Press "Enter" to skip to content

Como amar a Jesus mesmo sem tê-lo visto (Estudo 1 Pedro 1:8)

É difícil amar uma pessoa que você não vê, concorda? Então como podemos amar a Jesus se nunca o vimos?

Você ama alguém que nunca viu? Neste pequeno estudo bíblico aprenderemos como amar a Jesus, nosso Senhor, mesmo sem jamais tê-lo visto.

É interessante o que Pedro escreve em sua carta enviada para diversos cristãos em 1 Pedro 1:8, veja:

ao qual, não o havendo visto, amais; em quem, embora não o vejais agora, e mesmo assim crendo, vos alegrais com gozo inenarrável e pleno de glória. (1 Pedro 1: 8 KJF)

Muitas pessoas hoje em dia sentem dificuldades de amar a Jesus, aliás a falta de amor ao Senhor causa muitos males às nossas igrejas e ao ser humano de uma forma geral (Mt 24:12).

Infelizmente há pessoas que estão na igreja há muitos anos, muitas até realizando diversos trabalhos, mas na verdade ainda não amam a Jesus com seu coração.

Muito trabalho na igreja não significa muito amar a Jesus.

Isto já acontecia na história da igreja primitiva, observe o clássico exemplo do pastor da igreja de Éfeso, em Apocalipse:

Eu conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e como tu não podes suportar os que são maus, e tens provado os que dizem ser apóstolos e não o são, e descobriste que são mentirosos;
e tens suportado, e tens paciência e por causa do meu nome trabalhaste e não desfaleceste.
Todavia, eu tenho algo contra ti, porque deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, portanto, de onde tu caíste, e arrepende-te, e fazes as primeiras obras;
senão eu virei a ti rapidamente e removerei teu candelabro de seu lugar, se não te arrependeres. (Apocalipse 2:2-5 KJF)

Repare que este pastor, mesmo trabalhando muito na obra de Deus, havia abandonado o seu primeiro amor.

A frase “Lembra-te, portanto, de onde tu caíste, e arrepende-te,” nos dá a impressão que este pastor havia cometido algum pecado em algum momento da caminhada e continuou praticando-o, perdendo a sensibilidade para reconhecê-lo e arrepender-se dele.

Quando cometemos algum pecado com frequência e já não temos sensibilidade para nos arrepender, isto se torna uma iniquidade.

Significado de iniquidadeTornar normal o que é pecado, não sentir culpa pelo pecado cometido,
de tanto uma pessoa cometer o mesmo pecado ou coisa errada, não se arrepender pois já acha o que fez absolutamente normal.
Fonte: Dicionário Informal.

Claramente vemos que a prática da iniquidade sem o devido arrependimento é proveniente da falta de amar a Jesus nosso Senhor e Deus (Tt 2:13; 1 Jo 5:20).

Devemos amar ao Senhor Jesus por meio da fé em sua pessoa.

Sabemos que o apóstolo Pedro viu ao Senhor Jesus e conviveu com Ele muito tempo, tendo várias experiências; mas os irmãos para o qual ele enviou esta carta não o viram nem tiveram a mesma oportunidade de conviver com o Mestre (1 Pe 1:1).

Por isso Pedro elogia a fé dos irmãos no Senhor Jesus e sua atitude de amá-lo por meio desta mesma fé (ver 1 Pedro 1:8).

Estes irmãos se converteram ao Senhor Jesus crendo na mensagem do Evangelho que chegou até eles pelos apóstolos e demais discípulos.

Eles nos dão um belo exemplo de fé, pois por meio dela eles acreditaram na pessoa do Senhor Jesus e por isso o amaram, mesmo sem tê-lo visto (veja João 20:30-31).

De igual modo, nós também precisamos amar a Jesus por meio da fé, acreditando e praticando sua mensagem com amor e dedicação.

Imagine uma pessoa que você ama muito. Agora imagine que essa pessoa viaja e fica distante de você por algum tempo.

Certamente seu desejo vai ser que esta pessoa retorne logo porque quer ficar perto dela o tempo todo, estou certo?!

Da mesma forma, nós precisamos amar a Jesus Cristo, nosso Senhor, desejando conviver com Ele todos os dias por meio de Seu Espírito que nos foi dado, pois Ele assim está conosco diariamente (Mt 28:20; Jo 14:17,26; Rm 5:5).

Eis no versículo abaixo o segredo para amar a Jesus e para que o vejamos presente em nossas vidas:

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (João 14:21 KJF)

Jesus explica que já era amado mesmo antes de vir ao mundo como pessoa.

Porque em verdade eu vos digo que muitos profetas e homens justos desejaram ver estas coisas que vós vedes, e não o viram; e ouvir estas coisas que vós ouvis, e não o ouviram. (Mateus 13: 17 KJF)

A frase que Cristo disse acima nos revela que homens de Deus da antiguidade já sabiam, pelo Espírito (1 Pe 1:10-11), que o Messias viria e nos ensinaria tudo, por isso eles mesmos desejaram estar presentes neste tempo, e em seus corações já amavam ao seu Senhor que ainda viria ao mundo (Jr 31:34).

A verdadeira receita de como devemos amar a Deus está na Bíblia Sagrada!

O apóstolo João nos ensina como amar a Deus mesmo sem vê-lo:

Se um homem diz: Eu amo a Deus, e odeia seu irmão, é mentiroso. Porque se ele não ama seu irmão, a quem viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? (1 João 4:20 KJF)

Amar ao próximo é o ponto de partida para amar a Deus também!

Precisamos amar ao Senhor Jesus acreditando e guardando Sua Palavra também! (João 15:10; 20:30-31)

Se me amais, guardareis os meus mandamentos. (João 14:15 KJF)

Jesus é a verdadeira pessoa de Deus Pai. Conhecendo a Cristo, conhecemos a Deus e o amamos, pois eles são um! (João 8:24,58; 10:30-36; 1 Tm 3:16)

Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos é suficiente.
Disse-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Filipe?
Quem tem visto a mim, tem visto o Pai, e como então tu dizes: Mostra-nos o Pai? (João 14:8-9 KJF)

Muitas vezes nós temos falhado em amar a Jesus porque também falhamos em conhecê-lo, entenda isto!

Escrevi outro estudo aqui no blog descrevendo 5 Passos essenciais para amar a Deus sobre todas as coisas.

Neste estudo eu falei uma coisa muito importante: nós falhamos em amar a Deus porque falhamos em conhecê-lo!

Ninguém ama a quem não conhece. Seu pai não se casou com sua mãe, por exemplo, sem antes conhecê-la e, depois disso, amá-la.

Por isso quero te incentivar a conhecer mais da Bíblia Sagrada e assim poder dizer: “amo a Jesus porque o conheço.”

“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor.” Oséias 6:3a ACF)

Precisamos SEMPRE ler e estudar a Bíblia Sagrada com o intuito de trazer Cristo para dentro do nosso coração e amá-lo! (Jo 14:15,232 Pe 3:18)

Você quer vencer as dificuldades de ler e entender a Bíblia Sagrada?

preguiça de ler e estudar a bíblia sagrada

Se você tem tentado ler e entender a Bíblia, mas não tem conseguido com facilidade, saiba que isso pode ser devido à falta de prazer nessa atividade, a falta de hábito de leitura, dentre outras dificuldades.

Fato inegável é que nós precisamos gostar de ler e estudar a Palavra de Deus!

Antes, [o justo] tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. (Salmo 1:2 ARC) – colchetes do autor.

Quando você tem prazer em fazer alguma coisa não existe dificuldade ou contra tempo que te impeça; você gosta, você quer e você consegue! Não é mesmo?!

Para te ajudar nessa tarefa, quero te convidar a assistir uma série de vídeos que preparei para te ajudar a estudar e entender a Palavra de Deus com mais facilidade.

Hoje em dia não é preciso ser um doutor em teologia, por exemplo, nem um mestre da lei para conseguir ler e interpretar a Palavra do Senhor

Nestes vídeos mostrarei como entender a Bíblia com simplicidade através de técnicas simples que eu mesmo uso no meu dia a dia.

dic

Clicando acima você assistirá o primeiro vídeo, depois disso cadastre-se para receber os demais que serão enviados exclusivamente para você em seu e-mail.

Mas lembre-se de sempre estudar a Palavra com o intuito de trazer Cristo para dentro de seu coração, amando-o por meio da fé.

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Salmo 119:11)

Como vimos mais acima, o pastor da igreja de Éfeso era um excelente obreiro, mas foi repreendido pelo Senhor por ter abandonado seu primeiro amor, ou seja, não adianta fazer serviços a Deus sem amá-lo!

Por isso não devemos estudar a Bíblia com o mero intuito de sermos excelentes obreiros, mas em tudo, e em primeiro lugar, devemos amar a Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador; a excelência na obra dele deve ser um reflexo deste amor (1 Co 13:2)

A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade. Amém. (Efésios 6:24 KJF)

8 Comments

  1. Samuel Martins da Costa Samuel Martins da Costa

    Realmente é verdade Concordo plenamente não basta servir ao senhorio de Cristo é precisou permanecer no amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso senhor

  2. CRISTOVAM MARTINS CRISTOVAM MARTINS

    UM TRABALHO EDIFICANTE

  3. CRISTOVAM MARTINS CRISTOVAM MARTINS

    OBRIGADO PELO TRABALHO QUE MIM ENVIASTE!

  4. Victor Lopes Victor Lopes

    Belas palavras, o modo de expressão para que nós podemos enteder a palavra passada pelo altíssimo claramente, parabéns pelo trabalho desse site.

  5. De fato um artigo interessante! Muitas pessoas pensam que fazer muitas coisas em relação a igreja significa amar a Jesus. Quando na verdade como foi bem falado acima, devemos ama-lo pelo fato de termos fé no mesmo.

    Para amarmos a Cristo o primeiro amor deve estar em evidência!

    Parabéns pelo artigo!

      • Alessandra Alessandra

        Parabéns pelo trabalho, Deus o abençoe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *