Press "Enter" to skip to content

3 Exemplos do rei Salomão para a vida cristã (o 3º é problemático)

Embora tenha afastado seu coração de Deus em sua velhice, o rei Salomão nos deixou exemplos inspiradores.

Lendo a Bíblia um certo dia eu pude ver algumas práticas e exemplos do rei Salomão realizadas no início de seu reinado, e pude me inspirar através delas para escrever este pequeno estudo.

#1 O rei Salomão era obediente e dedicado ao legado que seu pai, Davi, havia lhe deixado, e nós, como somos?

Salomão amava Yahweh, o Nome do SENHOR, o que demonstrava mediante suas atitudes e modo de andar de acordo com as orientações do seu pai Davi; (1 Reis 3:3a KJA)

O rei Salomão amou a Deus e demonstrou isso na prática através da obediência às instruções que seu pai, o rei Davi, havia lhe dado enquanto em vida.

Que possamos nos esforçar para assim fazermos também, veja abaixo de que maneira.

Os nossos pastores são chamados pelo Senhor de anjos da igreja (Ap 2:8). O anjo é um mensageiro de Deus.

O rei Salomão reconheceu o temor, obediência e a intimidade de seu pai Davi para com Deus e não deixou isso cair no esquecimento, mas colocou em prática o que seu pai lhe passou, inspirando-se no exemplo de vida dele.

A Bíblia nos recomenda que honremos também a nossos pastores e líderes, aqueles que realmente tem uma prática de vida fiel e íntegra para com Deus, e que sigamos suas orientações.

Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. (Hebreus 13:7 ACF)

#2 Salomão tinha a atitude de honrar o nome do SENHOR; nossas atitudes refletem nosso caráter interior.

O rei Salomão foi a Gibeom para lá oferecer sacrifícios, porquanto ali se encontrava o principal lugar sagrado, e ofereceu naquele altar mil holocaustos queimados.
Em Gibeom, Yahweh apareceu em sonho a Salomão durante a noite.
Deus disse: “Pede o que desejares e Eu te darei!” (1 Reis 3:4-5 KJA)

Vemos claramente que logo depois que Salomão ofereceu 1000 holocaustos a Deus, o mesmo lhe aparece num sonho, ainda em Gibeom, onde os sacrifícios foram oferecidos.

Deus examinou o coração do filho de Davi e viu que as obras dele eram sinceras no objetivo de agradá-Lo e santificar o Seu nome dentre o Seu povo.

O rei Salomão foi sincero quando ofereceu os 1000 holocaustos. O filho de Davi andava em obediência para com Deus, conforme as instruções que seu pai Davi havia lhe dado (1 Rs 2:1-4).

Que possa ser assim nosso pensamento, nossas orações e as intenções do nosso coração para com Deus: sinceras!

Salomão reconhecia que o SENHOR é o Deus de Israel, e que portanto todo Israel lhe devia honra e temor, e deveria andar em obediência à sua Palavra e às suas ordenanças.

Que da mesma forma possamos nós viver para com Deus, honrando-o não só com nossas palavras, mas com a nossa vida!

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. (1 Pedro 1:15,16 ACF)

Reconheçamos que Jesus é nosso Deus, é Senhor sobre nossa vida, e também nosso Salvador. Nos apeguemos a Ele e aos seus mandamentos.

Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração.
Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. (1 Pedro 3:15 NVI)

prostrado/ajoelhado/rendido perante a cruz de Cristo

Santifiquemos nosso coração para servir a Jesus a fim de viver para Ele (Jo 6:57), cumprir a vocação para a qual Ele nos chamou, santificando em tudo seu nome e realizando sua obra.

Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. (2 Pedro 1:10 ACF)

Se agirmos dessa forma, o Senhor Jesus se manifestará a nós e fará proezas! (Jo 14:21; Sl 118:15)

Portanto, todo cristão tem um chamado para com Deus, basta encontrá-lo, saber qual é a vocação que Ele nos chamou e assim nos dedicar a isto.

Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. (João 20:21 ACF)

“Como saber qual é a minha vocação?”

Primeiro de tudo: Pergunte ao Espírito Santo! Sabe por que você deve perguntar a Ele? Porque Ele é quem faz a obra em nós!

Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. (1 Coríntios 12:11 ACF)
Ver também Atos 1:8.

Você também pode ler o estudo Vocacionados por Deus: 3 Dicas para não morrer no caminho, aqui no blog Bíblia se Ensina.

Uma vez sabendo de sua vocação, é o momento de buscar a Deus em oração e consagração a Ele!

Junte-se à sua igreja e ajude-a com o que o Espírito Santo te chamou, capacitando-se para isso.

  • Se você tem chamado para o ministério infantil, junte-se à nossa lista de contatos que estão aprendendo como trabalhar com as crianças com sabedoria e criatividade. Veja aqui.
  • Se você tem chamado para ser professor da EBD, cadastre-se aqui para receber dicas exclusivas para professores da Escola Bíblica.
  • Se você tem chamado para ser pregador da Palavra, entre para o programa que está ajudando centenas de servos de Deus a pregarem de forma mais inteligente, cadastre-se aqui.
  • Se tem chamado para ser pastor, presbítero, etc., e ensinar a Palavra, comece a estudar teologia entrando para o programa teologia para todos aqui.

Espero que um dos programas de estudo bíblico acima possam despertar o dom de Deus que há em ti, e te ajudar a servir ao Senhor com excelência em Sua obra.

Através das obras do rei Salomão e de sua atitude em obediência a seu pai e ao Deus de Israel, o Todo Poderoso se revelou a ele e o abençoou.

Assim também fará o Senhor Jesus conosco se de coração sincero, alegre e amoroso obedecermos sua Palavra e seu chamado.

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (João 14:21 ACF)

Estudo sugerido para você: Como amar a Jesus mesmo não o vendo?

#3 Quando fez um pedido a Deus, o rei Salomão pediu o que realmente era necessário! O que estamos pedindo a Ele?

Essa é a parte da história do rei Salomão que todos gostamos de ler, o seu pedido a Deus!

E, agora, Ó Senhor meu Deus, tu fizeste o teu servo rei em lugar de Davi, o meu pai; e eu não passo de uma criança pequena.
Não sei como sair ou entrar.
E o teu servo está no meio do teu povo, o qual escolheste, um povo grande, que não pode ser enumerado, nem contado por causa da multidão.
Dá, portanto, ao teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para que eu possa discernir entre o bem e o mal; por que quem é capaz de julgar este teu povo tão grande?
E o discurso agradou ao Senhor, porque Salomão havia pedido isso. (1 Reis 3:7-10 KJF)

Salomão reconhece o seu chamado para com Deus, de ser rei de Israel, o ungido de Deus, e assim assume sua responsabilidade e pede a Deus o que é realmente necessário.

De acordo com Filipenses 4:6, nós também temos que fazer pedidos a Deus; mas o que temos de pedir?

orando, meditando, falando com Deus

Nós também precisamos entender o que realmente é necessário e buscar a Deus nisso, pois hoje em dia queremos muitas coisas, mas o que queremos é realmente o que precisamos?

Veja por exemplo o que o apóstolo Tiago disse para os crentes em sua carta.

De onde vêm as batalhas e os desentendimentos que há entre vós?
De onde, senão das paixões que guerreiam dentro de vós.
Cobiçais e nada tendes. Matais e invejais, porém não conseguis obter o que desejais; viveis a brigar e a promover contendas. Todavia, nada conquistais, porque não pedis.
E quando pedis não recebeis, porquanto pedis com a motivação errada, simplesmente para esbanjardes em vossos prazeres. (Tiago 4:1-3 KJA)

Esta reflexão é simples, mas espero que tenha abençoado sua vida. Compartilhe com seus irmãos em Cristo para abençoá-los também.

Compartilhe essa página:

Be First to Comment

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Bíblia se Ensina

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading