Quem é o “nós” em Gênesis 1:26, 3:22 e 11:7?

Quadro da santíssima trindade por Paolo Gaetano em Getty Images.

Antes de criar os seres humanos, Deus declara: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (Gênesis 1:26). Se somente Deus é o Criador, então quem é o “nósneste texto? A tradição cristã posterior postula que esta declaração divina constitui uma conversa dentro da Trindade, na qual o Pai, o Filho e o Espírito Santo deliberam juntos.

No entanto, importar a teologia trinitária para o Gênesis é ler o pensamento cristão pós-Novo Testamento nas antigas Escrituras de Israel. Mais ainda, a Trindade não teria nenhuma necessidade real dessa consulta, uma vez que a doutrina cristã postula três pessoas divinas como “um em ser, essência e natureza”.

Mas na verdade, em vez de se referir a uma Divindade trina, o texto preserva as palavras do SENHOR a outros seres divinos em um conselho celestial.

isso significa que…

Em Gênesis, o Deus supremo de Israel fala com uma comitiva celestial que a Escritura chama de “filhos de Deus”.

Imagem ilustrativa de comitiva de anjos tocando trombetas.

Primeiro, é importante notar que somente o único Deus de Israel é o Criador.

Enquanto o SENHOR diz: “Façamos (נעשׂה; na’aseh) a humanidade” em Gênesis 1:26, o versículo seguinte descreve a criação divina no singular: “Deus criou (ברא; bara) a humanidade à sua imagem, no imagem de Deus ele criou (ברא); macho e fêmea os criou (ברא)” (1:27).

Embora Deus possa consultar outras entidades divinas, apenas um único Criador cria os seres humanos. Assim, o Salmo 89 pode dizer de Deus: “Tu criaste (בראת; barata) todos os filhos da humanidade” (Sl 89:47).

No entanto, o Salmo 89 também oferece um vislumbre das outras divindades (decididamente menos poderosas) que compõem a congregação celestial de Deus.

O salmista pergunta: “Quem na expansão celestial pode ser comparado ao SENHOR? Quem entre os filhos de Deus (בני אלים; benei elim) é como o SENHOR, um Deus muito reverenciado no conselho dos santos, e terrível acima de todos os que estão ao seu redor?” (Sl 89:6-7).

Essa poesia bíblica faz um paralelo entre os “filhos de Deus” e aqueles na “expansão celestial” (שׁחק; shahaq), o que mostra que o salmista se refere a outros seres divinos ao lado de Deus nos céus.

De fato, esses seres no Salmo 89 são os mesmos “filhos de Deus” (בני האלהים; benei ha’elohim) que se apresentam diante de Deus segundo Jó (1:6; 2:1; 38:7; cf. Gn 6:2-4).

Ao dizer: “Façamos a humanidade à nossa imagem”, o SENHOR dos Exércitos resolve criar seres terrestres para espelhar os seres divinos no reino celestial.


Estudo original de Dr. Nicholas J. Schaser. Publicação: Israel Bible Center. Traduzido e adaptado para português por Gabriel Filgueiras.

Receba notificação de novos estudos por e-mail 👇

Junte-se a 4.400 outros assinantes
Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

6 comentários em “Quem é o “nós” em Gênesis 1:26, 3:22 e 11:7?”

  1. Boa tarde, com todo respeito, não consegui entender claramente seus argumentos a respeito do que pra mim é uma clara evidencia não digo da “Trindade”, mais da manifestação de uma conversa entre o Pai, o Filho e o Espirito Santo.
    Quanto a manifestação no antigo testamento, não lestes o que disse Davi em Salmos 110.1? Inclusive foi citado por Jesus em Mateus 22.42-46, comprovando a existência e participação do Senhorio de Jesus desde os tempos antigos.

    Não excluo porém a observação de que há outros seres junto de Deus, porém não são deuses (seres divinos) são apenas anjos e seres celestes.
    Além disso a paternidade não foi concedida a anjos como escrito em (Hebreus 1.5).

    Mesmo assim também compreendo o tamanho de estima que temos pra Deus a ponto de chamar-nos de deuses (ver salmos 82.6)

    Porém não acredito que haja outra interpretação para esta conversa, se não que estavam Pai, Filho e Espirito Santos decidindo nos criar.

    De qualquer maneira estou amando o site e os estudos e destaco que esses assuntos em nada interferem no que diz respeito as coisas principais da Palavra de Deus: edificar, santificar….

    Um grande abraço juntamente da paz do SENHOR.

      1. Shalom!
        Ah sim, a respeito do nome de Jesus (um dos estudos anteriores)
        Ando pensando muito sobre e por varias vezes estou orando chamando por Yeshua.
        Não que faça diferença pra Ele.

        obrigado mesmo.

  2. Nossa! Nunca tinha se quer pensado nisso, sempre me vem a cabeça, Deus Pai, Jesus filho e os anjos, só. Existe alguma cogitação ou ideia de quem seriam esses outros seres celestiais? To maravilhada com esse estudo.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.