O cristão pode beber vinho ou bebida alcoólica?

estudo bíblico explica se crente ou cristão pode beber vinho e consumir bebida alcoólica

O que a Bíblia realmente diz sobre o consumo de bebidas alcoólicas? Elas são permitidas ou não? Por que Noé bebeu vinho até ficar bêbado? Por que Jesus transformou a água de um casamento em vinho? O cristão pode beber vinho e consumir outras bebidas alcoólicas ou não?

Baixe este estudo bíblico em PDF para impressão aqui.

O consumo do vinho na Bíblia.

A primeira menção de embriaguez na Bíblia é, de fato, o caso de Noé, em Gênesis 9:20-27. Em tal caso, o patriarca das nações fica embriagado dentro de sua própria tenda depois de beber vinho da própria uva que ele cultivava. Dali por diante o vinho torna-se uma bebida cultural comum, especialmente entre os povos orientais, o que inclui os israelitas.

A Bíblia menciona o vinho muitas outras vezes desde então. Por exemplo, quando o sacerdote Malk-tsedek trouxe vinho e pão para alimentar Abraão e seus homens depois de retornarem de uma guerra (Gn 14:18), quando as filhas de Ló embriagam seu pai (Gn 19:32-35), na ocasião em que Isaque, já velho, deseja comer da caça de seu filho (Gn 27:25); também era usado como oferta para Deus (Êx 29:40; Lv 23:13; Nm 28:14), foi mencionado quando dois filhos de Aarão apresentaram fogo irregular ao Eterno (Lv 10:9); o nazireu deveria se abster de vinho durante o tempo de seu voto, depois poderia voltar a bebê-lo (Nm 6:20); Deus abençoa o vinho dos israelitas obedientes (Dt 7:13; 11:14), também era (é) bebido como parte dos dízimos nas festividades anuais (Dt 12:17, 14:23,26), e tantas outras vezes.

Em todas essas referências vemos que o vinho foi usado para coisas boas e ruins.

Notamos também que não há nenhuma proibição bíblica geral do consumo dessa bebida. O que há são proibições específicas para pessoas específicas em ocasiões específicas também, como para os sacerdotes nos dias em que está realizando o serviço divino no Santuário, e o homem que está fazendo o voto do nazireado, por exemplo.

Por isso, há pessoas ou denominações religiosas que dizem que o crente ou o cristão não pode beber vinho ou consumir outros tipos de bebidas alcoólicas, mas essa é uma restrição da denominação religiosa em si, e não exatamente da Bíblia.

Por fim, nos tempos de Jesus, o vinho ainda continuava sendo uma bebida comum (assim como ainda é até hoje em dia entre os judeus), sendo consumida em datas festivas. O próprio Jesus, como sabemos, transformou as águas de uma certa festa de casamento em vinho (vide João 2:1-12). Mas será que este vinho era alcoólico? A Bíblia, pelo menos, não é clara ao dizer. Mas por que uma pessoa servia o vinho de boa qualidade primeiro e só então depois o inferior? Talvez porque muitos dos convidados já estivessem, até certo ponto, sob o efeito do vinho. Além disso, aquele casamento era judaico, então basta perceber que vinho alcoólico é servido nos casamentos judaicos hoje em dia também.

Com tudo isso, notamos que a Bíblia não proíbe o consumo do vinho, pelo contrário, ela diz que este até mesmo “alegra o coração do homem” (Salmo 104:15).

Entretanto, existe um problema, que pode ser causado pelo vinho ou por outras bebidas alcoólicas, e que as Escrituras realmente reprovam…

A embriaguez!

A Bíblia afirma que o grande problema está na embriaguez, que causa muitos prejuízos ao próprio ser humano, tornando-o estúpido; veja Oseias 4:11. As Escrituras também alertam as autoridades e os servos de Deus a não errarem por causa da embriaguez, vide Isaías 28:7. Outras vezes os servos de Deus na Bíblia alertam em relação à incontinência e ao vício, leia Provérbios 23:29-35 e Isaías 5:11-12.

Portanto, o cristão (ou o crente), de acordo com a Bíblia, pode beber vinho, mas deve ficar muito atento em relação à dificuldade de se conter. Deve controlar-se para não beber demais e acabar se embriagando e agindo mal.

Por causa do vício em bebida alcoólica, relacionamentos familiares são destruídos, pais de família desperdiçam seu dinheiro, vidas são perdidas em acidentes de trânsito, muitas outras brigas acontecem em diversas situações.

Por isso, se alguém quer consumir vinho ou bebida alcoólica, deve prestar atenção se isso lhe trará prejuízos, se vai conseguir beber moderadamente ou não, etc. O grande problema é que não são muitas pessoas que têm esse controle.

O consumo da bebida alcoólica e a consciência do próximo.

Outra questão importante é que geralmente os cristãos não são consumidores de vinho ou outros tipos de bebidas alcoólicas, por isso, quando um deles é visto consumindo qualquer tipo de bebida geralmente gera algum escândalo ou tropeço a outro irmão.

Também é necessário se alertar quanto a isso, pois o emissário Saul, chamado apóstolo Paulo, também dá orientações de que devemos cuidar da consciência dos outros irmãos, veja:

“… Não ponham uma pedra de tropeço, nem uma armadilha, no caminho de seu irmão. Sei – isto é, fui persuadido pelo Senhor Yeshua, o Messias -, que nada é impuro por si mesmo. Mas, se alguém considera alguma coisa impura, então para ele é impuro; e, caso seu irmão seja perturbado pelo que você come, sua vida não mais será marcada pelo amor…
Por isso, procuremos as coisas que oferecem shalom e edificação mútua. Não destruam o trabalho de Deus por causa de comida.
A bem da verdade, todas as coisas são limpas, mas é errado que alguém, por causa do que come, faça alguém se desviar. Bom é não comer carne, beber vinho nem fazer qualquer outra coisa que faça seu irmão tropeçar.”

Romanos 14:13b-16,19-21; Bíblia Judaica Completa

O que você pensa a respeito deste assunto? Compartilhe conosco nos comentários mais abaixo.

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

26 comentários em “O cristão pode beber vinho ou bebida alcoólica?”

  1. A minha visão a respeito da bebida para quem é cristão é diferenteqpelo fato de não sermos templo do espírito santo ou seja nós temos que dar exemplo quem pode provar que o vinho que Jesus bebeu tinha álcool às vezes poderia ser apenas um suco de uva às vezes a palavra vinho seria uma versão ou uma forma de Jesus expressar até por parábolas porque se Jesus ele veio para cumprir a lei ele tem que ser exemplo então eu acho que o crente tem que ser exemplo ainda mais passa em comunhão com Deus ou seja não pode tomar bebidas alcoólicas

  2. A respeito da questão do vinho tem duas passagens no novo testamento em que para mim não condenada ninguem que bebe vinho. me ajude se estiver errado : Lucas 7. 33 -34.
    33 ” Porque veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e dizeis: tem demônio.
    34 veio o filho do homem, que come e bebe, e dizeis: eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e dos pecadores”…
    Então Jesus bebia vinho normalmente !!!???

    1. Sim amado ele bebia porém não para se embriagar ex: se eu pegar e compra uma garrafa todo final de semana eu já estou fazendo um costume ou um vício se por ventura for tropeçar não beba e ele só bebia em ocasiões especiais pra quem pensa que na última ceia era suco de uva está enganado

      1. Não há maturidade para beber bebidas alcoólicas, explica isso a um alcoólatra ou um beberrão dos finais de semana imagina em uma festa, Jesus faz uma bebida alcoólica e manda pra tds beberem… nem imagino isso. na visão de vcs pra ser Boa tem que ter álcool ? Na minha pra ser Boa tem quer ser sem álcool o puro suco da vide feito pelas mãos do propio Deus…acorda irmão nem tudo pra ser bom precisa ser imoral ou ilegal a palavra de Deus condena tal ato,porém houve caso de homens de Deus que por sua insensatez se embriagou porém só se ver outro relato e não continuaram a se embriagar com o suco da vide fermentado…(vinho)

  3. otima explicação.
    o que de fato acontece em relação a esses assuntos é a falta de maturidade das pessoas.
    estamos vindo de uma linhagem de religiosidade infelizmente pra entendermos o evangelho precisamos de fato e verdade é ter a preseça do espirito santo e deixar de ler a biblia da forma em que queremos !
    que Deus continue te abençoando meu irmão em Cristo

    1. Jéssica, como explanado no estudo não existe uma proibição na Bíblia para beber vinho. Inclusive essa era a bebida típica das festas em Israel nos tempos do Senhor. Ele mesmo transformou água em vinho certa vez, em um casamento (Jo 2:1-8). Acredito que até hoje seja comum beber vinho por lá. Além disso, até mesmo Paulo aconselha um de seus irmãos a beber vinho por questões medicinais.

      “Não beba apenas água. Uma vez que você fica doente com frequência, tome um pouco de vinho por causa de seu estômago.” (NVT 1Tm 5:23)

      Acontece que no Brasil qualquer bebida alcoólica já está naturalmente assimilada com uma imagem ruim, por isso os crentes tem tanto preconceito e até proíbem as pessoas. Eu porém não quero agir como um líder religioso que manda o que você deve e não deve fazer. Portanto se a sua consciência estiver tranquila com isso, se não for servir de pedra de tropeço a outro irmão, e ainda se você consegue se conter para não se embriagar, se quiser pode beber sim.

      1. Só não esqueça de anotar o número dos alcoólicos anônimos caso precise!!! Ninguém nasce alcoólatra. O diabo está doido pra te transformar num alcoólatra

      2. Na Antiguidade, os poços profundos eram raridade. A água para beber costumava vir de cisternas abastecidas com chuva. Elas constantemente ficavam contaminadas com bactérias, o que originava “frequentes enfermidades” do “estômago” (como disenteria e diarréia). Em vez de beber “somente água”, misturá-la com “um pouco de vinho” tornava-a potável (Pv 9:2,5; AP 14:10). O vinho a que Paulo se refere não era preparado conforme as modernas técnicas de fermentação e envelhecimento que o deixa com um teor alcoólico razoável. Era feito com uvas passas, e, portanto, muito doce. Como na época não se conhecia a pasteurização, era inevitável que fermentasse com o tempo. Porém, mesmo assim, quando diluído na água, tinha um teor alcoólico muito baixo, semelhante ao de bebidas lácteas fermentadas como o iogurte e o quefir, o que é incapaz de prejudicar a saúde ou embriagar. Hoje há os métodos mais eficazes de purificação da água e já não se justifica o uso de vinho para esse fim.

    1. Oi Wilma. Me desculpe se eu fiz parecer isso no texto, não é que não podemos, é que devemos evitar a embriaguez. O vinho era bebida típica para Israel, assim como o refrigerante é para nós, por exemplo, que por sinal também causa mal à saúde, assim como o vinho se consumido em excesso. Se a sua consciência estiver tranquila com isso, e se não servir de pedra de tropeço a outros irmãos, beba.

  4. Dizimar não pode , mas beber vinho pode me amigo. Jesus disse que não veio destruir a lei, mas cumprir.
    A biblia diz que Cada um dará conta de si.
    Então vai ler mais bíblia e procurar aprender mais com o Espírito Santo é monos com os homens.
    Eu tenho um alugue da igreja pra pagar no dia 10. Se o senhor quiser pagar o aluguel e luz todo mês eu agradeço.

    1. Meu caro, então você está confessando que está manipulando a doutrina bíblica para pagar seu aluguel?
      Outra coisa, “dizimar” significa exterminar, matar uma população.
      O dízimo era um sistema de lei cerimonial para Israel, era um elemento do culto judaico (vide Lv 27:30-33; Nm 18:21 em diante; Dt capítulos 12 e 14:22-29, além de trechos de Neemias capítulos 10 e 13.
      Mas ao deixar de fazer uso da doutrina do dízimo não quer dizer que seus liderados vão deixar de ajudar a pagar os custos do templo e os demais investimentos necessários de se fazer na obra de Deus, eu mesmo não sou amarrado à regra do dízimo, mas por consciência e amor cristão continuo ajudando a igreja onde estou com minhas ofertas voluntárias e regulares, além de ajudar um trabalho missionário e irmãos em necessidade também. Nós temos que ensinar o povo cristão a amar e cooperar, e não manipular as doutrinas bíblicas para controlar e escravizar a mentalidade deles. Jesus nos disse para não confiarmos nas riquezas, mas para termos fé em Deus, que não nos deixa faltar nada (vide Mateus 6:24 em diante; Fp 4:19). Se ensinarmos corretamente as causas e necessidades do reino de Deus, o povo abrirá o coração naturalmente e contribuirá com muito mais do que 10% regularmente, foi assim na igreja primitiva, por que não pode ser hoje? (Vide final de Atos 4 e Atos 2). É porque há interesse por trás do ensino de muitos líderes (eu disse muitos, não todos).

      1. Kkkkk essa foi boa irmao…eu sou do tipo q gosto d beber vinho e sei q não podemos ser ignorantes no paladar td d mais e pecado e comer d mais tmbm e n leva ser humano o o reino do céu como diz a palavra d Deus

  5. Nos cristãos somos observados em tudo pelos ímpios, se bebermos não seremos exemplos a ser seguidos pelos ímpios, pelo contrário, seremos apontados como ” crente igual aquele até eu sou”, isso pq estamos agindo como os ímpios. Não é pecado beber mas vai explicar isso para um ímpio q vc tá pregando a palavra.

  6. Obrigada Senhor por homens e mulheres que corajosamente interpretam com fidelidade a tua poderosa palavra. SIM SIM E NÃO NAO. Não tem meio termo.

  7. PERFEITO, FICA NA CONSCIÊNCIA DE CADA UM , SE BEBER E COMO BEBER. OBRIGADO, DEUS ABENÇOE TEU MINISTÉRIO.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.