Press "Enter" to skip to content

A volta de Jesus: Como vencer o medo dela?

Last updated on 11/10/2023

Muitas pessoas relatam ter medo da volta de Jesus, e algumas dizem ter até pavor dela. Várias sofrem transtorno de ansiedade por isso, que é o sofrimento por antecipação de possíveis acontecimentos futuros, embora alguns deles tantas vezes sejam fruto da imaginação e conjectura humana. Mas, neste estudo bíblico, veremos como vencer este medo através de versículos da Bíblia Sagrada; também veremos 3 coisas que alimentam o medo do chamado arrebatamento e da volta do Messias.

Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.

A volta de Jesus será rápida ou vista pelo mundo todo.

Porque, assim como o relâmpago sai do Oriente e brilha até o Ocidente, assim também será a vinda do Filho do homem.

(Mateus 24:27)

Este evento surpreenderá a muitas pessoas, por isso o Senhor nos faz um alerta:

Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

(Mateus 25:13)

Passagens bíblicas mal interpretadas como Mateus 24:37-44 causam medo nas pessoas, porque dão a entender que em certo momento da história acontecerá o que é chamado hoje em dia de “arrebatamento da igreja“. Ou seja, supostamente muitas pessoas sumirão do planeta, serão levadas até o céu para morarem com Jesus enquanto as demais ficarão aqui para sofrer nas mãos do dito “anticristo” e dos demônios, enquanto o planeta é destruído.

Músicas evangélicas alimentam crenças neste momento, como uma chamada “Fenômeno“.

Eu mesmo, quando novo na fé, senti medo quando ouvi essa música pelas primeiras vezes. Naturalmente, este medo é causado pela expectativa que as pessoas têm gerado em suas mentes ao ouvir tais notícias baseadas nestes e dentre outros versículos bíblicos parecidos.

No entanto, um olhar mais de perto para tal texto de Mt 24:37-44 nos dará um ponto de vista um tanto diferente, embora não diminua sua urgência.

É que o Senhor diz que sua vinda seria como nos dias de Noé, e o que houve nos dias dele? Um dilúvio que levou a muitos! Enquanto Noé e sua família, apenas um remanescente dos seres humanos, foram salvos.

Dessa forma, na vinda do Senhor, algo levará a muitos, ou seja, levará os maus, tirará a vida deles, e outros serão deixados, isto é, as pessoas tementes a Deus terão sua vida preservada da destruição daqueles dias, como foi para com Noé e os seus.

Então vemos que as palavras “um será levado” se refere a pessoa que não deu atenção às palavras de Deus e nem viveu sob seu temor, enquanto que “outro será deixado” significa que será deixado com vida (vs. 40-41).

Com essa leitura simples do texto já percebemos que a ideia de “arrebatamento da igreja” não é bem o que as pessoas imaginam. Porém, isso não descarta que devemos ajustar nossa vida sob o temor de Deus, para que possamos nos preservar dos maus momentos que virão sobre o mundo antes da vinda do Senhor, veja Marcos 13:33-37.

Ter medo da vinda de Cristo, a princípio, não é uma coisa ruim…

Por que eu considero que ter medo da vinda de Cristo, ou melhor dizendo, da vinda do Messias, não é uma coisa ruim? Simplesmente porque quem tem medo é porque acredita nisso, mesmo que no fundo de seu ser.

Do contrário, as pessoas que não tem medo é porque consideram tal assunto uma bobagem ou pensam que isso nunca acontecerá, e que estamos neste mundo simplesmente por acaso, que não existe um Deus que tudo criou. Ou, pelo menos, não tiveram o assunto bem compreendido em sua mente.

Não obstante, o que gera o medo da volta de Jesus afinal de contas, naqueles que sentem este medo e acreditam em tal evento?

Muitos crentes ficam atônitos e alarmando-se com o juízo final, o fim do mundo e a volta do Senhor. Em suas palavras, ele mesmo nos recomenda estarmos atentos (vigilantes) e sempre informados acerca dos acontecimentos no mundo, porque estes são os sinais de sua vinda.

Que a figueira nos ensine sua lição: quando os ramos começam a brotar e surgem folhas, vocês sabem que o verão está próximo. Do mesmo modo, quando virem todas estas coisas acontecendo, saibam que o tempo está próximo, à porta.

(Marcos 13;28-29 BJC)

Naturalmente, não podemos saber o exato dia e horário de quando ele virá, isso ele afirmou que nem ele mesmo sabe, senão o Pai Eterno (Mt 24:36; Mc 13:32). Entretanto, como lemos mais acima, podemos tomar conhecimento de quando o tempo de sua vinda estaria próximo.

Portanto, vamos verificar agora as 3 principais coisas que geram medo da volta do Senhor Jesus.

1) A falta de conhecimento da Bíblia pode gerar medo da volta de Jesus.

de olhos vendados com a bíblia na mão

A falta de conhecimento bíblico e das promessas de Deus pode gerar medo da volta do Messias, quando são desconhecidas as partes boas dessa história. Porque geralmente as pessoas ficam apenas se alimentando das informações sobre catástrofes, destruição, fim do mundo etc., e muitas delas as vezes nem são reais. Porém, neste desespero e transtorno de ansiedade, muita gente acaba não se recordando que existe uma grande promessa de renovação do mundo com a vinda do Senhor.

Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o antigo céu e a antiga terra tinham passado, e o mar já não estava mais ali. … Ouvi uma forte voz vinda do trono dizer: “Vejam! A Sh’khinah (tabernáculo) de Deus está com a humanidade, e ele viverá com os homens. Eles serão seu povo, e ele próprio, Deus com eles, será o Deus deles. Ele enxugará dos olhos deles toda lágrima. Não haverá mais morte; nem tristeza, nem choro, nem dor; porque a antiga ordem já passou…

(Revelação (Ap) 21:1,3-4 BJC)

Então o anjo me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, fluindo do trono de Deus e do Cordeiro. Entre a rua principal e o rio, estava a árvore da Vida, que produz doze tipos de frutos, um tipo diferente a cada mês; e as folhas da árvore eram para a cura das nações – não haverá mais maldições…

(Revelação (Ap) 22:1-3a BJC)

Embora vários elementos descritos nestes versículos possam fazer parte de uma linguagem figurada, elas retratam coisas boas que acontecerão quando o Salvador vier. Por isso, uma das dicas se você sofre com o medo da volta de Jesus, é que se concentre nas partes maravilhosas que essa vinda trará para a humanidade que teme a Deus e anda em seus caminhos.

Obs.: Se você sofre de transtornos de ansiedade, leia nosso estudo com Versículos Sobre Ansiedade que Vão te Aliviar.

2) O apego exagerado às coisas dessa vida também gera medo da volta do Messias.

De fato, existem várias coisas que gostamos neste mundo, outras pelas quais nos apaixonamos. E embora no meio religioso comum haja uma expectativa de que as pessoas serão levadas para o céu na vinda de Jesus, não é bem isso que o texto bíblico afirma, como lemos nos trechos citados acima.

Na verdade, tanto os céus, ou seja, a atmosfera espacial que nos rodeia, e o planeta Terra, serão renovados por Deus e pelo seu Messias (seu Ungido).

Mas, ao imaginarem que terão que deixar muitas coisas que gostam para trás, várias pessoas criam este medo da volta do Senhor. Naturalmente, se as coisas que gostamos forem más, de fato temos que temer, porém se forem coisas boas, precisamos apenas entender que Deus vai renovar e restaurar tudo. Neste caso não devemos ficar com medo, mas sim ter alegria e esperança para que o Senhor venha de uma vez consertar tudo que está errado neste mundo.

Acerca dessa restauração da criação na vinda do Messias, leia Romanos 8:18-25.

Os servos de Deus na Bíblia nos dão ainda outros conselhos de como deve ser nossa conduta até a vinda do Mestre.

Cuidem de si mesmos, ou o coração de vocês se sobrecarregará com libertinagem, bebedeira, e com as preocupações da vida cotidiana, e aquele dia virá sobre vocês inesperadamente, como uma armadilha! Porque ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra, não importa onde vivam, em todo o mundo

(Lucas 21:34-35 BJC)

Muitos dos que dormem no pó da terra serão despertados, alguns para a vida eterna e outros para a vergonha e o desdém eternos. No entanto, aqueles que tiverem entendimento brilharão como o resplendor da abóboda do céu; e quem conduzir muitos à justiça [reluzirá] como as estrelas para todo o sempre.

(Daniel 12:2-3 BJC)

3) A falta de amar a Deus, ou amá-lo de forma insegura, também gera medo da volta de Jesus.

Não há medo no amor. Ao contrário, o amor que alcançou seu objetivo expulsa o medo, porque o medo é relativo à punição; quem tem medo não alcançou a maturidade relativa ao amor.

(1 João 4:18 BJC)

Quando vivemos “em cima do muro”, isto é, caminhando sem firmeza para com Deus e seus mandamentos, também pode trazer à tona o medo da volta de Cristo (isto é, do Ungido).

Por isso, devemos nos importar com nossa conduta quando nossa consciência nos acusa de que algo não anda errado, quando Deus, nosso Pai, nos dá avisos de que devemos e precisamos nos corrigir (cf. Rm 2:14-15). Nosso Mestre disse que o Pai estava sempre com ele, porque sempre fazia as coisas que o agradava (João 8:29).

Por isso, se procurarmos viver de modo agradável a Deus, Ele estará conosco e nos preservará no dia da vinda do Seu Ungido.

Você pode ler nosso estudo 5 Coisas que você pode fazer para agradar a Deus para saber mais.

E se você ainda sente dificuldade de colocar em prática a palavra de Deus, confira nosso estudo intitulado “Como praticar a palavra de Deus corretamente” para te ajudar.

E agora, filhos, permaneçam unidos com ele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda.

(1 João 2:28)

Por que Jesus não voltou ainda? E o que dizer para quem vive zombando disso?

A Bíblia predisse que em nossos dias muitos duvidariam do retorno do Mestre.

Quem não já ouviu alguém dizer: “desde quando eu era pequeno estão dizendo que Jesus está voltando e até agora nada dele voltar.”

Quando você ouvir isso, não fique abalado, sem reação, nem tão pouco duvide da vinda do Senhor e de sua fé. Pois os servos de Deus, mediante a inspiração divina, já nos alertaram que nos últimos dias certas pessoas incrédulas duvidariam do retorno do Mestre, e eles de fato zombariam disso, como vemos com certa frequência pela internet. Confira o texto de 2ª Kêfa (2Pe) 3:1-10.

Deus tem um tempo certo e determinado para todas as coisas!

Nós precisamos permanecer firmes no caminho de Deus, confiando nas palavras de Seu Messias, aguardando e amando a sua vinda!

Tudo que me espera agora é a coroa da justiça, a qual o Senhor, o Justo Juiz, me concederá naquele dia – e não só a mim, mas também a todos os que esperaram ansiosamente por seu aparecimento.

(2ª Timóteo 4:8 BJC)

Visto que tudo será destruído dessa forma, que tipo de pessoas vocês deverão ser?
Vivam de maneira santa e piedosa, enquanto esperam pelo Dia de Deus e trabalham para apressar sua vinda.
Aquele Dia trará a destruição dos céus pelo fogo, e os elementos se derreterão com o calor. Nós, porém, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais a justiça se sentirá em casa.
Portanto, queridos amigos, enquanto esperam essas coisas, façam tudo que puderem para serem encontrados por ele sem mancha ou defeito e em paz.

(2ª Kêfa (2Pe) 3:11-14 BJC)

Você conhece outras pessoas que têm medo da volta do Senhor Jesus? Então compartilhe este estudo com elas! Nos diga também nos comentários mais abaixo se este conteúdo te ajudou.

Compartilhe essa página:

78 Comments

  1. Raissa. Raissa.

    Muito obrigada eu tenho 13 anos e e eu estava com medo mas vi que não preciso ter medo e sim confiança farei o possível para ser o exemplo que Deus quer.

  2. Lari Lari

    Irmão, a paz do Senhor, o que você me diz sobre a Guerra que está tendo hoje 11/09/2023, Israel, e o grupo terrorista de Hamas , tem algum versículo na bíblia específico relacionado ao dia de hoje ? estou me sentindo perdida. Deus abençoe

  3. Isabele Caroline da Silva Isabele Caroline da Silva

    Eu simplesmente amei, essa palavra me tirou muitas dúvidas eu me chamo Isabele tenho 15 anos. Oque eu mais tinha era medo da volta de Cristo moço que Deus abençoe grandemente sua vida louvado seja o nome do senhor Jesus
    Amei de mais gente ele explicou tudo da forma que eu queria meu Deus muito obrigado isso me ajudou muito abril muito minha mente.
    💗🙏🙌

  4. Rodrigues Rodrigues

    Então a grande tribulação não são sete anos?…. nossa é um tema bem complexo, poderia ter estudos mais detalhados mostrando esse ponto de vista seu.
    Gostaria de saber se vc tem algum livro ou autor, pesquisador que tem trabalhos publicados com a msm visão que vc tem sobre o assunto?

    • Pesquise as video aulas sobre Apocalipse no canal Teshuvá total, no YouTube, do Marcos Felipe Pimentel Arruda. Os judeus netzarim, herdeiros da doutrina bíblica judaica (verdadeira) de Jesus (Yeshua), concordam com este ponto de vista.

      • Rodrigues Rodrigues

        E livro tem algum que possa me indicar para eu edificar
        meu conhecimento?

  5. Rodrigues Rodrigues

    Sobre a volta de Cristo, a igreja vai msm ser arrebatada antes da grande tribulação?

    • Rodrigues, a grande tribulação já passou a muito tempo, em 1948, quando o povo de Israel repatriou sua terra… Essas estórias contadas nas igrejas não passam de interpretação bíblica solapada.

      • Rodrigues Rodrigues

        Desculpe perguntar, mas com que embasamento de argumentos vc arfima isso?

      • Em Mc 13:30 o Mestre diz que a tribulação começaria ainda na geração dele, e o marco do início dessa grande tribulação é a queda de Jerusalém, que aconteceu no ano 70. Dali para frente o povo de Israel, os judeus, sofreram grandes perseguições e aflições em diversos locais por onde ficaram dispersos, inclusive a inquisição criada e promovida pela igreja cristã medieval é uma das grandes causas de aflição do povo do Eterno, mas também houveram outras causas, como os campos de concentração nazistas e etc.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Bíblia se Ensina

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading