Quais foram as descobertas de Qumran? Os Manuscritos do Mar Morto estão entre os maiores achados arqueológicos da história. Esses escritos abrangem centenas de anos e compõem uma biblioteca inteira de literatura judaica primitiva escrita no tempo de Jesus. Mas se esses Pergaminhos são tão importantes, então por que eles não aparecem no Novo Testamento?
Mês: maio 2022
“E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.” (Lucas 10:18 ACF) Textos como esse, além de Isaías 14:3-23 e Ezequiel 28:1-19, são geralmente interpretados pela tradição cristã como a expulsão do ex-anjo “Lúcifer” do céu depois de uma rebelião. Mas será que realmente Deus tem um inimigo? Será que aconteceu uma revolta no céu? Poderia realmente alguém se opor ao Criador Todo Poderoso ao ponto de achar que teria alguma chance numa rebelião? Satanás realmente caiu do céu por isso?
Você já se perguntou por que “Jesus” ressuscitou dos mortos depois de três dias na sepultura? Por que não depois de dois dias ou quatro dias, ou uma semana? Será que há um significado judaico especial para o terceiro dia?
Muito se fala a respeito do “batismo no Espírito Santo“, em especial nas igrejas evangélicas e pentecostais. Mas afinal de contas, o que é isso? Quando as pessoas entram para uma igreja, além de serem batizadas nas águas também precisam buscar o batismo com o Espírito Santo e, segundo se ensina em boa parte delas, a evidência desse “batismo” seria “falar em outras línguas“. Vamos tentar explicar esse tema à luz das Escrituras Sagradas em seu idioma e contexto original aqui.
Todo segundo domingo de maio comemora-se o dia das mães no mundo ocidental. Nesta data, como de se esperar, muitas pessoas procuram uma mensagem bíblica para o dia das mães afim de homenagear aquelas mulheres corajosas que nos trouxeram à vida! Dentre elas, a mãe do Senhor, conhecida como “Maria“, é um ótimo exemplo de mãe na Bíblia Sagrada. Portanto, queremos extrair aqui preciosas lições para inspirar as mulheres virtuosas e de valor.
A Santa Ceia cristã é um dos sete sacramentos da Igreja Católica, bem como de todas as demais igrejas cristãs. Ela também é chamada Eucaristia, uma palavra que vem do grego εὐχαριστία (eucharistia), e significa “ação de graças“. Muitos alegam que a chamada “Ceia do Senhor“, celebrada geralmente aos domingos nas igrejas, foi instituída pelo próprio Jesus em sua última noite de vida neste mundo junto a seus discípulos. Mas, como está claro no texto bíblico, o evento que ele participava na noite em que foi traído era a Páscoa bíblica (Mt 26:18), que tem sua data determinada para acontecer e não é fixa aos domingos. Então, como realmente aconteceu a transição de um evento para o outro? Foi realmente Jesus quem ensinou seus discípulos a comerem a Santa Ceia Cristã aos domingos e com isso fazerem pouco caso da comemoração da Páscoa bíblica ordenada por Deus, da forma que acontece até hoje em dia nas denominações cristãs mais comuns?