Devemos adorar Jesus? O que ele ensinou sobre adoração?

Uma pessoa no culto da igreja de mãos para o ar ilustrando se devemos adorar Jesus ou não

Não é nenhum segredo que Jesus Cristo é adorado como Deus em não poucas músicas de cunho religioso em nossa atualidade, e aclamado assim durante as rezas/orações de muitos crentes. Há, porém, aqueles que discordam, dizendo que deveria se agir dessa maneira somente para com o Pai, o Criador Eterno. Então, devemos adorar Jesus ou não? Isto é realmente bíblico? Ele realmente recebeu adoração de seus discípulos, de outras pessoas e outros seres mencionados na Bíblia como sendo o próprio Deus? O que ele mesmo ensinou em relação à adoração divina?

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A quem Jesus falou que devemos adorar?

Essa questão seria muito facilmente resolvida, não fosse a imaginação fértil do ser humano para criar interpretações bíblicas teológicas subjetivas; assim fizeram os filósofos e teólogos do passado, que legaram uma verdadeira miscelânea doutrinária ao mundo. Mas a questão abordada aqui não é tão difícil de resolver porque o próprio Senhor Jesus deixa muito claro a quem devemos adorar nos textos de Mateus 4:10 e Lucas 4:8, e isso é notável em qualquer tradução bíblica. Vejamos:

Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao SENHOR teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

Mateus 4:10 Almeida Corrigida Fiel (ACF)

E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o SENHOR teu Deus, e só a ele servirás.

Lucas 4:8 ACF

Outras traduções dizem:

Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Adore o SENHOR, o seu Deus, e só a ele preste culto’”.

Lucas 4:8 NVI

Agora, ao ler estes versículos, responda: a quem Jesus está atribuindo divindade, adoração e culto?

Os textos de Matias/Mateus 4:10 e Lucas 4:18 são uma recitação de Deuteronômio 6:13.

Nestes textos, a palavra “SENHOR” é usada em substituição ao Nome de Deus, pois nos tempos de Jesus já não se pronunciava o Nome publicamente. Durante a leitura pública das Escrituras, em vez de se pronunciar o Nome Divino que se encontrava ali escrito só com as consoantes (YHWH), dizia-se “Adonai“, que em hebraico significa “meu supremo Senhor”, “meu soberano Senhor” ou algo parecido1. É por isso que as bíblias em português escrevem “SENHOR” em lugar do Nome, até porque a pronúncia real ainda é desconhecida.

1. Veja mais detalhes acerca da palavra “Adonai” em nosso estudo no Projeto Bíblico Ezra.

É importante deixar isso registrado antes que alguém imagine: Mas a Bíblia chama tanto Jesus como o Pai de “Senhor”, por isso eles são um Deus só. Pensamento fruto da falta de pesquisa e conhecimento do idioma original em que a Bíblia foi escrita.

Então quando Jesus diz “ao SENHOR teu Deus adorarás”, é o mesmo que dizer “a YHWH, teu Deus, adorarás“, como está na Bíblia Hebraica original, da forma que Moisés registrou. Portanto, o Mestre está afirmando que “o teu Deus” é YHWH (Adonai), o Pai, e que Ele é quem deve ser adorado como tal. E ele completa dizendo: “E só a Ele servirás/darás culto”, sendo bem específico que nosso culto/serviço sagrado deve ser dedicado somente ao Pai (ao Eterno).

Logo, o próprio Senhor Jesus era um adorador de Deus também.

Então, simplesmente, se o próprio mestre Jesus/Yeshua reafirma de modo contundente que devemos adorar ao Pai, e servir somente a Ele, então é isso que temos que fazer e pronto! Isso significa que não devemos fazer de nenhum outro ser um deus e prestar-lhe culto, como infelizmente é feito em certos meios religiosos.

Mas e quanto aos versículos bíblicos em que parecem adorar Jesus?

Alguns textos parecem sugerir que Jesus foi adorado por pessoas e até por demônios, como Mt 15:25, 28:17, Mc 5:6, Lc 19:36-38, Jo 9:38, etc. Diante disso, certos leitores da Bíblia e teólogos dizem que ele é Deus, pois não rejeitou tal adoração, o contrário do que um anjo fez certa vez, vide Ap 19:10.

Mas nós realmente devemos colocar nossa mente para pensar nestes casos, pois ele não só confirmou o ensino das Escrituras que somente o Pai é Deus2, como também disse que o Pai é o Deus dele, basta conferir João 17:3, 20:17, Ap 3:12, por exemplo (cf. Ef 1:17). Logo, se ele tem um Deus, como poderia ser ele o próprio Deus ou um deus também? Além disso, como vimos, Jesus ratifica que só ao Pai devemos adorar e servir. Então por que ele receberia adoração divina de outros? Não haveria algo contraditório nisso? E a Bíblia não pode se contradizer, não é mesmo?!

2. Veja também o estudo: Deus é três pessoas? O que Jesus realmente ensinou?

Ao conhecermos a palavra de Deus em seu idioma original, porém, vamos perceber que a palavra original hebraica traduzida por “adorar” também pode ser traduzida por “reverenciar, honrar, condecorar, prezar“, ou outros sinônimos.

Logo, a problemática aqui é gerada somente na língua portuguesa, pois quando dizemos “adorar”, assimilamos isso em relação a Deus, enquanto “reverenciar” seria prestar o devido respeito/honra, podendo ser usado para qualquer pessoa.

Ora, no hebraico, a palavra original é שחה (sharrah), que significa:

O rei Davi, por exemplo, no início de II Samuel, é reverenciado por um homem que se prostra diante dele (2 Sm 2:1-3), mas nem por isso quer dizer que Davi era um deus, certo?! Apenas significa que aquele homem estava o tratando com o respeito devido a um rei. Mas a palavra que aparece naquele texto ali é a mesma que aparece quando a reverência está sendo direcionada a Deus, veja Gn 33:3 por exemplo.

Como vemos, a problemática é gerada somente nas bíblias em português, porque no hebraico a palavra é uma só para todos os casos. Logo, como sendo Deus, devemos adorar/reverenciar só ao Pai, como o próprio senhor Jesus disse em Lc 4:8 e Mt 4:10, da forma que vimos.

E dessa maneira percebemos como muitos tradutores bíblicos, infelizmente, foram parciais e tendenciosos, porque traduziram com base em interpretações teológicas não nascidas na mente dos escritores bíblicos originais e daqueles que tiveram contato pessoal com o Salvador. Uma coisa é reverenciar, respeitar ou honrar alguém por quem ele é, e o Messias é nosso Rei, nosso Mestre e nosso guia, e por isso devemos honrá-lo e reverenciá-lo. Outra coisa é adorar e prestar culto.

Mas e quanto àquela ocasião em que Tomé chama Jesus de “meu Deus” e aparentemente o adora? (Jo 20:28)

18 de fevereiro de 2014, ERNAKULAM, KERALA, ÍNDIA - escultura do apóstolo Tomé e Jesus Cristo perto da Igreja Católica Romana

Já escrevemos detalhes a respeito disso em um estudo específico aqui no Blog Bíblia se Ensina.

Porém, resumidamente, a palavra que Tomé usa no aramaico (porque eles não se comunicavam em grego) é “elahi” (אלָהי). Trata-se da palavra “elaha” acrescida do pronome possessivo “meu”, representado pela letra “i” no final. Elaha é da mesma raiz que o hebraico “elohim” (אֱלוֹהִים) significando, Deus, juiz, autoridade, poderoso, etc.3 Moisés, por exemplo, foi chamado de “elohim” em Êxodo 4:16 e 7:1, o que algumas traduções verteram como “Deus”, mas nem por isso o profeta se tornou o próprio Deus ou um deus a mais, nem uma pessoa da divindade, não é mesmo?!

Contudo Moisés era, antes, um homem representante da autoridade divina; assim é o Messias! (cf. 1 Tm 2:5)

3. Para mais detalhes, veja o significado da palavra “elohim” no Projeto Bíblico Ezra.

Com isso podemos entender melhor passagens bíblicas como Lc 19:38 e Jo 12:13, quando Yeshua entra em Jerusalém num jumentinho e as pessoas vão até ele cantando e dizendo: “Hosana nas alturas! Bendito é aquele que vem em nome do SENHOR” (de Deus). Ou seja, ele está vindo em nome de Deus para representá-lo, por isso devemos honrá-lo, celebrá-lo, lhe dar ouvidos e obedecê-lo. Até o rei Davi ganhou um cântico da multidão que o via voltar da guerra (1Sm 29:5).

Então, o Messias deve ser celebrado e honrado porque é o representante de Deus, e não adorado como se fosse o próprio Deus.

Em suma, devemos ter sempre em mente que o ETERNO ordenou não criar outros deuses diante Dele e adorá-los! (Êx 20:23, Lv 26:1, Dt 5:7)

Então, a partir do momento em que fazemos de um ser qualquer um deus, prestando-lhe culto e adoração divina, dirigindo a ele orações etc., isso já se configura uma prática de idolatria e culto estranho às Escrituras Sagradas.

Por fim, para não incorrer mais em tais erros e distorções das Escrituras, aconselhamos retornarmos ao modelo original de aprendizagem da Bíblia que estava em curso no 1° século de nossa era, visto no decorrer de todo Livro dos Atos, como nos capítulos 13:43, 14:1, 18:4, etc. Ou seja, que os crentes gentios (não-israelitas) estivessem sob orientação de sábios, professores e líderes israelitas, aprendendo as Escrituras junto com eles, porque a estes Deus confiou seus ensinamentos originais (Rm 3:1-2). E na verdade, até os crentes estrangeiros que estavam ligados à comunidade de discípulos do Senhor agiam assim, basta entender o contexto de Atos 15:21.

Aqui, temos estudado online com a Comunidade Judaica Netzarim do Pará (facebook: Kehilá Netzarim-PA). Mas existem outras comunidades judaicas que creem que Yeshua é o Messias, apenas nos conectamos àquela que percebemos ter um ensino bem coerente com as Escrituras (sem julgar as outras).

Eu digo isso porque, não obstante as falhas que muitos do povo de Israel cometeram no passado, sempre houveram aqueles que preservaram o ensino fiel (vide Rm 11:1-5), do contrário nem sequer teríamos uma Bíblia para ler hoje! Além do mais, Deus deu a este povo as revelações de Sua Lei, basta ver Dt 33:4, Sl 147:19-20; Rm 3:1-2, 9:4; cf. Zc 8:23, etc.

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Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

13 comentários em “Devemos adorar Jesus? O que ele ensinou sobre adoração?”

  1. Irmão Gabriel. Como sempre muito bom e elucidado seu texto e seus ensinamentos. Mas uma dúvida que eu tenho e gostaria de saber como vc vê.
    O Cristo Jesus, o ungido de Deus. Ele já estava no céu? É ele o anjo do Senhor ou o arcanjo Miguel? Ou o senhor não existia antes de seu nascimento como filho de Maria? Sua existência passou a ser a partir de seu nascimento como homem?

    1. Olá Rodrigues. Eu não creio que ele fosse o chamado “anjo do Senhor” nem o Miguel. A expressão “anjo do Senhor” no idioma original da Bíblia é “mensageiro de Yhwh”, e pode ser qualquer “anjo”. Eles eram o “veículo” pelo qual Deus falava com as pessoas nos tempos bíblicos (e até hoje), por isso falavam Dele em primeira pessoa as vezes, porque estavam ali para entregar mensagens Dele, assim como os profetas faziam. Já o Miguel é o Miguel e ponto. Quanto ao Senhor Yeshua, só um trecho de João 17 dá a entender essa existência anterior dele. De uma forma ou de outra, ao menos no “pensamento de Deus”, ele já existia desde antes da fundação do mundo.

  2. O amigo Gabriel deu muita enfase na palavra do hebraico para adoração, mais só lembrando que o Novo Testamento foi escrito no grego e não no hebraico, apesar que tanto do hebraico como do grego eles são bem parecidos no seu significado.

    O sentido de adoração é representado por várias palavras hebraicas e gregas no Antigo e Novo Testamentos, respectivamente. Isso significa que o vocábulo bíblico referente à adoração é realmente muito amplo. Mas de forma geral, o conceito essencial sobre adoração na Bíblia expressa as ideias de “serviço” e “reverência”.

    No Antigo Testamento, os termos hebraicos ‘abad, “servir”, “trabalhar”; e shaha, que significa “curvar-se”, “prostrar-se”, são os mais frequentemente utilizados. Já no Novo Testamento, a prática da adoração é referida principalmente pelos termos gregos proskyneo, “prostrar-se”, “inclinar-se”; latreuo, “prestar serviço”; e sebomai e seus cognatos, significando “reverenciar”, “ficar admirado”.
    Um outro detalhe importante é que o verbo adorar de Ap.22.9 προσκυνησον “proskineson” é o mesmo que aparece em Mt.28.9 onde as mulheres prostando aos pés de Jesus o adoraram.

    1. Ok, obrigado pela explicação e comentário Venilton. Em relação à língua original em que foram redigidos os Escritos Nazarenos, eu não vejo mais motivo para acreditar que foram em um idioma que os discípulos mal sabiam falar, como relata o historiador Flávio Josefo, o que eu escrevi aqui no blog.

  3. Comparar Jesus com Davi e Moisés… Que absurdo! Ousados vocês! Jesus é o SENHOR.

  4. Até os judeus negaram, não é atoa que jesus disse , que ate o povo de sodoma gomorra si vissem os dias dele, teriam si convertido. Povo incrédulo e sem nocao..

  5. O Senhor Jesús é o resplendor da Glória de Deus, tudo foi criado por Ele e para Ele. Jesús é o poder e sabedoria de Deus.
    Digno de adoração, porque Jesús e Deus é um só.
    Busquem o Espírito Santo, e Ele te esclarecerá, muito mais do que toda a letra que você estudou.
    Não negue a Jesús!
    É muito perigoso perder a salvação, se é que o Senhor Jesús te tirou da imundície.

    1. David, obrigado por seu comentário. Eu não neguei ao Messias, só estou comentando uma frase que ele mesmo ensinou: “adore ao Eterno, o teu Deus, e sirva somente a Ele”. Com isso ele mesmo dá a entender que só o Eterno (o Pai) é Deus, como dito também em João 17:3, inclusive, em João 20:17 ele afirma que o Pai é o Deus dele, e que só a ele devemos adorar e servir. Isso não exclui, naturalmente, a glória que Deus deu a Ieshua.

  6. Jesus é o Eterno Filho de Deus. A Bíblia Sagrada diz Ev. João “Capitulo 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” e em seguida Registra a Palavra se Deus “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.João 1:3”

    Ele é juntamente com o Pai e Espirito Santo , criaram todos as coisas do nada.

    Jesus nos ensinou a batizar os que o recebem como Salvador “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
    Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.Mateus 28:19,20”

    E no livro de Atos dos Apostolos “Atos 4
    …11Este Jesus é ‘a pedra que foi rejeitada por vós, os construtores, a qual foi posta como pedra angular’. 12E, portanto, não há salvação em nenhum outro ente, pois, em todo universo não há nenhum outro Nome dado aos seres humanos pelo qual devamos ser salvos!”

    Só Deus é Salvador , Que o Senhor nos ilumine

    1. Adauto. Obrigado por comentar. O prólogo de João capítulo 1 certamente está deturpado nas traduções bíblicas cristãs, pois nem logos (grego), nem milthá (aramaico, a língua que Ieshua pregava sua mensagem) e tão pouco davar (hebraico) significam uma pessoa, mas simplesmente significam palavra, discurso, pronunciamento, fala, etc. E nenhum judeu ousaria escrever a respeito de um homem que é Deus, pois para eles Deus é um só, que é o ETERNO, e João era um judeu. O entendimento dessa passagem bíblica certamente está distorcida, pois foi gerada pela interpretação posterior dos pais da igreja, que já tinham em mente as culturas pagãs e haviam se divorciado do povo do ETERNO. Para mais informações veja um estudo de João 1 aqui, ou um estudo a respeito da doutrina da trindade aqui.

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