Salário pastoral é bíblico? Comentário 1 Timóteo 5:17-18

comentário e estudo de 1 Timóteo 5 17,18 explica se o salário pastoral é bíblico

Eis as perguntas que não querem calar: pastor é profissão? É certo pastor receber salário? O salário pastoral é realmente bíblico? O que passagens bíblicas como 1 Timóteo 5:17-18, 1 Coríntios 9:4-11, 2 Coríntios 11:8, Gálatas 6:6 e 1 Pedro 5:2 dizem a respeito deste assunto? Os apóstolos realmente defendiam o salário do obreiro e recebiam também por seu trabalho no evangelho?

Os anciãos que governam bem sejam dignos com dupla honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina. Porque diz a Escritura: Não amordaçarás o boi, quando ele pisar o milho. E: O trabalhador é digno da sua remuneração.

(1 Timóteo 5:17-18 Bíblia King James Fiel 1611)

Tomando como ponto de partida os versículos bíblicos citados acima, poderemos entender o que o apóstolo Paulo queria realmente dizer e se o salário pastoral é realmente bíblico e defendido pelos apóstolos. A partir dessa passagem também poderemos entender as demais citadas na introdução deste estudo bíblico.

1 Timóteo 5:17,18 é realmente uma defesa ao salário pastoral?

Estudo bíblico explica tudo sobre o dízimo de Malaquias 3 10

Nestes versículos Paulo está fazendo citação de duas Escrituras Sagradas. Portanto, se ele estiver defendendo o salário pastoral em 1 Timóteo 5:17,18, obviamente as duas passagens das Escrituras que ele está citando deverão concordar com isso, pois ele está as citando como fonte, isto é, baseando-se nelas para expor sua doutrina.

Em primeiro lugar ele cita Deuteronômio 25:4 quando diz: “Não ligarás a boca ao boi que debulha (ou “Não amordaçarás o boi, quando ele pisar o milho”). Ele explica melhor por que citou este versículo da Torá (Escrituras) em 1 Coríntios 9, dizendo:

Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?
Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante.
Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais?

(1 Coríntios 9:9-11 ACF)

Paulo está se baseando neste ensinamento da Torá para explicar o seguinte: se somos capazes de cuidar de nossos animais, náo cuidaríamos também, e naturalmente, uns dos outros?

O texto de Deuteronômio 25:4, citado por Paulo em 1 Timóteo 5:18, é extraído da prática de que o dono de um boi não deveria amordaçar a boca dele enquanto este estava debulhando, impedindo-o assim de comer daquele mesmo alimento. Portanto, um animal não poderia trabalhar sentindo fome. Em vez disso o seu dono deveria deixá-lo comer ali mesmo enquanto trabalhava.

O processo de debulhar o trigo era parecido com este do vídeo abaixo, entretanto no lugar da mula imagine um boi (este foi o vídeo mais próximo que consegui encontrar).

Imagine que se aquele animal que estava debulhando tivesse fome, ele poderia então comer ali mesmo enquanto trabalhava, seu dono não deveria amordaçar sua boca impedindo-o de alimentar-se.

Da mesma forma, os mensageiros das boas novas (evangelho) náo podem ser abandonados, mas os crentes devem ajudá-los em suas necessidades. É exatamente isso que diz a outra passagem citada em 1 Timóteo 5:18 por Paulo, que é Lucas 10:7, veja:

E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa.

(Lucas 10:7)

Note que, em Lucas 10:7, assim como em Mateus 10:9,10, que abordam o mesmo evento, o Senhor está falando de alimentação (“comendo e bebendo”), e não de salários em dinheiro.

Isso significa que, quem quer que recebesse em sua casa um dos missionários pregadores da palavra do Senhor, deveria ajudá-lo com seus custos de alimentação/sobrevivência. E este é o mesmo princípio que era determinado a respeito dos sacerdotes levitas. Pois eles não haviam recebido territórios como herança em Israel para neles fazerem suas plantações, mas antes a herança deles eram os produtos alimentícios dos dízimos (que nunca foi dinheiro na bíblia) e das ofertas do altar (cf. Deut. 18:1; Lev. 27:30,32; Núm. 18:21,24; Deut. 26:12).

Portanto, todas as passagens bíblicas citadas na introdução deste estudo devem entrar em conexão, pois o apóstolo Paulo usava das Escrituras da Torá para fazer suas exposições e justificar sua doutrina dentre os crentes no Senhor, portanto em sua mensagem deve haver harmonia.

Os dízimos que os levitas recebiam das outras tribos de Israel jamais foram dinheiro, mas alimentação (cf. Lev. 27:30,32; Núm. 18:21,24; Deut. 26:12). Embora já existisse dinheiro naquela época; aliás, os próprios dízimos eram vendidos por dinheiro em certas ocasiões, você sabia disso? Isso já foi alguma vez ensinado na sua igreja? Leia Deuteronômio 14:22-26.

Gálatas 6:6 afirma que o pastor deve receber salário?

O versículo citado acima, na versão Almeida Corrigida Fiel, tida como a mais confiável tradução bíblica em português (ao lado da King James Fiel), diz o seguinte:

E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.

(Fonte: ACF Online – biblias.com.br/acfonline.

Diversos pastores, inclusive da mídia, tem usado este versículo para afirmar que os apóstolos defendiam o salário pastoral em sua época. No entanto, como eu disse antes, a palavra do apóstolo Paulo não poderia se contradizer, e muito menos contradizer as Escrituras Sagradas, a Torá, que ele usava regularmente para basear seus ensinamentos. Ele mesmo declara em várias ocasiões que não queria receber honorários dos crentes, veja 1 Coríntios 9:11,12,15, 1 Tess. 2:9, 2 Tess. 3:6-9 e Atos 20:32-35.

Logo, o apóstolo poderia sim defender que os crentes deveriam ajudar os missionários e os mestres da palavra com os custos de sua alimentação e sobrevivência, assim como os israelitas faziam para com os levitas, dando-lhes o alimento por seu trabalho na tenda da congregação e posteriormente no templo em Jerusalém (Núm. 18:21,24; Deut. 18:1; 2 Crôn. 31:4-6). Isto é o mesmo que o Mestre ensinou em sua mensagem (Mat. 10:9-10; 1 Cor. 9:13,14; 1 Tim. 5:18). Observe que tudo está em concordância: A Torá, o Senhor Jesus e o apóstolo Paulo, pois a palavra inspirada de Deus não pode se contradizer.

Portanto, Gálatas 6:6 jamais defendeu o absurdo salário pastoral que se vê hoje em muitos casos, mas sim uma ajuda mútua entre os mestres da palavra e os crentes que estão aprendendo.

Trata-se de cenário parecido com o de Atos 2:42-45 e 4:32-35, onde os crentes supriam as necessidades uns dos outros através do compartilhamento mútuo de bens. As Escrituras, portanto, não podem se contradizer. Quem lançou essa ideia e sistema do pagamento de salário pastoral foi o imperador romano Constantino, no século 4, quando começou a se simpatizar com os cristãos; mas isso já é tema para outros estudo (vide História Eclesiástica, cap. 10, por Eusebio de Cesareia).

Ademais, uma tradução mais apurada de Gálatas 6:6 seria assim:

Κοινωνείτω-Koinōneitō Comunique (ou compartilhe) δὲ-de agora ὁ-ho aquele κατηχούμενος-katēchoumenos que está sendo ensinado τὸν-ton na λόγον-logon palavra τῷ-to com aquele κατηχοῦντι-katēchounti ensinando ἐν-en na πᾶσιν-pasin todas ἀγαθοῖς-agathois coisas boas.

Veja o texto original grego interlinear em textusreceptusbibles.com e bibliaportugues.com/interlinear.

Em 2 Coríntios 11:8 Paulo defende o salário pastoral?

Da mesma forma o texto de 2 Coríntios 11:8, onde certos mestres da atualidade defendem o salário pastoral, deve estar em concordância com o contexto bíblico já explanado até aqui.

Nas traduções do texto grego geralmente se encontra assim:

Outras igrejas despojei eu para vos servir, recebendo delas salário; e quando estava presente convosco, e tinha necessidade, a ninguém fui pesado.

2 Coríntios 11:8 Almeida Corrigida Fiel

Considerando o texto grego do Novo Testamento, a palavra original traduzida por salário aqui, que é ὀψώνιον (opsōnion) significa “a parte do apoio do soldado dada em lugar de pagamento [ou seja, rações] e o dinheiro com que ele é pago” (veja Dicionário bíblico Strong ou 2 Coríntios 11:8 em bibliaportugues.com/interlinear e textusreceptusbibles.com).

Portanto, a tradução mais adequada para essa palavra seria “provisão” e não “salário”, pois a palavra grega traduzida ali é a ideia da provisão que o soldado recebia para ir ao campo de batalha, e não de um, dez, quinze ou vinte salários sistematizados para pastores de igrejas.

Esse versículo deve ser entendido de acordo com seu contexto, e portanto traduzido da mesma forma que está na Bíblia Peshitta da Editora BVBooks, por exemplo (tradução do texto aramaico do Novo Testamento, o idioma que o Senhor falava).

Outras traduções modernas também traduziram esse versículo mais adequadamente ao seu contexto, como a Nova Versão Internacional e a Nova Versão Transformadora. Além disso, basta ler o versículo seguinte para entender que Paulo em nada falava de um baita salário sistematizado pelas igrejas. Veja:

Porque os irmãos que vieram da Macedônia supriram a minha necessidade; e em tudo me guardei de vos ser pesado, e ainda me guardarei.

(2 Coríntios 11:9 ACF)

Fica óbvio que o apóstolo está falando da primeira temporada que ele passou em Corinto, trabalhando confeccionando tendas com os discípulos Aquila e Priscila, quando em certo momento Silas e Timóteo vão até ele, vindos justamente da Macedônia, e lhe dão suporte. Leia Atos 18:1-5.

Concluindo, usar qualquer dos textos citados aqui neste estudo bíblico para cobrar seja qual for o salário pastoral sistematizado à igreja é completamente deturpado. Deturpação maior ainda é usar da doutrina do dízimo para defender tal ato, visto que o dízimo cobrado hoje nas igrejas é o dízimo medieval, e nada tem a ver com o dízimo bíblico. Você já viu, por exemplo, algum dos apóstolos cobrando o dízimo em dinheiro dos irmãos usando o texto de Malaquias 3:10, ou mesmo Gênesis 14:18-20, que é o dízimo de Abraão, como muitos líderes o fazem hoje em dia? Isso, no entanto, é tema para outros estudos bíblicos, já escritos aqui no blog Bíblia se Ensina.

Portanto, o conteúdo abordado aqui não se trata de ingratidão para com os obreiros que realizam a obra do Senhor com sinceridade, porém a palavra deve ser ensinada com integridade também. Uma coisa é ajudar um obreiro com ofertas voluntárias, até nosso Senhor recebia de alguns discípulos ofertas voluntárias (vide Lucas 8:1-3); outra coisa diferente é manipular a doutrina bíblica para defender altos salários sistematizados. Se os crentes quiserem contribuir voluntariamente para que seu líder dedique-se exclusivamente ao ministério da palavra, podem providenciar o sustento de sua casa, assim como outros custos comuns, através de suas ofertas, isso também é bíblico (Mat. 10:42; 1 Cor. 9:4-11; Fil. 4:14-18). Nenhum líder pode, porém, onerar os crentes com subterfúgios bíblicos.

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Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

47 comentários em “Salário pastoral é bíblico? Comentário 1 Timóteo 5:17-18”

  1. A Paz de Deus com todos, sobre o texto acima tenho a declarar que sirvo a Deus a 41 anos na Igreja Congregação Cristã no Brasil, onde se optou por seguir o exemplo sugerido pelo Apóstolo Paulo de os obreiros não receberem salários, portanto todos que trabalham na obra ( partes material e espiritual) o fazem voluntariamente, tendo o seu sustento material através do seu trabalho, todavia nas missões da igreja quer nacionais ou internacionais para a propagação do Evangelho, ( Africa, India, Oriente Medio, Europa, etc) os mesmos podem receber uma ajuda financeira para combustível, passagens, hotel, alimentação ,etc,.mas isto somente quando em missão , normalmente quando chegam ao destino são acolhidos pelos irmãos com hospedagem ( na igreja , casas , tendas, casebres,etc.) e alimentação e apoio, como o Senhor Jesus , os discípulos e Apóstolos tambem o eram.

    Não se optou pelo dizimo ,mas pelas coletas voluntarias e segundo a prosperidade de cada um como ensinou Paulo Apostolo ( 1 Coríntios 16:1,2) e secretas como ensinou o próprio Jesus ( Mateus 6:1,4) . Temos a obra da piedade baseada principalmente em Atos 6, onde são socorridos os irmãos em dificuldade financeira em razão de enfermidades, desemprego, vitimas de calamidades, entre outras ,inclusive os irmãos do Ministério espiritual tambem são socorridos se necessário for e até pessoas que não são da nossa comunidade Cristã .(“Reparte com sete e mesmo com oito o que tens, pois não sabes que desgraça pode vir sobre a terra”. Eclesiastes 11:2).

    As ovelhas são assistidas em tempo integral nas suas necessidades espirituais ( pelos anciães e cooperadores) e materiais (através dos diáconos e irmãs da obra da piedade)

    Este modelo funciona muito bem a 113 anos , pois sempre tem irmãos disponíveis para pastorear e administrar a igreja e zelar das ovelhas em tempo integral, pelo fato de já serem aposentados e portanto sempre disponíveis, cooperando com os irmãos que ainda não se aposentaram e só podem exercer seus ministérios a noite, nas suas folgas e tambem fins de semana, assim todos podem trabalhar na obra com liberalidade.

    Com a sobra de caixa poupada por não haver folha de pagamento, se investe mais nas missões, construção de novos templos, manutenção dos mesmos e a ajuda aos pobres, enfermos e necessitados.

    Esta igreja tem prosperado bastante e esta oficialmente presente em quase todos os países .

    Esclareço que nãos escrevo em nome da minha denominação, mas por minha livre iniciativa.

    Fica ai minha sugestão meus irmãos em Cristo Jesus.

  2. Sim, concordo que hj na igreja exista muita conveniência e por isso usam texto fora de contexto! Mas também não podemos dar lugar à avareza e deixarmos de suprir os pastores , a obra da igreja, que trabalham para o Reino Full Time. Há de se encontrar um equilíbrio e aplicar a caridade com amor e sensatez. De uma vez que o interesse maior seja o da expansão do Reino de Deus e salvação dos perdidos. Paga-se o preço necessário.

  3. Bom dia.
    Engraçado vc está defendendo que pastores não podem ter SALÁRIOS, mas em um outro estudo vc mesmo disse que o que o trabalho que o pastor faz, é como um rabalho de um profissional. E agora defende que ele não pode ter um salário?
    Isso é contraditório não.
    Paulo co.o .esmo diz em 1 Co 9:15, optou PESSOALMENTE por não receber.
    Ao meus ver, segundo a tradução do original no grego a palavra d
    se eefere a HONORÁRIOS. E au meu ver é sim o Pastor ter o seu salário para seu sustento e de sua família.
    Mas só entede isso que é pastor.

    1. Oi Marcos obrigado por comentar. Tem muitos estudos sendo atualizados e corrigidos por aqui e talvez o outro que você mencionou seja um que ainda não passou por revisão e correção, o que estou fazendo conforme o tempo me permite.

      1. Isso quer dizer que nesse momento você pode estar errado e provavelmente como vi agora sua publicação vc deve ter alterado seus ensinos? Cuidado querido com os achometros, a palavra não passa, não muda, logo se me diz hoje café é café amanhã não pode ser leite, sim sim e não não! Postura, quem muito fala tropeça nas palavras!
        Já vi amigos dando estudos sobre ser contra os dízimos no YouTube, excelente estudo, várias referências contrária e ao endaga-lo recolhia e sobrevivia do mesmo em sua congregação!
        Não existe altos ou baixos salários ou ajudas de custo, fale como quiser falar, o Apóstolo Paulo agradece a igreja de Filipos e expõe gálatas por essa questão.
        A ética bíblica diz para comer atrás da porta quando pode escandalizar o irmão, logo existe alguns assuntos que teremos base para Paulo e base para Apolo, não importa virá do Senhor a benção do crescimento, o que estou dizendo é se pra você não deve ter salário, ajuda, oferta ao obreiro amém, parabéns para você poder conciliar o trabalho secular com a Palavra, a igreja, as visitas pastorais hospitalares, aconselhamentos, missões, evangelismo, estudo bíblico, Ebd, preparação de congresso, congresso, ual parabéns! Amém!
        Parabéns também aos obreiros que se dedicam a tudo isso fora fo secular e são cuidados por seu ministério, igreja congregação, pois ao se dedicar ao Reino sua casa precisa de cuidados financeiros, creche, mercado, água, luz,combustível, ônibus, saúde, remédio, vestimentas etc… amém também, logo a ética pede respeito e temor para não colocarmos as pessoas daqueles obreiros que são cuidados em revolta contra eles e até escandalizando dizendo ser esse ou aquele vagabundo e eu e você um santo salvador cristão!
        Cuidado, como você mesmo disse ao irmão Marcos acima, tem muitos estudos aqui sendo atualizados.
        Amigo com amor, há tema e temas para ser ensinado que elevaram o Reino Pr André Bispo

      2. Pr. André Bispo, obrigado por seu comentário e seus conselhos. Sim, há vários estudos sendo atualizados e corrigidos, pois eu não sou o dono da verdade, sou sujeito a falhas também e erros de interpretação bíblica; à medida que vou estudando melhor vou me corrigindo também, pois cometo erros como qualquer ser humano, por isso procurarei me corrigir sempre. Quanto ao salário pastoral, a Bíblia apóia dar suporte aos obreiros (os obreiros da Igreja cristã só passam a existir com os pais da Igreja pós século II, e não nos tempos bíblicos, porque os discípulos diretos do Senhor ainda eram comunidades do povo israelita). O obreiro não pode, contudo, fazer comércio da Palavra (só pregar/ensinar se for pago), nem criar sistemas de salário exorbitante para si, o que eu já vi pessoalmente. Basicamente é isso. Além do mais, quanto aos dízimos que geralmente são para custear as necessidades físicas e materiais do templo e pagar o salário do pastor ou demais funcionários, na bíblia é dito que os dízimos também serviam ao propósito de alimentar órfãos, viúvas e outros pobres nas terras de Israel, vide Dt 14:28-29 e 26:12 (dentre outras finalidades). Mas raramente se encontra uma igreja que faça tal coisa com este dinheiro. E a Igreja não deveria usar da doutrina dos dízimos, já que o cristianismo costuma defender que a Lei de Deus foi abolida. Em outro momento revisarei o presente estudo mais uma vez, porque quero sempre me corrigir de meus erros quando conseguir identificá-los.

  4. Quanta mentira, a lei de Moisés foi abolida na cruz, e essa ajuda é espontânea, sem valores específico..

  5. A interpretação esta errada.O mesmo apóstolo Paulo (não casad0),inspirado pelo Espirito Santo, diz para o obreiro ser casado,marido de uma só mulher e bom governante de sua família.Se o intérprete acima tem família,nessas bases bíblicas,deve saber bem o CUSTO FINANCEIRO, para o sustento da mesma.Pela ¨lógica¨do referido intérprete, basta dar comida pra eles e o obreiro ja esta livre para apascentar ovelhas em tempo integral.Lembra o estado análogo à escravidão praticado por fazendeiros nesses rincões do Brasil.Trabalho árduo apenas por comida.É esse seu modo de ver,meu caro?

    1. Olá Elias obrigado por comentar. Eu tenho família e estou ajudando a pastorear uma pequena congregação, mas não deixei nem pretendo deixar meu trabalho. A comunidade deve acertar isso com seu líder, se lhe dá salário e o quanto dar. Só não creio que deva ser usar a doutrina do dízimo para isso, porque os dízimos bíblicos tem finalidades específicas, que não são assalariar pastor de igreja evangélica. Fazer isso é adulterar o ensino bíblico.

      1. Moço eu só não sou uma fã sua pq n devemos ser fã de homens e nem adora_los , mas depois de ver sua sabedoria e inteligência eu não tenho dúvidas q vc e um homem usado por Deus. Obrigada pelos ensinamentos!

    2. Eu presidio uma Igreja a mais de 4 anos e nunca retirei 1 centavo se quer pro meu sustento, pois todos os Pastores podem muito bem trabalhar e ter um salário digno e se dedicar a obra do Senhor essa sim como Jesus disse, de graça recebeis de graça vos dai.
      Quem recebe qualquer vantagem pra pregar não merece o sacrifício de Cristo na Cruz.

      1. Esse é um assunto muito complicado né, também penso assim. Todos tinham um trabalho secular e não vi nenhum até hoje que li na bíblia até agora que aceitou dinheiro, só um ajudante do profeta que ganhou a lepra ao querer receber o dinheiro que o seu “patrão” recusou para salvar o rei da lepra.

    3. Então arrume um trabalho e ganhe seu sustento e faça a evangelização por amor e não por dinheiro.

    4. Elias, se você tiver se referindo a 1 Timóteo 3:2, na verdade está dizendo sobre a pureza sexual do obreiro mas em nenhum momento obriga ao obreiro ser casado, ele está se referindo especificamente que ele deve ser marido de uma mulher só, mas repito, em nenhum momento ele obriga aos obreiros se casar (a não ser que não consiga se conter como diz em 1 corintios 7) falta interpretação aí. paulo elogiou os solteiros em 1 Coríntios 7:32-35 porque diz que o homem solteiro preocupa-se mais com as coisas do senhor.

    5. Quer $$$? então vai trabalhar em algo material. Quer salvação? Então vá trabalhar na parte espiritual mas sem remuneração ou és tu maior que Paulo o qual despojou receber salários para anunciar de graça a graça do nosso senhor? Deus te abençoe 🙏

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