Escondi tua palavra no meu coração: estudo do Salmo 119:11.

imagem ilustrativa sobre esconder a palavra de Deus no coração - Salmo 119:11, por Kevin Carden

“Escondi a tua palavra no meu coração para eu não pecar contra ti.” (Salmo 119:11) Um dos Salmos mais conhecidos da Bíblia Sagrada, recitado em muitas mensagens e que tem inspirado até canções. Mas o que significa esconder a palavra de Deus no coração de verdade? Como fazer isso na prática?

Baixe este conteúdo em PDF para impressão aqui.

O que é esconder a palavra de Deus no coração?

A palavra original hebraica para “esconder”, traduzida assim na maioria das Bíblias, seria “tsafan“, que significa exatamente “esconder, entesourar, armazenar; ser escondido, ser armazenado” (Dicionário Bíblico StrongH6845).

Mais especificamente, tsafan significa ocultar algo com um objetivo definido, seja por motivo de proteção ou outras razões. Também tem conotações de armazenar ou entesourar coisas por causa de seu valor (DITAT 1953, págs. 1301-02).

Essa palavra foi usada para formar o nome “Tsefanyah” (צְפַנְיָה), que em português foi vertido como “Sofonias” (cf. 2 Rs 25:18). Tsefanyah é formado pela palavra “tsafan“, que já sabemos o significado, tendo adicionado o sufixo “Yah“, que é o trecho inicial do nome de Deus (Dicionário Strong H6846). Sendo assim, o nome significa “Yah tem guardado/protegido”, ou “protegido/guardado por Yah”.

Além disso, vemos essa palavra em Êxodo 2:2, onde Moshé (Moisés), quando era bebê, é escondido por sua mãe por cerca de três meses devido o decreto do faraó de matar todos as crianças recém nascidas do sexo masculino. De forma similar, vemos no Salmo 27:5 Deus “escondendo”, isto é, guardando/protegendo seu povo dos dias de adversidade.

E embora essa palavra apareça dezenas de outras vezes nas Escrituras hebraicas, extraímos preciosa lição com os casos mencionados acima, em relação a esconder a palavra de Deus no coração, no Salmo 119:11.

Pois em todos os casos percebemos sendo “escondidos”, melhor dizendo, guardados, armazenados, protegidos algo de muito valor. Moshé era uma criança muito valiosa (como as outras também), e os fiéis a Deus também o são. Logo, o salmista está expressando que a palavra de Deus é valiosa demais para ele, e por isso a guarda no seu interior, em seu coração. Além disso, ele sabe que a única forma de não cometer pecados contra o seu Criador é se instruindo por meio da palavra que Ele deu, por isso ele a guarda/esconde com cuidado dentro de si.

Logo, esconder a palavra de Deus no coração também significa:

Amar a palavra, consequentemente amar a Deus.

Menino com a Bíblia nas mãos orando a Deus

E amar a Deus e à sua palavra implica diretamente em ser sincero(a) para com Ele. Também em o fiel reconhecer seus pecados contra o Soberano, e assim, se arrependendo, confessá-los, buscando novamente andar em integridade diante do seu Deus.

Vários outros Salmos nos transmitem essa preciosa lição de sinceridade, como o 32:3-6, 51:1-17, 101.

Mas como colocar essas coisas em prática? Como, na prática, esconder a palavra de Deus no coração e amá-la? Se refletirmos um pouco mais à fundo no Salmo 119:11 perceberemos como, pois…

Esconder a palavra de Deus no coração também significa memorizá-la!

Memorizando a Bíblia, aprendendo a esconder a palavra de Deus no coração, como no Salmo 119:11.

Mas para memorizar a palavra de Deus (literalmente decorar versículos) é necessário sermos realistas com algumas coisas:

  1. Como memorizar algum versículo se o crente mal lê a Bíblia?
  2. Por que gravar na memória algo que não se entende muito bem?
  3. Como ser estimulado(a) a decorar versículos se não se ama a Deus antes?
  4. Como seria possível memorizar a Bíblia se mal gosta de lê-la?

Muitas pessoas tem dificuldade de decorar versículos bíblicos pelas simples razões abordadas acima: falta de sinceridade em amar a palavra ou se aproximar do Deus vivo, não sente gosto pela leitura bíblica, não se organiza para ler nem tem um horário e ambiente adequado para proporcionar concentração à leitura.

Esconder a palavra de Deus no coração, isto é, memorizar versículos da Bíblia Sagrada, nos ajudará em diversas situações:

  1. resistir às tentações quando vierem, como o Senhor o fez em Mateus 4,
  2. aprender lições ao longo da vida ao relacionar acontecimentos pessoais com passagens das Escrituras já memorizadas,
  3. orar melhor,
  4. louvar a Deus corretamente,
  5. pregar a palavra em ocasiões inesperadas,
  6. saber explicar acerca de Deus para alguém em simples conversas, etc.

Além do mais, algumas dicas são importantes para se decorar versículos com facilidade, são elas:

  1. Procure separar um horário exclusivo para leitura;
  2. Leia em um lugar que te proporcione maior atenção ao texto;
  3. Anote os textos que mais te chamam atenção ou que se relacionam com alguma coisa na sua vida para reler/revisar tudo depois. Lembre-se que a repetição é a mãe do aprendizado;
  4. Use as dúvidas e as curiosidades como motivadoras para fazer pesquisas e aprender mais da Bíblia. Será mais fácil decorar um texto que antes você teve curiosidade de entender e conhecer melhor.
  5. Use traduções bíblicas de fácil entendimento (no momento, e por enquanto, estamos recomendando a tradução do David Stern);
  6. Compartilhe suas anotações com alguém, seja para contar alguma experiência, tirar uma dúvida ou pedir uma explicação. Lembre-se que as palavras vão e se perdem, mas a escrita permanece!

Lembre-se que isso é um exercício constante, portanto você deve colocar essas dicas em prática ao longo do seu dia a dia, e não uma única vez na semana. Tendo tal interesse e organização, você não estará demonstrando amor e cuidado para com Deus e Sua palavra?

O programa de memorização bíblica da Universalidade da Bíblia pode acelerar esse processo. Caso queira, conheça-o aqui.

Por fim, esconder a palavra de Deus no coração também significa praticá-la!

Pois memorizar e dizer que ama não é suficiente; falar versículos de cor e meramente cantar de amores não é sinal de que se ama a Deus de verdade, pois amar sem obedecer é hipocrisia!

Lembre-se das palavras ensinadas por nosso Mestre, que disse:

“Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que digo?
Todo o que vem a mim, ouve minhas palavras e age com base nelas – eu lhes mostrarei ao que ele se assemelha: é como alguém que, construindo uma casa, cavou fundo e deitou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída.
E todo o que ouve minhas palavras e não age de acordo com elas é como alguém que
construiu uma casa sobre o solo, sem qualquer tipo de fundamento. Assim que a torrente bateu contra ela, a casa caiu e se transformou em ruínas horríveis.”

(Lucas 6:46-49 Bíblia Judaica Completa)

Conclua este estudo bíblico ouvindo o louvor abaixo e se inspirando:

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.