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Deus é três pessoas? O que Jesus realmente ensinou?

Last updated on 23/09/2021

Um tema que tem gerado debates acalorados desde tempos muito antigos, dividido opiniões, classificado “hereges“, desfeito amizades, alimentando debates teológicos, e com tudo isso parece que não chega ao fim. Afinal de contas, Deus é três pessoas ou não? Onde a Bíblia Sagrada diz isso? A Trindade é realmente uma doutrina bíblica? Neste estudo bíblico vamos nos ater unicamente ao que está escrito nas Escrituras, sem interpretações e rodeios nas explicações. Seremos sucintos e, se houverem dúvidas ou posições contrárias, tentaremos responder nos comentários ao final da publicação.

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O que diz a fé bíblica original (hebraica/judaica) a respeito de quem é Deus?

O texto de Deuteronômio 6:4 não é tão difícil de ser traduzido do original hebraico e define objetivamente quem é Deus.

"שְׁמַע she-Ma' ouve יִשְׂרָאֵל Yis-ra-'El; Israel יְהוָה Yahweh  אֱלֹהֵינוּ 'e-lo-Hei-nu [é] nosso Deus יְהוָה Yahweh  אֶחָד׃ 'e-Chad [é] um"

Visto que Moshé (Moisés) recita essas palavras, recebidas pelo próprio Criador Eterno, aproximadamente no final do século 15 AEC, a crença de que Deus é um apenas é muito mais antiga do que o desenvolvimento da doutrina que afirma que Ele está dividido em três pessoas, formulada à partir do ano 168 EC aproximadamente, por teólogos greco-romanos, popularmente conhecida como doutrina da trindade.

Portanto, para sermos honestos com o próprio texto bíblico, devemos direcionar nossas crenças à partir daqui.

Em suma, de acordo com Deuteronômio 6:4, Deus é um. Ou seja, Ele é um só Deus, o único Deus verdadeiro, e além disso, olhando pelo lado básico do texto, uma só pessoa, pois a palavra hebraica “ehad” significa, basicamente, um, cada um, numeral um, primeiro (cf. Concordância Bíblica Strong, pág. 40; Léxico Hebraico e Aramaico, William L. Holladay, págs. 11,12).

Isto é, ehad define expressamente que Deus é uma unidade indivisível. Isso se considerarmos meramente o significado etimológico dessa palavra.

Para o Senhor Jesus, Deus é três pessoas?

Ícone da Trindade do Novo Testamento, cortesia do Museu de Arte de Cleveland.
Ícone da Trindade do Novo Testamento, cortesia do Museu de Arte de Cleveland.

Os relatos bíblicos mostram que para o Senhor Jesus, Deus não é três pessoas, mas um só. Ele mesmo recita Deuteronômio 6:4 em Marcos 12:29, dizendo as mesmas palavras que Moisés registrou.

Vejamos as palavras dele na tradução da Bíblia Peshitta da Editora BV Books, cuja fonte é o texto original aramaico, o idioma no qual o Senhor se comunicava e pregava sua mensagem.

E Jesus lhe respondeu: O maior de todos os mandamentos é: "Ouve, ó Israel: Yahweh nosso Deus, Yahweh é um;"
Foto de Marcos 12:29 na Bíblia Peshitta da Editora BV Books.
Foto de Marcos 12:29 (citação de Deut. 6:4) na Bíblia Peshitta publicada e traduzida para português pela Editora BV Books.

As traduções gregas também concordam, mas nem todas foram bem traduzidas, como a BKJ, ACF, ARA, NVI, NVT, NAA, NTLH, KJA, dentre outras. A Tradução Brasileira foi a que seguiu melhor a tradução grega dos escritos nazarenos (NT), bem como seu original hebraico na Torá.

Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, ó Israel, o Senhor é nosso Deus, o Senhor é um só!
(Marcos 12:29 Tradução Brasileira)

Vale ainda observar que, logo em seguida o Mestre ter recitado Deuteronômio 6:4,5 como simplesmente o maior dos mandamentos, o homem sábio que havia lhe perguntado qual era o principal deles (v. 28) então, afirmativamente, diz que Deus é um e não há outro além Dele (v. 32), justamente como ensinado na Torá (Deut. 6:4; 4:35,39; Is 44:6,8; 45:5-6; Jer. 10:10-11).

O Senhor, por fim, concorda com aquele escriba, dando-lhe uma resposta afirmativa (v. 34), pois nem aquele, nem tão pouco o Senhor, poderiam discordar do ensino da Torá.

Portanto, para o Ungido (o Cristo), Deus é uma pessoa só, que é seu Pai.

Podemos ver em João 6:27, por exemplo, que mais uma vez ele afirma isso claramente. Leiamos o texto:

"Não trabalheis pelo alimento que perece, mas pelo alimento que para a vida eterna permanece, o qual vos dará o Filho do Homem, pois a este selou Deus Pai."
(Bíblia Peshitta BV Books)

O presente texto pode ser conferido até mesmo nas traduções gregas, que neste caso serão concordantes (vide BKJ, ACF, ARA, NVI, NAA, NVT, NTLH, VFL, KJA, etc.).

“Jesus” tem um Deus!

Mais adiante, enquanto Miriam de Magdala (erroneamente conhecida como “Maria Madalena“) o encontra após sua ressurreição, ele diz: “eu ainda não subi para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus” (João 20:17).

Depois disso, ele ainda chama o Pai de “meu Deus” cinco vezes no texto de Revelação (Apocalipse) 3:2,12.

Ademais, já estava profetizado nos Salmos que assim ele chamaria o Eterno. O próprio Deus, no Salmo 89:16, diz a respeito dele: “Ele me chamará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus, e a rocha da minha salvação.”

Ora, vemos assim que o texto é claro, pois o Senhor esclarece que para ele Deus é uma pessoa só, o seu Pai, o Criador dos céus e da terra, Yahweh, que é também o seu Deus.

Ademais, ainda antes disso ele já havia orado dizendo e confirmando que seu Pai é o único Deus verdadeiro, conforme lemos em João 17:3.

Além disso, Paulo, seu emissário (apóstolo), afirma por diversas vezes que o Pai é o Deus do Senhor Jesus, basta ler atenciosamente Romanos 15:6, 2 Coríntios 1:3, 11:31, Efésios 1:3,17 e Colossenses 1:3.

Jesus é Deus também?

Como podemos notar, só os textos bíblicos recitados acima respondem a essa pergunta. Por isso, se estivermos falando do Messias (Ungido) judeu cujo nome original é Yeshua, então ele mesmo fala por si: só o Pai dele é Deus! Pois Ele é um, uma unidade indivisível (ehad) e por isso não pode estar dividido em três pessoas. O nome “Jesus” é apenas uma grafia aportuguesada proveniente de uma adaptação grega do nome original.

Não obstante, este mesmo Ungido judeu e Salvador recebeu uma nova roupagem teológica pelos pais da Igreja que, à partir de meados do 2º século EC, começaram a dar-lhe uma nova identidade, fundando assim uma religião diferente da própria que foi propagada pelo Mestre Yeshua. Todavia, isto é assunto para outro momento. O livro “Como Jesus se tornou Deus“, do historiador Bart D. Ehrman, elucida este assunto do ponto de vista dos acontecimentos históricos e implantação da religião cristã, formulada após a era apostólica por aqueles teólogos greco-romanos.

Mesmo assim, ainda é possível nos estendermos um pouco mais neste assunto aqui, pois o próprio Jesus, isto é, Yeshua, não se chama de Deus quando, aparentemente, tem a oportunidade para fazê-lo.

Muitas pessoas afirmam que “Jesus é Deus” baseando-se no texto de João 10:30, quando ele diz, “eu e o Pai somos um“. Porém, diante da explanação acima, seria de fato contraditório afirmar tal coisa.

Por isso, sem dúvida alguma, tal afirmação é uma conclusão parcial de uma má observação do texto bíblico, ou no mínimo uma interpretação tendenciosa. Basta continuar lendo o texto para observar que o próprio Senhor, no decorrer da conversa, afirma, “eu sou Filho de Deus (v. 36), e não, “eu sou o próprio Deus”, ou, “eu sou a segunda pessoa da trindade”.

Além disso, o texto é claro em afirmar que ele é um com o Pai no sentido de fazer as mesmas obras Dele (cf. vs. 32,37,38). Assim também os próprios discípulos do Senhor se tornam um com ele e seu Pai ao viverem da forma que ele viveu, e nem por isso eles se tornam deuses ou pessoas da (suposta) trindade (cf. Jo 17:21).

Para Paulo, Deus é três pessoas (uma trindade)?

Paulo (original Shaul), o emissário (apóstolo) do Senhor, também vai concordar com o próprio Senhor, naturalmente, de que Deus é uma pessoa só, que é o Pai. Basta fazermos uma observação atenciosa do texto bíblico de suas cartas para percebermos isso.

Em 1ª Coríntios 8:6, por exemplo, ele diz: “para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos”. Com isso Shaul é bem específico ao afirmar que Deus é uma pessoa só, que é o Pai de seu Senhor.

O mesmo ele diz em Efésios 4:6 com as seguintes palavras: “Há um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos…”. Isso se repete ainda em 1 Tessalonicenses 1:3, 3:13, 2 Tessalonicenses 1:1,2, 2:16, 1 Timóteo 1:2, 2 Timóteo 1:2 e 1 Coríntios 15:24 dentre outros.

Logo, em todos estes versículos, notamos que para Paulo Deus é uma pessoa só, o Pai.

Um outro texto muito conhecido em que ele também deixa claro que Deus é uma pessoa só, mas que pouco se percebe, é 1ª Timóteo 2:5, quando afirma: “pois Deus é um e há um só mediador entre Deus e os homens, o ungido Yeshua, homem…”.

Portanto, mais uma vez ele deixa claro, Deus é uma pessoa só, o Pai, e Yeshua é o seu mediador, ou seja, aquele que aproxima o homem de Deus, aquele que revela a pessoa de Deus completamente (Col. 2:9). Além do mais, qual é o sentido de um homem, como expressamente diz o texto, ser um mediador de Deus, se seria ele o próprio Deus?

Os demais apóstolos naturalmente vão concordar com este ensinamento original hebraico/judaico, vide Tg 2:19; 1 Pe 1:10; 3:18.

Conclusão.

Não encontramos, portanto, nenhum versículo das Escrituras ensinando abertamente que Deus é três pessoas, ou que Ele é um, mas está dividido em três. Sendo esta, por isso, uma conclusão a que se chega somente por meio de interpretações subjetivas do texto com base em alguns versículos isolados e interpretados fora de seu devido contexto e pensamento original; unindo a isso traduções distorcidas do texto bíblico feitas por mentes tendenciosas a um tipo de doutrina que lhe atenda a crença preferencial.

Justamente por isso, procuramos nos ater ao que o texto original hebraico das Escrituras diz, respeitando o significado de suas palavras, seu contexto e pensamento original, do modo que o próprio Deus transmitiu ao seu povo desde tempos muito antigos.

Concluindo, o próprio Deus não pode ser duas ou três pessoas, mas como a própria Bíblia Sagrada afirma categoricamente, Ele é uma pessoa só, o Pai de nosso Senhor e Salvador Yeshua, o Ungido. Por isso não vamos criar nem alimentar mais especulações e interpretações subjetivas do texto bíblico baseando-nos em versículos isolados para dizer coisas que a inspiração Divina não ensinou, tais como Deus está dividido em três pessoas ou que Ele é uma trindade.

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25 Comments

  1. ARTHUR ARTHUR

    Olha eu continuo acreditando na trindade, por estas razões (mas foi interessante o que vc falou, me deixou com uma pulga atras da orelha) :
    1- João 1:1 – quando fala que O Messias era o Verbo e o Verbo estava com e era o Criador;
    2- Diversas vezes nos evangelhos o Messias foi adorado, é complicado adorar alguém que não o Criador (Lc 24:52, Mt 28:17);
    3- Romanos 9:5 – “e os patriarcas; deles descende Cristo, segundo a carne, o qual é, sobre todas as coisas, Deus bendito para sempre.”;
    4- Ele foi chamado de Deus com todas as letras por Tomé (Jo 20:28)

    • Olá Arthur, obrigado por comentar aqui.
      A respeito do texto de João 1 escrevi um estudo aqui, o qual já está precisando de uma revisão para maiores esclarecimentos, o que farei quando tiver um tempo.

      Com respeito a certas pessoas “adorarem” Jesus, vamos tomar como base o texto de Mt 2:2. A palavra aramaica (idioma original com que os judeus se comunicavam na época) é סגַּד (sgad) quer dizer encurvar-se perante alguém em sinal de respeito, também ocorre em Jo 4:20, 12:20, At 24:11, Rv 22:8 etc. A maioria das bíblias comuns traduziram “viemos adorá-lo” (com exceção da Bíblia de Jerusalém, que verteu “homenageá-lo”), mas não existe, nos idiomas originais, uma palavra para se referir a Deus, ao Messias, e outra a seres humanos ou divindades das nações; a palavra geralmente é uma só para todos os casos, vide Gn 18:2, 24:26, 33:3,6-7, 43:26, Êx 20:5, 2Cr 29:28, Jr 13:10, Dn 2:46 etc. No texto grego, base das traduções bíblicas comuns, é προσκυνεω (proskuneo), cujo signif. é similar à aramaica, sendo beijar a mão de alguém em sinal de reverência, cair de joelhos e tocar o chão com a testa como uma expr. de profunda reverência; ajoelhar-se, prostrar-se, homenagear ou reverenciar (G4352). Esta ocorre em Rv 3:9, por exemplo, onde o próprio Senhor diz que faria certas pessoas se prostrarem (adorarem?) ao mensageiro de Filadelfia.

      Acerca de Rm 9:5, a palavra original ali é אַלָהָא (elaha), e esta não é traduzida necessariamente por “Deus”. Moisés também foi chamado de Deus em Êx 4:16 e 7:1, e isso quer dizer que ele é o próprio Deus também? Veja um estudo sobre o significado da palavra elohim/elaha aqui, ou leia o estudo de João 20:28 aqui, em relação a questão de Tomé ter supostamente chamado o Senhor de “meu Deus”, que por si já explicará o que significa “elohim”.

      • Elna de Lima Elna de Lima

        Olá Gabriel que estudo abençoado eu acredito que foi de Deus eu vim parar aqui pois não me conformo com essa doutrina de que Deus é uno e é trino na verdade eu sempre achei que esse conceito fosse do catolicismo mais me deparei com essa crença dentro do povo evangélico e confesso que até hoje estou sem entender, pois eu lendo a palavra entendo completamente como você colocou nesse estudo muito obrigada por se deixar ser usado por nosso pai criador de todas as coisas em nome de Jesus seu filho nosso amado irmão e salvador

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