade de seus irmãos. Ou seja, a mente e as nossas ações estão intimamente e silenciosamente interligadas. Neste aspecto, ele também diz:

E não sejam conformados com este mundo, mas sejam transformados pela renovação da vossa mente, para que experimentem qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Romanos 12:2

O que ele está querendo dizer é que, quando descobrimos e compreendemos as coisas de Deus, ou seja, quando elas entram em nossa mente e renovam nossa maneira de pensar e ver a vida, devemos nos permitir ser transformados na vida prática por isso também.

Só desta forma, isto é, fazendo com que nossos atos correspondam com nossa nova mentalidade forjada em Deus, é que conseguiremos entender e experimentar qual é a boa vontade Dele.

Nós escrevemos um estudo exclusivo a respeito do versículo de Romanos 12:2 aqui no Blog Bíblia se Ensina com mais dicas e conselhos sobre mentalidade, confira.

Se uma mente vazia é oficina do diabo, estas são algumas das ferramentas que ele usa dentro dessa oficina:

  • Ter uma mente vazia, isto é, não preenchida com coisas boas, é ser conformado com este mundo (assumir a forma dele), sucumbir às cobiças más deste mundo, e assim prejudicar-se (1Jo 2: 15-17; Lc 9;25);
  • é alimentar continuamente sua mente com as imundícies ensinadas em várias novelas, filmes, animes e séries viciantes da TV com temas de violência, pornografia, imoralidade sexual, terror, fanatismos, etc.;
  • é cobiçar desenfreadamente riquezas e bens materiais, seja alcançando-os de uma forma ou de outra (1Tm 6:9-10);
  • é ser um glutão e comer desenfreadamente qualquer coisa sem preocupar-se com a saúde (Rm 13:13), o que tem causado obesidade, câncer, infartos, e uma série de outras doenças;
  • é achar que pode beber qualquer coisa na farra e na festança e depois dirigir, que nunca acontecerá consigo os acidentes que (infelizmente) estamos acostumados a ver nos noticiários;

Ora, como foi dito, se a mente vazia é oficina do diabo, essas são apenas algumas ferramentas que ele tem usado dentro dessa oficina, a fim de destruir várias vidas. Mas, no final das contas, nós é quem decidimos se daremos essas ferramentas (isto é, a nossa mente) nas mãos dele ou não.

Mantenham-se sóbrios e alertas! O Adversário, o inimigo de vocês, aproxima-se sorrateiramente e, como leão que ruge, procura alguém para devorar.
Resistam-lhe, firmes na confiança, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos tipos de sofrimento…
Portanto, submetam-se a Deus. Além disso, resistam ao adversário, e ele fugirá de vocês.
Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês!

Kèfa [1Pe] 5:8-9 e Jacó [Tg] 4:7-8a, BJC.

Uma mente vazia é oficina do diabo, ou uma mente sadia é focada nas coisas de Deus.

Em Mateus 12:43-45, Jesus nos ensina que há uma inspiração maligna sobrenatural por trás das ações e palavras más que o ser humano pratica. No entanto, como foi dito acima, devemos cuidar do que entra em nossa mente e protegê-la, para que o ditado “mente vazia oficina do diabo” não se torne uma realidade em nossa vida. O seguinte provérbio não nos diz exatamente isso?

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Provérbios 4:23

Por isso, somos responsáveis por ocupar ou preencher a nossa mente com as coisas de Deus e as coisas boas da vida.

Portanto, se vocês ressuscitaram com o Messias, procurem as coisas do alto, onde o Messias está sentado à destra de Deus.
Concentrem a mente nas coisas do alto, e não nas coisas da terra.

Colossenses 3:1-2 BJC

Ocupar a mente com as coisas de Deus, e não permitir que a mente vazia se torne oficina do diabo, requer foco e persistência!

… uma coisa faço: esquecendo-me do que ficou para trás de mim e me esforçando para obter o que está à minha frente, continuo à procura do objetivo para ganhar o prêmio oferecido pelo chamado celestial de Deus …

Filipenses 3:13-14 BJC

Quando não ocupamos a mente com as coisas de Deus, deixando-a vazia, o inimigo consegue algo para nos distrair… Cf. Mt 13:19.

Outro exemplo disso é a ocasião em que Moisés foi libertar o povo de Israel da escravidão no Egito antigo. O Faraó o proibiu de levá-los, e ainda lhes deu mais trabalho. Ele alegou que, por estarem ociosos (à toa, parados, com a mente vazia), era que estavam querendo ir para o deserto servir a Deus (vide Êx 5:5-8).

Da mesma forma, se nós começarmos a procurar ocupar a mente com as coisas divinas, e de fato começarmos a fazer isso, surgirão algumas outras coisas ou pessoas para tomar nosso tempo e nos distrair. Essas situações nos desviarão de nosso foco. Mas são nessas ocasiões que devemos ser estratégicos e agir sabiamente, não perdendo o foco e mantendo nossa persistência, pois não podemos deixar a nossa mente ser preenchida com coisas vãs/vazias! Cf. Pv 1:11 e Sl 1:1-2.

Não deixemos que o ditado “mente vazia oficina do diabo” venha a se tornar algo real em nossa vida. Precisamos eliminar do nosso tempo (do nosso dia a dia) o que é vão o quanto antes!

Por isso, deem muita atenção a como conduzem a vida – vivam de forma sábia, e não insensata. Usem bem o tempo, porque os dias são maus.

Efésios 5:15-16 BJC

Ora, depois de eliminarmos do nosso tempo tudo aquilo que é vão, ou seja, que deixaria a nossa mente vazia, devemos nos lembrar de ocupá-la com as coisas de Deus!

Mantenha o foco em seu propósito de vida!

O que Deus quer da humanidade? O que Deus quer de você como indivíduo? Para o que você nasceu? Quando não temos respostas para perguntas como essas, é natural que vivamos de forma vazia e sem propósito. Quando nosso foco não está direcionado a viver aquilo que temos como missão, a tendência é que busquemos as coisas vãs/vazias da vida para preencher nosso tempo e nossa mente.

A Bíblia diz: “aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês” (Zc 1:3, Ja [Tg] 4:8). Precisamos fazer essas perguntas ao Criador, e através das respostas que obtivermos delas encontrar um propósito maior para nossa vida.

Dessa forma, ao mantermos nosso foco em viver aquilo que Deus nos fez nascer para viver, dificilmente manteremos uma mente vazia.

Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, ETERNO, minha Rocha e meu Resgatador!

Salmo 19:14

Para ocupar a mente com as coisas de Deus, temos que descobrir o que Ele quer de nós e viver por isso!

Portanto, uma mente vazia se torna oficina do diabo quando não sabemos o que queremos para a vida, ou quando sabemos mas não colocamos o foco em realizar isso!

No entanto, uma vez sabendo do nosso chamado, fica muito mais fácil preencher a nossa mente com as coisas relacionadas a ele, e direcionar a nossa vida de forma a realizar aquilo que nascemos para viver.

Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.

2ª Pedro 1:10

Você já sabe qual é o chamado de Deus para si? Como poderá ter uma mente cheia das coisas divinas, se não sabe nem o que Deus te chamou para viver? Procure por isso o quanto antes e não permita que sua mente fique vazia e se torne uma oficina do diabo!

Compartilhe essa página:

5 Comments

  1. Márcia Cardoso Márcia Cardoso

    Muito obrigada. Que Deus te abençoe assim como eu fui abençoada com essa palavra.

  2. Edimar Edimar

    Maravilhoso estudo, nossa mente é bússola!

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Bíblia se Ensina

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading