Calculando a vinda do Messias e o fim?

Imagem ilustrativa da vinda do Messias descendo dos céus.

Cem por cento de todas as pessoas que já previram o tempo da vinda do Messias erraram cem por cento das vezes. Na Torá, o ano do Jubileu é o tempo definido para a redenção. Portanto, pode ser comparado à vinda do Messias. Ao contrário do Jubileu, porém, não podemos contar os anos até o Messias. Ninguém sabe o dia e a hora, e todo homem que já calculou Sua chegada provou estar errado.

Pode parecer tentador atrever-se a determinar a hora da vinda do Messias.

Calculadores do fim dos tempos geralmente apontam para o ciclo do Jubileu para fazer inferências sobre o momento da redenção. A profecia de Daniel sobre as setenta semanas também foi usada por escatologistas judeus e cristãos para calcular o tempo do advento do Messias. Ao longo da história, sábios e estudiosos da Bíblia têm pesquisado as Escrituras em busca de pistas e rabiscado furiosamente equações matemáticas para calcular anos e datas referentes à vinda do Messias.

As conclusões desses calculadores do fim dos tempos são quase sempre as mesmas. O Messias definitivamente chegará nos próximos cinco a trinta anos; ou seja, durante a vida da pessoa que faz os cálculos. Por mais de dois mil anos, o Messias deve chegar nos próximos anos. Ele está sempre vindo, mas nunca chegando.

O Talmud censura duramente aqueles que tentam calcular e marcar uma data para a redenção:

O rabino Shmuel bar Nachmani disse em nome do rabino Yonaton: “Que os ossos daqueles que calculam o fim sejam destruídos.
As pessoas dirão: ‘Já que chegou o tempo determinado para sua vinda, e ainda assim ele não veio, ele nunca virá.’
Mas devemos esperar por ele, como está escrito [em Habacuque 2:3], ‘Embora ele demore, espere por ele; [pois ele certamente virá, não tardará]’”

(b. Sanhedrin 97b)

Aqueles que marcam datas na verdade nos roubam a alegria de antecipar a chegada do Messias.

Ao estabelecer datas, os escatologistas sempre decepcionam seus seguidores de novo e de novo. Quando colocamos nossas esperanças em uma determinada data e essa data passa sem a vinda do Messias, achamos cada vez mais difícil acreditar que ele está vindo.

Quando você vir uma pessoa profetizando sobre o Messias, você deve saber que ela está envolvida em feitiçaria ou lidando com demônios … e os demônios vêm e ensinam-lhe cálculos e segredos, para vergonha dele e daqueles que acreditam em suas palavras … pois ninguém sabe sobre a vinda do Messias1.

(Sefer Chasidism)

1) cf. Mc 13:32.

Talvez a alegação de bruxaria seja um pouco forte, mas dados os efeitos devastadores que o estabelecimento de datas pode ter sobre as pessoas, suas vidas e sua fé, pode-se concluir com razão que os demônios estão satisfeitos com o trabalho daqueles que marcam datas para a vinda do Messias.

O gigante medieval da Torá, Maimônides, escreveu: “Não se deve fixar um tempo para [a vinda do Messias], nem interpretar as passagens bíblicas de modo a derivar delas o tempo de sua vinda”.

No entanto, mesmo com esse aviso severo, o próprio Maimônides não resistiu à tentação e, em uma carta aos judeus iemenitas, calculou que a data da vinda do Messias seria apenas alguns anos depois: 1210 EC.


Estudo original de First Fruits of Zion : The Weekly Torah Portions: Calculating the End. Traduzido e adaptado por Gabriel Filgueiras.

Leia também: Como vencer o medo da volta do Senhor.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.