Como podemos ser amigos de Jesus? (João 15:13-15)

foto ilustrativa dos amigos de Jesus e ele ensinando eles

“Ninguém tem maior amor que quem abre mão da própria vida pelos amigos… Já não os chamo servos… mas amigos.” (João 15:13,15) Todo crente que tem um coração sincero em seguir ao Senhor certamente se perguntará isso um dia: Como podemos ser amigos de “Jesus”?

Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.

Todos gostamos de estar perto dos nossos amigos, não é mesmo?! O Mestre também, certamente, quer que estejamos perto dele!

Dos quatro relatos (evangelhos) da vida do Senhor, João é o único que registra tais palavras lidas nos versículos acima. Além do mais, esse discípulo nos dá ensinamentos semelhantes em sua carta (1ª João). Faremos, portanto, um paralelo entre ambos, o relato e a carta, e alguns outros textos, para explanar como podemos ser amigos do Senhor.

1) Para sermos amigos de “Jesus”, devemos dedicar nossa vida a ele, como ele dedicou a sua por nós.

amigos andando, conversando, evangelizando

Vide o próprio versículo tema dessa mensagem, isto é, João 15:13…

“Ninguém tem maior amor que quem abre mão da própria vida pelos amigos…

O Mestre diz que seus discípulos são amigos dele, e o amigo que ama dá sua vida pelo outro. Naturalmente, ele está sugerindo que seus discípulos deveriam dar/dedicar sua própria vida por ele também.

Podemos citar o que Paulo diz em 2 Cor. 5:14,15, pois se encaixa muito bem com essas palavras de João:

“Pois o amor do Cristo nos compele a meditar nisto: que um morreu por todos, e por conseguinte todos morreram,
e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam para si mesmos, mas para aquele que morreu e ressuscitou por eles.”

(2 Coríntios 5:14,15 Bíblia Peshitta BV Books)

Vejamos agora um paralelo do relato (evangelho) de João acerca da vida do Mestre com sua 1ª carta.

“Nisto conhecemos seu amor por nós: que ele deu a sua vida por nós. Assim também nós devemos dar a nós mesmos por nossos irmãos;
mas o que possui bens do mundo e olha a seu irmão em necessidade, e nega sua compaixão a ele, como pode o amor de Deus estar nele?
não amemos um ao outro de palavra e de língua, filhos meus, mas de obras e em verdade.”

(1 Jo 3: 16-18 Bíblia Peshitta BV Books)

Com isso vemos que o nosso amor pelo Senhor se reflete em nós com a dedicação que devemos ter para suprir as necessidades dos nossos irmãos.

2) Para sermos amigos do Senhor, devemos obedecer sua palavra também.

Menino com a Bíblia nas mãos orando a Deus

Em João 15:14 lemos:

“Vós sois meus amigos se fizerdes tudo o que vos ordeno.”

Mas qual é a ordem ou o mandamento do Senhor para nós? Isto vemos nos versículos 12 e 17 deste mesmo capítulo:

“Este é meu mandamento: que vos amais uns aos outros como eu vos tenho amado… Isto vos ordeno: amai-vos uns aos outros.”

Aqui vemos o que começamos a abordar no final do tópico anterior.

Agora, complementando com a carta de João, também podemos definir amar aos irmãos com andar na luz! Vejamos o que João diz sobre isso:

“Não vos escrevo um mandamento novo, meus amados, senão o antigo mandamento, que desde o princípio tivestes; a palavra que escutastes é o mandamento antigo.
Todavia vos escrevo um mandamento novo, o qual é verdadeiramente nele e em vós, porque as trevas passaram, e a verdadeira luz tem começado a se manifestar.
Assim, pois, o que diz que está na luz, mas odeia a seu irmão, ainda está em trevas. Porque o que ama a seu irmão permanece na luz e nele não há motivo de tropeço; mas o que odeia a seu irmão está nas trevas e caminha nas trevas; e não sabe aonde vai, porque as trevas cegaram seus olhos.”

(1 João 2:7-11 Bíblia Peshitta BV Books)

3) Devemos ser amigos do Senhor “Jesus” conhecendo-o melhor.

A grande declaração de amizade do Senhor aos seus discípulos encontra-se em João 15:15. Vamos ler:

“Já não vos chamarei servos, porquanto o servo não sabe o que faz o seu amo, mas vos chamei amigos meus, porque tudo quanto escutei de meu Pai vos dei a conhecer.”

Ninguém faz uma amizade de confiança sem conhecer a pessoa. Conhecemos ao Senhor “Jesus” de verdade, sendo seus verdadeiros amigos, se guardamos seus mandamentos, e 1 João 2:3-6 completará essa mensagem com as seguintes palavras:

“E nisto sabemos que o conhecemos: se guardamos seus mandamentos.
Mas o que diz que o conhece e não guarda seus mandamentos é um mentiroso, e a verdade não está nele, mas o que guarda sua palavra, neste verdadeiramente o amor de Deus tem sido consumado, e por isto sabemos que estamos nele.
O que diz que está nele, deve andar como ele andou.”

Logo, ninguém pode se declarar amigo de “Jesus” se não guarda os mandamentos dele, e consequentemente os de Deus, o Pai. Pois quando falamos “Jesus”, certamente estamos nos referindo ao ungido judeu que praticou a palavra de Deus, ou seja, Yeshua (vide Jo. 15:10), e não à versão do Salvador criada pelos antigos pais da igreja, que segundo a teologia deles colocou em desmerecimento certos mandamentos da Lei do Eterno, a Torá.

4) Os amigos do Senhor, naturalmente, dão bons frutos na vida!

Em João 15:16 lemos:

“Vós não me escolhestes, mas eu vos escolhi, e vos designei para vós irdes com firmeza e produzais fruto, e que vosso fruto permaneça…”

A respeito de dar frutos, ou seja, de realizar boas obras à exemplo do Mestre, devemos observar os seguintes itens dentro deste mesmo texto bíblico:

  1. O Senhor é a árvore pela qual damos fruto. Ou seja, ele é nosso exemplo! v. 1;
  2. Devemos nos submeter à disciplina de Deus para darmos frutos realmente bons (ser podados); v. 2b;
  3. Consequentemente, devemos estar limpos; v. 3;
  4. Assim então, para continuar dando frutos, devemos permanecer nele, vs. 4-5.

Concluindo: estamos dispostos a nos submeter às condições do Senhor para sermos seus amigos?

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.