O que é idolatria na Bíblia e como identificar os males da idolatria moderna

As idolatrias antigas e as atuais, você sabe quais são?

O que é idolatria na Bíblia e o que é idolatria nos dias de hoje?

Você já conversou sobre idolatria com alguém? Já perguntou para alguém o que seria isso em nossos dias?

Ao se perguntar o que é idolatria, muitas pessoas a descrevem apenas como a adoração de imagens e esculturas de “santos”, porém não é só isso!

Não terás outros deuses diante de mim. (Êxodo 20:3 ACF)

deuses do egito

Imagine uma pessoa que seja religiosa, que vive e respira religião… Imaginou?

Imagine agora que essa pessoa não conhece ou não sabe quem é o próprio deus que ela idolatra, mas mesmo assim está lá idolatrando…

Consegue imaginar tal situação?

Essa era a situação da cidade de Atenas quando o apóstolo Paulo esteve lá (At 17: 22-23).

Tamanha era a idolatria e religiosidade dos atenienses que o apóstolo Paulo ficou indignado com tudo que via naquela cidade (At 17:16).

Mas como seria se o apóstolo Paulo conhecesse os dias atuais e procurasse por idolatrias neles?

Será que ele ficaria indignado ao ver as idolatrias de hoje como ficou em Atenas?

Eu lhe digo que até mais indignado ainda!

Os ídolos foram capazes de levar Israel à ruína diversas vezes. O próprio rei Salomão sofreu com a mesma e teve duras consequências (1 Reis 11: 1-11).

Note que, em Atenas, o apóstolo Paulo ficou indignado com a idolatria de homens que não conheciam a Deus.

Imagina então o quão indignado ele ficaria com a idolatria dos que alegam conhecê-lo?

Tipos de idolatria nos dias de hoje

pregador da palavra

Nosso mundo está cheio de idolatrias modernas e, muito infelizmente, há muita idolatria na igreja evangélica atual também.

Dentre algumas das idolatrias comuns em nossos dias estão:

  • auto realização, amor próprio, aspiração excessiva por títulos e cargos na igreja (muito egoísmo e ausência de altruísmo),
  • admiração (com tendências ao fanatismo) a cantores gospel,
    • admiração fanática por certas músicas/cantores/bandas (evangélicas ou não), etc.
  • desejo de ser famoso/auto-exibição,
  • autolatriapresunção,
  • comodidade em excesso, preguiça,
  • teologias que satisfazem a certas paixões mundanas ou necessidades e gostos pessoais (2 Tm 4:3),
  • culto/adoração a anjos;
  • determinados bailes gospel; dentre muitas outras coisas.

Tais idolatrias vão se infiltrando nos templos e na vida dos crentes sorrateira e vagarosamente até que muitas delas sejam consideradas como coisas normais e comuns, até que muitos digam a respeito delas: “não tem nada a ver”, ou “é só um jeito diferente de se adorar a Deus”.

Quando não é muito, o homem busca até mesmo pretextos bíblicos para atender suas próprias necessidades e autolatrias, como é o caso da aceitação ao homossexualismo dentro das igrejas, pastores homossexuais que utilizam de textos bíblicos para defender suas ideologias e suas vontades, afirmando que Deus é amor e aceita as pessoas como elas são.

Homens controversos que adoram sua própria vontade e querem satisfazer seus prazeres de maneira que tem aparência de correta, querem tornar do que é mau uma coisa boa e comum (2 Tm 4: 3-4).

Famosos cantores gospel e pregadores que escondem a genuína mensagem de Deus, de arrependimento dos pecados e salvação, e colocam holofotes em seu nome, sua marca, seu ministério.

Fico indignado ao ver, por exemplo, um panfleto, banner ou cartaz virtual de determinados eventos na igreja onde há somente a foto do pregador e das “atrações”.

Eu mesmo Já recebi um convite que não tinha nem uma referência a um versículo bíblico sequer, nem tão pouco o nome de Deus. A glória foi toda para o pregador e convidados para o evento.

O que é idolatria, se não todas essas coisas e comportamentos que idolatram a criatura e mal se importam onde está o Criador. (2 Tm 3:1-2,4; Sl 29:2)

Denominações de igrejas que retiraram o calvário e a salvação de nosso Senhor Jesus como centro de sua mensagem, e colocaram o homem em seu lugar e Deus a serviço dele, para lhe satisfazer os desejos e dar prosperidade.

Entenda o que significa idolatria na Bíblia

A idolatria significa adoração aos ídolos.

Essa palavra tem sua origem no grego e é formada por dois vocábulos: eidolon (ídolo) + latria (adoração). Daí se origina seu significado adoração aos ídolos.

É chato ver que muitas pessoas até hoje tem uma mente fechada para entender o que é idolatria.

Quando se fala nessa palavra, as pessoas geralmente pensam em adoração à imagens de esculturas de outras pessoas, como estátuas e quadros, etc. Até mesmo imagens do próprio Senhor Jesus e de Maria, por exemplo.

Mas vamos examinar neste estudo bíblico o que é idolatria para Deus e veremos isto em diversas situações dentro da Bíblia.

Nas minhas primeiras semanas de convertido (nov de 2006) um irmão em Cristo me ensinou uma frase sobre idolatria que não me esqueci até hoje:

“idolatria é tudo aquilo que se põe na frente de Deus.”,

isto é, tudo que eu amo e me apego mais do que a Deus e que me faz esquecer dele ou não dedicar minha vida a Ele como deveria; tudo aquilo que toma o lugar do senhorio de Deus sobre minha vida.

Idolatria significa também apego exagerado a algo ou alguém.

o que significa idolatria em nossa atualidade

Veja o que diz a parte final de Colossenses 3:5:

Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. (NVI)

Claramente este versículo chama a ganância (ou avareza) de idolatria; e por que ele chama assim? Porque quando nos apegamos ao dinheiro com exagero ou nos deixamos dominar pela vontade excessiva de enriquecer, tiramos Deus do foco de nossa vida completamente.

Isto pode trazer diversos males para nosso ser e pode nos fazer causar muitos males a outras pessoas também, como descrito em 1 Timóteo 6:9-10.

Sobre isso o Senhor Jesus também fala:

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro.
Não podeis servir a Deus e a Mamom (Mateus 6:24 ACF)

mamom - deus das riquezas mateus 6 24

Mamom é um termo, derivado da Bíblia, usado para descrever riqueza material ou cobiça.
Na maioria das vezes, mas nem sempre, este termo é personificado como uma divindade. Fonte: Wikipedia.

A idolatria está enraizada na natureza pecaminosa do homem (através de várias maneiras), e o apóstolo Paulo a classifica também como uma obra da carne, isto é, uma prática pecaminosa e distante da natureza dos filhos de Deus (Gl: 5:19-20).

Os males da idolatria na vida do idólatra

A idolatria é nociva ao ser humano, pois geralmente é um apego exagerado a algo que ele gosta e as vezes até pensa que o faz bem, mas na verdade o destrói. Todavia na maioria dos casos este não consegue enxergar isso.

Assim como o idólatra é cego para enxergar o quanto a idolatria o faz mal (como eu mesmo já fui um dia), ele é mais cego ainda para ver a afronta que está fazendo ao Criador, o Único e Verdadeiro Deus, apegando-se aos ídolos.

O idólatra faz que suas idolatrias roubem a glória de Deus, e a transfere para coisas perecíveis/mortais.

A pessoa que pratica a idolatria tem por fonte de vida aquilo que idolatra, pois certamente vive por isto, pensando nisso, falando disso, seu assunto é isso, dá crédito a isso, e fica irritado se alguém fala mal de seu ídolo.

A soberania de Deus também é afrontada pela idolatria, pois o ser humano volta-se para seu ídolo e considera ele o maior de todos e a coisa mais importante que possa existir, desprezando a Deus, mesmo que sem perceber as vezes, pois seu entendimento está cego (2 Co 4:4).

A idolatria, assim como o idólatra, não se importa com as reivindicações que Deus apresenta em sua Palavra, e aos olhos do idólatra, faze-as parecer de nenhum valor ou importância.

A idolatria faz do idólatra como um tolo e pode levá-lo a blasfemar, considerando que não há Deus ou que este nada importa para ele (Sl 14:1; 97:7).

A idolatria na Bíblia é energicamente condenada!

O profeta Samuel descreveu muito bem o que é idolatria. Veja com o que ele a comparou:

Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria.
Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei”. (1 Samuel 15:23 NVI)

Algumas versões traduzem “e o porfiar é como iniquidade e idolatria”. E porfiar neste contexto significa Insistir; não acatar um ponto de vista contrário.

Quando o profeta Samuel descreveu o que é idolatria com tal comparação, a porfia e a arrogância dão no mesmo sentido, pois tratam-se da insistência de Saul em não seguir a ordem de Deus e colocar acima dessa ordem a opinião que ele mesmo tinha.

Por este motivo a porfia (ou a arrogância) foi comparada à idolatria, pois com tal atitude o idólatra despreza a Deus e volta-se para o que ele acha melhor. No caso de Saul, melhor que Deus foi seu próprio gosto.

A arrogância, no sentido de querer ser maior que os outros e ter poder, foi o que Satanás plantou no coração e na mente de Eva, seduzindo-a no jardim (Gn 3:4-6).

Veja que a proposta de Satanás a Eva foi comer do fruto para ser como Deus, discernindo o bem e o mal.

Cresceu então em Eva um desejo de ter poder e alcançar o entendimento que Deus tem.

Como lemos no início deste estudo, idolatria é tudo aquilo que se põe na frente de Deus em nossa vida, ou seja, rouba-lhe o lugar e o senhorio.

No caso de Eva, o desejo de possuir do fruto daquela árvore foi o objeto de sua idolatria, pois o senhorio de Deus estava entrando em questão, uma vez que se ela comesse o fruto estaria expressando que não queria mais que Deus fosse seu absoluto Senhor, mas queria ser como Ele no sentido de ter o mesmo poder.

Quando alguém visualiza o poder de outra pessoa e deseja ter o mesmo poder, não seria para disputar com o tal? Não estou dizendo que foi isto que Eva imaginou, só estou contextualizando.

A idolatria faz o homem desprezar a Deus e rebelar-se contra ele.

Em 1 Samuel 15:23 o profeta ainda diz a Saul: “Assim como você rejeitou a palavra do Senhor…”

Veja que como Saul colocou uma autolatria, arrogância, soberba em seu coração, e foi presunçoso, isto gerou nele rejeição pelas ordens de Deus, fazendo-o cometer a idolatria de ter uma opinião elevada acerca de si mesmo, como o idólatra tem de seu ídolo.

Quando os israelitas do Antigo Testamento, por exemplo, começavam a abandonar o Senhor e prestavam culto a ídolos, deuses de outras nações feitos por homens, o mesmo Deus enviava seus profetas para orientá-los e adverti-los que não fizessem isso, embora já tivesse dito através de Moisés desde o princípio, quando saíram do Egito, que assim não agissem.

Não ouvindo a voz de Deus e voltando-se para os ídolos, os israelitas sofreram amargas consequências, leia 2 Reis 17:7-20.

O que diremos ainda do castigo histórico que sofreram com a destruição de Jerusalém e o cativeiro amargo na Babilônia (586 a. C.)? (2 Crônicas 36: 11-21).

A idolatria também é pecado no Novo Testamento!

O combate à idolatria também estava presente nas cartas que os apóstolos enviavam à diversas igrejas, veja alguns textos: 1 Coríntios 10: 14,19-21; 1 Pedro 4: 3; 1 João 5: 21.

O que é idolatria nos dias de hoje e como identificá-las.

Nosso mundo hoje caracteriza-se por idolatrias modernas, que são estas que encontramos nos dias atuais

As idolatrias modernas se infiltram na vida das pessoas de maneira sorrateira e enganosa, com a aparência de uma coisa boa, agradável, comum e até mesmo evangélica.

Tais idolatrias, porém, criadas com astúcia por Satanás, só vem para tirar nosso foco de cultuar a Deus e adorá-lo com nossa vida, estando em paz e comunhão com Ele.

Hoje em dia não veremos mais os deuses pelos quais os israelitas foram tentados e caíram, como Moloque e Baal.

Todos estes deuses caíram no mito, assim como os deuses da Grécia antiga: Zeus, Poseidom, Hades, dentre outros.

Todos estes agora viraram histórias de filmes e desenhos animados, ou animes, pois não são verdadeiros deuses, senão mitos.

Somente Jesus, o nosso Deus, continua a transformar a vida das pessoas através de seu Espírito Santo e da Bíblia Sagrada.

Ele é o único Deus verdadeiro e Salvador, a própria história já registra isso (Atos 4: 12).

Os deuses que temos hoje em dia nem se classificam como deuses, mas continuam sendo ídolos; todavia, com suas palavras, comportamentos, pensamentos e ações, as pessoas os fazem deuses para si.

Para te dar um exemplo, estou certo que em algum momento de sua vida você já viu na televisão pessoas carregando estátuas de “santos” em procissão, caminhando pelas ruas e exaltando aquele personagem.

Saiba que a Bíblia condena claramente a procissão, veja no verso abaixo:

[…] nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar. (Isaías 45: 20b ARC)

A idolatria também se encaixa no meio do povo de Deus!

Algumas vem sorrateiramente e nem percebemos, enquanto que outras de forma mais aberta, mas com pretextos bíblicos.

A Bíblia condena por exemplo, em Colossenses 3: 5, a ganância, que é o apego descontrolado ao dinheiro, a sede de enriquecer, coisa que muitas pessoas tem desejo hoje em dia através da busca desenfreada por auto-realização profissional e etc, e a classifica como uma idolatria.

Não seria isto um tipo muito comum de idolatria praticada hoje em dia?

Ser um profissional bem sucedido e uma pessoa próspera não é uma coisa ruim, obviamente todo ser humano deseja isso, pois todos querem viver bem e com qualidade de vida, mas estou me referindo aos excessos.

Pois como vimos em Mateus 6:24, o dinheiro também tem relação com a vida espiritual.

pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar;
por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.

Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,

pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos. (1 Timóteo 6:7-10 NVI)

Isto sem contar a abominação de se aproveitar do rebanho de Deus para lucrar de forma maliciosa (1 Tm 6:3-5)


Veja também outros estudos sobre este assunto acima:

O que é idolatria na sua vida?

Devemos examinar a nós mesmos, e deixar para trás as discussões e contendas de palavras, e eliminarmos de nossa vida o que tem sido idolatria para nós (2 Co 13:5).

O Senhor Jesus deve ter senhorio absoluto sobre nossa vida!

Não podemos considerar como uma coisa comum as abominações que muitas pessoas e religiões, até mesmo igrejas evangélicas, tem cometido.

Sigamos pois o conselho do apóstolo João:

Filhinhos, guardem-se dos ídolos. (1 João 5:21 NVI)

Espero que este estudo tenha te ajudado a definir melhor o que é idolatria nos dias de hoje. Deus abençoe sua vida!

Você conhece alguma outra forma de idolatria moderna? Tenho certeza que sim! Compartilhe conosco nos comentários para completar mais ainda nosso conhecimento!

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

56 comentários em “O que é idolatria na Bíblia e como identificar os males da idolatria moderna”

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.