Last updated on 01/02/2023
A crença em Deus e na vida após a morte é apenas uma muleta para as pessoas que temem a morte? O que a Torá diz sobre ir para o céu quando você morrer?
Mensagem bíblica traduzida de First Fruits of Zion.
Preparando-se para a vida após a morte.
Jacó fez seu filho José jurar que não o enterraria no Egito, mas que seria levado para a terra de Israel e enterrado com seus pais Abraão e Isaque na caverna de Macpela. Ele disse: “Por favor, não me sepulte no Egito, mas quando eu me deitar com meus pais, você me levará para fora do Egito e me enterrará no cemitério deles” (Gênesis 47:29-30).
A insistência de Jacó em ser enterrado no túmulo da família na terra de Canaã indica que, mesmo na morte, ele ainda acreditava nas promessas abraâmicas. Ele acreditava que a terra de Canaã um dia pertenceria a seus filhos e queria ser enterrado lá. Além disso, Jacó acreditava na vida após a morte. Isso é o que ele quis dizer quando disse a seus filhos: “Estou prestes a ser reunido ao meu povo” (Gênesis 49:29). Jacó antecipou o reencontro com seus antepassados.
Alguns cínicos dizem que a religião é uma muleta para as pessoas que temem a morte. Isso às vezes pode ser o caso, mas certamente não se aplica àqueles que estudam a Torá.
A Torá não diz muito sobre a vida após a morte.
Na verdade, não é um livro sobre como ir para o céu ou o que acontece depois que morremos. A Torá está mais preocupada com a forma como vivemos nesta vida, não na próxima. É possível ler ela e concluir que não há vida após a morte ou ressurreição dos mortos.
Nos dias dos apóstolos, uma seita do judaísmo chamada saduceus fazia exatamente isso. Eles leram a Torá, não viram nada sobre vida após a morte e concluíram que não há vida após a morte, nem céu ou inferno, nem ressurreição dos mortos.
Outra seita do judaísmo dos dias dos apóstolos discordou. Eles foram chamados de fariseus. Eles leram a mesma Torá que os saduceus, mas chegaram a uma conclusão diferente. Embora a Torá não seja um livro sobre a vida após a morte ou como receber a vida eterna, os fariseus encontraram muitas dicas e pistas que apontavam para a vida após a morte e a ressurreição dos mortos.
Certa vez, um fariseu chamado Rabi Simai estava discutindo com os saduceus. Eles pediram que ele provasse pela Torá que os mortos seriam ressuscitados.
O rabino Simai disse:
(b. Sanhedrin 90b:7, Talmude , citando Êxodo 6:4)
– “De onde na Torá aprendemos a ressurreição dos mortos? Do versículo,
‘Eu também estabeleci minha aliança com eles para dar-lhes a terra de Canaã.’
Não diz ‘[para dar] a você’, diz ‘para dar a eles’.
Portanto [uma vez que Abraão, Isaque e Jacó ainda não receberam a terra] a ressurreição dos mortos é provada pela Torá.”
O argumento do rabino Simai é que Deus prometeu dar a terra a Abraão, Isaque e Jacó – não apenas a seus descendentes. No entanto, como o escritor do livro de Hebreus aponta, os patriarcas “morreram na fé, sem alcançar as promessas” (Hebreus 11:13).
Deus deve cumprir Sua promessa, mas para isso Ele terá que ressuscitar os patriarcas dentre os mortos.
Isso explica por que Jacó foi tão inflexível quanto a ser enterrado no túmulo de seus pais na terra de Canaã.
Parte da vida é se preparar para a morte, e parte da preparação para a morte é se preparar para a vida após a morte. Jacó se preparou para a morte com total confiança porque tinha um relacionamento com o Deus vivo.
Estudo original “Preparing for Life After Death”, de First Fruits of Zion.
3 Comments
[…] a Septuaginta (séc. III AEC). Tratava-se de um termo carregado de conteúdo religioso sobre a vida após a morte. O Sheol, no entanto, significa simplesmente “sepultura” ou “cova”, em fim, […]
parabens irmao gabriel por mais um excelente artigo biblico, vejam o BLOG.SEFER.COM.BR, sobre estudos biblicos judaicos muito bom e interessante,gostariaver artigos sobre traduçoes no futuros artigos, a editora paulos lançou uma nova traduçao vale apena dar uma olhada nessa novidade,fiquem na paz de jesus.
Valeu Tony 👍