Curso de Teologia: 5 motivos para você NÃO fazer um!

estudo bíblico explica 5 motivos para não fazer curso de teologia

Hoje em dia a procura por cursos evangélicos é realmente grande, principalmente por um curso de teologia, ou seminário; e podemos até considerar isso uma coisa boa, porque notamos que o povo de Deus está querendo estudar Sua palavra com mais afinco. Todavia, eu quero destacar neste breve estudo bíblico 5 motivos para você definitivamente não fazer curso teológico. Depois de ler este texto você vai concluir se isto é mesmo para você ou não.

1) Se não for para glorificar a Deus, fique longe de um curso de teologia!

Nisto é glorificado o meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. (João 15: 8 KJF)

Se você está pensando em entrar para um curso de teologia para exibir aos outros “sabedoria” na Palavra de Deus, caia fora antes que seja tarde!

Se você quer ser bacharel em teologia por meramente exibir tal título aos outros, achando-se maior do que muitos, não o tenha!

Lembra dos dois tipos de sabedoria que o apóstolo Tiago descreveu em sua carta?

Leia em Tiago 3:13-18 e avalie sua própria conduta e intenção em inscrever-se para um curso de teologia. Qual das duas sabedorias você está desenvolvendo? Se for a primeira, não hesite em estudar mais, porém se for a segunda, é o momento de reavaliar-se!

Através do estudo teológico conhece-se mais de Deus através da Bíblia Sagrada, fazendo uso de ferramentas de auxílio ao estudo e pesquisa também, mas se nossa intenção com isso não é primeiramente glorificar a Deus, esqueçamos tudo!

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus. (1 Coríntios 10:31 KJF)

2) Se não for para servir aos seus irmãos em Cristo, nem pense em fazer um curso de teologia!

lendo e estudando a bíblia juntos

Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que são reconhecidos como governadores dos gentios, exercem senhorio sobre eles, e que sobre eles uns dos seus grandes exercem autoridade.

Mas não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será o vosso servidor, e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.

Porque até mesmo o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. (Marcos 10:42-45 KJF)

Nem mesmo Jesus, nosso Mestre, o Filho do Deus Altíssimo, veio ao mundo para ser servido pelas pessoas, mas antes para servi-las e dar sua vida para salvá-las.

Logo, quem somos nós para nos colocarmos em alta posição e considerarmo-nos superiores aos nossos irmãos ou a qualquer outra pessoa, dizendo: “eu tenho mais estudo, mais condição, sou sábio, sou um bacharel em teologia”, etc.

Lembra-se da parábola do fariseu e do publicano que Cristo contou?

Leia em Lucas 18:9-13, e se por acaso você estiver no lugar do fariseu, reavalie-se muito bem antes de entrar para um curso de teologia.

A intenção do estudo teológico é crescer no conhecimento de Deus, justamente para servir aos irmãos em Cristo com este conhecimento, fazendo-os crescer e amadurecer também. O dom do ensino (dentre os outros também), tem mais a ver com o outro do que com nós mesmos, veja:

Como cada um recebeu o dom, que ministre o mesmo dom aos outros, como bons mordomos da multiforme graça de Deus. (1 Pedro 4:10 KJF)

3) Se não for para levar vidas para Cristo, ajudando o pecador a reconhecer seus pecados e reconciliar-se com DEUS (como aconteceu conosco), não faça um curso de teologia!

[…] aquele que converte um pecador do erro do seu caminho, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados. (Tiago 5: 20 KJF)

orando na igreja de joelhos arrependido por seus pecados

Sua intenção em fazer um curso de teologia é levar os pecadores para Cristo através do arrependimento de seus pecados, pelo conhecimento da Palavra de Deus, apresentando-lhes a razão da nossa esperança e explicando a nossa fé no Salvador? (1 Pe 3:15)

Você tem um ardente desejo de pregar a salvação de Cristo aos pecadores? Você quer levá-los ao arrependimento de seus pecados, como apóstolo Paulo fazia? (At 17:30)

Se sua resposta for sim, então você deve fazer um curso de teologia o quanto antes, para que se capacite mais com a palavra do Senhor!

(Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus para a destruição das fortalezas); destruindo imaginações, e toda a altivez que se exalta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o pensamento à obediência de Cristo; (2 Coríntios 10: 4-5 KJF)

4) Se não for para que Deus cresça e você diminua, que nem se passe na tua mente que o estudo da teologia é para você!

orando de joelhos ao pôr do sol

Esqueça o sonho de tornar-se bacharel em teologia um dia, se por acaso você não tiver a intenção de que o pecador em você diminua cada vez mais, para que seja cheio do Espírito Santo.

E foram ter com João e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho, eis que está batizando, e todos os homens vão até ele.

João respondeu e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se lhe não for dada do céu.
Ele deve crescer, mas eu devo diminuir.

Aquele que vem de cima é sobre todos, aquele que está na terra é da terra, e fala da terra; aquele que vem do céu é sobre todos. (João 3: 26-27, 30-31 KJF)

Jesus disse que nascidos de mulher não houve nenhum homem que se igualasse a João Batista (Mt 11:11), porque tão nobre era sua missão, assim como seu testemunho e ensinamentos.

João era mestre em Israel, tinha muitos discípulos, mas em nenhum momento se gloriou disso, antes, sempre deu testemunho de que a glória pertence ao Senhor Jesus!

João Batista sabia o seu papel, entendeu perfeitamente sua missão e a cumpriu da maneira que Deus determinou.

Você quer mesmo fazer um curso de teologia? Então tenha a mesma mente de João Batista e aja da mesma forma: “que Ele cresça e eu diminua!”

5) Se não for com a intenção de ensinar a Bíblia, mas antes, para entrar em discussões, contendas e disputas, tornar-se bacharel em teologia não é para você!

E ao servo do Senhor não convém contender, mas ser manso para com todos os homens, apto para ensinar, paciente; (2 Timóteo 2:24 KJF)

abrindo página da bíblia

Infelizmente há muitas pessoas querendo fazer curso de teologia para mostrar sabedoria aos outros irmãos e disputar com eles, assim como com outros religiosos.

Tome muito cuidado se você estiver com essa intenção ao entrar para um curso de bacharel em teologia.

Lembre-se do pastor da igreja de Éfeso, em Apocalipse 2. Ele era um obreiro imbatível, incansável, perseverante, e colocava obreiros falsos à prova, até que fossem desmascarados.

Mas o Senhor Jesus o advertiu que já havia abandonado seu primeiro amor, e por isso estaria reprovado diante de Deus, e precisava arrepender-se de seus pecados e de sua religiosidade.

Jesus não disse para ir por todo o mundo disputando conhecimento bíblico, mas sim para ir por todo o mundo ensinando a todas as nações.

Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não contendam sobre palavras, que para nada aproveitam senão para a perversão dos ouvintes. (2 Timóteo 2:14 KJF)

Depois de ler isso tudo você acha que fazer um curso de teologia é realmente para você?

Sinceramente eu espero que sua resposta seja sim, mas com as motivações corretas apresentadas aqui neste estudo também 🙂

Como você pode ver, minha intenção não foi desmotivar-te a fazer um curso ou seminário teológico, mas sim desmotivar-te a fazê-lo com as intenções erradas no coração!

Não há mal algum em capacitar-se mais para a obra de Deus. À partir do tempo do profeta Samuel havia uma escola de profetas em Israel, os 12 apóstolos aprenderam pessoalmente com o próprio Mestre (não poderia haver seminário teológico melhor do que este), e os apóstolos do Senhor sempre motivavam seus sucessores a aplicarem-se ao estudo da palavra de Deus:

Até que eu chegue, dedique-se à leitura, à exortação e à doutrina.
Não Negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
Medita sobre estas coisas, entrega-te a ti mesmo inteiramente a elas, para que o teu aproveitamento apareça a todos.
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nelas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. (1 Timóteo 4:13-16 KJF)

Veja algumas indicações de estudos teológicos abaixo:

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2 Timóteo 2:15 ACF)

Você conhece outros irmãos em Cristo que também tem o desejo de fazer um curso de teologia? Não permita que eles o façam sem passar pelas 5 condições apresentadas aqui neste estudo bíblico, compartilhe!

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

33 comentários em “Curso de Teologia: 5 motivos para você NÃO fazer um!”

  1. Melhor não fala nada capitalismo isso que é a teologia os 19 apostulo nunca cobraro pra mostra o dom do CRIDOR.

    1. É verdade meu irmão, eu também publiquei mais de 200 estudos bíblicos, além de dezenas de mensagens bíblicas por email, tudo gratuito e mesmo assim eu pago domínio de cada um dos sites que tem estes conteúdos, a hospedagem dos sites, minha conta de internet que preciso para trabalhar e publicar tudo isso, etc etc.
      Tudo tem um custo, sigamos juntos fazendo a obra de DEUS com o melhor que nós podemos 🙂

      1. So eu sei aonde eu passei pra fica perdendo meu tempo com ensinamentos de homens,eu ja fiz alguns cursos teologico mas na hora que precisei isso não me ajudou em nada tive que jogar tudo fora pra ser ensinado por uma pessoa que ninguem da a minima no seus ensinamendo,essa pessoa esta dentro do livro mas quer ser achada dentro nos. Besteira ne oque estou falando ne ,mas o ensinamto dele e assim mesmo parece besteiras mas eu fui curado de quase morte

      2. Adilson louvo ao Senhor pela experiência que teve com Deus, eu acredito em seu testemunho. Acredito que deve-se encontrar o ponto de equilíbrio nas coisas e jamais perder de vista o foco na vida, pessoa e ensinamentos do Senhor Jesus. Eu também estudo em seminário teológico, mas não posso ficar só dependente dos estudos que recebo lá para crescer espiritualmente e em conhecimento, até porque já notei que se fizesse assim muita coisa ia ficar em falta. Tanto o corpo docente quanto os alunos devem ter o foco em DEUS e fazer tudo para a glória dele, jamais cair na glória humana, entendendo que o que temos em mãos, como o apresentado neste estudo bíblico aqui, são ferramentas de estudo, mas a vida e comunhão com Deus deve ser mantida por cada um dentro de si, e cada um ajudar um ao outro também.

  2. Fazer Teologia Bíblica, não é estudar a Deus, pois Este não é como um objeto de pesquisa, tangível ou intangível que possa observado, dissecado, classificado e experimentado. Fazer teologia, significa reconhecer a infinita impotência humana frente a um Deus que jamais poderia ser explicado em sua essência tão puco em sua plenitude.
    Meu conselho: Não faça teologia acreditando que alguém possa estudar a Deus.

    1. Verdade, a teologia é a ciencia que estuda Deus, e seus atributos. Quem somos nós para estudar a Deus? não passamos de pobre homens falhos e pecadores. Ninguém explica Deus, Deus é mistério.

    2. verdade, a teologia é a ciencia que estuda Deus e seus atributos. quem somos nós para estudar a Deus? não passamos de pobres homens falhos e pecadores. Ninguém explica Deus, Deus é mistério.

  3. Apaz do Senhor meus irmãos! Sinto muito o que as nossas igrejas estão fazendo. O povo está a ser maltrado e roubado com estratégias bibliaca ou seja usam a palavra para camuflar a intenção humana. É triste. Não existe em nenhuma parte da Bibblia que ensina ensina ou orienta o povo de Deus fazer teologia para pagar. poderia até ser estudos bíblicos, seminários, palestras que não envolvem custos. para começar: Pedro não era letrado ou seja era analfabeto, Muit menos o curso de teologia, porem desde o dia que se entregou a Cristo sua estrututa intelectual mudou, leia Atos 4: 13 Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus. Provando que era unicamente necessário receber o Senhor Jesus como seu unico e suficiente salvador. O espírito Santo não cobra dinheiro para ensinar, nem orientou isso a igreja. Note o que o Senhor orientou como ensinar o conhecimento para salvamento das almas: Mateus 10:5-13 Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;
    Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;
    E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
    Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
    Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos,
    Nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordões; porque digno é o operário do seu alimento.
    E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis.
    E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a;
    E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz. As igrejas se desculpam dizendo o seguinte: Obreiros tem familia, precisar ganhar para sustentar suas familias. Minha pergunta é o Seguinte: É mesmo verdade que os obreios estão nestas praticas de ensinos para ganhar almas para o Senhor Jesus? E que a razão de cobrar estes valores são apenas para suprimir as necessidades familias que na verdade são basicas? Ou descubriram o novo método de se tornarem ricos Sem muitos esforços? Mas se for para necessidade basicas, igreja tem a responsabilidade de pagar os professores. Talves iriam alegar não temos condiçoes para isso! então onde vão as ofertas e dizimos? e mesmo que não tenhem condições, podem ensinar nos periodos marcados de cultos alias é para isto que existe perios de ou horario de cultos e tambem é para isto que a igreja se congrega. Nos horários de estudos biblicos, nos cultos gerais de domingos, nos dias de semanas de cultos noturnos, são periodos favoraveis para ensinar e ganhar almas. prefiro não comentar mais. sinto muito. Que Deus esteja convosco!

    1. Meu irmão a paz do Senhor Jesus.
      Estes valores são para pagar os custos do trabalho, alguns custos são até recorrentes (hospedagem de site, domínio, assinatura de plataformas digitais), além disso a assinatura dos cursos tem ajudado mesmo projetos missionários. Não somos mercenários e não queremos enriquecer, mas boa parte destes recursos estão ajudando a obra do Senhor também. Aqui mesmo no blog tem uma página sobre missões no sertão da Bahia, eu mesmo contribuo com este projeto. Procure pela página no menu aqui do site caso queira.
      Agradeço você ter exposto seu ponto de vista Gediao, espero ter sido compreendido. Qualquer coisa podemos conversar melhor. Envie e-mail para [email protected]
      Abraço

    2. concordo irmao e mesmo verdade que obreiros estao……..ou descobriram o novo metodo para tornaren se ricos …..vou dizer aqui meus irmaos uma coisa que todos nos seres humanos tememos …A SENTENCA DO JARDIM DO EDEM …DO SUOR DO TEU ROSTO COMERAS O TEU PAO…disse DEUS a ADAO e EVA DEUS nao amaciou pra adao e eva ….hoje essa sentenca nos assombra pois nascemos com ela a vida e dificil lutamos estudamos trabalhamos dioturnamente tentando pelo menos amenizar o sofrimento nosso e familiares MAS como em todo lugar tem aqueles que nao querem SUAR ai se dizen ungidos querem escapar da sentenca querendo comer o suor alheio sendo que PAULO sfreu fome frio nudez tratado como lixo lo no livro de corintios que pregadores bem pago$$$$$$ jamais pregam nao interessa a eles isso tambem nao interessa pregar que abraao deu o dizimo do resto que deus nao habita em templos feitos por maos humanas e que dizimo nao e dinheiro e que o templo a ser sustentado nao e o de lajota mais os templos HUMANOS ….54 anos de igreja e ebd estudos manipuladores voce so pode comer a comida deles sua pergunta nao vale nada so a licao deve ser discutida uo seja a igreja evangelica tambem tem PAPA soque e disfarcado …… e isso que seminario ensina como manipular homens $$$$$$$

  4. Muito bommmm amei…Vejo muitos irmãos meu dizer que é erado cursar um curso teológico…Vem sempre com argumentos sobre “Theos” ou Theo que o significado é um nome próprio de origem grega. Surge a partir de théos, cujo sentido literal é “deus”, essa era a forma como muitos deuses gregos eram chamados…Daí muitos misturam uma coisa com outra, envolve o cristianismo no meio para desclassificar como quem faz um curso teológico está no erro. Mas não concordo, muito bom e parabéns para o desenvolvedor!!! 😀

    1. Irmão Dilson a paz do Senhor. Os próprios apóstolos escreveram a palavra grega “Theos” referindo-se ao nosso Deus, nosso Pai, não vejo motivos para fazer tempestade em copo d’água para o estudo teológico.
      Tudo depende do coração da pessoa, se ela tiver um coração voltado para nosso Senhor Jesus Cristo o curso será uma excelente ferramenta de conhecimento bíblico e maturidade no ensino cristão, do contrário ela vai andar por tudo que é caminho errado mesmo.
      Até no antigo testamento um homem só era considerado profeta se passasse pela escola de profetas de Israel, por que então agente tem que inventar desculpas para não estudar a Palavra de Deus? Infelizmente por isso muitas igrejas estão contribuindo mais negativamente do que positivamente para a nossa sociedade atual.
      Preste bem atenção em todo este versículo, e não só na primeira parte dele, que é a mais conhecida, mas veja porque Deus rejeita e despreza um obreiro.
      O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
      Oseias 4:6 ARC

      Espero com isso ter esclarecido ainda um pouci mais irmão Dilson, continua se dedicando, buscando ao Senhor e estudando mesmo para ser um obreiro maduro e com entendimento, um abraço 🙂

  5. Gostaria de fazer para conhecer mais de Deus, li escrito sem mensalidades+ etc… Achei que fosse um curso grátis. Como não posso pagar, por alguns motivos, vou continuar conhecendo a Deus através de sua palavra. Creio que com ajuda do Espírito santo e ensinos bíblicos vou alcançar o conhecimento necessário.

    1. a paz do Senhor Rúbia. Sim o curso de Teologia da Universidade da Bíblia é pago, e é muito bom. Mas você pode inscrever-se no programa teologia para todos e ficar recebendo as mensagens bíblicas em seu e-mail sem problema nenhum, não há custo algum nisso. Só essas mensagens já vão te ajudar muito e te dar um despertamento quanto ao estudo da Palavra.
      E certamente com oração e dedicação de leitura e estudo, submetendo-se ao Espírito Santo, você aprenderá mais e mais de Deus. Eu mesmo tenho 11 anos na caminhada cristã e nunca havia feito nenhum curso, e mesmo assim aprendi muito da Bíblia porque sempre me sentei pra ler, estudar, pesquisar e tirar dúvidas, tudo em conjunto com oração e santificação da minha vida. Somente este ano que entrei para um seminário teológico, pois vi a necessidade de fazer o mesmo para amadurecer o que já tenho aprendido.
      Espero sinceramente que cada conteúdo aqui do blog possa lhe ajudar em sua caminhada. Deus abençoe sua vida!

  6. Acho que não existe nenhum motivo para uma pessoa não fazer um curso teológico.
    Vocês estão totalmente errados nisso.
    Por qualquer motivo que a pessoa tenha em fazer o curso teológico, ela deve fazer, pois conhecer a palavra de Deus é conhecer mais e mais de Deus.

    1. Oi Davi, obrigado pela sua resposta aqui nos comentários. Se você notou bem ao ler o estudo, eu sou a favor do cristão fazer um curso de teologia na intenção de conhecer mais de Deus e da Palavra dele para assim ensinar com mais maturidade e entendimento, assim como você também é a favor.

      1. Boa tarde! Afinal qual é o curso que foi indicado como no início dos texto?

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.