4 Razões por que existe o sofrimento (poucos se dão conta da 3ª)

por que existe o sofrimento, criança chorando

Não são poucas as pessoas que se perguntam por que existe o sofrimento em nosso mundo, não é mesmo?! Muitos supostos líderes evangélicos estão por aí afirmando que os cristãos não podem sofrer, e se sofrem, é porque estão em pecado; mas seria isto verdade de acordo com o que o Mestre ensinou?

Estas coisas eu vos tenho dito para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33 KJF)

Neste estudo bíblico vamos aprender 4 razões reveladas na Bíblia Sagrada porque existe o sofrimento, e o que nós podemos fazer a respeito do assunto.

Fato é, ninguém gosta de sofrer!

Muitos são os que culpam diretamente a Deus por que existe o sofrimento no mundo, mas será que fazem isso com razão? O que você acha?

Tenho certeza que você também já ouviu alguém dizer: “Se Deus realmente existe e é o Todo Poderoso, por que existe tanto sofrimento? Por que Ele não acaba com o sofrimento de uma vez?”

Mas se o sofrimento existe, questionar não vai resolver muita coisa; então o que podemos fazer para evitar trazer mais sofrimento para nossa vida?

É o que vamos aprender mais adiante, continue lendo.

1) A origem de todo sofrimento segundo a Bíblia Sagrada.

O sofrimento teve seu ponto de partida no princípio da humanidade, à partir do primeiro casal que habitou aqui, veja:

À mulher ele disse: Eu multiplicarei grandemente o teu sofrimento e a tua concepção. Com sofrimento terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele governará sobre ti.

E a Adão ele disse: Porque tu escutaste a voz de tua mulher, e comeste da árvore, da qual eu te ordenei dizendo: Tu não comerás dela, amaldiçoada é a terra por tua causa; com sofrimento tu comerás dela todos os dias da tua vida.

Espinhos e cardos também produzirá para ti; e comerás a erva do campo; no suor da tua face comerás o pão, até que retornes a terra, pois dela tu foste tirado; porque pó tu és, e ao pó tu retornarás. (Gênesis 3:16-19 KJF)

Ao desobedecer uma ordem de Deus no jardim do Éden, Adão e Eva abriram a porta de todo sofrimento e aflição que existe na vida do ser humano.

Podemos até dizer que o pecado é o “pai do sofrimento”.

Enquanto estivermos neste mundo, o sofrimento existirá em consequência do primeiro pecado cometido no Éden.

Observe que, quando Deus pergunta a Adão se ele havia comido do fruto proibido, este responde: “A mulher que tu me deste para estar comigo, ela me deu da árvore e eu comi.”

Adão logo transfere a sua própria culpa para Deus e para a mulher, pois foi Ele quem lhe deu a mulher, porém ele faz isso para justificar seu próprio erro, não assumindo a responsabilidade que ele tinha, à semelhança do que muitos fazem hoje em dia também (pois Adão já havia recebido as instruções de Deus quanto àquela árvore em específico, assim como hoje temos as orientações certas na palavra de Deus).

2) O desprezo a Deus é uma das fortes razões por que existe o sofrimento.

Quando uma pessoa despreza a Deus e gosta de viver praticando o pecado, esta atrai sofrimento não somente para si, mas também para os seus.

Veja porque o rei Davi atraiu sofrimento para sua família no texto abaixo:

Por que desprezaste o mandamento do Senhor, para fazer o mal à sua vista? Tu mataste Urias, o heteu, com a espada, e tomaste a sua esposa para ser tua esposa, e o mataste com a espada dos filhos de Amom.

Agora, portanto, a espada jamais se apartará da tua casa; porque tu me desprezaste, e tomaste a esposa de Urias, o heteu, para ser tua esposa.

Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei o mal contra ti a partir da tua própria casa, […] (2 Samuel 12: 9-11a KJF)

São duras as consequências que caem sobre nós e sobre os nossos quando desprezamos a Deus e seus mandamentos, fazendo escolhas e praticando atitudes erradas.

As pessoas que ainda não foram curadas por Jesus e que mantém feridas dentro de si também causam feridas nos outros.

Mas uma forma de amenizar o sofrimento depois das práticas erradas é arrependendo-se de todo pecado, confessando-os e abandonando-os.

O homem que encobre sua iniquidade não prosperará, mas o que confessa seus pecados e se aparta deles, Deus terá dele misericórdia. (Provérbios 28:13 BP)

3) Satanás procura ocasião para causar sofrimento.

Nem de longe o diabo quer que o ser humano descubra qual sua real identidade e propósito em Deus.

  • Nossa real identidade (a que Deus quer para nós): Filhos de Deus (Jo 1: 12; Rm 8: 14-171 Jo 3:1)
  • O propósito de Deus para nós: Sermos herdeiros de seu Reino (Rm 8:17).

Sabendo de ambos itens acima, Satanás faz de tudo para tornar cego o entendimento do ser humano a fim de que ele não descubra sua real identidade em Deus.

Mas, se o nosso evangelho está escondido, está escondido para aqueles que estão perdidos; nos quais o deus deste mundo cegou as mentes daqueles que não creem, para que a luz do glorioso evangelho de Cristo, que é a imagem de Deus, brilhe para eles. (2 Coríntios 4:3-4 BKJ)

Deixando o ser humano enlaçado no pecado e nas paixões mundanas, Satanás traz confusão e sofrimento a muitos (1 Pe 5: 8).

4) Deus aperfeiçoa seus filhos através do sofrimento as vezes.

Eis as questões que não querem calar: por que Deus permite o sofrimento de seus filhos?

Leia os versículos abaixo e reflita por si mesmo na resposta para esta pergunta.

E vos esquecestes da exortação que vos fala, como a filhos: Filho meu, não desprezes o castigo do Senhor, e não desfaleças quando fores repreendido por ele.

Pois aquele a quem o Senhor ama também castiga, e açoita a cada filho que recebe.

Se suportais o castigo, Deus vos trata como filhos; pois, qual é o filho a quem o pai não castigue?

Mas se ficais sem castigo, do qual todos são feitos participantes, então sois bastardos, e não filhos.

Além do mais, tivemos pais segundo a carne, que nos corrigiram, e nós lhes prestamos reverência; não devemos então nos sujeitar muito mais ao Pai dos espíritos, e viver?

Porque aqueles, verdadeiramente, por um tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nossa vantagem, para que possamos ser participantes de sua santidade.

Porém, nenhum castigo parece ser prazeroso para o castigado, mas angustiante; contudo, posteriormente, produz um fruto pacífico de justiça para aqueles exercitados por ele. (Hebreus 12:5-11 KJF)

Quer outro exemplo?

O que fazemos com uma árvore quando queremos que ela fique mais sadia, e assim dê mais frutos?

O texto da carta aos Hebreus acima dispensa demais comentários e explicações, mas ele completa o que Jesus disse em João 15: 1, 2, leia e reflita no comentário:

Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todo ramo em mim que não dá fruto, ele tira, e todo ramo que carrega fruto, ele limpa, para que possa trazer mais fruto.

O processo de podar (isto é, limpar) uma árvore consiste em remover dela determinados galhos que lhe impedem de dar mais frutos ainda.

Se uma árvore sentisse dores, imagina o quanto ela sofreria durante este processo…

Cristo fez a analogia acima comparando a si mesmo como uma videira (que dá vida) e nós como seus galhos (que produzem os frutos), e destacou a necessidade destes galhos serem limpos (podados) para que deem mais frutos (e melhores também).

O Senhor usava constantemente tais analogias para descrever realidades espirituais que vivemos.

Leia com atenção o que disse o Especialista em Agricultura Orgânica Thiago Tadeu Campos, sobre a importância de se podar uma árvore, no texto abaixo:

a estrutura de uma planta funciona de forma harmônica e sincronizada, os nutrientes são distribuídos de forma igualitária e o crescimento ocorre de acordo com fatores externos, como a posição dos galhos e a direção através da qual a luz atinge a planta.
Contudo, quando a planta não é podada regularmente, a distribuição de nutrientes começa a ser prejudicada pela irregularidade do fluxo de seiva.

Assim como cortamos o cabelo para que o mesmo comece a crescer com mais força, precisamos podar as plantas para que recebam um impulso em seu desenvolvimento, e assim consigam crescer de forma vigorosa e se proteger de pragas e doenças, sem a necessidade de agrotóxicos ou insumos agrícolas.
A presença de galhos doentes também interfere no crescimento da planta, além de poder vir a comprometer os demais galhos dela.

Podar uma planta nem sempre está relacionado com intenções negativas ou com a necessidade de reprimir o crescimento de seus galhos, na maioria das vezes, a poda é realizada como forma de prevenção de doenças e potencialização do uso dos nutrientes retirados do solo, garantindo frutos saudáveis e muito mais saborosos.

Fonte: Ciclo Vivo.

Da mesma forma, podemos usar as considerações acima como uma analogia para afirmar o quanto é necessário que os filhos de Deus passem por determinados sofrimentos para que Deus os aperfeiçoe.

Ora, de acordo com Cristo, nós somos limpos por Sua Palavra. (Jo 15:3)

Veja também outras leituras recomendados relacionados a estes assunto:

Assim também o crente é provado por Deus para que seja limpo e dê mais fruto ainda (Sl 11:5), essa é uma das razões por que existe o sofrimento dos filhos de Deus.

Esta provação pode lhe trazer alguns sofrimentos, mas com boas finalidades no final das contas.

Meus irmãos, tende plena alegria quando entrardes em muitas e variadas provas, porque vós sabeis que a prova da fé vos fará obter paciência; e que a paciência tenha sua obra completa, ar que sejais maduros e perfeitos, sem que nada vos falte.

Bendito é homem que suporta as provas, porque uma vez que tenha sido provado receberá a coroa da vida, a qual Deus prometeu aos que amam.(Tiago 1:2-4, 12 BP)

As explicações acima combatem afirmações de ateus que dizem que Deus é sádico.

Leia também 1 Coríntios 10:13; Deut. 13:1-3.

Confira ainda o estudo Deus prova o justo, e para onde seu coração vai se voltar?

Deus não planejou que seus filhos sofram mas, antes, que fossem abençoados e abençoem! (Lc 12:32; Mt 10:7,8)

Mas talvez alguém pergunte: “Se Deus não planejou que o ser humano sofra, então por que Ele criou a árvore do conhecimento do bem e do mal no Jardim do Éden?

Eu afirmo que o Senhor não criou um ser humano “cego”, mostrou-lhe que há um caminho mau o qual ele não deveria escolher. provando-o (Pv 17: 3).

Deus também mostrou isso a Caim, antes que ele matasse seu irmão Abel, observe:

“O SENHOR disse a Caim: “Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto?

Se você fizer o bem, não será aceito?

Mas, se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”.” (Gênesis 4:6-7 NVI)

Vemos que não é pelo fato de ser Todo poderoso que Deus vai atropelar as responsabilidades do homem.

Abrindo a porta do coração para o pecado, o homem atraiu para si mesmo o sofrimento e a morte.

O próprio Caim sofreu as consequências e atraiu para si o sofrimento por causa de seu pecado (Gn 4: 10-12).

Hoje em dia Deus também está nos mostrando, através da palavra de Jesus Cristo, que há caminhos maus que trazem sofrimento.

Diante disso, qual caminho você está seguindo?

Já sabemos por que existe o sofrimento, agora saiba como Deus nos livra dele.

Por fim, a fonte de cura para todo sofrimento providenciada por Deus é Jesus Cristo, o Senhor.

Leia atentamente.

Porque, se pela transgressão de um homem, a morte reinou por meio de um, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por meio de um, Jesus Cristo.

Portanto, assim como pela transgressão de um veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também pela justiça de um veio o dom gratuito sobre todos os homens para justificação de vida. (Romanos 5:17-18 KJF)

Receba esta fonte de vida em si mesmo, Jesus, e Ele te abençoará (Mateus 11: 28-30).

Não fique só se perguntando por que existe o sofrimento toda sua vida, mas abra seu coração para que Deus possa curá-lo de tudo que te causa mal.

Quer continuar aprendendo mais e mais da Palavra de Deus e como estudar a Bíblia melhor?

Entre para a lista de contatos do blog Bíblia se Ensina, que estão aprendendo como adquirir o hábito de ler e estudar a Bíblia, e desfrute de uma verdadeira transformação em sua vida, colocando em prática todas as dicas que tenho para compartilhar contigo.

Clique para participar.

aprenda como desenvolver o hábito de ler a bíblia

Se este estudo te ajudou e esclareceu um pouco, compartilhe-o nas suas redes sociais e escreva seu comentário aqui abaixo. Deus abençoe sua vida!

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

10 comentários em “4 Razões por que existe o sofrimento (poucos se dão conta da 3ª)”

  1. Muito bom. Mas Deus de forma alguma nos causa sofrimento. Tiago 1:13. No demais está correto as razões para sofremos. A disciplina que Deus dá é exatamente não nos livrar das consequências do nosso erro, ele perdoa mas as consequências nós sofremos, isso já é uma correção para aprendizado.

  2. Boa noite, meu amigo.

    Seu artigo é muito bem embasado, mas tome cuidado com as propagandas que você deixa serem veiculadas. Sei que o site, para sobreviver, precisa dos ads, mas veja o que encontrei no seu artigo que discorre justamente sobre o pecado:

    https://i.ibb.co/VHTydt0/Capturar.png

    Um grande abraço. Fique com Deus.

      1. Respostas infelizmente insatisfatórias para mim. O mundo continua sem sentido…
        Deus sabia o que os humanos, no Éden, fariam. Logo, toda essa existência de tormentos e sofrimento já fazia sim parte dos planos.
        Além disso, que tipo de criador continua punindo as criaturas, mesmo sendo estas descendentes distantes dos pecadores originais?
        Por último, como alguém pode realmente pensar que uma criança (ou simplesmente alguém justo, uma pessoa de bom coração) recebe um “aprendizado” adequado através de dores agonizantes?

  3. Glória a Deus por essa palavra tão edificante meu irmão que o Senhor continue te usando com a unção e autoridade Deus abençoe !!

  4. Bom dia meu irmão,

    Parabéns!! Maravilhoso este artigo!!! Gostaria que alcançasse mais pessoas, pois ele é altamente esclarecedor, plenamente fundamentado sabiamente na Palavra!!

    1. Oi Elenilsa, louvado seja Deus por Sua Palavra e revelação.
      Ele pode alcançar mais pessoas sim, basta compartilhar com seus conhecidos 🙂
      Obrigado por ler cada conteúdo que tenho te enviado e pelo retorno, Deus continue abençoando sua vida e família, um abraço e conte sempre comigo!

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.