Last updated on 12/06/2024
O texto de 1 Samuel 28:7-20 é realmente intrigante. O rei Saul consultou uma feiticeira/necromante e realmente falou com o profeta Samuel, mesmo depois de morto? Teria ele falado com o espírito de Samuel? O rei realmente invocou o espírito de Samuel e este voltou dos mortos? Foi, de fato, o profeta Samuel que falou com Saul? Qual a explicação para esta curiosa cena bíblica? Vamos tentar explicar estes enigmáticos versículos de 1 Sm 28 neste breve estudo bíblico.
Baixe este estudo bíblico em PDF para impressão aqui.
Deus abandona Saul e ele consulta uma médium.
O profeta Samuel havia morrido e os filisteus se reuniram em guerra contra Israel. Ao ver o exército inimigo, o rei de Israel, Saul, fica com muito medo. O Eterno havia o abandonado devido suas muitas teimosias e já não se comunicava mais com ele (1Sm 28:3-6).
Em seu desespero, o rei projeta visitar uma mulher que conseguisse “trazer os mortos” de volta à vida, ou um chamado “espírito” deles, para que buscasse orientação por meio do tal (vs. 7-8).
Saul conseguiu o que queria, e a mulher supostamente trouxe o profeta Samuel de volta à vida para que falasse com o rei (vs. 11-14).
No decorrer da conversa, tudo parecia indicar que aquele a quem a mulher “fez subir” dos mortos era realmente o profeta Samuel. Ele tinha a aparência de um elohim (juiz/autoridade) e era um ancião com um manto (vs. 13-14). Ele se faz passar por Samuel, dizendo palavras semelhantes às que havia dito a Saul ainda em vida (vs. 16-18; vide 1Sm 15:1-9,17-28.
Além disso, a palavra dita por aquele que a mulher fez subir se cumpriu, e Saul morreu no campo de batalha depois deste evento (v. 19; cf. 1Sm 31:1-7).
Por fim, no narrador bíblico também parece falar realmente de Samuel (vs. 12,15).
- Veja também: Significado da palavra “espírito” segundo a Bíblia.
Com quem o rei Saul realmente falava em 1º Samuel 28?
Primeiro de tudo, é importante notar, na cena deste texto, que a mulher faz um ritual de necromancia, que acreditava-se ser uma espécie de consulta “aos mortos”; porque Saul pediu para a mulher fazer subir dos mortos alguém específico segundo os ritos dessa prática (vide vs. 7-8,11).
Logo, tudo que acontece na cena é um ritual de necromancia, onde a mulher tem alucinações e visões, sejam provenientes da mente dela ou de uma entidade sobrenatural.
Outro fato é que o ser que a mulher “viu” se parecia com Samuel e aparentemente se vestia como ele, no entanto, ele era um profeta muito conhecido, que julgou Israel durante muitos anos, portanto todos sabiam de sua aparência. Vide 1Sm 3:19-20, 17:15-16.
As palavras que o suposto Samuel trazido dos mortos havia dito foram ouvidas antes por várias pessoas que presenciaram a cena da última conversa do profeta com o rei Saul, vide 1Sm 15:7-9,12-15. Por isso, todos já sabiam que o reino de Israel seria tirado de Saul.
Então, tudo que a mulher vê e diz a Saul ao se fazer passar pelo profeta Samuel poderia não passar de charlatanismo dela mesma. E outra alternativa é que uma entidade maligna poderia estar imitando o profeta numa visão e simplesmente dizendo tudo que já era de conhecimento do rei num momento de angústia por causa da iminente guerra. Em todo caso, o narrador bíblico de 1º Samuel 28 afirma que era Samuel falando porque estava simplesmente relatando a crença de Saul de que era o profeta.
Por fim, ninguém pode fazer alguém voltar dos mortos dessa forma (Jó 14:14). Os que estão mortos estão dormindo no pó da terra e serão ressuscitados para julgamento futuro (Dn 12:2; Jo 5:28-29, 11:23-24; 1Co 15:52; 1Ts 4:14; Rv 20:12-13).
93 Comments
O que me trouxe aqui foi justamente a dúvida, estou preparando uma mensagem pra amanhã pregar, quando li o texto achei estranho Samuel que já havia morrido, voltar e falar com Saul. como pode um morto voltar? Gostei do texto e da explicação, tb me convenceu.
Depois de ler esses versículos, se alguém me questionar sobre consultar os mortos, não sei nem o que responder
Regina, a consulta aos mortos é proibida por Deus em Sua Lei 👇
“Ninguém de vocês deverá sacrificar o seu filho, ou a sua filha, no fogo do altar. Ninguém deverá praticar adivinhação. Ninguém deverá praticar astrologia. Ninguém deverá utilizar objetos para adivinhar. Ninguém deverá praticar feitiçaria. Ninguém deverá praticar magia. Ninguém deverá consultar os espíritos. Ninguém deverá falar com os espíritos dos mortos.”
(VFL’99 Dt 18:10-11)
Fala q não devemos, não q é impossível ou q e mentira
E muito confuso esse versículo, busco mais resposta sobre esse versículo
fala que será repreendido e abominável aos olhos de Deus , aquele que se de a tais práticas!
Olá, não seria mais aceita a interpretação de que no antigo testamento havia o ceio de Abraão e os mostos estavam lá?
E a mulher realmente falou com Samuel.
Porque o próprio texto se refere a Samuel como sendo Samuel, e Samuel disse a Saul que Deus fez com ele o que tinha predito por meio do próprio Samuel.
Só uma opinião
Quanto a trazer Samuel do mundo dos mortos ,”Soberania” ele usou uma mula para falar com Balaão , poderia usar qualquer coisa pra confirmar juizo é confundir mais ainda saul
Nesse caso se considerarmos que foi realmente um engano manifesto , teremos que afirmar que o autor sacro, inspirado errou ao afirmar que éra Samuel.
“Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar.
E não buscou ao Senhor, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.”
1 Crônicas 10:13,14
Vejam, irmãos, um dos porquês da morte de Saul foi justamente ter procurado uma feiticeira e, também, se Deus já havia se negado a responder pela forma santa e usual, por que ele se utilizaria de uma feiticeira?
Amigos , li alguns comentários acima , como é complexo o tema justifica os embates , em endo que foi Samuel mesmo porque o que é condenado para o homem não é condenado para Deus , muitas outras coisas condenadas são permitidas para condenação dos que as praticam ou somente para cumprir um designo de Deus ,
Ninguém condenaria uma coisa que é impossível o impossível inexiste e não precisa ser condenado , as maiores dividas da Bíblia é dada por esquecermos que Deus é soberano e espiritual , assim sendo , olhamos colocamos nossos limites para Deus também .
Irmão a paz do Senhor, no versiculo 14, você encontrará a seguinte frase: “….Vem subindo um homem ancião envolto de uma capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e prostou-se.”
Ou seja, Saul, na interpretação dele achou que fosse Samuel, não há como Samuel ser invocado por uma feiticeira na qual a mesma é usada pelo inimigo. Deus ele pode fazer oque quiser, mas ele nao é Deus de confusão, Deus não permitiria que Samuel, seu Profeta, fosse invocado por uma usuária do inimigo.
Vigiem irmãos, Saul convocou o espírito de Feiticeira da mulher. Do início ao fim Saul não convocou Deus e sim os servos de Satanás
Parabéns pela sensatez amado! Foi feliz no seu comentário, está certo!
Também gostei de sua colocação.
bom dia!
Acredito que o SENHOR tem os seus mistérios, a Palavra afirmara,…..e respondeu Samuel a Saul: ver,15…….e no ver12, diz:vendo pios a mulher a Samuel, trad, acf.
Creio que quando e proposito do Senhor, não ha restrições, tem diferença entre traduções, claro, mas não foi atoa que o Senhor disse em deuteronomio 18 para não consultar os mortos ver11. Então creio sim que era o Espirito de Samuel ali, pelas as afirmacoes acima, E pelo contexto do enredo em si. Antes tinha um entendimento diferente, achava sim que era um espirito maligno da parte do Senhor que veio traser a mensagem da desobediência, e da morte de Saul, mas hoje creio que era mesmo Samuel ali naquela cena.
Se estar envolto em um lençol não tem outro significado; nem a mulher, nem Saul nem os dois servos que o acompanhavam, viram Samuel.
E eu acredito que quem narrou esse episódio, foram os servos ou o próprio Saul, visto não ter mais ninguém na reunião.
Em 1 Samuel 28:11 “Quem devo fazer subir?”, perguntou a mulher. Ele respondeu: “Samuel”. Os que vão procurar por magias sempre dão dicas. Deus não é deus de confusão, nem de quebrar regras ou de dar jeitinho. Que Deus nos proteja de nós mesmos!