Doutrina da Trindade: 12 perguntas que precisam ser respondidas

icone_Simon-Ushakov_sobre_a-trindade_em_1671

A Doutrina da Trindade é praticamente o maior ensinamento do cristianismo desde muito cedo em seu surgimento. É também o principal elo de ligação entre os cristãos evangélicos e católicos. O Deus Pai, Deus Filho e o Deus Espírito Santo se unem harmoniosamente, e embora eles sejam três pessoas diferentes, são um só Deus, conforme ensinado pela teologia trinitária cristã. No entanto, será que essa crença foi sempre assim? Será ela realmente atestada, defendida e propagada nas Escrituras Hebraicas, isto é, o Tanakh (chamado “Antigo Testamento” pelos cristãos)? Teve fundamento nele? Jesus realmente ensinou que é a segunda pessoa da Trindade e o “Espírito Santo” a terceira? Os apóstolos ensinavam essa doutrina exatamente como os teólogos e pastores ensinam hoje?

O que todos sabem, desde simples leitores da Bíblia aos mais respeitados teólogos ou tradutores bíblicos, é que em nenhum lugar da Bíblia a palavra “trindade” aparece. Nem tão pouco os termos “segunda ou terceira pessoa da trindade”. Ademais, em nenhum lugar da Bíblia um servo de Deus diz “Deus Espírito Santo”, ou sequer dirige uma oração a essa suposta pessoa da divindade. É intrigante ainda saber que nenhum dos profetas ou emissários (apóstolos) se preocuparam em ficar defendendo ou ensinando a ideia de que Deus é três pessoas. Isso não é, no mínimo, curioso?

Abaixo seguem alguns questionamento acerca dessa doutrina. A única intenção aqui é expor a pergunta e aguardar comentários dos leitores para alimentar esta página com conhecimento fidedigno das Escrituras Sagradas, se possível…

12 Perguntas acerca da doutrina da Trindade.

Estudo bíblico explica se Deus é três pessoas (doutrina da trindade) ou não

1) Por que Jesus foi específico em dizer que o Pai é o único Deus verdadeiro? Ele não se excluiu da divindade com isso? Por que, neste momento, ele não disse que é a segunda pessoa da Trindade? (João 17:3)

2) Por que Jesus disse ainda que o Pai é maior do que ele, se ele em si é o próprio Deus? (João 14:28)

3) Por qual motivo, no final dos tempos, Jesus se sujeitará ao Pai, se ele é o próprio Deus? (1 Cor. 15:28)

4) Por que ele chama o Pai de “meu Deus” se ele é a segunda pessoa da Trindade, e também Deus? (João 20:17; Apo. 3:12)
Até o apóstolo Paulo disse que o Pai é o Deus do Senhor Jesus (Romanos 15:6 e Efésios 1:17).

5) Por qual razão Jesus é um mediador entre Deus e os homens? (1 Tim. 2:5) Se ele é a segunda pessoa da Divindade, ou se é o próprio Deus, então por qual motivo há um mediador entre Deus e os homens?

6) Por que Jesus disse que não sabia o dia de seu próprio retorno, mas só Deus? Não é Deus onisciente? E se Jesus é o próprio Deus, como poderia ele não saber de alguma coisa? (Mat. 24:36)

7) Por que a Bíblia diz que Deus teve de ressuscitá-lo? Deus pode morrer? Jesus não poderia ressuscitar a si mesmo, já que era o próprio Deus? (At 2:24)

8) Por qual razão o poder/autoridade foi dada a Jesus? Ele já não era Deus para tê-lo? (Mat. 28:18; Dan. 7:13,14)

9) Por que Paulo afirma que só o Pai é Deus? (1 Cor. 8:6)

Por que, nesse texto, ele não disse: “há um só Deus, o Pai, o Filho e o Espírito santo?”, mas disse, “há um só Deus, o Pai”? Se a doutrina da Trindade é a mais importante de todas e constitui uma das principais bases da fé cristã, se ela foi explicada e defendida pelos próprios apóstolos, então por que aquele que recebeu a revelação de “Jesus Cristo” (Gál. 1:12) não a mencionou ou a ensinou aqui e em outros versículos semelhantes, como Ef 4:6; 1 Tim. 2:5?

10) Por que Jesus não disse que é Deus e a segunda pessoa da Trindade ao escriba que lhe indagou, antes ele disse que Deus é um, o Pai? (Mar. 12:28-34)

11) Por que o apóstolo João disse que nossa comunhão é com o Pai e o Filho apenas? (1 João 1:3)
Essa era uma ótima oportunidade de ensinar sobre a Trindade, mas por que ele deixou o Espírito Santo de fora, visto que ele também é Deus? Aliás, dizer que ele “também” é Deus, não soa meio estranho?

12) Todas as pessoas relatadas na Bíblia tem um nome. Então por que só a terceira pessoa da trindade não tem?

Sinta-se a vontade para responder a qualquer das perguntas, ou mesmo todas, nos comentários aqui no final da página. Se possível com referências e explicações bíblicas. Obrigado pela leitura.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

13 comentários em “Doutrina da Trindade: 12 perguntas que precisam ser respondidas”

  1. Sendo a Trindade constituída por três pessoas, como se explica, uma delas sendo representada por uma ave?

  2. Em Genesis 1:26
    Deus diz …. façamos o homem a Nossa imagem e semelhança… Então mostra que Jesus já existia e foi a primeira criação de Deus…. façamos…nossa… imagem….Ele não estava só….

    1. Olá Cristina, obrigado por comentar. Este texto não diz que Deus falava com Jesus. Na verdade o texto é meio misterioso, mas eu fiz uma pesquisa na própria bíblia e em outras fontes para conseguir descobrir. Vou passar a leitura antecipada pra você aqui 👇
      https://bit.ly/3mjw1o0

  3. Graça e paz irmão, seu site é uma benção. Sobre a Trindade: é uma doutrina dificil de explicar trava o cerebro, nao da para explicar sem fazer contorcionismo mental, acredito que existam três pessoas distintas: Pai, Filho e Espitito Santo, porém a muita confusão quanto a suas pessoas. Para mim é um grande mistério, sei que quando falamos Deus é o Pai, Jesus é o cristo e o Esprito Santo o consolador, eles têm os mesmos atributos divinos: Onipresença, Oniciencia e Onipotencia, quanto a “função” de cada um fora da esfera terrena é misterio, tentar explicar tudo é tão humano e por isso limitado. Deus é insondavel, imensurável é impossivel intende-lo completamente a esfera dele é infinitamente siperior. A resposta que satisfaça tudo e todos somente na gloria, lá teremos resposta. Jesus tem natureza divina e atribibutos divino e o Esprito Santo também o pai e chamado de Deus (YHWH ) o resto é mintério, fim!

    1. Olá Deonircio, muito obrigado por seu comentário aqui amado irmão. A respeito do “Espírito Santo”, eu gostaria de lhe indicar a leitura “o que é ruah no contexto original hebraico“, no site bíblia.pro.br, que é meu projeto de tradução bíblica (ainda em fase inicial). E a respeito do Senhor lhe recomendo a leitura do estudo “Deus é três pessoas?“, aqui mesmo no blog Bíblia se Ensina. Espero que esses conteúdos possam te esclarecer ainda mais irmão. Saudações.

  4. Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.

    Judas 1:4
    Nesse versículo dá a entender que Deus e Jesus,ao mesmo tempo, é o único dominador e o único Senhor

    1. “Pois certos homens se introduziram furtivamente (ímpios, cuja sentença há muito tempo está lavrada), os quais transformam a graça de nosso Deus em dissolução e negam a nosso único Mestre e Senhor, Jesus Cristo.”
      (TB’10 Jd 1:4)

      Veja como a construção gramatical está diferente. No idioma original (com relação a carta de Judá, certamente o aramaico) não tem ponto nem vírgula (nem no grego tem). Então certos tradutores constroem o texto de modo a privilegiar suas crenças.

  5. Em algumas dessas perguntas jesus estava como 100 por cento homem, por isso não saber todas as coisas.

    1. Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.

      1 Coríntios 8:6
      Aqui Deus é apresentado como único Deus,mas jesus é apresentado como Único Senhor,sendo que a Bíblia diz que Deus é o único Senhor. A Bíblia diz que fora de Deus não há Salvador ( Em Isaías) , mas em Atos dos Apóstolos se referindo a jesus diz que em nenhum outro há salvação,ou seja Deus é o único Senhor e o único salvador, mas jesus é o único Senhor e o único salvador. ou seja atributos que atribuem a Deus, atribui a jesus, sendo assim vejo Jesus como Deus em forma humana, ou seja Deus humanizado, aliás você mesmo defendeu esse ensinamento várias vezes.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.