Comércio na igreja? diabo, a fonte lucrativa da igreja!

Como entender Lucas 19:45? Até que ponto o comércio na igreja é permissível/tolerável? O “mercado gospel” é realmente lícito? Entenda por qual motivo Jesus teve uma atitude inusitada!

E, estando próxima a páscoa dos judeus, Jesus subiu para Jerusalém.

E encontrou no templo aqueles que vendem bois, ovelhas e pombas, e os cambistas assentados; e, tendo feito ele um chicote de pequenas cordas, expulsou todos do templo, e as ovelhas e os bois;

e derramou o dinheiro dos cambistas, e derrubou as mesas, e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de comércio. (João 2:13-16 KJF)

Hoje em dia tornou-se comum o comércio na igreja. Produtos como rifas, camisas, CD’s e livros, os famosos bazares, e não podemos esquecer da cantina.

Todos são formas de comércio nas igrejas, mas até onde vai a permissão de Deus para tal trabalho?

A palavra de Deus é clara, o que mantém a casa do Senhor é a contribuição voluntária dos irmãos (Êx 35:5), e é claro que devido a mentalidade de muitos essa área tem sido prejudicada.

Fazendo uma análise do texto de João 2.14-17, observamos que Jesus os expulsou por causa do zelo que Ele tinha para com o templo de Deus.

Os cambistas que ali estavam visavam a grande população que ia para se aglomerar devido a páscoa, eles tinha a intenção de tirar proveito financeiro disso.

o que era o cambista na história
Trocador judeu, antes de 1910, a Tunísia. imagem ilustrativa.

Jesus mostra que o comércio da igreja não o afetava, pois Ele era um comerciante carpinteiro. Tendo em vista que com a morte de José ele assumiu a responsabilidade da família, sendo ele o primogênito (Jo 19:26,27).

O que afetou a Cristo foi que a celebração da páscoa estava próxima e os cambistas estavam visando apenas o seu ganho. Assim eles estavam adorando a outro deus.

Nenhum homem pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mateus 6:24 KJF)


Na Bíblia Mamom significa dinheiro.

Mamom, deus do dinheiro, deus das riquezas na bíblia, o dinheiro como deus do ser humano - mateus 6 24
Ilustração de Mamon, de Collin de Plancy

Jesus falou sobre os perigos de tornar a riqueza em um ídolo, em vez de ter o coração dedicado a Deus.

Mamom representa o domínio do dinheiro sobre a vida da pessoa.

A palavra Mamom vem do aramaico e significa “dinheiro” ou “riqueza”. Não era uma pessoa nem um espírito.

Jesus usou a palavra Mamom para mostrar como a riqueza pode se tornar o senhor de nossas vidas.

O dinheiro escraviza quem se dedica a ele.

Não podemos servir fielmente a Deus e também ao dinheiro. Somente um dos dois pode reinar no coração. (fonte: Respostas.com.br)

Quer entender a Bíblia Sagrada mais à fundo? Faça parte da escola bíblica virtual que está ajudando servos de Deus a entenderem a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, capítulo por capítulo!

portal de assinatura bíblico conheça sua bíblia de capa a capa - entenda sua bíblia de gênesis a apocalipse, capítulo por capítulo através de vídeo aulas explicativas.

Um comércio visando o bem de todos e da igreja, para a arrecadação de fundos para uma obra, não seria um problema para Deus, como muitos dizem.

Para Deus o amor ao dinheiro e a ganância para seu próprio proveito é pecado.

Você já viu aquele pregador que no final anuncia a venda do seu trabalho? Já se perguntou se é correto?

Pois é, esta forma de comércio na igreja é permitida pelo Senhor!

Assim também ordenou o Senhor aos que pregam o evangelho, que vivam do evangelho. (1 Coríntios 9:14 KJF)

pregador da palavra, anunciando o evangelho

Você já se deparou com pregadores que cobram para pregar, e cobram valores absurdos, e já se perguntou se é correto? Eu lhe digo que NÃO É.

E, enquanto forem, pregai, dizendo: O reino do céu tem-se aproximado.

Curai os enfermos, purificai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. (Mateus 10:7-8 KJF)

O Senhor ordenou para que vivamos do evangelho e não do anúncio da sua palavra, o apóstolo Paulo enfatiza que o anúncio é uma obrigação/necessidade (1 Co 9:16).

O que seria da “igreja” sem o diabo? 👿

É uma pergunta que gerou em mim a busca de uma resposta, você já pensou nisso?

Hoje vemos muitas igrejas usando o diabo como sua fonte lucrativa, propagando verdadeiros shows, indo de entrevistas às chamadas nova unção, uma verdadeira apostasia.

  • Travesseiro do sonho profético,
  • Meia ungida,
  • Copo d’água,
  • Tijolo da prosperidade,
  • Manto sagrado,
  • Lenço ungido, etc.

São tantas crendices que dificulta distinguir, não é verdade?

bíblia, dinheiro, comércio na igreja, mamom, salário pastoral

Mas também houve falsos profetas entre o povo, assim como entre vós haverá também falsos mestres, que introduzirão encobertamente heresias condenáveis, e até mesmo negando o Senhor que os comprou, trazendo sobre si repentina destruição.

E muitos seguirão as suas maneiras perniciosas, pelas quais o caminho da verdade será blasfemado.

E através da cobiça, eles, com falsas palavras, farão mercadoria de você; sobre os quais o julgamento não tardará, e a sua perdição não adormece. (2 Pedro 2:1-3 KJF)


Estude a Palavra de Deus com mais profundidade para não ser enganado por ventos e doutrina!

Inscreva-se gratuitamente no programa Teologia para todos e comece a receber mensagens bíblicas edificantes no seu e-mail, além de conhecer materiais e programas de estudo bíblico que te farão crescer no conhecimento e entendimento.

curso de teologia - programa teologia para todos - universalidade da bíblia

Hoje os falsos mestres usam a Palavra como uma apólice de seguro, colocando os fiéis com medo do diabo.

Assegurando assim que sendo eles grandes doadores, ofertando tudo o que tem ficarão seguros.

comércio na igreja, comércio da palavra de Deus - 2 Pedro 2:1, 2, 3

São falsos mestres com a intenção de propagar o medo, lucrar com o comércio na igreja e se tornar assim controladores de mentes!

Não é de hoje que isso acontece, podemos ver na palavra de Deus pessoas que usaram o diabo para seu lucro, em Atos 16:16-19 temos o exemplo de como isso é lucrativo.

Muitas igrejas estão lotadas devido a isto, e para essas igrejas direciono a minha pergunta: o que seria da “igreja” sem o diabo?

“O conhecimento nos livra dos falsos mestres”!

e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32)

Você conhece práticas de pastores falsos que fazem comércio ilícito na igreja de Deus? Compartilhe conosco no comentários aqui no final da página.

Compartilhe esse estudo para que o conhecimento da verdade, à luz da Bíblia, chegue a todos!

E se desejar, conheça ainda o Manual das Questões Difíceis e Polêmicas da Bíblia, uma ferramenta de estudo bíblico indispensável para obreiros que estão ensinando/pregando a Palavra de Deus e/ou evangelizando.

Manual das questões difíceis e polêmicas da Bíblia - nova(2)

27 comentários em “Comércio na igreja? diabo, a fonte lucrativa da igreja!”

  1. A paz do Senhor, você poderia me tirar uma dúvida? Eu estou planejando abrir uma loja de roupas femininas, só que eu li em Apocalipse 18:3 sobre os mercadores que lucravam com os pecados da babilonia, eu como serva do Senhor não quero lucrar vendendo roupas que fazem apologia à sensualidade, em outras palavras, não quero lucrar com as abundâncias da Babilonia. Ai pensei em vender roupas evangélicas online e postar nesse mesmo site versículos e textos bíblicos, você acha que é pecado? eu colocar vendas e a palavra de Deus no mesmo lugar? Tenho medo de pensar estar fazendo algo bom, quando na verdade eu estar pecando e desagradando a Deus.

    1. Oi Jennifer, primeiro que você pode vender roupas femininas sim, você não é responsável pelo que as pessoas farão com essas roupas. Uma mulher pode ser sensual para o seu marido, se estiver sendo para outro que não seja o seu marido, você não tem culpa disso. Eu, particularmente, não vejo mal algum em você vender roupa com versículos, você precisa se sustentar com seu trabalho, além disso eu só penso que camisas com versículos só ajudam mais na evangelização. Acredito que só não pode ser abusiva com os preços.

  2. muito edificante seus comentarios,! conheceis a verdade a verdade vos libertará ! a partir do seu comentario mudei a minha perspectiva sobre varios angulos diferentes!

  3. Paz do Senhor Jesus alguma igreja fazem cantina para reforma da igreja já que as contribuições são poucas isso não é nenhum tipo de comércio aqueles na porta do templo eram camelô vendedor profissionais

    1. As contribuições são poucas os 10% ? Kkkkkkkkk. Fora as outras que são dadas ?

  4. Gostei muito!! Sobre os pregadores e cantores que vendem artigos nos cultos onde são convidados, eu tenho uma visão um pouco mais enrijecida, porém o argumento do texto me ajudou a pensar por outra perspectiva: por vezes é a única renda do obreiro e o apóstolo Paulo provavelmente também vendia seu artigo (tendas) entre os irmãos.

  5. Boa pergunta, o que seria da igreja sem o diabo, conheço uma igreja que ameaça as pessoas dizendo, se não dá dízimos,nem oferta vamos fazer uma campanha para Deus matar,

    1. O que é isso? É sério mesmo?
      Por essa eu nunca esperaria :-O
      São descaradamente servos de satanás introduzidos na igreja, não tenho outra palavra pra descrever.
      Que Deus tenha misericórdia e abra os corações dessas pessoas para receberem de fato a Palavra de Cristo.
      Eu já escrevi vários estudos bíblicos sobre o dízimo mostrando as deturpações doutrinárias que estão pregando com esse assunto, leia aqui caso queira.

      1. Só existe o dízimo e toda esquizofrênia de satanás, deus, Jesus/ plágio de Hórus, céu e inferno. Porquê existe a criação da religião .
        Na doutrina religiosa ser põe em ênfase o contexto do “pastor e as ovelhas ” , os sábios podem manter as ovelhas no pasto através da criação de divindades. Deus / Jesus só existe nesse livro de fábulas chamado bíblia onde ser tem unicórnios no livro de Jó ou jumento que fala e uma donzela que engravida do suposto ” espírito santo / pombo, homem que cura cego fazendo lama com saliva .
        Deus ou deuses dependendo da religião do indivíduo não criaram o homem mas foi o homem que criou deus ou deuses.

  6. Falei para um amigo que a igreja adventista transgride o sábado porque os pastores adventistas trabalham no sábado e ele disse que não é pecado porque é na obra de Deus, más os pastores adventistas são remunerados, isso significa interesse próprio,ou nã

    1. Irmão Reis, a paz do Senhor. essa questão de eles trabalharem (na obra de Deus) no sábado, e serem remunerados, é realmente complexa e difícil de explicar, pois um pensamento em uma direção deixa margem para outras.
      Mas quero me ater à questão da guarda do sábado em si, pois de acordo com os ensinamentos do apóstolo Paulo não há mais necessidade de se guardar o sábado, mas quem continua a guardá-lo também não faz mal algum (Rm 14: 5-6), desde que esteja ciente que a salvação do homem acontece por meio da fé em Jesus Cristo, e não pelas práticas das leis, conforme Efésios 2: 8-9.
      Para mais esclarecimentos sobre a guarda do sábado, clique aqui para ler um estudo onde descrevi 4 razões porque não precisamos guardar o sábado hoje em dia.

  7. A HIPOCRISIA DO SER HUMANO

    O mundo está cheio de pessoas hipócritas, o pior é que as igrejas também estão. As pessoas fazem e dizem coisas para mostrarem que são bondosas e caridosas, mas na verdade são enganadoras. Os políticos agem dessa forma e muitas pessoas famosas também. Mas em algum momento os outros descobrirão quem realmente vocês são e o que fazem.
    “Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como túmulos pintados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão. Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados.” (MATEUS 23 v. 27-28)
    Muitos crentes são como esses fariseus de quem Jesus falou. São pessoas falsas, fingidas, mentirosas, com o coração cheio de maldade, ódio, inveja, rancor, ressentimento, mas se fazem de pessoas boas, corretas e muitas vezes enganam as pessoas com seu jeito de falar e sua maneira de agir, bajulando, se fazendo de amiga e conselheira. “O hipócrita que odeia esconde o seu ódio atrás da bajulação. Ele pode falar muito bem, mas não acredite no que ele diz porque o seu coração está cheio de ódio. Ele pode disfarçar, mas todos acabarão vendo a sua maldade.” (PROVÉRBIOS 26 v. 24-26)
    Muitos falam de Deus e de Jesus, citam trechos da Bíblia, vão aos cultos, dão o dízimo, fazem parte de ministérios na igreja, saem para evangelizar, fazem um monte de coisas e tudo isso para quê? Para adorar e exaltar o nome de Deus? Não, com certeza não. Muitos fazem essas coisas para se mostrarem para os outros e para se acharem no direito de condenar os outros.
    Meus irmãos, vocês pensam que Deus não vê o que vocês fazem? Vocês podem conseguir enganar as pessoas com essa falsidade, mas a Deus ninguém engana. Ele sabe que seu coração está cheio de escuridão e que suas ações são dirigidas pela sua natureza humana má e orgulhosa; que você fala que é um servo de Deus, mas julga as pessoas, discrimina, fala mal, ofende dizendo que elas vão para o inferno, que elas não são de Deus porque não estão na igreja. Deus vê os desejos reprimidos que estão dentro do seu coração e por isso você sente inveja dos outros, mas para que as pessoas não percebam você condena e fala mal das pessoas que fazem aquilo que você gostaria de fazer.
    Muitas pessoas se acham corretas e não enxergam quantas coisas erradas fazem e dizem, quantos espíritos maus dominam suas vidas e seus corações. Não admitem para Deus que são pessoas que têm desejos guardados, sentimentos escondidos, que têm todo tipo de sentimento mau dentro delas. São lobos disfarçados de ovelhas: reparam os outros, mas têm vontade de fazer o que eles fazem; falam mal dos outros, mas no passado cometeram os mesmos erros; ofendem as pessoas e se acham muito boas e caridosas.
    Muitos fazem orações hipócritas, pois não dizem a verdade para Deus; não dizem o que realmente estão sentindo, gostam de se exibir para os outros falando palavras difíceis.Lembrem-se do que Jesus disse:
    “- Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.” (MATEUS 6 v. 5-6)
    Tem pessoas que oram assim: “Senhor, eu te agradeço pela família maravilhosa que Tu me deste, meu casamento abençoado, pelos meus filhos que são uma benção na minha vida…” Quando na verdade o casamento vai mal, os dois não se entendem, porque não existe amor entre eles. Os filhos são desobedientes, não têm amor nem respeito pelos pais. Como Deus pode ajudar essa pessoa se ela diz que tudo vai bem, quando na verdade tudo vai mal?
    Deus não atende essas orações fingidas, pois Ele quer uma oração sincera onde a pessoa não esconda seus sentimentos, seus desejos e suas vontades.
    Muitos pastores são hipócritas, pois pregam doutrinas que sua própria família não cumpre. Muitos deles fazem o que é errado (adulteram, roubam, mentem, são orgulhosos…), mas na igreja agem como se fossem homens corretos e justos. Como dizem as Escrituras Sagradas:
    “Aqueles homens são apóstolos falsos e não verdadeiros. Eles mentem a respeito dos seus trabalhos e se disfarçam, apresentando-se como verdadeiros apóstolos de Cristo. E isso não é de admirar, pois até satanás pode se disfarçar e ficar parecendo um anjo de luz. Portanto, não é nada demais que os servidores dele se disfarcem, apresentando-se como pessoas que fazem o bem. Mas no fim eles receberão exatamente o que as suas ações merecem.” (II CORÍNTIOS 11 v. 13-15)
    É por isso que os membros não aprendem nada de bom, não aprendem que para ser um servo de Deus precisam primeiramente se arrepender dos pecados que cometeram e precisam se libertar de toda imundície que existe dentro de seus corações. Ou vocês acham que vão entrar no Reino de Deus se não se arrependerem? Não adianta ir à igreja, dar o dízimo, ofertas, fazer jejum ou correntes na igreja se você não fizer o que Deus ensina.
    Lembre-se de quem você era antes de conhecer a Jesus, o que você fazia com os outros e de quantas pessoas já fez sofrer por causa de sua ignorância. Lembre-se dos erros que você cometeu e não se ache no direito de apontar o erro dos outros.
    Alguns dizem: “Nós somos de Jesus e não podemos nos comparar aos pecadores”. Agindo desse jeito você se torna pior do que eles, porque você diz que é um servo de Deus, mas age com hipocrisia, maldade, orgulho e envergonha o nome de Deus. Mas sabem por que vocês agem assim? Por que não sabem de nada, não lêem a Bíblia, não sabem o significado de suas mensagens, não têm sabedoria divina e não conhecem a Deus.
    Todas as pessoas, crentes e não crentes, já cometeram muitos erros. Não há nenhum justo, não há ninguém que faça sempre o que é certo. O grande problema é que as pessoas fazem um monte de coisas erradas, mas quando entram para a igreja ou conseguem mudar de vida, abrem a boca para falar dos outros que cometem os mesmos erros que elas cometeram no passado. Meu irmão, se você errou, como pode querer condenar os outros? “Não importa quem você seja não tem desculpa de jeito nenhum. Porque, quando julga os outros e faz as mesmas coisas que eles fazem, você está condenando a você mesmo.” (ROMANOS 2 v. 1)
    Vocês estão completamente cegos e enganados a respeito do que é ser um servo de Deus. A maioria dos crentes não o ama nem o respeita.
    Vocês deveriam ser exemplos para os descrentes, mas são maus exemplos por causa do orgulho que tomou conta de seus corações. Na presença dos descrentes vocês se sentem melhores do que eles e dizem com orgulho que são de Jesus. Raça de cobras venenosas! Limpem esses corações, sejam humildes, respeitem e amem a todos como Jesus ensinou. Lembrem-se do que Ele disse: “Toda planta que o Meu Pai, que está no céu, não plantou será arrancada.” (MATEUS 15 v. 13)
    Vocês não amam ao Pai, porque se amassem, amariam seus irmãos. As partes das Escrituras Sagradas que vocês deveriam colocar em prática vocês não colocam. Mas usam trechos da Bíblia para julgar e condenar os outros. Como dizem as Escrituras Sagradas:
    “Se alguém diz: ‘Eu amo a Deus’, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê. O mandamento que Cristo nos deu é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.”
    (I JOÃO 4 v. 20-21)
    Certa vez um pastor disse que gravou em CD algumas pregações, dizendo que Deus havia lhe dado sabedoria para que esse trabalho abençoasse muitas pessoas e que iria mudar a vida de quem ouvisse. Mas os CDs eram vendidos por um preço que poucos podiam pagar. Então quer dizer que só quem tem dinheiro vai ser abençoado? Uma pessoa que recebeu algo de Deus para ajudar as pessoas vai vender ao invés de distribuir gratuitamente para aqueles que precisam ouvir os ensinamentos de Deus? Na verdade esses CDs, livros, revistas vendidos para o povo não têm o objetivo de ajudar e sim de enriquecer quem os vende. Por isso uma pessoa hipócrita e gananciosa não pode fazer a obra de Deus.
    Um rapaz contou que foi trabalhar para um senhor crente. Todos que trabalhavam com ele diziam que ele era muito ignorante e vivia repreendendo as pessoas. Certo dia o rapaz começou a cantar uma música evangélica, mas o senhor crente o repreendeu e o mandou parar de cantar dizendo que ele não era digno de cantar louvores a Deus porque não era da igreja.
    E o rapaz perguntou a ele:
    – O senhor se acha muito correto, não é?
    – E o que você acha? Eu estou na igreja.
    – Eu não acho, porque do modo que o senhor age e com essa ignorância não parece que serve a Deus.
    Infelizmente muitos crentes são orgulhosos e se acham puros demais. A conduta de muitos que se dizem servos de Deus é vergonhosa.
    Muitos pastores trazem vergonha ao nome de Deus. Por causa de pessoas como vocês é que as pessoas que não conhecem a Palavra, não querem nem ouvir falar de Deus.
    “- Ai de vocês, professores da Lei e fariseus, hipócritas! Pois fecham a porta do Reino do céu aos outros, mas vocês mesmos não entram nem deixam entrar os que estão querendo.” (MATEUS 23 v. 13)
    Jesus pregou a bondade, a misericórdia, a humildade e o amor. Hoje vocês pregam o orgulho, a discriminação e a cobiça.
    Muitos crentes dizem que reconheceriam e acreditariam em Jesus se tivessem vivido naquela época. Mentirosos! Se hoje realmente reconhecessem Jesus como Filho de Deus e o Salvador de suas vidas, mostrariam respeito e amor pelas pessoas, porque foi isso que Ele ensinou.
    Seja misericordioso com seus irmãos que conhecem e com os que não conhecem os ensinamentos de Deus. Ore e peça ao Espírito Santo para te ensinar a viver segundo a vontade de Deus e peça a Ele para te alertar quando estiver se desviando do caminho do Senhor.
    Cada um de vocês sendo crente ou não deve analisar o que são e como agem, ao invés de procurar o erro nos outros. Deus vê o que vocês fazem e julga suas intenções. Por isso cuidado com a hipocrisia se não quiser ser condenado ao inferno.

    Que Deus o abençoe!

  8. Na verdade muitos que se diz pastores estão como Balão que só se importava com o lucro sem se preocupar com o rebanho de Cristo

    1. A paz Jailton, isso é verdade devemos nos precaver dos falsos mestres, por isso se torna de suma importância aprendemos cada dia mais a palavra, pois conhecendo a verdade não seremos enganado.

  9. Quero aqui parabenizá-lo por esse estudo muito produtivo para o nosso conhecimento DEUS continue abençoando a sua vida e o seu ministério

    1. Mas não existe diabo tudo invenção teológica. Então porquê não estamos no paraíso também invenção dos sábios teólogos para controlar os indivíduos nesse mundo .
      O pecado original foi um delírio de Paulo e passado por geração para justificar a vinda do jesus -zelota ( Mateus: 10 :32 a 39).
      A religião é uma ferramenta de manipulação como exemplo a frase inventado pelos sábios sacerdotes e não por Jesus/ messias/ cristo: benditos sao aqueles que não vêem, mas contudo crêem.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.