Romanos 10.4 realmente defende que o fim da Lei é Cristo?

Estudo bíblico explica se o fim da Lei é Cristo de acordo tradução de Romanos 10.4

“Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.” (Romanos 10.4 ACF, também na BKJ, NAA, NVI, ARA e tantas outras traduções cristãs). Será que o Messias realmente pôs término à Lei de Deus ou de Moisés? Será que a Torá realmente foi abolida por aquele que deveria vir ao mundo para ensinar os seres humanos a obedecerem o Criador?

Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.

O que realmente diz Romanos 10.4 no idioma original?

A palavra original grega usada em Romanos 10.4 é “telos” (embora acreditemos ser o aramaico o idioma original da carta). Essa palavra de fato significa fim, no sentido de término das coisas. Também é encontrada em outros escritos de Paulo com esse sentido, veja por exemplo 1 Co 1:8 e 15:24.

No entanto, telos também significa fim no sentido de finalidade. Veja este exemplo:

“obtendo o fim (finalidade/objetivo) da vossa fé: a salvação da vossa alma.”

(JFA 1Pe 1:9; os parênteses são nossos)

Dentre os significados de telos no Dicionário Strong (G5056), encontra-se também este: o fim (finalidade) ao qual todas as coisas se relacionam, propósito (os parênteses são nossos).

Vejamos então outro texto onde telos aparece e que é usado nesse sentido:

“Ora, o intuito (telos) da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia.”

(JFA 1Tm 1:5; os parênteses são nossos)

Então, qual seria a tradução correta de Romanos 10.4?

Chegando a este conhecimento, podemos usar então uma tradução bíblica mais adequada para o contexto de Romanos 10.4, e não ficar desonestamente interpretando o versículo de modo isolado. Vejamos alguns exemplos de traduções bíblicas que, apesar de serem cristãs também, verteram este versículo de outra forma:

“Pois o propósito (fim/finalidade/objetivo) da Lei é conduzir-nos a Cristo (ao Ungido) para a justificação de todo o crente.”

(Tradução O Livro Rm 10:4; os parênteses são nossos para esclarecimento)

“Pois Cristo é o propósito para o qual a lei foi dada. Como resultado, todo o que nele crê é declarado justo.”

(NVT Rm 10:4)

“Porque a finalidade da Lei é Cristo para a justificação de todo o que crê.”

(Bíblia de Jerusalém Rm 10:4)

Essas traduções são mais adequadas ao contexto, pois no versículo anterior é dito:

“Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus.”

(JFA Rm 10:3)

Ou seja, alguns dos judeus não entenderam que a própria Lei tinha como finalidade conduzir todos os crentes ao Messias, a fim de que alcancassem a justificação por meio dele, e não por meio da prática de obras egoístas.

Além do mais, o Messias não pode ter posto fim à Lei de Deus, pois ele mesmo disse que poderiam até passar os céus e a Terra, mas a Lei de Deus não! (Mt 5:18)

Os céus e a Terra já passaram/acabaram?

A bíblia não poderia se contradizer, pois está escrito que as leis de Deus, e seu pacto com seu povo, são para sempre:

“E os estatutos, e as ordenanças, e a lei, e o mandamento, o qual para vós escreveu, vós observareis para cumpri-los pela eternidade; e não temereis outros deuses.”

(2Rs 17:37)

“e tem confirmado o mesmo a Jacó por uma lei, e a Israel por um pacto eterno,”

(1Cr 16:17)

“E confirmou o mesmo a Jacó por uma lei, e a Israel por um pacto eterno,”

(Sl 105:10)

Os discípulos do Senhor ensinaram que “Cristo é o fim da Lei”?

Queremos revelar agora aos nossos leitores quem de fato pôs “fim” à Lei de Deus, que não foi o verdadeiro Messias nem tão pouco seus discípulos. Basta observar que o Messias havia dito que não veio para dar fim, anular ou abolir a Lei; e ele ainda afirma que quem desrespeitasse os mandamentos dela, e assim ensinasse os homens a fazer o mesmo, seria considerado um mínimo (desprezado) no reino de Deus (Mt 5:19).

Os discípulos dele, por sua vez, também não promoveram tal fim da Lei do Criador. Vale lembrar que alguns judeus (eu disse alguns, e não todos) levantaram calúnias a respeito do emissário Saul, conhecido no mundo cristão como “apóstolo Paulo“. Estes diziam que ele não estava obedecendo a Lei de Deus e ensinava outros judeus a desmerecerem-na também. Porém, os próprios líderes dos discípulos disseram que isso era mentira! Basta ver Atos 21:21-24. Além do mais, este mesmo texto afirma que o perfil dos judeus seguidores do Salvador é que eles eram zelosos da Lei de Deus! (cf. v. 20)

E por fim, o próprio Saul (Paulo) declara que não havia feito nada contra o povo israelita e contra as tradições que eles receberam de Deus por meio de seus antepassados (At 28:17), e que a comunidade a qual ele fazia parte servia a Deus de acordo com a Lei, isto é, a Torá (At 24:14).

Então, verdadeiramente, não foram os discípulos do Messias que “deram fim” à Lei de Deus!

Quem pôs “fim” à Lei de Deus de verdade?

Nós já mostramos em outros estudos aqui no blog que o principal pai cristão que inventou o argumento de que a Lei de Deus teve fim foi Inácio de Antioquia, especificamente nos ensinamentos de sua carta aos magnésios, que foi escrita na 1ª década do 2º século de nossa era.

O trecho da carta diz o seguinte:

Não vos deixeis iludir pelas doutrinas heterodoxas, nem pelos velhos mitos sem utilidade. Pois se ainda agora vivemos conforme o judaísmo, confessamos não ter recebido a graça. […]
Assim os que andavam na velha ordem das coisas chegaram à novidade da esperança, não mais observando o sábado, mas vivendo segundo o dia do Senhor, no qual nossa vida se levantou por Ele e por Sua morte, embora alguns o neguem. Mas é por esse mistério que recebemos a fé e por ele é que perseveramos, para sermos de fato discípulos de Jesus Cristo nosso único mestre. […]
Por isso, tornando-nos discípulos Seus, aprendamos a viver segundo o cristianismo. Pois quem usar outro nome fora desse não é de Deus. Ponde assim de lado o mau fermento, envelhecido e azedado, e transformai-vos em novo fermento, que é Jesus Cristo. […]

É absurdo falar de Jesus Cristo e viver como judeu. O cristianismo não depositou sua fé no judaísmo, mas o judaísmo no cristianismo, junto ao qual se reuniram todas as línguas que creram em Deus.

Carta de Inácio aos Magnésios 8.9.10; fonte: ecristianismo.org.br.

De quantas coisas ruins este homem chama a Lei de Deus?

  • doutrina heterodoxa (anormal ou herética);
  • velhos mistos sem utilidade;
  • velha ordem das coisas;
  • mau fermento, envelhecido e azedado;

Para promover sua nova religião, Inácio argumenta que os costumes que os judeus receberam da Lei do próprio Deus eram esse monte de coisa velha que não servia mais para nada. Este homem sim, bem como seus sucessores, criaram o Cristo que dá fim à Lei de Deus. E este tipo de ensinamento atrevido foi que inspirou traduções como a de Romanos 10.4 visto em várias versões bíblicas, e o pensamento tendencioso cristão que o segue.

Uma coisa é entender quais mandamentos foram dados para a nação de Israel, e quais para o restante da humanidade, isto é, as outras nações; além disso, entender por qual motivo certos mandamentos, como as penas de morte, não são mais praticados hoje em dia. Outra coisa muito diferente é dizer que a Lei de Deus foi abolida pelo homem que deveria defendê-la com sua própria vida e lhe dar significado pleno (o Messias), e com isso desmerecer vários mandamentos de Deus, desrespeitando-o!

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

17 comentários em “Romanos 10.4 realmente defende que o fim da Lei é Cristo?”

  1. Bom, agora realmente entendi. Você é um desviado falando sobre teologia. Então eu não sei qual é a sua religião, se é que você tem. Certamente não é judeu, pois eles só aceitam quem tem uma suposta descendência, a menos que você se contente em ser um de segunda classe (prosélito). Quanto a Mateus 5:17, novamente temos o “telos”, que significa o cumprimento, o fim, e foi exatamente isso que Jesus fez com a lei de Moisés. A dificuldade de muitas pessoas, inclusive a sua, é de entender que essa lei não era apenas espiritual, mas era civil, ordinária, para as questões hodiernas, com as punições e penas de morte que já citei. Além do mais os sacrifícios já não existem mais, pois o próprio Deus determinou a destruição do templo de Jerusalém e de todo os sistema sacerdotal do V.T. Você claramente ignorou quando falei que os que ainda seguem essa tradição estão, pela sua própria lei, a 2000 anos sem perdão, pois não têm aonde matar as suas oferendas e rejeitam o sacrifício de Jesus. Você é inteligente, talentoso, certamente se abrirá novamente ao Pneuma (ruah kadosh) e receberá o Espírito da verdade que Jesus legou. “E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão. E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. (Mateus 3:9,10)

    1. Para você, a única religião existente e verdadeira é o cristianismo, por isso qualquer indivíduo que não seja adepto dela é desviado ou sei lá mais o que queira chamar, comportamento típico dos fundadores dessa religião e dos imperadores que a instalaram na maior potência mundial tempos antes da Idade Média. Inácio de Antioquia plantou o desprezo e hostilidade aos judeus em sua carta aos magnésios, no início do século II EC, onde pela primeira vez é mencionada a palavra “cristianismo” na história (caps. 8-10). Tempos depois, em 381, o imperador Teodósio impõe essa como a religião oficial do império romano através do Édito de Tessalônica, e desprezados eram aqueles que não aderissem a ela. Isso ainda foi pouco perante as crueldades praticadas pelas inquisições cristãs que se seguiram, tendo o povo de Israel como principais alvos. Essa religião pra mim não pode representar o Deus da Bíblia, que disse jamais desprezaria o povo que criou e amou, não obstante os infiéis entre eles (vide Jr 31:35-37; Is 43:1-7).
      Mas o que você ignora deliberadamente, como não poucos semelhantes a você, é que quando essa religião veio à existência o povo israelita já tinha pelo menos 1500 anos de existência, e muitos personagens na Bíblia que hoje são elogiados por suas atitudes nos sermões dos púlpitos cristãos, como Raabe, Rute, Cornélio, o etíope de Atos 8, eram todos estrangeiros (gentios) que se unificaram ao povo eleito, e não o contrário.
      Acho que eu não precisaria mais te responder daqui, mas preciso mostrar as discrepâncias que diz, pois quanto ao “cumprir” de Mt 5:17, o que consta no texto grego (que não era o idioma original em que “Jesus” pregava) é a palavra “pleroo”; veja seu significado:
      πληρόω (play-ro’-o)
      G4137 pleroo de G4134 tdnt – 6 286 867 v
      1 tornar cheio, completar i e preencher até o máximo 1a fazer abundar, fornecer ou suprir liberalmente, 1a1 tenho em abundancia estou plenamente abastecido
      2 tornar pleno i e completar 2a preencher até o topo assim que nada faltará para completar a medida, preencher até borda 2b consumar um numero 2b1 fazer completo em cada particular, tornar perfeito 2b2 levar até o fim, realizar levar a cabo algum empreendimento 2c efetuar trazer a realização, realizar 2c1 relativo a deveres realizar executar 2c2 de ditos, promessas profecias, fazer passar, ratificar, realizar 2c3 cumprir i e fazer a vontade de Deus tal como conhecida na lei ser obedecida como deve ser e as promessas de deus dadas pelos profetas, receber o cumprimento.
      Sendo assim, essa estória de que “Jesus” teria cumprido a Lei no sentido de finalizá-la é uma balela, pois o sentido do texto é preencher a Lei até o máximo, e esse sentido é completado pelo que ele diz depois, que qualquer que a violar e ensinar os homens a fazer o mesmo, será considerado mínimo no reino de Deus; ou seja, Lei de Deus permanece em pleno vigor, mas naturalmente, com ressalvas, dadas as circunstâncias geradas pelas diásporas passadas.
      Você disse que os israelitas estão a 2000 anos sem perdão, mas não consegue ver que a “nova aliança”, tão defendida pelos cristãos atuais (de modo deturpado) será feita justamente para perdoar os pecados de Israel (Jr 31:33-34), que floresceu como nação recentemente, cumprindo as promessas de Deus a este povo. Você também ignora, deliberadamente, que foi uma elite religiosa judaica política e corrupta que entregou Jesus à morte, e não a nação judaica em si, prova disso é que eu te mostrei em Atos 21:20 que milhares de judeus creram nele (e continuaram sendo zelosos da Lei de Deus), além de todos os doze apóstolos que ele escolheu serem judeus e circuncidados, descendentes de Abraão. Não fosse assim, se ele quisesse fundar uma igreja e uma nova religião, rejeitando Israel, ele teria escolhido gentios e não judeus. Por fim meu caro, saiba você que o terceiro templo em Jerusalém será erguido pelo próprio Messias, a quem ficou conhecido no mundo ocidental como “Jesus”, e daí o povo terá sacrifícios para apresentar a Deus, se te serve de consolo. Estude os profetas Zacarias (6:12-13) e Ezequiel (a partir do cap. 41; cf. 44:15-16), se quer provar que isso é verdade.

      1. Mas ninguém está negando a origem judaica do V.T. Jesus era judeu, e isso é óbvio e evidente. O que você não consegue perceber é que Ele é o cumprimento, PARA Israel, de todas as profecias do VT que você citou (e estranho sua insistência a se referir ao seu nome com aspas). A impossibilidade prática de se aplicar a lei de Moisés não é uma “ressalva” e nem uma “circunstância”. É um fato histórico determinado pelo próprio Deus. Não há mais templo de Jerusalém (Atos 7:48), não há mais sacrifícios, não há mais Israel aplicando a Torá (ou essa nação formada na Cisjordânia está apedrejando adúlteros e homossexuais tal qual Moisés ordenou?). O novo templo é Jesus ressuscitado, e cada seguidor seu recebe a presença do Espírito, independente se judeu ou gentio. “Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo. Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito.” (João 2:19-22)

      2. Eu coloco o nome dele entre aspas para diferenciar o Jesus romano, que é este da interpretação dos pais da igreja herdada pelo cristianismo, do verdadeiro homem da Bíblia, Yeshua, que é seu verdadeiro nome. Só isso. O nome Jesus é uma forma aportuguesada que surgiu cerca de 1500 anos depois dos eventos bíblicos, quando surgiu a letra J, antes se tinha a adaptação vinda na Septuaginta por volta de 280 antes de nossa era, Iessú ou Iessús. A adaptação do nome não é um problema, se comparada a essa interpretação solapada que os teólogos posteriores fizeram dele.

  2. Correto. Espero que compreenda nessa passagem de Jeremias o seu cumprimento em Jesus, pois todo o velho testamento está cumprido. A nova aliança é apenas e unicamente através de Jesus. “Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” (Mateus 11:13-15)

    1. Está certo, só que você não está querendo ver que a “nova aliança” é feita com o mesmo povo, Israel, onde é utilizada a mesma Lei, e ainda com compromisso maior, sendo gravada no coração, além disso, este mesmo povo está vivo anda hoje. Além disso, eu mesmo estudo com comunidades judaicas que creem que Yeshua (Jesus) é o Messias. Então todo seu comentário anterior está equivocado, você não conhece um lado da história, sua vista está obscurecida pelas interpretações da religião.

      1. Na realidade você está pegando a história de um povo, que majoritariamente rejeita a Jesus, para tentar negar palavras que Ele próprio falou, o que é gravíssimo e pode colocar em dúvida a sua fé como cristão. Além do mais, você está abandonando princípios claríssimos que os reformadores tinham, em especial Lutero, ao opor lei e graça, Moisés e Jesus, velho e novo. Se você não consegue enxergar em Jesus o cumprimento para o povo iníquo do antigo Israel, você será facilmente confundido por qualquer movimento religioso bastardo de Moisés e do velho testamento. Não, o atual país de Israel não tem parte alguma com Deus, na medida em que rejeita a Jesus. Os que o aceitam, evidentemente fazem parte da nova aliança. Portanto, vou repetir pela última vez: a Nova Aliança se cumpre APENAS e exclusivamente em Jesus, e duvidar de suas palavras, como cumprimento desta aliança, é negar a fé nele.

      2. Você disse: “um povo que majoritariamente rejeita Jesus”, mas a Bíblia diz:
        E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei. (Atos 21:20)

        Veja que o perfil dos milhares de judeus que creram em “Jesus” ainda era de zelosos da Lei. E se você quer confirmar, os chamados “apóstolos” pelos cristãos não lutaram contra a Lei de Deus nem contra o povo de Israel, como você está fazendo:

        Toma-os contigo, faze com eles os ritos da purificação e paga por eles {a oferta obrigatória} para que rapem a cabeça. Então todos saberão que é falso quanto de ti ouviram, mas que também tu (Paulo) guardas a lei.
        Atos 21:24

        Paulo alegava em sua defesa: Em nada tenho pecado contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César!
        Atos 25:8

        Três dias depois, Paulo convocou os judeus mais notáveis. Estando reunidos, disse-lhes: Irmãos, sem cometer nada contra o povo nem contra os costumes de nossos pais, fui preso em Jerusalém e entregue nas mãos dos romanos.
        Atos 28:17

        Pergunto, então: Acaso rejeitou Deus o seu povo? De maneira alguma. Pois eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim.
        Deus não repeliu o seu povo, que ele de antemão distinguiu!
        Romanos 11:1,2

        Lembrai-vos, pois, de que outrora vós, gentios por nascimento – que sois chamados incircuncisos por aqueles que se dizem circuncida dos, os que levam na carne a circuncisão feita por mãos humanas -,
        lembrai-vos de que naquele tempo estáveis sem Cristo, sem direito da cidadania em Israel, alheios às alianças, sem esperança da promessa e sem Deus, neste mundo.
        Agora, porém, graças a Jesus Cristo, vós que antes estáveis longe, vos tornastes presentes, pelo sangue de Cristo.
        Efésios 2:11-13

        Veja como este último texto é claro em afirmar a unificação dos gentios ao povo de Israel, e não separação deles, muito menos substituição, como a deturpação cristã ensina.

        Eu não sou cristão meu amigo, a certo tempo abandonei essa religião, pois historicamente ela só foi criada para promover isso aí que você está fazendo e foi isso que ela fez ao longo da história: desprezar o povo que Deus criou (não obstante os infiéis entre eles) e desprezar também mandamentos e tradições que Deus deu para quem é SEU POVO. Quem criou o cristianismo foram os pais da Igreja, e não o Messias! Já escrevi sobre isso aqui.
        Eu não sigo princípios dos reformadores, não faço mais parte dessa fé e a interpretação deles não serve mais nada para mim, a não ser para apontar seus erros e deturpações (salvo alguns poucos casos que fizeram bons comentários da verdade).
        E você chama “o povo iníquo do antigo Israel”, sendo parcial em sua análise e desprezando os justos que haviam dentre esse povo, identificados com leituras bíblicas simples:

        Nos tempos de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote por nome Zacarias, da classe de Abias; sua mulher, descendente de Aarão, chamava-se Isabel.
        Ambos eram justos diante de Deus e observavam irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor.
        Lucas 1:5,6

        Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este homem, justo e piedoso, esperava a consolação de Israel…
        Lucas 2:25

        Havia também uma profetisa chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser; era de idade avançada.
        Depois de ter vivido sete anos com seu marido desde a sua virgindade, ficara viúva, e agora com oitenta e quatro anos não se apartava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações.
        Lucas 2:36,37

        E para sua surpresa, olha o que a Bíblia que você lê testemunha a respeito dos pais de Jesus:
        Após terem observado tudo segundo a lei do Senhor, voltaram para a Galiléia, à sua cidade de Nazaré.
        Lucas 2:39

        Eram um casal obediente às leis de Deus para seu povo, sem se desfazer delas. E você?
        Você disse ainda que “Jesus” cumpriu as coisas referentes à Lei de Deus. Como você vai explicar isso aqui então? 👇
        Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.
        Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei.
        Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus.

        Mateus 5:17-19.

        E eu vou te explicar a “nova aliança” de novo porque parece que você tem dificuldade para entender o que está claríssimo no texto de Jeremias 31:31-33. A nova aliança é feita com o povo de Israel, é usada a mesma Lei e ela é reforçada nos corações deste povo, e o que identifica um povo como sendo o povo de Deus é a obediência à Lei Dele! Portanto não é nova aliança, é aliança renovada, basta ver a palavra original hebraica, que foi mal traduzida nas bíblias cristãs:

        Strong 2318 חדש chadash
        uma raiz primitiva; DITAT – 613; verbo
        ser novo, renovar, reparar
        (Piel) renovar, fazer de novo; reparar
        (Hitpael) renovar-se

        Aguardo sua resposta ignorando tudo que eu disse e as provas bíblicas que dei; leva tempo até assimilar as informações e perceber o erro. Ao contrário de você eu não sou dono da verdade, mas tenho aprendido a reconhecer um erro quando o cometo.

  3. Meu filho, sua exegese é particularista e completamente equivocada. Basta compreender que todo o povo judeu, com sua lei e tradição, foram destruídos no ano 70 junto com Jerusalem e o templo, conforme as profecias de Jesus, e o que passa a valer para o mundo é o Evangelho de Jesus. Dá uma olhadinha em II Coríntios 3:6. O velho, já era! “A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.” (Lucas 16:16)

    1. Oi Roberto, obrigado por comentar. Se o povo judeu, com sua lei e tradição, foi destruído no ano 70 junto com Jerusalém e o templo, conforme você diz, então como você explica a existência deste povo ao longo dos séculos, com sua Lei e tradições (fora os vários comentários bíblicos que eles criaram), e até mesmo o renascimento da nação como um país, no século passado, e ainda a existência deles hoje em dia? Pode nos dizer?

      1. Primeiramente, a palavra “telos” utilizada no grego para Rm. 10:4 tem o sentido claro de fim, consumação, estar completo, assim como em ‘teleias ainos’, que significa fim do tempo, ou consumação da era, e portanto qualquer tradução que distorça para “propósito” é falsificada (e a NVT é a mais abundante em corrupções). Depois, quanto ao povo do velho testamento, como ente da aliança com Deus, este não existe mais conforme expliquei no comentário anterior. O que há hoje são pessoas que seguem uma tradição, pode ser até uma religião, mas que não tem nenhum valor diante de Deus, primeiro por rejeitarem a Jesus e ao Novo Testamento, e depois por não haver mais templo de Jerusalém, e portanto, estão há mais de 2000 anos sem perdão pelos seus pecados, já que não podem mais fazer as oferendas que Moisés ordenou! Estão, portanto, na mesma situação dos hindus, xamanistas, budistas, ateus, e todos quantos rejeitam ao único Caminho para o pai. “Quando ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer.” (Hebreus 8:13).

      2. Não sou dono da verdade, mas busco reconhecer a verdade em Jesus (Jo. 14:16,17). Você tem muito conhecimento teológico, e ele irá aumentar. Esse site é uma prova. No entanto, reconhecer o senhorio absoluto de Jesus, em cumprimento e substituição da velha aliança é essencial e elementar para qualquer cristão. Ele cumpriu a lei e o velho testamento, como disse em Mateus 5:17, e revogou sim, no Sermão da Montanha, as penas de morte impostas por Moisés. Por isso Paulo chama o velho testamento de “ministério da morte”, “ministério da condenação”, “escrito de dívida”, “maldição” etc. Um exemplo prático da revogação é que não há mais nenhum seguidor do judaísmo apedrejando adúlteros ou cortando os braços de ladrões, conforme Moisés ordenou. Jesus tomou para si, unicamente, o poder de julgar e salvar a humanidade, e esta é a sua grande obra. Deus o abençoe.

  4. Romanos

    7:5 Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
    7:6 Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.
    7:7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.

  5. ELE VEIO MELHORA-LA, RETIRAR OS FERMENTOS E ABRIR OS OLHOS, MAS TUDO QUE ELE TENTOU FOI DESTRUIDO EM TERMOS. ELE ALERTOU A IGREJA, ATENTAI-VOS AO FERMENTO DOS SAUDUCEUS E FARISEUS. BELOS NOMES, QUEM SÃO ELES????? ELES USAM A MULTIDÃO DE PALAVRAS, FORA DE CONTESTO PARA CONFUSÃO. ELE FALA, VÓS SOIS O TEMPLO ONDE HABITA O ESPIRITO SANTO. MINHA VIDA É CHEIA DE REVELAÇÕES, SONHOS E REVELAÇÕES POR ARREBATAMENTO. ESTA REVELAÇÃO NA PALAVRA ERA O QUE EU SEMPRE TINHA COMO SUSPEITA, ELA REVELA COMO SUA OBRA FOI ATACADA DE TODAS AS FORMAS, MOIDA E ATÉ NEGLIGENCIADA, LEIA….Jeremias 11
    18Fiquei sabendo, pois o YAWH me revelou; ó Eterno, tu me fizeste entender as suas ações. 19Mas eu era como um cordeirinho manso, que se leva à matança; não sabia que era contra mim que tramavam, dizendo: ‘Destruamos a árvore com o pão de sua seiva, o seu fruto! Avante! Cortemo-lo da terra dos viventes para que o seu nome não seja mais lembrado!” 20Ó YAWH dos Exércitos, justo Juiz que provas o coração e a mente de todos; espero, portanto, contemplar a tua santa JUSTIÇA sobre eles, pois diante de ti depositei a minha causa e petição.…ELE SABENDO, YAWSHA VEIO MOSTRAR O CAMINHO DA VIDA E SEU NOME EXPRESSA ISSO E ELE DIZ (YAWH SALVARÁ) EU VIM GLORIFICAR O MEU PAI. REPREENDEU SATANAS NA ROCHA E DISSE… Lucas 4
    … 8Contudo Jesus lhe afirmou: “Está escrito: ‘Só a YAWH o criador nosso adorarás e só a Ele darás culto’”. PORTANTO DIGO, A LEI DEVE SER OBSERVADA.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.