O que é o pecado imperdoável?

Imagem ilustrativa de pecado imperdoável: homem sendo atirado no fundo do mar com peso de ferro amarrado na perna

Em uma discussão com os fariseus, Jesus adverte que há um pecado imperdoável. Mas de qual pecado Jesus está falando? Como podemos saber se o cometemos? Ler as palavras de Yeshua em seu contexto original pode nos ajudar a descobrir!

Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.

Quem é Belzebu?

Quando os fariseus ouvem que Jesus expulsou um demônio de um homem anteriormente cego e mudo, eles afirmam: “É somente por Belzebu, o príncipe dos demônios, que este homem expulsa demônios” (Mt 12:24).

Mas Yeshua respondeu: “Se Satanás expulsa Satanás, ele está dividido contra si mesmo… e se eu expulso demônios por Belzebu, por quem seus filhos os expulsam? Portanto, eles serão seus juízes. Mas, se é pelo Espírito de Deus que eu expulso os demônios, então o reino de Deus chegou a vocês” (12:26-28).

Jesus observa a acusação dos fariseus de que ele exorciza pelo poder de Belzebu (Βεελζεβοὺλ; hebraico: בעל זבוב) – uma divindade filistéia que ele associa a Satanás (cf. 2 Reis 1:1-4).

No entanto, Yeshua dissipa essa alegação farisaica, sugerindo que não é um demônio que curou o cego, mas sim o “Espírito de Deus” (πνεύματι θεοῦ; pneúmati theou).

O exorcismo messiânico que os fariseus atribuíam à obra de um deus estrangeiro foi, na verdade, realizado pelo poder do Espírito Santo.

Qual é o pecado imperdoável?

Imediatamente após os fariseus identificarem erroneamente o poder por trás da obra de Jesus, o Messias menciona a blasfêmia contra o Espírito Santo.

À luz desse contexto, os leitores podem saber que “falar contra o Espírito Santo” é atribuir um ato do Espírito de Deus a Satanás. Portanto, para alguém cometer o “pecado imperdoável”, essa pessoa precisaria ver ou ouvir sobre um ato milagroso de Deus e rejeitá-lo como sendo obra do diabo [Cf. Lc. 11:20).

A blasfêmia contra o Espírito Santo não é apenas um erro antigo que alguém pode cometer involuntariamente; antes, a transgressão imperdoável é uma declaração deliberada que identifica a atividade divina como um esforço diabólico.

Em outras palavras, o pecado imperdoável é atribuir a obra do Espírito Santo à obra de Satanás.

Como podemos evitar este pecado?

Por um lado, a conclusão dessa passagem é que … pode-se pensar duas vezes antes de se apressar em rotular outro ministério ou movimento … como “demoníaco”. Se a acusação for incorreta, pode levar a uma iniquidade interminável. É por isso que Jesus segue sua exposição do pecado imperdoável, dizendo que “as pessoas darão conta de cada palavra descuidada que disserem” (12:36).

Por outro lado, desde que os crentes não tenham o hábito de caluniar seus irmãos … como satânicos, eles podem saber que não cometeram esta ofensa imperdoável.

Certamente, … nos é dito para “examinar os espíritos para ver se eles são de Deus, pois muitos falsos profetas têm saído pelo mundo” (1 Jo 4:1), mas testar os espíritos afim de desviar-se de falsos ensinamentos não necessariamente inclui acusações de feitos diabólicos.

Ora, Jesus aconselha que, para evitar jurar falsamente, não se deve “jurar de forma alguma” (Mt 5:33-34). Um princípio semelhante se aplica no caso do pecado imperdoável: para evitar calúnias contra o Espírito


Autor Original: Dr. Nicholas Schaser. Publicação original: Israel Bible Center. Traduzido e adaptado por Gabriel Filgueiras.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

Um comentário em “O que é o pecado imperdoável?”

  1. Já fiz comentários bastante ásperos contra alguns falsos profetas, Ellen White por exemplo, e fico pensando se não pequei. Tomarei cuidado!!!
    “Irai-vos, mas sem pecar.”

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.