O que significa tomar a sua cruz e seguir ao Cristo? O que Jesus quis dizer com “Quem quiser me seguir deve negar a si mesmo, tomar sua cruz a cada dia e seguir-me”? (Mt 16:24, Mc 8:34 e Lc 9:23) Vamos examinar essas palavras de forma prática e simples aqui neste estudo bíblico, tomando como exemplo a própria vida do Senhor Jesus.
Para entender melhor o que realmente significa ‘negar a si mesmo e tomar a sua cruz’, basta verificarmos o texto bíblico com um pouco mais de detalhes. Por isso, vejamos qual era o contexto da conversa de Jesus com seus discípulos, que é praticamente a mesma nos três referidos versículos acima.
Baixe este conteúdo em PDF para impressão aqui.
1) Jesus foi o primeiro a negar a si mesmo.
Se lermos o contexto, veremos que o Senhor Jesus estava falando sobre sua própria morte e ressurreição com seus discípulos nos três textos bíblicos citados acima. Vamos observar o que ele diz em Matias (Mateus) 16:21, por exemplo.
Desde esse tempo, começou Jesus a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia.
Depois de revelar aos seus discípulos que ele deveria ser rejeitado, sofrer e morrer em breve, Simão o chama à parte e o repreende, dizendo que aquilo de maneira alguma aconteceria a ele, vide Mt 16:22 e Mc 8:31-32.
Mas Simão, na verdade, não entendia qual era o plano de Deus dali para frente, e não se recordava do que diziam as Escrituras a respeito do Messias, como dito em Isaías 53:11, por exemplo.
Então, diante da repreensão de Simão Kêfa (Pedro), o Senhor diz:
Se alguém quiser me seguir, deve dizer ‘não’ a si mesmo, tomar a sua estaca de execução e vir atrás de mim. Porque quem quiser salvar a própria vida, a destruirá, mas quem destruir sua vida por minha causa, a encontrará.
Mt 16:24-25, Bíblia Judaica Completa
Ao lermos com atenção os versículos anteriores a este, verificamos que quando o Senhor diz essas palavras, está falando acerca de si mesmo, pois ele deveria dar sua vida em sacrifício para salvar a muitos.

Também, quando ele diz, ‘quem destruir a própria vida por minha causa’, parecem palavras muito pesadas a princípio (outras traduções dizem, ‘perder a vida’). Embora seja este de fato o significado no idioma original (o aramaico), naturalmente não devemos entender que temos que fazer mal a nós mesmos, e ao nosso corpo, para provar que somos discípulos do Senhor; ele não está falando de um tipo de auto sofrimento. Antes, ele está dizendo que seus discípulos devem entregar a própria vida em prol de sua causa, isto é, para segui-lo, mesmo que isso, em alguma situação, os levasse até a morte.
Logo, negar a si mesmo significa fazer o mesmo que Jesus fez, ou seja, abdicar-se de si mesmo a fim de entregar-se completamente à missão que o Pai o designou. Haja vista que Yeshua até poderia ter se livrado daquele momento de sofrimento e morte, mas ele sabia que o Pai o havia escolhido para passar por aquilo, leia Matias 26:51-54, Lucas 24:25-27 e Atos 13:26-30.
De igual modo, nós precisamos entregar todo nosso ser a Deus, nos dedicando sem hesitação para a missão que Ele nos der. É claro que o sofrimento era parte da missão do Messias (vide At 8:32-35), isso não quer dizer que sofreremos tudo que ele sofreu; entretanto, devemos estar cientes e preparados para as lutas e perseguições que podemos atravessar (cf. 2Tm 3:12; Mt 13:20-21).
2) O que significa tomar a sua cruz?

Embora a palavra no idioma original dos Escritos Nazarenos não signifique necessariamente ‘cruz’, mas sim ‘estaca’ (aramaico זקִיפֵה – zeqipeh; grego σταυρός – stauros), esta primeira palavra ficou popular por ter sido ela inserida nas traduções bíblicas mais comuns.
A crucificação numa estaca era uma das condenações sofridas naquele tempo; outros tipos de morte na estaca eram por enforcamento ou empalamento.
Por fim, podemos ler em Marcos 8 versículo 31 o Mestre afirmando que seria rejeitado pelas autoridades de Jerusalém daquele tempo, e que depois de sofrer tal rejeição seria envergonhado com a morte por crucificação na estaca, uma execução usada para os mais desprezíveis criminosos.
Logo, tomar sobre si a sua cruz ou a sua estaca de execução (como foi vertido na tradução bíblica do David Stern) é, naturalmente, uma linguagem figurada para se referir aos sofrimentos do Ungido; isto quer dizer que nos identificamos com seu sofrimento e consequentemente com a missão dele, que foi levar a mensagem da justiça divina ao mundo.
Então, quando tomamos sobre nós mesmos nossa estaca ou cruz, quer dizer que decidimos suportar o sofrimento que uma certa missão divina pode nos causar, a fim de carregar adiante o que Deus quer que mostremos ao mundo, como o mestre Jesus fez.
E quem não carregar sua estaca de execução e não me seguir não pode ser meu talmid (discípulo).
Lucas 14:27, Bíblia Judaica Completa,
(parenteses) nosso.
3) O que significa vir após mim, ou seja, seguir ao Cristo?
Na época do Senhor, e até os dias de hoje no judaísmo, seguir um mestre tratava-se de absorver todas os seus ensinamentos, imitar sua conduta de vida e temor a Deus. Um aluno ou discípulo deveria carregar consigo o legado de seu mestre e preservar a memória de seus ensinamentos e tradições, veja 1Co 11:1-2 e 2Ts 2:15, por exemplo.
Sendo assim, um discípulo/seguidor do Cristo (isto é, do Ungido), deve imitar a maneira de viver de seu Mestre, conhecer, aprender, absorver, praticar e preservar seus ensinamentos, além de tomar sobre si a mesma missão dele, no caso de Yeshua, entregando/dedicando a vida como ele entregou.
De fato, para isso é que vocês foram chamados; porque também o Messias sofreu a favor de vocês, deixando o exemplo para que sigam os passos dele.
1 Kêfa [1Pe] 2:21, Bíblia Judaica Completa.
Por fim, que benefícios podemos ter ao ‘negar a si mesmo e carregar a sua cruz’?
O vídeo abaixo é uma ilustração que mostra de forma simples o propósito de Deus em nossa vida a respeito de negar a si mesmo e carregar a sua cruz/estaca, assista.
Reflita em Marcos 10:29-30.
Se este estudo bíblico foi útil para você, compartilhe com outras pessoas.
Inscreva-se em nosso canal no Telegram para receber mais mensagens:
8 Comments
Gloria a Deus somos eternos no aprender a palavra de Deus e lampada para nossos pes eu quero aprender sempre obrigado
artigo muito edificante para aumenta a fe em cristo jesus.quero endicar o site.WWW.BIBLIAPESHITTA.BVBOOKS.COM.BR, muito bom para pesquisas voce tambem pode baixa um pdf sobre essa traduçao gratuitamente,fiquem na paz de jesus nosso salvador.
a paz do senhor jesus. gostei muito desse ensino o qual você meu irmão mim deu como presente, Deus te abençoe tremendamente.
Muito benção seus estudos cada um mais edificante que o outro
Parabéns pelao eztudo Bíblico gostei e fou muito util para mim. Que Deus continue lhe usando imensamente e também lhe abençoe vc e sua família 🙏🙏.
Tão difícil mas, tão necessário viver isso. Obrigada pelo texto. Deus abençoe e continue te usando !
Grande ilustração da cruz no vídeo. Muito obrigado Deus por permitir que essa mensagem chegasse até mim.
Eu concordo com a bíblia e temos que obedecer a bíblia , isso é muito bom e importante , e é bom ouvir os ensinamentos de Deus e práticar para se aproximar dele.
E práticar e ter aulas para aprender partes da bíblia que não entendemos essas aulas são importantes e muito fácil de aprender mais a bíblia no nosso dia a dia.