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Por que Pedro foi preso na Páscoa?

Last updated on 30/03/2021

No início de Atos 12, Herodes captura Pedro e o coloca na prisão durante a festa da Páscoa (12: 3-4). Assim como a primeira Páscoa no Egito levou à libertação de Israel da escravidão, Deus reproduz aquela noite de Páscoa inicial quando um anjo liberta Pedro da prisão. A Páscoa e o êxodo individuais do discípulo sublinham a presença contínua do Deus de Israel com os primeiros seguidores judeus de Jesus.

Enquanto Pedro dorme na prisão, um anjo do Senhor aparece durante a noite e lhe diz:

Cinge-te (ζῶσαι; zosai) e ata (ὑπόδησαι; hupódesai) as tuas sandálias.

(Atos 12: 8)

As instruções do anjo a Pedro nesta noite ecoam as palavras de Deus aos hebreus na noite em que comerem o cordeiro pascal:

Assim o comerás com o teu cinto cingido (περιεζωσμέναι; periezosménai), e as tuas sandálias (ou“ ataduras ”, ὑποδήματα ; hupodémata) em pé”

(Êxodo 12:11 LXX)

Essas instruções semelhantes a Israel e a Pedro precedem uma libertação milagrosa da escravidão. Mais, quando Pedro e o anjo chegam ao limite do terreno da prisão, um portão de “ferro” (σιδηροῦς; sideral) se abre para eles e ambos escapam para a cidade (Atos 12:10). A atenção de Lucas ao metal do portão lembra a libertação de Israel do Egito, a “fornalha de ferro (σιδήρεος; sidéreos)” (cf. Dt 4:20; Jr 11:4 LXX).

Ao lado dessas semelhanças, há também uma diferença notável entre as duas Páscoas. Para libertar os hebreus da escravidão, Deus mata o primogênito:

Passarei pela terra do Egito naquela noite, e atingirei (πατάσσω; patásso) todos os primogênitos do Egito”

(Êxodo 12:12 LXX)

Em Atos, em vez de golpear os captores de Pedro, o mensageiro de Deus golpeia Pedro para encenar seu êxodo:

O anjo do Senhor… golpeou (πατάσσω; patásso) Pedro de lado e o despertou, dizendo: ‘Levanta-te depressa!’ E as correntes caíram de suas mãos.

(Atos 12: 7)

Considerando que Deus já havia passado pelas casas em que os hebreus dormiam, o anjo entra na cela de Pedro adormecido e o atinge! Embora o “golpe” que Pedro sofreu não seja nem de longe tão severo quanto o golpe Divino contra o Egito, o uso da linguagem do Êxodo por Lucas repete o evento da Páscoa original e nos lembra que o Deus de quem promulgou o êxodo também guiou o mover primitivo de Jesus.


Traduzido de Israel Bible Center. Autor Original Dr. Nicholas J. Schaser. Tradução e revisão Gabriel Filgueiras.


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