A Torre de Babel: O que realmente estava sendo construído?

Foto ilustrativa representando a torre de Babel de Gênesis 11

A Torre de Babel é uma das histórias mais conhecidas de toda a Bíblia (Gênesis 11). Mas muitos detalhes são deixados de fora. Por que Deus quis impedir? Será que o povo queria ir à guerra contra Deus? Que tipo de torre estava REALMENTE sendo construída?

O episódio da torre de Babel está entre as histórias bíblicas mais conhecidas: o povo de Sinar resolve construir uma cidade com uma torre que chega às alturas do céu, mas Deus frustra seu plano confundindo sua fala (Gênesis 11:1-9).

Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.

Mas qual foi a motivação deles para construir a torre?

O texto bíblico não nos diz explicitamente; em vez disso, a Escritura assume familiaridade com a prática histórica de construir tais estruturas e a lógica teológica por trás de sua construção.

Enquanto alguns imaginaram que os construtores de Babel ergueram uma torre que os elevaria ao nível de Deus – talvez para atacar o Todo-Poderoso – o edifício teria servido ao propósito oposto. Pois o objetivo da torre não era elevar os humanos ao céu, mas trazer Deus à terra.

Que o ímpeto para a torre de Babel foi uma tentativa de guerra com Deus é uma ideia que remonta aos tempos antigos. Os rabinos do século 5 EC preservaram essa interpretação em seu comentário sobre Gênesis.

De acordo com o midrash, as pessoas em Shinar disseram a si mesmas: “Deus não tem o direito de escolher o mundo superior [isto é, o céu] para si mesmo e deixar o mundo inferior [isto é, a terra] para nós. Portanto, construiremos uma torre, com um ídolo no topo segurando uma espada, para que pareça guerrear contra [Deus] (Gênesis Rabá 38:6).

É claro que a Bíblia não menciona nenhum ídolo no topo da torre – isso é uma adição rabínica à história – e o objetivo original de Babel não seria ter acesso ao reino de Deus. Pelo contrário, o povo queria que o Senhor deixasse a morada celestial e os encontrasse na terra.

A torre de Babel é o que é conhecido como Zigurate – um edifício antigo com uma escada que os sacerdotes subiam para comungar com os deuses do céu.

Antigo Zigurate Dur-Untas tipifica a Torre de Babel em Gênesis 11. O Dur-Untas, ou Choga Zambil, construído no século XIII a.C. por Untas Napirisa e localizado perto de Susa, Irã, é um dos mais preservados zigurates do mundo.
Dur-Untas, ou Choga Zambil, construído no século XIII a.C. por Untas Napirisa e localizado perto de Susa, Irã, é um dos mais preservados zigurates do mundo.

Uma vez que as pessoas chegassem ao topo da escada, a crença era de que seres celestiais desceriam para encontrá-los no ápice do zigurate.

Uma referência a um zigurate aparece na inscrição pré-bíblica do Templo de Ninsun (c. 1700 aec), que diz que Warad-Sin, rei de Larsa, “o fez como uma montanha e fez sua cabeça tocar os céus”.

Esta descrição reflete o que o povo de Sinar declara: “Vamos construir uma cidade e uma torre com sua cabeça nos céus (ראשׁו בשׁמים; rosho bashamayim)” (Gênesis 11:4). A razão para o topo da torre tocar o céu era dar a Deus um lugar para descansar no reino terrestre depois de descer do céu.

E a torre de Babel faz o truque! Uma vez que o edifício foi erguido, “o Senhor desceu (ירד; yarad) para ver a cidade e a torre que os filhos da humanidade haviam construído” (11:5).

As pessoas constroem seu zigurate para atrair Deus para a terra, não para invadir os portões do céu.

Mas se a razão para a torre era trazer Deus até ela, e Deus o faz, então por que o Senhor sentiu a necessidade de confundir o discurso do povo e dispersá-los de Sinar?

Representação ilustrativa da escada que tocava os céus no sonho de Jacó.

Para ser mais exato, não há nada inerentemente errado com zigurates. De fato, Deus aparece para um Jacó sonhador no topo de uma escada em zigurate (não uma “escada”).

Jacó “sonhou, e eis que havia uma escada (סלם; sulam) montada na terra, e sua cabeça tocava os céus (ראשׁו מגיע השׁמימה; rosho magia hashamaymah)” (Gn 28:12).

O problema de Babel, portanto, não era o zigurate em si, mas a motivação para as maquinações do povo. Eles dizem: “Venham, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre com o topo nos céus, e façamos um nome (שׁם; shem) para nós mesmos”. (11:4).

As pessoas querem exaltar seu próprio nome, mas o propósito de seu projeto de construção deveria ser promover o nome de Deus. É isso que Salomão faz quando constrói o primeiro Templo, dizendo: “Eu sucedi a meu pai Davi e subi ao trono de Israel, como o Senhor prometeu. Eu construí a casa para o nome (לשׁם; le’shem) do Senhor, o Deus de Israel” (1 Reis 8:20).

Deus confunde a linguagem dos construtores daquela torre para que eles não possam continuar a divulgar seus próprios nomes através da construção de sua cidade.

A torre de Babel traz Deus do céu, mas o episódio termina com uma forte lembrança do Deus cujo nome reina sobre a terra.


Autor original: Dr. Nicholas J. Schaser. Publicação original: Israel Bible Center. Traduzido e adaptado por Gabriel Filgueiras.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.