A verdadeira data do nascimento de Jesus: festa das cabanas

o presépio e a verdadeira data do nascimento de Jesus (Yeshua), a festa das cabanas (tendas, tabernáculos ou sukot)

Todo fim de ano, no dia 25 de dezembro, o mundo ocidental inteiro comemora o (suposto) dia em que nasceu o Salvador. Nos últimos tempos, porém, muitas dúvidas com relação à data do nascimento de Jesus têm sido levantadas, e é crescente o número de pessoas que não crêem mais que ele nasceu no Natal. Na verdade não há mandamento na Bíblia orientando celebrar o nascimento do Salvador, embora sua chegada ao mundo tenha sido comemorada por alguns (cf. Lc 2:8-20,25-30). Mas como o assunto é controverso e polêmico, gerando dúvidas, e como alguns pesquisadores já fizeram, tentaremos aqui expor a data aproximada do nascimento do Salvador também.

Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.

Jesus realmente nasceu em 25 de dezembro?

Essa é uma pergunta que muitos se fazem, embora algumas pessoas já tenham a resposta de que não, ele definitivamente não nasceu no dia 25 de dezembro. Mas por quais razões ele não nasceu nesse dia?

Primeiro de tudo, durante a data do nascimento de Jesus aconteceu uma peregrinação (Lc 2:1-7). César Augusto convoca a população judaica para que se alistasse. A finalidade dele era muito provavelmente ter registrado o nome de todas as famílias para que coletasse seus impostos ou procurar homens para compor seu exército.

Acontece que, geralmente, durante o mês de dezembro, faz frio nas terras de Israel. Na verdade o mês de dezembro corresponde ao mês de kislev (ou quisleu) no calendário bíblico (hebraico ou judaico), que é o nono mês (cf. Zc 7:1).

mês de kislev ou quisleu no calendário bíblico judaico hebraico israelita igual mês de dezembro no calendário gregoriano

Além disso, pelo menos 2 versículos na Bíblia comprovam que neste mês o tempo é frio e até chuvoso, portanto impróprio para peregrinação (Ed 10:9; Jer. 36:22,23). O próprio Jesus já havia mencionado que no inverno a peregrinação é difícil (Mat. 24:20). E ainda, devido ao mal tempo e o frio, era improvável que pastores estivessem pelos campos apascentando seus rebanhos, como a Bíblia relata que estavam no dia em que o Ungido nasceu (cf. Lc 2:8).

Veja, por exemplo, essas fotos do monte Hermon capturadas no inverno do ano de 2021 (calendário gregoriano):

  • Foto de estrada próximo ao monte Hermon nas terras de Israel
  • Foto de árvores do monte Hermon em 2021, nas terras de Israel
  • Foto do monte Hermon durante inverno (mês de dezembro) na terra de Israel em 2021

(Fonte das imagem, Israel nas Notícias).

É possível, pois, que pastores estivessem alimentando seus rebanhos pelos campos nessas condições climáticas?

Soma-se a tudo isso o relato de João 10:22 dizendo que durante a festa da dedicação era inverno. Essa é a atual Hanuká judaica que acontece entre os meses de novembro e dezembro. Ela começou a ser celebrada com os eventos descritos no livro dos Macabeus (4:52-59), por volta do ano 162 AEC. Além disso, o v. 23 deste mesmo capítulo de João mostra que o próprio Senhor se fazia presente nesta festividade, como judeu que era.

Portanto, por todos estes motivos, é muito menos provável que o filho de Deus tenha nascido no mês de dezembro.

Mas como calcular a data do nascimento de Jesus?

A Bíblia nos dá algumas pistas da data mais aproximada do nascimento do Senhor. Primeiro de tudo devemos observar que Miriam, sua mãe, ficou grávida dele enquanto Elisabete (original Elisheba e erroneamente conhecida como Isabel) tinha 6 meses de gravidez de João, o imersor (batista), vide Lucas 1:26-27,36.

Zacarias e Elisabete eram de família sacerdotal (Lc 1:5), e enquanto este homem já velho recebe o anúncio de que seria pai, registrado em Lucas capítulo 1:5-25, estava cumprindo seu turno sacerdotal, que era o turno de Abias.

Mas o que significa isso?

Ora, em 1º Crônicas 24 é descrito como que as famílias sacerdotais são escaladas para fazer as atividades do templo em Jerusalém. Foram criados 24 turnos por ano, portanto cada família trabalhava metade de 1 mês, isto é, cerca de 15 dias.

Por sorteio, a família de Abias caiu no 8º turno (cf. 1º Crôn. 24:10). Ou seja, na segunda quinzena do quarto mês bíblico, que é chamado Tamuz.

Ora, o mês Tamuz situa-se entre junho e julho do calendário do papa Gregório (gregoriano), que é o atualmente usado em todo continente americano, europeu e outras partes do mundo.

  • mês bíblico tamuz em junho
  • mês bíblico tamuz julho

Portanto, considerando o tempo natural da gestação, João foi dado à luz 9 meses depois. Então, observando o calendário abaixo à partir da data da gravidez de Elisabete, temos as seguintes informações:

Mês hebraicoCalendário gregorianoConcepção de João
NissanMarço – Abril
IyarAbril – Maio
SivanMaio – Junho
TamuzJunho – JulhoGravidez de
Elisabete

AvJulho – Agosto1º mês
ElulAgosto – Setembro2º mês
TishreiSetembro – Outubro3º mês
ChesvanOutubro – Novembro4º mês
KislevNovembro – Dezembro5º mês
TevetDezembro – Janeiro6º mês:
Anúncio a Miriam
e sua gravidez
(Lc 1:26,36)
ShevatJaneiro – Fevereiro8º mês
1º de Miriam
AdarFevereiro – Março9º mês
2º de Miriam
Adar 2 (ano bissexto)Março – Abril
Fonte do meses: CONIB.

Logo, por conta deste calendário, vemos que João nasceu no mês de Adar, que seria entre os meses de Fevereiro e Março. E como sabemos, no sexto mês de gravidez de Elisabete (Tevet), Miriam, sua parente, fica grávida do Senhor. Dali para frente então devemos contar o tempo normal da gestação, que seria 9 meses.

Então o Mestre nasceria no mês de Tishrei, o sétimo mês do calendário hebraico, que se situa entre Setembro e Outubro.

Agora basta ligarmos os pontos e concluirmos sem muita dificuldade que Jesus nasceu durante a festa das cabanas ou tendas (sukot), porque ela acontece justamente no sétimo mês (Tishrei), de acordo com Levítico 23:41-43. E ainda existe uma possibilidade da palavra original aramaica “burya” ser traduzida por “tenda” (cabana) e não “manjedoura” em Lucas 2:7,12,16, o que reforçaria essa investigação. Assim está na tradução da Peshitta aramaica de James Murdock, o que foi reproduzido na tradução para o português de Tsadok ben Derech, por exemplo.

Tradução de Lucas 2:7 na Bíblia Peshitta por Tsadok ben Derech, "tenda" e não "manjedoura".
Tradução de Lucas 2:7 na Bíblia Peshitta por Tsadok ben Derech, “tenda” e não “manjedoura”.

Isso parece fazer mais sentido, pois se não havia lugar para se hospedarem durante aquele período de festa e peregrinação, naturalmente eles montariam uma tenda para habitarem, já que era a festa das tendas (cabanas ou tabernáculos) também.

Logo, César Augusto certamente se aproveita da ocasião natural de peregrinação dos israelitas para Jerusalém e faz seu recenseamento. Sukot era a última festa de peregrinação do ano e geralmente acontece entre as últimas semanas de setembro e começo de outubro.

Curiosamente, uma profecia bíblica afirma que todas as nações subirão a Jerusalém para celebrar esta mesma festa de ano em ano, possivelmente no reino milenar do Ungido (Zc 14:16).

Em outro estudo explicamos porque a data de nascimento de Jesus, cujo nome original é Yeshua, foi fixada em 25 de dezembro pela Igreja Católica Romana.

Embora seja possível calcular os turnos sacerdotais por outros caminhos, esse nos parece ser bem coerente para resolver a questão acerca de que dia Yeshua realmente nasceu.

Com relação ao ano de seu nascimento, já é um consenso que foi entre 6 e 4 AEC, pois o relato de Mateus narra que Herodes tentou matá-lo quando ele tinha menos de 2 anos (Mt 2:1-16), e este monarca morreu no ano 4 AEC. E é justamente por isso que por aqui não usamos mais as siglas a. C. (antes de Cristo) e d. C. (depois de Cristo) para nos referirmos às datas do calendário gregoriano. Pois se Herodes I morreu no ano 4 a. C. enquanto Yeshua tinha cerca de 2 anos, isso significa que este nasceu em 6 ou 5 “antes de Cristo”? Certamente ilógico.


Fontes de consulta:

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

8 comentários em “A verdadeira data do nascimento de Jesus: festa das cabanas”

  1. Gostei em saber sobre essas explicações, pois essa data de 25 de dezembro é comercial e a realidade é bem outra. Sempre estão mascarando tudo e colocando fatos que não são verdadeiros em tudo,até na vida de Jesus,triste .

  2. Olá pessoal,

    A história completa sobre o nascimento de Jesus encontra-se na biblioteca da Universidade Hebraica de Jerusalém.
    Consta inclusive que o Anjo Gabriel visitou Maria uma semana depois do início da gravidez, que concebido através de relação carnal normal e natural com seu marido José que na época 22 anos, a mesma idade de Maria e estavam casados havia pouco mais de um ano e ela ainda não sabia que estava grávida e por isso só contou para Jose, sobre a visita do anjo, quando teve certeza que estava grávida.
    Essa história de que Jose era um ancião é invenção da igreja Católica.
    Jesus nasceu no dia 21 de Agosto de 5.753 do calendário judaico, o que corresponde ao Ano 7 a.C
    Essa confusão ocorre devido ao ponto em que o calendário gregoriano toma como ponto de partida  para criar o calendário Cristão, que foi o ano 5.760 do calendário judaico, não se sabe exatamente porque
    Daí modifica completamente as informações sobre o trabalho público de Jesus, que teve início no mês de janeiro do ano 3.786 equivalente ao ano 27 d.C. quando ele tinha 33 anos
    Portanto Jesus não morreu com 33, mas com 36 anos
    O problema é que a igreja Católica INVENTOU quase tudo que sabemos sobre Jesus e o Cristianismo, falsificou, editou e corrompeu os escritos do Novo Testamento

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.