Os animais na Bíblia, o que ela diz e como tratá-los

estudo sobre os animais na bíblia, o que ela diz, como devemos tratá-los e quais podemos comer

Os animais aparecem na Bíblia ainda antes do homem ter sido criado (Gênesis 1:20-25). Eles são de suma importância não só para a natureza, mas para a própria sobrevivência humana, tanto do ponto de vista biológico quanto sentimental. Neste breve estudo bíblico veremos informações básicas em alguns versículos que as Escrituras Sagradas trazem sobre os animais.

Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.

O que a Bíblia diz sobre os animais?

Eles foram criados por Deus, vide Gênesis 1:20-21,24-25. E assim como o homem, os animais tem espírito, isto é, fôlego de vida (obviamente), cf. Gênesis 2:7 e Eclesiastes 3:21.

O ser humano tem domínio sobre os animais desde o princípio da criação, sendo superior a eles devido sua inteligência (Gên. 1:26). Justamente por isso ele deve administrar corretamente o que faz não só com os animais, mas com toda a natureza (Gên 9:1,2; Salmo 115:16).

Quais animais a Bíblia permite comer?

No princípio da criação, os animais não eram comidos pelos homens, nem tão pouco comiam uns aos outros (Gên. 1:29,30). No entanto, depois da queda do homem e devido a devastação causada pelo dilúvio, Deus permitiu que ele comesse da carne dos animais (Gên. 9:1-3). Porém foi proibido de comer a carne com o sangue do animal (Gên. 9:4-5), isso é uma referência a refrear a violência (cf. v. 6).

Portanto, os animais só começaram a ser mortos para se comer após o dilúvio. Logo, o sofrimento animal também é uma consequência da queda do ser humano (Rom. 8:20-22).

Mais tarde, Deus proíbe aos israelitas comerem certos tipos de animais considerados impuros em Levítico capítulo 11. Ali são destacado quais animais eram puros e quais eram impuros para os israelitas. Devemos notar que o texto deste capítulo começa sendo direcionado à nação de Israel (v. 2), e por diversas vezes repete, “para vocês”, cf. Levítico 11:4-8,10,12,20,23,26-29,31,35,38.

Dessa forma, aos israelitas é proibido se alimentar dos animais descritos em Levítico 11, pois com eles Deus fez uma aliança específica. Porém a aliança de Deus com as nações está em Gênesis 9:9,12,13, que é a aliança do arco, e sob esta aliança é permitido comer dos demais animais (v. 3), exceto com seu sangue (vs. 4,5; cf. At. 15:19,20). Além disso, o livro de Levítico também mostra em diversas ocasiões que os animais eram oferecidos como oferta voluntária de agradecimento a Deus ou como forma de expiar pecados. Você pode conferir lendo a partir do capítulo 1.

É importante observar ainda que na época de Noé já havia distinção entre animais puros e impuros e que ele introduz na arca mais animais puros do que impuros (Gên. 7:2). Por isso, é possível que ele e sua família tenham se alimentado dos animais puros ao sair da arca.

Por fim, é possível que a liberação de comer todo tipo de carne de animais tenha sido algo emergencial devido a crise desencadeada com a destruição dos vegetais e das árvores que o dilúvio causou.

Não obstante a essas problemáticas, a Bíblia diz que devemos cuidar deles.

O justo cuida dos seus animais, mas o coração dos ímpios é cruel.
(Provérbios 12:10 NAA)

Os animais não devem ser maltratados covardemente (cf. Êxodo 23:4,5; Deut. 25;4). Eles também tem direito a descanso, por exemplo (Êxo. 23:12).

Já dissemos que podemos comer dos animais, mas além disso eles também servem ao homem de outras formas como para carregar seus pertences (Gên. 42:26; 45:23; Êxo. 14:9), fazer roupas e objetos de escrever (Gên. 3:21; Lev. 13:47,59; Mar. 1:6; 2 Tim. 4:13), ajudar em seu trabalho (Luc. 9:62), etc.

Em suma, talvez por motivos especiais, a Bíblia permite ao ser humano se servir dos animais para muitas coisas. Deve-se evitar, porém, a covardia cruel contra eles.


Estudo enviado por Renato Henrique. Revisão, complementos e edição final por Gabriel Filgueiras.

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

3 comentários em “Os animais na Bíblia, o que ela diz e como tratá-los”

  1. Gênesis 3:21 Deus fez túnicas de pele, Genesis 4:4 Abel trouxe ovelhas e gordura (de um animal que ele matou?) Ao sair da arca, Noé ofereceu holocaustos (seria uma nova prática? A exemplo de Abel provavelmente não). Em Gênesis 9 me parece que Deus requereu o sangue (antes não requeria e era consumido?)

    E Ada teve Jabal: este foi o pai dos que habitam em tendas, e têm gado. Gênesis 4:20. Essa criação de gado não seria para consumo? Outra coisa que dia estranho nesse versículo é o (têm) como se quando foi escrito, as pessoa que tem gado e vivem em tendas fossem descendentes de Jabal. Mas não teriam morrido eles no dilúvio?

    Além dos animais carnívoros (se tornaram carnívoros depois do dilúvio). Parece que holocaustos, gordura, sangue, estiveram presentes desde que Adão e Eva saíram do paraíso.

      1. O sacrifício de animais já ap tava pra Cristo!
        Ppis Deus sacrifica um animal ou dois, pra vestir Adão e Eva! Ppis assim se cobririam suas vergonhas!

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.