Last updated on 12/06/2024
O texto de 1 Samuel 28:7-20 é realmente intrigante. O rei Saul consultou uma feiticeira/necromante e realmente falou com o profeta Samuel, mesmo depois de morto? Teria ele falado com o espírito de Samuel? O rei realmente invocou o espírito de Samuel e este voltou dos mortos? Foi, de fato, o profeta Samuel que falou com Saul? Qual a explicação para esta curiosa cena bíblica? Vamos tentar explicar estes enigmáticos versículos de 1 Sm 28 neste breve estudo bíblico.
Baixe este estudo bíblico em PDF para impressão aqui.
Deus abandona Saul e ele consulta uma médium.
O profeta Samuel havia morrido e os filisteus se reuniram em guerra contra Israel. Ao ver o exército inimigo, o rei de Israel, Saul, fica com muito medo. O Eterno havia o abandonado devido suas muitas teimosias e já não se comunicava mais com ele (1Sm 28:3-6).
Em seu desespero, o rei projeta visitar uma mulher que conseguisse “trazer os mortos” de volta à vida, ou um chamado “espírito” deles, para que buscasse orientação por meio do tal (vs. 7-8).
Saul conseguiu o que queria, e a mulher supostamente trouxe o profeta Samuel de volta à vida para que falasse com o rei (vs. 11-14).
No decorrer da conversa, tudo parecia indicar que aquele a quem a mulher “fez subir” dos mortos era realmente o profeta Samuel. Ele tinha a aparência de um elohim (juiz/autoridade) e era um ancião com um manto (vs. 13-14). Ele se faz passar por Samuel, dizendo palavras semelhantes às que havia dito a Saul ainda em vida (vs. 16-18; vide 1Sm 15:1-9,17-28.
Além disso, a palavra dita por aquele que a mulher fez subir se cumpriu, e Saul morreu no campo de batalha depois deste evento (v. 19; cf. 1Sm 31:1-7).
Por fim, no narrador bíblico também parece falar realmente de Samuel (vs. 12,15).
- Veja também: Significado da palavra “espírito” segundo a Bíblia.
Com quem o rei Saul realmente falava em 1º Samuel 28?
Primeiro de tudo, é importante notar, na cena deste texto, que a mulher faz um ritual de necromancia, que acreditava-se ser uma espécie de consulta “aos mortos”; porque Saul pediu para a mulher fazer subir dos mortos alguém específico segundo os ritos dessa prática (vide vs. 7-8,11).
Logo, tudo que acontece na cena é um ritual de necromancia, onde a mulher tem alucinações e visões, sejam provenientes da mente dela ou de uma entidade sobrenatural.
Outro fato é que o ser que a mulher “viu” se parecia com Samuel e aparentemente se vestia como ele, no entanto, ele era um profeta muito conhecido, que julgou Israel durante muitos anos, portanto todos sabiam de sua aparência. Vide 1Sm 3:19-20, 17:15-16.
As palavras que o suposto Samuel trazido dos mortos havia dito foram ouvidas antes por várias pessoas que presenciaram a cena da última conversa do profeta com o rei Saul, vide 1Sm 15:7-9,12-15. Por isso, todos já sabiam que o reino de Israel seria tirado de Saul.
Então, tudo que a mulher vê e diz a Saul ao se fazer passar pelo profeta Samuel poderia não passar de charlatanismo dela mesma. E outra alternativa é que uma entidade maligna poderia estar imitando o profeta numa visão e simplesmente dizendo tudo que já era de conhecimento do rei num momento de angústia por causa da iminente guerra. Em todo caso, o narrador bíblico de 1º Samuel 28 afirma que era Samuel falando porque estava simplesmente relatando a crença de Saul de que era o profeta.
Por fim, ninguém pode fazer alguém voltar dos mortos dessa forma (Jó 14:14). Os que estão mortos estão dormindo no pó da terra e serão ressuscitados para julgamento futuro (Dn 12:2; Jo 5:28-29, 11:23-24; 1Co 15:52; 1Ts 4:14; Rv 20:12-13).
93 Comments
Perdoe-me, querido, mas o texto no Hebraico deixa claro que é o próprio espírito de Samuel. Pode utilizar-se de qualquer Tanah e verificar que isso é um fato. Infelizmente muitos procuram defender posições teológicas e fazer inferências que não estão caracterizadas no texto. A exegese e hermenêutica textuais auxiliam nessa compreensão, visto que a nossa percepção de vida pós morte não é a mesma percebida diante desse contexto judaico. Isso pode ser percebido até no momento em que Jesus ressuscitou e seus discípulos, inicialmente, não compreenderam tal fato, visto que se tinha uma visão diferente acerca da morte. Outrossim, tentamos entender tudo com a nossa ótica humana sem levarmos em conta que, apesar desse fato não ser permitido pelo judaísmo, não quer dizer que não poderia vir a ocorrer. Se Deus resolveu proibir é porque Ele sabia que isso poderia acontecer. De todo modo, respeito a sua compreensão e entendo o porquê de defendê-la. Graça e paz, querido!
Presados irmãos em cristo jesus .paz. Para todos. Eu vejo ali em Samuel uma passagem ainda não definada quanto a escrita. Porquê se não era samuel porquer então a septuaginta deixou claro o mome de SAMUEL e nao deixou claro que foi um espírito do mal se não deu para explicar nem no hebraico ou grego e aramaico que ali foi um espírito diabólico.
Exatamente!
Na Bíblia não tem nenhuma palavra inútil ou desnecessária.
Por que fala o nome Samuel?
No meu entendimento nenhum espirito salvo sobe da terra, e sim desce do céu, e no 1 samuel cap 28:11 disse a mulher: a quem farei subir. E depois no versiculo 14 ela disse novamente,* Vem subindo um homem ancião e esta envolto numa capa. Entendendo saul que era Samuel. Ae te pergunto os espiritos que sao salvos sobe da terra ou desce do céu. Ae fica minha duvida.
Meu amado , todos no antigo testamento iam para o seio de Abraão e não para o céu . Só foram para o céu na vinda de Jesus . Então essa justificativa com relação a isso não condiz . Mas estou também estudando para poder entender melhor Essa passagem de Saul .Seja abençoado com a prática da palavra .
A expressão “seio de Abraão” é utilizada na Bíblia exclusivamente no texto de Lucas. Mas no Talmude, essa mesma expressão aparece como uma representação do Céu. Isto indica que apesar de não ser comum na Bíblia, “seio de Abraão” era uma expressão hebraica conhecida dos judeus.
Já o significado dessa expressão no relato de Jesus é muito claro, e implica a ideia de felicidade e bem-aventurança. Portanto, “seio de Abraão” significa um favor especial, uma posição de honra (cf. João 1:18).
Em outras ocasiões Jesus também conectou a figura de Abraão com o destino final dos salvos. Ele falou da bem-aventurança eterna como uma grande festa em que os redimidos se assentam à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus (Mateus 8:11).
Mesmo que não tenham ido direto para o céu, como pode está subindo da terra?
Não tem lógica!
verdade…porque vai contra os princípios bíblicos essas conversas com mortos…e diz lá em Hebreus 9,27 que o homem vai morrer só uma vez…a parábola do mendigo e do rico também fala que não tem como os mortos voltarem para falar alguma coisa para os vivos…só demônio mesmo…
Verdade essa foi minha pergunta,pra está claro que se trata de um demônio um espírito enganador.
Devemos nos ater às palavras da Bíblia. As divergências religiosas ocorrem devido às interpretações do homem. Por interpretações a Bíblia pode fundamentar qualquer tese. Por que haveriam os profetas de falar por códigos incompreensíveis?
[email protected]
parabens pelo artigo irmao gabriel, DEUS condena o espiritismo ou necromancia onden ,hoje e sempre,para os catolicos foi samuel que apareceu para o rei saul ,vejam na biblia catolica o livro eclesiasticos 46.16-23, para mais informaçoes vejam tambem os sites catolicos,WWW.APOLOGISTASCATOLICOS.COM.BR,WWW.OFIELCATOLICO.COM.BR,WWW.APOLOGISTASDAFECATOLICA.WORDPRESS.COM,esses sites sao para estudos pesquisas fiquem na paz de jesus nosso salvador e rei.
Me perdoe, mas não vejo explicação nenhuma quanto ao tema. muito pelo contrário. Primeiro você se uliza de palavaras que não existem em várias versões bíblicas e depois – entre muitas outras coisa você é evasivo ao determinar sua intuição e apelar tão somente para o convencimento. O tema é muito complexo sim, precisa estudar mais para tentar contribuir com os outros. Deus te abençoe e te dê muita sabedoria!
Eu “Acho q realmente foi Samuel” Mais por pura vontade Deus, pq até msm a mulher se assusta ao ver Samuel . Mais Deus deixa bem claro q é proibido isso para nós, em outros versículos. Mais é confuso a parte em q Samuel diz q Saul e seus filhos estaria com ele !!? Pq Saul pelo meu ver não era homem de Salvação, já o profeta Samuel sim !!?
Achei a explicação muito rasa , creio que Deus irá me esclarecer, sigo em busca de uma resposta coerente , a bíblia não é um livro de particular interpretação, sendo assim não dá para deduzir algo , creio que se fosse um espírito maligno estaria relatado que um espírito maligno , falou ao rei , e não que Samuel avia falado tal coisas ao rei .
Concordo todas as vzs q um espírito ruim atormentava ele era detalhado isso
Está muito confuso este versículo, só Deus pra revelar msm o q aconteceu ali
Acho que devemos entender o texto como ele realmente é. Afirmar que foi um demônio que se passou por Samuel é ir além do que está escrito. Tal interpretação é puramente artificial e não há nada na Escritura Sagrada que mostre a mínima evidências disso. Qualquer pessoa que lê o texto sem qualquer ideia preconcebida entenderá que de fato foi o próprio Samuel que falou com Saul. Reconheço que exite algumas dificuldades na interpretação que defende que foi o próprio profeta que apareceu ali, mas, apesar disso, tal interpretação é a mais coerente, pois, caso contrário, o próprio escritor do livro cometeu um erro gravíssimo.
Também não é nem um pouco aconselhavel inserir qualquer ideia no texto além da que o texto realmente apresenta.