3 Verdades sobre Jesus que nem todos aceitam

Talvez nem todos se deem conta, mas a harmonia com que os evangelhos foram escritos nos contam algumas verdades sobre Jesus bem interessantes.

Enquanto que Mateus apresenta Jesus como o Rei dos judeus, Marcos o apresenta como um exemplo de servo de Deus; Lucas apresenta Jesus como o homem perfeito, que veio não para fazer “panelinha” com os ricos, como os líderes religiosos de sua época, mas antes para salvá-los e consolá-los, dando-lhes o Espírito Santo.

Já o apóstolo João nos trás outras verdades sobre Jesus bem reveladoras, pois ele apresenta-o como Deus, isto é, o unigênito Filho de Deus, igual a Ele, fato que João destaca mais de uma vez em seus escritos (Jo 1:1-3,148:56-59; 10:30-36; 14:6-9)

Explorando um pouco mais à fundo, podemos destacar 3 verdades sobre Jesus que o apóstolo João nos aponta só no primeiro versículo de seu livro.

No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. (João 1:1 KJF)

Leia e comente no final do estudo.

#1 João revela a eternidade de Jesus.

No princípio era a Palavra…

Não é só o apóstolo João que destaca essa verdade sobre Jesus, mas várias outras passagens da Bíblia, inclusive no Antigo Testamento, já destacavam a eternidade dele.

Antes de todas as coisas serem criadas Jesus já existia!

E agora, ó Pai, glorifica-me contigo mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse. (João 17:5 KJF)

Ele não só existia antes de todas as coisas e antes do mundo, mas uma das verdades sobre Jesus mais sublimes (e talvez complexa) é que Ele é o Criador e mantenedor de tudo que existe!

O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criatura.
Porque nele todas as coisas foram criadas, nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam elas tronos, ou dominações, ou principados, ou potestades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
E ele é antes de todas as coisas, e por ele todas as coisas subsistem. (Colossenses 1:15-17 KJF)

Sua unidade divina com o Pai é tão sublime e ao mesmo tempo tão complexa, que nossa pequena compreensão jamais alcançaria tal entendimento.

Não só o apóstolo João destaca essa eternidade como uma das verdades sobre Jesus, mas cerca de 600 anos antes da vinda de Cristo em corpo aqui na terra, o profeta Isaías o destacou como sendo o próprio Pai eterno! (Is 9:6)

O profeta Miqueias também destaca a eternidade como uma das verdades sobre Jesus mais magníficas que existe! (Mq 5:2)

No final das contas, o mesmo Senhor Jesus destaca sua eternidade, veja:

Disse-lhes Jesus: Na verdade, na verdade eu vos digo: Antes que Abraão existisse, eu sou. (João 8:58 KJF)

#2 A personalidade é outra das reveladoras verdades sobre Jesus mais formidáveis!

…e a Palavra estava com Deus…

As vezes não entendemos que como antes da eternidade Jesus poderia ser Deus e estar com Deus ao mesmo tempo, mas tal afirmação de João sobre Jesus nos revela como que Cristo já estava em plena comunhão com o Pai antes mesmo da existência de todas as coisas.

Isto significa não só que Ele e o Pai tem um mesmo pensamento, mesmas intenções, mesmos sentimentos, mas também que tem a mesma essência, a mesma substância, são da mesma natureza, que é divina!

Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos é suficiente.
Disse-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Filipe?
Quem tem visto a mim, tem visto o Pai, e como então tu dizes: Mostra-nos o Pai? (João 14:8-9 KJF)

#3 A mais extraordinária das verdades sobre Jesus é revelada: Sua divindade!

…e a Palavra era Deus.

João nos revela que Cristo não é apenas um mestre moral ou um mero judeu destacado, mas sim que Ele é o próprio Deus que se fez carne e habitou conosco!

Foi por isso que Jesus foi concebido do Espírito Santo, para ser Deus conosco!

Ora, tudo isso aconteceu para que pudesse se cumprir o que foi dito do Senhor pelo profeta, dizendo:
Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e eles chamarão seu nome Emanuel, que sendo interpretado é, Deus conosco. (Mateus 1:22,23 – também em Is 7:14)

Deus se manifestou em carne através de Jesus Cristo, seu Filho unigênito (1 Tm 3:16).

Este mistério é tão extraordinário e excelso, mas que revela a graça de Deus entre nós.

Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.
eu sou aquele que vive, e que estava morto; e eis que eu estou vivo para sempre, amém; e tenho as chaves do inferno e da morte. (Apocalipse 1:8,18 KJF)

Veja mais no estudo Versículos que falam claramente da divindade de Cristo.

Diante de todas essas elevadas verdades sobre Jesus, só nos resta afirmar como Davi:

Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; é tão alto que não posso alcançá-lo. (Salmo 139:6 KJF)

Ou, quem sabe, como Paulo:

Ó profundidade das riquezas, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!
Pois, quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?
Ou quem lhe deu primeiro, para que lhe seja recompensado?
Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; a ele seja a glória para sempre! Amém. (Romanos 11:33-36 KJF)


Estudos bíblicos pelo Whatsapp - blog Bíblia se Ensina - Gabriel Filgueiras


Este estudo foi inspirado no livro Gotas de Alegria para a Alma, de Hernandes Dias Lopes, pág. 177.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

4 comentários em “3 Verdades sobre Jesus que nem todos aceitam”

  1. Para mim rendo graças e louvores a Deus Pai que me deu o folego da vida e ao pequenissímas tempo pedindo ao Pai que vos dê o conhecimento e força para continuarem a expandir o Santo Evangelho.

  2. É verdade Jesus é o verbo de Deus e tambêm Deus. É o logos a palavra que se encarnou. Na criação Deus não disse eu faço o homem conforme a minha imagem e semelhança. Porém ele disse façamoos o homem a nossa imagem e semelhança. Observamos que o termo original pra Deus é elohim uma pluralidade de pessoas na divindsde. E o termo é muito claro mostrando que o sujeito da frase está oculto (nós )façamos mostrando que há três pessoas no ato da criação. O Pai o Filho e o Espirito Santo.
    Em 1 ° João 5.20 mostra-nos que Jesus é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.