A religiosidade na Bíblia: apoiada ou abominada?

O que a Bíblia diz sobre religiosidade

Muitos julgam a Bíblia como sendo unicamente um livro de religião, e por terem um entendimento parcial de seu texto, acabam criticando-a por possuir uma suposta religiosidade. Mas o que é religiosidade? Ora, religiosidade é colocar os costumes da religião acima da própria vida humana, e assim praticá-la de modo insensato. Na Bíblia, veremos vários versículos mostrando que isso não é um hábito aprovado por Deus.

As tradições religiosas que sucumbem a palavra de Deus:

Então alguns fariseus e mestres da lei chegaram de Jerusalém para ver Jesus e lhe perguntaram:
- “Por que seus discípulos desobedecem à tradição dos líderes religiosos? Eles não respeitam a cerimônia de lavar as mãos antes de comer!”.
 Jesus respondeu:
- “E por que vocês, com suas tradições, desobedecem ao mandamento de Deus? Pois Deus ordenou: ‘Honre seu pai e sua mãe’ e ‘Quem insultar seu pai ou sua mãe será executado’.
 Em vez disso, vocês ensinam que, se alguém disser a seus pais: ‘Sinto muito, mas não posso ajudá-los; jurei entregar como oferta a Deus aquilo que eu teria dado a vocês’, não precisará mais honrar seus pais.
 Com isso, vocês anulam a palavra de Deus em favor de sua própria tradição.
 Hipócritas! Isaías tinha razão quando assim profetizou a seu respeito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o coração está longe de mim. Sua adoração é uma farsa, pois ensinam ideias humanas como se fossem mandamentos divinos’”.
(Mateus 15:1-9 Bíblia NVT; ref. Isa. 29:13)

Eu coloquei esse trecho na Nova Versão Transformadora porque está bem simples e direto de se entender.

Aqui vemos que a palavra proveniente de Deus não ensina religiosidade, mas antes esta é proveniente de um mau coração humano. E ainda que os homens usem o nome de Deus como desculpa para praticar sua religião, vemos que de antemão Ele reprova receber honra destes, se antes eles não cumprem com seus deveres humanitários básicos prescritos na própria palavra de Deus, que ali era cuidar do pai e da mãe.

Percebemos então que nem todos que estão usando o Nome de Deus para fazer algo estão, de fato, sendo sinceros para com Ele. Podemos dizer que Deus nem sequer os conhece (vide Mat. 7:22,23). Pois o homem inventa muitos preceitos seus próprios, e afirma que são provenientes de Deus. São interpretações que eles colocam por cima da palavra de Deus, e assim conseguem enganar muitas pessoas, mas não a Deus.

A religiosidade na Bíblia como forma de hipocrisia:

"E se alguém crê que adora a Deus, mas não refreia a sua língua, antes seu coração o engana, a adoração do tal é vã,
 Porque diante de Deus Pai, a adoração pura e santa é esta: ter cuidado dos órfãos e dar atenção às viúvas em suas necessidades, e guardar-se sem mancha do mundo.
 (Jacó 1:26-27 Bíblia Peshitta BV Books)

Obs.: Traduções bíblicas do texto grego dizem: Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. (Almeida Corrigida Fiel)

Entretanto, “religião” é uma palavra proveniente do latim “religare”, e como os discípulos do Senhor não se comunicavam em latim, mas em aramaico (bem como o próprio Senhor Jesus), então eu decidi usar aqui uma Bíblia traduzida a partir do texto aramaico do Novo Testamento. Neste caso usei a Bíblia Peshitta da Editora BVBooks.

No caso acima vemos que muitas pessoas se gabam adorar a Deus de verdade, isto é, ser religiosas sinceras. Mas devido seus comportamentos ruins e maus hábitos vemos que sua adoração é hipócrita. Portanto, mais uma vez vemos que a religiosidade não é apoiada pelas Escrituras Sagradas.

A religiosidade lança vãs proibições de se fazer o bem:

Jesus respondeu, e lhes disse:
- Uma obra fiz e todos vós vos admirastes. Pois bem, Moisés vos deu a circuncisão […], e vós circuncidais ao homem no dia de repouso. Se o homem é circuncidado no dia de repouso para não violar a lei de Moisés, vós murmurais contra mim porque curei inteiramente a um homem no dia de repouso?
(Mateus 7:21-23 Bíblia Peshitta BV Books)

A crítica, cega pela religiosidade, contra Jesus, porque ele curou um cego no dia de repouso, demonstra ser fruto de uma religiosidade hipócrita.

Vejamos mais um caso.

Levaram então aos fariseus ao que anteriormente fora cego, porque quando Jesus fez lodo e abriu os olhos ao cego era dia de repouso.
Então os fariseus novamente lhe perguntaram como recebera a vista. E ele lhes respondeu:
- Pôs lodo sobre meus olhos; depois me lavei, e recebi a vista.
 E diziam alguns dos fariseus:
 Este homem não é de Deus, pois não respeita o dia de repouso…
 (João 9:13-16a Bíblia Peshitta BVBooks)

Em defesa de sua própria religiosidade, homens inventam a desculpa de que estão honrando a Deus, ao passo que deixam seu próximo sofrer maus tratos para manter suas aparências religiosas. Mais uma vez vemos uma religiosidade que não é apoiada pela Bíblia Sagrada (cf. 1 Jo 3:17; Prov. 19:17; 24:11).

Os religiosos se consideram santos demais, até mesmo para fazer o bem.

Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe:
- Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu pagarei quando voltar.
(Lucas 10:30-35)

A respeito da passagem acima, de um lado temos quem estava em Israel e tinha a obrigação de observar a lei da caridade. Do outro, o estrangeiro e o herege, do qual nada se esperava, senão ódio.

Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe:
- Não dizemos nós bem que és samaritano, e que tens demônio?
(João 8:48)

cf. Lucas 9:53+.

Olhando para o céu, jurando falsamente, homem religioso falso cruzando os dedos.

A religiosidade não é bem vista na Bíblia – a caridade na Toráh:

Quando houver um pobre em teu meio, que seja um só dos teus irmãos numa só das tuas cidades, na terra que Iahweh teu Deus te dará, não endurecerás teu coração, nem fecharás a mão para com este teu irmão pobre; pelo contrário: abre-lhe a mão, emprestando o que lhe falta, na medida da sua necessidade.
(Deuteronômio 15:7-8 Bíblia de Jerusalém)

Observe o cuidado que se deveria ter para com os animais perdidos, e depois vamos assimilar essas informações.

Vendo extraviado o boi ou ovelha de teu irmão, não te desviarás deles; restituí-los-ás sem falta a teu irmão.
Assim também farás com o seu jumento, e assim farás com as suas roupas; assim farás também com toda a coisa perdida, que se perder de teu irmão, e tu a achares; não te poderás omitir.
Se vires o jumento que é de teu irmão, ou o seu boi, caídos no caminho, não te desviarás deles; sem falta o ajudarás a levantá-los.
(Deuteronômio 22:1,3,4)

Se assim é feito para com um animal, que dirá a um ser humano?

Saindo Jesus dali, foi à sinagoga deles. E se encontrava ali certo homem cuja mão estava seca, e para poder acusá-lo, lhe perguntaram, dizendo:
- É permitido curar no dia de repouso?
E lhes respondeu:
- Que homem há entre vós que tendo uma ovelha, se esta cai num buraco no dia de repouso, não a pega e a resgata? Pois, quanto mais importante é um homem do que uma ovelha! Portanto, é permitido fazer o bem no dia de repouso.
(Mateus 12:9-12 Bíblia Peshitta BV Books)

A religiosidade põe as regras acima das próprias necessidades humanas, mas a Bíblia ensina o contrário.

As Escrituras mostram que Deus é tolerante e permite certas vezes ordenanças de sua Lei serem quebrantadas para preservação da vida.

Ao passar Jesus naquele tempo entre uns campos durante um dia de repouso, seus discípulos sentiram fome e começaram a arrancar espigas e a comê-las.
Ao vê-los os fariseus, lhe disseram:
- Eis que teus discípulos fazem o que é proibido fazer no dia de repouso.
Mas Ele lhes respondeu:
- Nunca lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros sentiram fome, como entrou na casa de Deus e comeu o pão da mesa de Yahweh, o qual não lhes era permitido comer nem a ele nem a seus companheiros, senão somente aos sacerdotes? […] Se vós soubésseis o que significa: "Misericórdia quero, não sacrifício”, não condenaríeis os inocentes.
(Mateus 12:1-4,7 Bíblia Peshitta BV Books)

CONECTE-SE CONOSCO!
Telegram (recomendado): @bibliaseensina.
WhatsApp: bit.ly/wabse.
Obs.: As mesmas mensagens são enviadas em ambos canais, portanto inscreva-se em apenas um deles.

Receba uma notificação em seu e-mail quando um novo estudo for publicado:

Junte-se a 4.400 outros assinantes
Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

Um comentário em “A religiosidade na Bíblia: apoiada ou abominada?”

  1. a paz de jesus a todos, em provebios estar escrito que moderaçao em todo e bom, sejamos sempre moderados na fe em cristo jesus amem, vejam os sites http://WWW.NEHEMIASWALL.COM, http://WWW.CARAITA.TEO.BR, http://WWW.KARAITES.ORG,esses sites sao dos judeus caraitas para pesquisas e estudos biblicos sem a tradiçao oral dos fariseus,a bv books e o rodrigo silva vao lança uma biblia de estudo arqueologica em 2024, vejam o canal bv books editora no youtube, fiquem na paz de jesus.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.