Culto familiar: 4 dicas para começar o seu

Imagem ilustrativa do culto familiar.

Utilizar os momentos de adoração e culto familiar pode ser uma das maiores ajudas para seus filhos. Aqui estão algumas dicas sobre como começar a implementar regularmente esses momentos preciosos.

Estudo traduzido de Thomas Nelson Bibles. Baixe em PDF para impressão aqui.

Os pais sempre me perguntam o que podem fazer para garantir que seus filhos amem Jesus. Para ser claro, são muitas coisas, e ao mesmo tempo, nada. Porque Jesus é quem salva nossos filhos. Mas se eu tivesse que escolher uma coisa que um pai pode fazer para garantir que os filhos cresçam em sua afeição pelo Cristo [isto é, pelo Messias], eu diria adoração em família.

Nos anos 1800, Spurgeon viu o declínio do culto familiar como gravemente preocupante.

Em um artigo intitulado “O tipo de religião de que precisamos”, ele escreveu o seguinte:

“Queremos profundamente um renascimento da religião doméstica. A família cristã era o baluarte da piedade nos dias dos puritanos, mas nestes tempos maus, centenas de famílias dos chamados cristãos não têm adoração familiar, nenhuma restrição sobre filhos em crescimento e nenhuma instrução ou disciplina saudável. Como podemos esperar ver o reino de nosso Senhor avançar quando Seus próprios discípulos não ensinam suas boas novas a seus próprios filhos?
Oh, homens e mulheres cristãos, sejam minuciosos no que fazem, sabem e ensinam! Que suas famílias sejam treinadas no temor de Deus e sejam vocês mesmos “santidade ao Senhor”; assim você permanecerá como uma rocha em meio às ondas crescentes de erro e impiedade que se enfurecem ao nosso redor.”

“Então você permanecerá como uma rocha em meio às ondas crescentes de erro e impiedade que se enfurecem ao nosso redor.”

Isso é o que nossos filhos precisam de nós. [Ou seja,] eles precisam de nós para fornecer uma base sólida em um mundo fluido.

Como vamos fazer isso? Como fazemos o culto familiar? Tenho quatro advertências rápidas para você ao iniciar esta tarefa de discipular seus filhos por meio do culto familiar.

1) No culto familiar, seja breve.

Um dos maiores erros que os pais cometem ao fazer o culto familiar é tentar compensar o tempo perdido gastando muito tempo. Portanto, os pais geralmente tentam fazer devocionais por 30 a 40 minutos.

O culto familiar deve ser feito diariamente, se possível, mas semanalmente pelo menos. O período de tempo deve ser de 10 a 15 minutos no máximo.

2) Seja bíblico!

Livros devocionais são divertidos e às vezes podem adicionar tempero ao culto em família. Mas este culto deve envolver você lendo uma passagem das Escrituras para seus filhos. Geralmente, o comprimento deve ser de alguns versos se seus filhos forem pequenos, não mais do que um capítulo. Então você deve explicar essa passagem da melhor maneira possível.

Um livro que recomendo aos pais para ajudar nisso é The Family Worship Guide, de Joel Beeke (Título em português: Adoração no Lar, da Editora Fiel). Ele dá um breve resumo de cada capítulo da Bíblia.

Se seus filhos fizerem uma pergunta a qual você não sabe a resposta, você sempre pode perguntar a um pastor ou amigo. Mas leia e explique a Bíblia para seus filhos.

[Obs.: A sugestão de livro acima é dada pelo autor original deste presente estudo em inglês, e ele pode conter dicas úteis. O autor deste blog aconselha as famílias a acompanharem as leituras das porções semanais da Torá, unificadas ao povo de Israel. Em nossos canais no WhatsApp ou Telegram enviamos sugestões diárias para leitura.]

3) Cante hinos no culto em família.

Por que hinos? Existem tantas ótimas canções de adoração modernas, e sou grato pela adoração contemporânea. Mas, neste cenário, estamos tentando cantar canções teologicamente ricas que a igreja vetou ao longo de centenas de anos.

Os hinos clássicos que perduraram têm linguagem e metáfora que pintam um quadro de Deus que é imponente e majestoso.

Queremos que nossos filhos sejam bíblicos, mas também teológicos. Portanto, cantem um hino juntos no culto doméstico. As crianças ouvirão o que você lê, mas sempre se lembrarão do que cantam, então escolha seus hinos com cuidado e propósito.

[Para evitar controvérsias, aconselhamos escolher hinos inspirados nos Salmos bíblicos.]

4) Ore ao fim dos cultos domésticos.

Encerrem seu tempo juntos em oração. Mais uma vez, seja breve. Evite reensinar seus pensamentos bíblicos por meio da oração. Envolva as crianças em seu tempo de oração, ensinando-as a orar e modelando para elas como é orar.

Mantenha uma lista de pedidos de oração que você está fazendo e pedidos de oração que foram atendidos.

A oração é vital porque é um humilde lembrete de que não importa o quanto saibamos sobre Deus, Sua Palavra e Seu mundo, precisamos de Sua ajuda, poder e graça em nossas vidas.

Menino com a Bíblia nas mãos orando a Deus

Comece seu culto familiar o quanto antes!

Se seus filhos são pequenos, vá menos de 10 minutos e faça o culto em família depois do jantar ou antes de dormir. Pode ser desafiador criar um novo hábito em sua casa, mas vale a pena.

O objetivo do culto familiar não é garantir que seus filhos amem Jesus como resultado. O objetivo do culto familiar é que você ensine a seus filhos, por meio de palavras e ações, que Jesus [o Messias] é melhor do que tudo. Ensiná-los que o objetivo de nossa vida não é [meramente] nossa felicidade ou conforto, mas a glória de Deus [também] nos aspectos comuns da vida. Para sintonizar nossos corações a fim de cantar o louvor de Deus em todas as estações da vida.

Minha oração é que seus filhos cresçam e achem Jesus mais bonito do que qualquer coisa que este mundo tenha a oferecer.


Estudo original: How to Start Family Worship (Como Iniciar o Culto em Família). Autor original: Sam Luce. Publicação: Thomas Nelson Bibles. Tradução e adaptação para o português: Gabriel Filgueiras. As frases em [colchetes] são do tradutor.

Se você tiver mais dicas ou experiências boas para contar a respeito dos cultos familiares, escreva um comentário mais abaixo.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.